Z-20

TIANJIN, China – O mais recente helicóptero militar fabricado pela China, comissionado e totalmente autóctone, o Z-20, é equipado com um motor de produção local poderoso o suficiente para voar em planaltos com pouco oxigênio e apresenta tecnologia inovadora líder mundial, disse o fabricante do helicóptero no dia 9 de outubro.

O Z-20 fez sua estreia pública no desfile do Dia Nacional em 1º de outubro. No Fórum de Desenvolvimento de Helicópteros da China em 2019 em Tianjin na quarta-feira, Wang Xibao, engenheiro-chefe do Harbin Aircraft Industry Group sob a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), disse ao Global Times que o helicóptero é “de um nível avançado no século XXI”.

“Ele usa muitas tecnologias que devem ser consideradas avançadas no mundo, incluindo o controle de vibração ativo, fly-by-wire, design de baixo ruído para rotor e design aerodinâmico de alto desempenho do rotor”, disse Wang.

Li Linhua, especialista em tecnologia chefe do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Helicópteros da China da AVIC, disse que, durante o seu desenvolvimento, muitas inovações tecnológicas foram aplicadas. Li também observou que apenas alguns países têm helicópteros com tecnologia avançada fly-by-wire.

O Z-20 foi fabricado inteiramente na China, disse Chen Guang, vice-gerente geral da AVICOPTER, a filial de helicópteros da AVIC, ao Global Times.

Como o mais recente helicóptero utilitário da China, uma área em que o Z-20 operará são os planaltos, disse Chen, observando que, apesar da falta de oxigênio nas áreas de grande altitude, o motor caseiro é poderoso o suficiente graças a inovações tecnológicas.

O Z-20 contribuirá para o futuro desenvolvimento de helicópteros da China, à medida que novos modelos possam absorver suas tecnologias avançadas, disse Chen.

Espera-se que o Z-20 faça sua primeira exibição na 5ª Exposição de Helicópteros da China em Tianjin, que acontece de quinta a domingo.

Além das performances de voo da equipe acrobática Fenglei do Exército de Libertação Popular, ele terá exibirá estática no evento.

O acabamento da fuselagem do helicóptero é excelente, pois a superfície parece lisa, mesmo em pontos de junção. As grandes janelas do cockpit ocupam mais da metade do espaço do nariz da aeronave, com duas janelas extras no piso do cockpit, dando aos pilotos uma visão muito ampla, observaram os repórteres do Global Times na quarta-feira depois de conheceram de perto o helicóptero.

Painéis tradicionais e complicados não são encontrados no cockpit. Em vez disso, os painéis de controle usam telas multifuncionais. O interior dos helicópteros é amplo e pode armazenar mais equipamentos.

O Z-20 é um helicóptero utilitário de médio porte que pode se adaptar a diferentes terrenos e condições climáticas e pode ser usado em missões como transporte de pessoal e carga, busca e salvamento, operações de reconhecimento e antissubmarino, disseram especialistas.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Embora seja claramente uma cópia do Black Hawnk, é preciso admitir que, até pra se copiar, precisa ter competência.

Luiz Trindade

Concordo contigo Willber Rodrigues. Mas isso é fruto de um ataque de hacker feito anteriormente feito em empresas ligada a defesa norte-americana ao qual deu muitas informações de engenharia para dar suporte à essas cópias.

Diego

…não foi hacker neste caso …na década de 80 eles adquiriram vinte poucos de black hawk …mas sofreram sanções por parte dos EUA devido a repressão na praça Tianmen …sem peças de reposição tiveram eles mesmos que fazerem ….e chegaram a conclusão se pudemos fazer peças por que não um helicópetro …!!! …aí está então esta bela aeronave ….!

Luiz Trindade

Obrigado pelo esclarecimento Diego.

Marcelo

A China operava o S-70 versão de exportação do Blackhawk vendido oficialmente pelos EUA. Não precisou hackear nada para estudá-los.

Junior

Competência e principalmente dinheiro, muito dinheiro, que o diga o MAR-1

tomcat4.0

Concordo em gênero ,número e grau Willber.

leonidas

Quem quer faz, quem não quer busca desculpas.
Crise financeira, povo passando fome, não temos “inimigos”
Como se uma nação do porte do Brasil poderá mesmo passar despercebida em um futuro não tão distante.
Aqui é terra onde a defesa nacional é um filho bastardo de pai e cuja mãe vive na zona…

Luiz Trindade

E que zona heim…

Rene Dos Reis

ah cara se eu for comentar ta perigando ofender alguém então deixa pra la.

tomcat4.0

Sr Leonidas (espartano líder, não resisti,rs)cara, vc mitou neste comentário de forma absurdamente eficiente e certeira!!! Parabéns, irretocável e assino embaixo de cada letra, sílaba, palavra, frase ,enfim !!!

