Home Aviação de Caça Turbofan chinês WS-15 para o caça J-20 superou obstáculos tecnológicos

Turbofan chinês WS-15 para o caça J-20 superou obstáculos tecnológicos

12553
115
Imagem capturada de vídeo do turbofan WS-15
Bocal de empuxo vetorial do turbofan WS-15 aprimorado, em imagem capturada de vídeo

O terceiro lote de turbofans WS-15 da China foi entregue e apresenta desempenho melhor que o motor F135 americano usado no caça F-35, relatam fontes chinesas.

Isso significaria que a China alcançou a meta de cerca de 197 quilonewtons (44.000 lbf) de empuxo com um pós-combustor no futuro motor do caça J-20.

O Pratt & Whitney F135 é um turbofan com pós-combustão desenvolvido para o Lockheed Martin F-35 Lightning II, um caça de monomotor.

O F-135-PW-100 tem o seguinte desempenho:
– Empuxo militar de 28.000 lbf (128 kN) e 43.000 lbf (191 kN) com pós-combustor
– Relação de pressão geral: 28:1
– Relação empuxo-peso: 7.47:1 empuxo militar, 11.47:1 aumentado

O WS-15 é um motor turbofan de pós-combustão chinês projetado pelo Shenyang Aeroengine Research Institute e fabricado pela Xi’an Aero-Engine Corporation, que será usado para propulsar o Chengdu J-20, capaz de obter supercruise.

Desempenho do WS-15
– Empuxo militar: 105 kN
– Pós-combustor: 180+ kN
– Objetivo: 197 quilonewtons (44.000 lbf) com pós-combustor
– Temperatura da entrada da turbina: 1.850K
– Relação empuxo/peso: 9,7-10,87

Motor P&W F135 do F-35

Caça J-20 entrou em operação com motores provisórios

O South China Morning Post relatou em setembro de 2018 que a China teria corrigido os problemas do motor WS-15 que atrasaram a produção em massa do caça furtivo J-20.

O problema principal do WS-15 estava amplamente relacionado ao superaquecimento das palhetas nas velocidades máximas. Desde então, foram realizados testes de solo e voos de teste no motor WS-15 aprimorado.

A China precisava do WS-15 mais poderoso para produzir localmente um motor para o J-20. Anteriormente, os chineses usaram motores com pouca potência ou motores russos mais antigos. Os motores russos estavam uma geração atrás dos motores dos EUA e os chineses estavam apenas obtendo motores russos inferiores.

A China espera que os EUA desdobrem entre 200 e 300 caças F-35 na Ásia até 2025. Por isso os chineses querem ter até lá pelo menos 200 caças J-20. O país poderá produzir posteriormente 500 caças J-20B, mais do que o número futuro total de outros caças de quinta geração na Ásia-Pacífico.

Em abril de 2018, foi relatado que a Chengdu Aerospace Corporation deveria abrir uma quarta linha de produção para o caça furtivo J-20 em 2019.

A China produziu 8 protótipos e mais de 20 caças de produção inicial que usam motores provisórios.

Os protótipos eram propulsados inicialmente pelos motores WS-10 ou pelos russos AL-31F. O WS-15 levará o J-20 para um nível de desempenho mais alto e permitirá que ele alcance a tão esperada velocidade de supercruise.

O modelo LRIP (cadência de produção inicial) do J-20 é equipado com dois motores WS-10B, um modelo aprimorado baseado no motor que equipa o caça J-10.

A meta de empuxo do WS-15 em 2012 era de 180 quilonewtons (40.000 lbf).

Derivado do motor F119, o F135, produz 40.000 lbf (180 kN) de empuxo para o Lockheed Martin F-35 Lightning II.

Se o WS-15 atingir os objetivos de projeto, a velocidade de cruzeiro do J-20B será de Mach 1,8 e a velocidade máxima excederá Mach 2.2. Seriam equivalentes em desempenho ao F-22 dos EUA.