Fabio Araujo

Eu não chamaria de cópia comparando com os remédios que temos o original, o genérico ( cópia ) e o similar, esse esta mais para similar pois pegaram os originais, fizeram a engenharia reversa e os adaptaram as necessidades deles.

Alexandre Santos

Na cultura chinesa a copia, réplica… Como quiser, é uma coisa natural e admirada, eles não sentem vergonha disso, muito pelo contrário admiram o resultado e tentam cada vez mais chegar próximo do original.

Gabriel BR

O avanço da indústria chinesa impressiona o mundo todos os dias.

carcara_br

Um UH-60 e um Z-20, os dois a 80km/h quem é que ganha?
Agora eu quero ver especialistas.

RENAN

Depende

Antunes 1980

A China não tem vergonha de mostrar que 90% da sua frota, é roubo de projetos ou cópias um tanto quanto duvidosas.

RENAN

Vergonha é a situação militar do Brasil
Duvidosas é a capacidade de nossas forças armadas Barra um inimigo do porte da China.

Raduga

A China têm uma liderança que pensa e executa uma estratégia nacional de defesa e desenvolvimento, goste-se ou não dos meios que os chineses usam para este fim o fato é que a China caminha à passo largos na projeção do seu poderio militar. Eles sabem que nenhum aliado vão lhe fornecer o que necessitam para se tornarem um pólo de poder no mundo.

Greyjoy

Por que deveria se envergonhar? Moralmente é condenável? É, mas a geopolítica e indústria não quer saber de moral não. A Coreia do Sul era pobre até um dia desses. Uma das medidas adotadas por eles para saírem da miséria foi estudar todo produto estrangeiro que conseguissem botar a mão. Piratearam mesmo.

Por que vou passar décadas investindo bilhões para reinventar a roda? É mais eficiente investir alguns bilhões em aperfeiçoar e inovar do que começar com o básico tudo de novo.

Rodrigo

O japãp pós Guerra também fez isso…

Antunes 1980

Produziu vários vetores sob licença dos fabricantes, é diferente!

diego

…e qual a diferença no que se refere a aprendizagem tecnológica ..com ou sem licença …!!!! ….de qq forma precisam de técnicos e engenheiros altamente capacitados …se fosse tão fácil copiar qq um faria ….logo, então concluo que somos incompetentes nem copiar conseguimos …!!!

Marcelo

Roubando ou não, eles pelo menos estão fazendo alguma coisa! E nós, o que estamos fazendo ?

Formiga

Na epoca, todo mundo copiou o sistema do canhão francês de 75 mm. E todos usaram uns contra outra na WWI. Em guerra não tem essa de copiar… se quiser manter não deixem copiar, não é errado. EUA copiaram sistemas russos e vice-versa. De novo, bobeira é deixar que copiem e não proteger adequadamente. No mais, é o eterno mimimi.

Marcelo

Chineses e sua determinação. Simples assim.

Claudio

Só porque tem aparência do black Hawk, não quer dizer que é cópia ,já que a “mecânica” e eletrônica for 100% chinesa, aparência é uma coisa é o “coração” é outro ,se desde a caixa de transmissão até os motores forem diferentes do BH não é cópia , e outra é de não depender de países terceiros pra reposição de peças, essa é a sacada dos chineses que é de não depender de outros países no setor de defesa

Corcel

Você tá zuando ou é ingênuo mesmo?

Émerson Gabriel

Corcel, o Cláudio não está errado. Externamente é parecido com o Black Hawk, mas os motores e a aviônica é chinesa, o que diminui a necessidade de compras militares dos Russos…

Miguel Lourenço Felicio

Dos russos ou de qualquer outro. Parabéns aos chineses, que estão fazendo, sem mimimi.

Kira

Fico imaginando se daqui a trinta anos, caso a China realmente seja a maior potência mundial ( segundo admiradores desse país) como será. A China estará na vanguarda da tecnologia, economia, Cultura e poderio militar. Mas aí vem o problema: se ela estará na frente e essa posição foi alcançada copiando tudo dos outros, de quem ela copiará? A China tem seus méritos, mas falta algo que os outros, Rússia e EUA, principalmente tem. Coragem de mergulhar no escuro e buscar o novo. Sem isso a China será sempre uma Record tentando superar a Globo.

Francisco

Realmente e impressionante o avanço da China, mais mesmo assim ela esta uns 10 a 20 anos atras em desenvolvimento tecnológico em relação aos EUA. Mais o grande desafio da china devem começa agora nessas próximas décadas, pois ela não deve mais apresentar um crescimento tão grande em seu PIB como foi nos últimos anos. Exemplo disso que hoje a China que o custo de produção made in china vem aumentando de forma crescente, hoje um produto produzido na China sair até 40% mais caro que em relação a países asiático próximo (Filipina, Idonesia, etc.).

Machado

Vc está muito condicionado a mídia ocidental. Total falta de conhecimento das conquistas chinesas. Assista também essas mídias: CGTN, CCTV, New China, Time of China, Global Times, South China etc. Vc vai ver as conquistas tecnológicas, científicas e militares.

rui mendesmendes

´´… que os outros, Rússia e EUA, principalmente têm … claro, os EUA e a URSS não copiaram projectos da Alemanha Nazi, não tiveram até cientistas Nazistas, a trabalharem para eles, e depois ainda por cima são ´´Russia e EUA, principalmente … haja memória.

Émerson Gabriel

Estou preocupado é como estará o Brasil daqui 30 anos rs. A China já tem seus próprios produtos como o caça J-10, o caça J-20, fragatas Type 56, destroyers Type 52 e 55 e uma infinidades de misseis. Sobre potência mundial ela é a 2ª economia do mundo em PIB nominal; o PIB em PPP (paridade do poder de compra), a China é a maior economia. Com relação a cultura, eles são muito diferentes da URSS e no curto prazo tem maior preocupação regional. Agora daqui 30 anos é impossível dizer como será.

Nilton L Junior

Só falta dizer que os Chineses são cópia dos asiáticos.

Juggerbr

E a gente de kombi voadora…

Rodrigo

Que atender muito bem as necessidades das forças armadas…

Marcos10

Já consertaram o problema da caixa de engrenagens?

Émerson Gabriel

Que “atende muito bem” custando 55 milhões por unidade, o dobro de Black Hawk ou do AW189 o triplo de um AW139 e perto do preço de um Apache que custa 60 milhões. Só não sei se os pagadores de impostos aqui estão bem servidos.

Marcos10

Black Ching, Sea Ching e talvez um Battle Ching.

Flanker

É uma cópia, baseada nos Black Hawk comprados dos EUA há décadas. Se isso é legal, lícito ou certo de se fazer, não vou discutir….mas, na primeira frase do texto, fala em “…totalmente autóctone…” (!?!?!)…..Como uma cópia pode ser um produto autóctone?? Mas, pela fonte da matéria, não podemos esperar que digam algo diferente.

Flanker

Se eles copiassem cada parafuso, desde que até esses parafusos fossem feitos lá, você consideraria autóctone?

Flanker

Daqui uns dias vão dizer que essa cópia vai ser melhor que o original….só porque é chinesa!!
Um exemplo meio distante, mas que serve para ilustrar:
Qual o celular com maior capacidade de memória RAM, entre o iPhone mais top e o chinês mais top? O chinês tem o dobro. Mas, sabem porque? E qual o mais rápido? O iPhone. É sabem por que também? Quem sabe, entende o que eu digo…wuem não sabe, procure e entenda.
Cópias, por melhores que sejam, nunca serão melhores que os originais.

Émerson Gabriel

Ninguém aqui disse que é melhor que o Black Hawk. Os elogios que li aqui são apenas por eles terem feito algo, sem contar que levou 20 anos para ser desenvolvido, o que mostra que não foi nada fácil

João Bosco

E lá vem os chineses aprontando mais uma….copiar e melhorar, e assim vai.

Gabriel BR

A quem critica a China por copiar tecnologias digo uma coisa: ao longo de toda a história da humanidade nós copiamos mais deles do que eles de nós.

elcimar marujo

agora com essa foto da cabine..da pra ver que até o painel saiu igual..kkkkk

Rodrigo Martins Ferreira

Blacklauqui balatinho…

tomcat4.0

Belíssimo de modo que fica difícil dizer qual o mais bonito, o original ou o sósia.
Em pensar que será fabricado na baciada, aos montes.

Luiz Floriano Alves

Comp gostamos do Black Hawk bem que poderíamos comprar uma duzia destes dos chinas, que deve ser bem mais barato. Se compramos Saber (?) da Russia, porque não. Não temos similares montados por aqui. A nossa carencia de helis é grande. Até o convés do Atlântico está despovoado.

Mgtow

Viva China! Com hacker ou sem hacker é impressionante como a China em menos de 50 anos saiu de uma condição camponesa primitiva, para o protagonismo cientifico, tecnologico e militar. Mil salva de palmas ao dragão