O F-22 da USAF esteve em produção por 15 anos (1996-2011), a uma taxa de aproximadamente dois aviões por mês durante o pico de produção. A China estaria cerca de 23 anos atrás da tecnologia americana de caças e motores a jato. Os chineses poderiam alcançar em 2019 o que os EUA tiveram em 1996).

A China conseguiu roubar via internet projetos das tecnologias dos F-22 e F-35. Por volta de 2030, a China poderá ter 500 caças furtivos J-20B e 100 caças J-20 e J-20A. Os EUA teriam 185 caças F22 e talvez 1.500 F-35.

Bocal de empuxo vetorial do turbofan WS-15 em diferentes posições

Um motor WS-15 explodiu durante testes em 2015

A China colocou em serviço o seu primeiro caça furtivo avançado antes do previsto no ano passado, usando motores provisórios, diante dos crescentes desafios de segurança na região, apurou o South China Morning Post.

Mas isso significa que suas capacidades serão severamente limitadas, afetando sua capacidade de manobra e eficiência de combustível, bem como sua furtividade em velocidades supersônicas.

Sem dizer quantas unidades estavam em operação, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular confirmou que o J-20, o caça de quinta geração do país, havia entrado em serviço de combate.

No entanto, a aeronave está equipada com motores inferiores projetados para aviões de combate anteriores porque “problemas críticos” não haviam sido corrigidos no motor WS-15 feito sob medida e que causaram um acidente em 2015, segundo duas fontes militares independentes.

“O motor WS-15 projetado para o J-20 explodiu durante um teste de corrida em solo em 2015”, disse uma fonte, acrescentando que ninguém ficou ferido no acidente.

“A explosão indicou que o WS-15 não era confiável e, até aquele momento, não havia solução fundamental para superar esse problema … é por isso que o J-20 está usando motores WS-10B até agora.”

O WS-10B é uma versão modificada do motor WS-10 Taihang, projetado para os caças J-10 e J-11 de quarta geração do país.

A explosão foi confirmada por outra fonte próxima às forças armadas, que disse que as razões pelas quais isso aconteceu eram complicadas, sendo uma delas o controle de qualidade de suas palhetas monocristais de turbina, o componente principal de um poderoso motor turbofan.

A nova geração de palhetas monocristais de turbina projetadas para o WS-15 deveria suportar o aumento das cargas mecânicas causadas por velocidades rotacionais significativamente mais altas e temperaturas extremamente altas.

O ex-presidente da Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC), Lin Zuoming, disse à mídia estatal em 2017 que as pás da turbina monocristais de terceira geração da China poderiam suportar temperaturas de até 2.000 graus Celsius em motores WS-10, estendendo a vida útil de 800 horas a 1.500 horas do motor, quando comparado com àqueles que usam a geração anterior de palhetas da turbina.

WS-10
Turbofan WS-10

No entanto, a relação empuxo/peso do motor WS-10 original era de apenas 7,5, enquanto a do WS-10B alcançava cerca de 9. A relação empuxo/peso do motor turbofan WS-15 de empuxo vetorial é superior a 10 – um dos requisitos básicos para fornecer ao J-20 a capacidade de supercruise.

O supercruise permite que caças furtivos como o F-22 Raptor dos EUA voem em velocidades supersônicas sem usar pós-combustores, tornando-os mais difíceis de detectar. O F-22 é equipado com o motor a jato mais avançado do mundo, o Pratt & Whitney F119.

Mas alcançar supercruise exigiria que as palhetas monocristais da turbina do motor WS-15 lidassem com temperaturas ainda mais extremas do que aquelas alcançadas pelo WS-10.

“Técnicos chineses são capazes de produzir pás monocristais de turbina de alta qualidade quando se concentram em um único item específico”, disse a segunda fonte militar. “Mas eles ainda não tinham conseguido transformar a tecnologia avançada em um produto padrão para produção em massa. É um problema de gargalo que precisava de mais tempo para ser resolvido após inúmeras experiências e testes, com base nas experiências ocidentais”.

“O uso dos motores WS-10B é apenas um estágio temporário e conveniente do desenvolvimento do motor do J-20. No futuro, a aeronave poderá usar outro novo motor, a versão de desempenho aprimorado (IPE) do WS-10, o WS -10 IPE, até que o desenvolvimento do WS-15 seja bem-sucedido”, afirmou a primeira fonte.

“É tão embaraçoso trocar de motor para um projeto de aeronave tão importante várias vezes … apenas por causa da falta de confiabilidade dos primeiros motores WS-15. É o problema central de longa data entre as aeronaves de produção local.”

O J-20 trocou de motor três vezes. No voo inaugural da aeronave foi propulsada por dois motores russos AL-31, que são menos capazes que o WS-10B da China.

A Rússia se recusou a exportar seus motores mais avançados para a China porque eles são a tecnologia principal de sua indústria de aviação. Isso levou a China a desenvolver uma alternativa autóctone, o WS-15, como parte de seu esforço para produzir uma das aeronaves de combate mais avançadas do mundo.

WS-10 Taihang visto de outro ângulo

A China investiu US$ 23,7 bilhões no desenvolvimento do WS-15

Pequim intensificou o desenvolvimento dos sofisticados motores a jato desde a virada do século, com pelo menos 150 bilhões de yuans (US$ 23,7 bilhões) investidos entre 2010 e 2015, informaram militares em 2016.

A Aero Engine, estatal, empresa formada em agosto de 2016 por meio da fusão de 24 subsidiárias da AVIC com cerca de 10.000 funcionários, liderou o desenvolvimento e a produção da China de motores de aeronaves e turbinas a gás nos últimos anos. Uma das ex-subsidiárias da AVIC, Shenyang Aeroengine Research Institute, desenvolveu o WS-10 e WS-15.

A China Central Television se vangloriou em 2017 de que o desempenho do WS-15 se equipara ao do F119, com um documentário exibido em maio, alegando que os motores do WS-15 seriam amplamente utilizados no J-20 até 2020.

Isso tornaria a China o terceiro país a ter um caça de quinta geração – depois dos EUA e da Rússia. Justin Bronk, pesquisador especializado em poder aéreo no Royal United Services Institute, disse ao site Business Insider que o design do J-20 proporciona “maior alcance, mais capacidade interna de combustível e maior capacidade de armas internas” do que seus colegas americanos, o F-22 e o F-35, e isso significava que representava uma ameaça real para as forças americanas no Pacífico.

No entanto, analistas militares disseram que era muito cedo para tais prognósticos, porque o motor WS-15 em desenvolvimento ainda não era tão sofisticado quanto o F119, que tinha uma vida útil de mais de 4.000 horas.

O protótipo do primeiro caça de quinta geração da Rússia, o Su-57, foi ao ar pela primeira vez em janeiro de 2010, mas em seu voo com o novo motor Izdelie 30, especialmente projetado para ele, só ocorreu em 2018. O novo motor permitirá que o Su-57 atinja a velocidade de supercruise e voe consistentemente a 2.242 km/h, mas ainda passa por muitos testes, com o site Russia Beyond informando que não seria montado no Su-57 antes 2019 ou 2020.

O projeto do motor WS-15 da China começou nos anos 90, com o primeiro protótipo entregue em 2004 e o primeiro teste de solo realizado em 2015, disse Antony Wong Dong, um observador militar de Macau.

“A China levou 11 anos para testar o WS-15 após a criação do protótipo”, disse Wong. “É muito comum levar de três a oito anos para um maior desenvolvimento.

“E ainda é uma conquista significativa para a China desenvolver o WS-10B como um paliativo para o J-20. A base de tecnologia avançada para motores de aeronaves da China era muito fraca porque sua pesquisa e desenvolvimento começaram várias décadas depois dos seus parceiros ocidentais.”

As americanas Pratt & Whitney e General Electric passaram mais de 12 anos desenvolvendo protótipos do motor F119 na década de 1980, seguidos por outros 14 anos de testes após o voo inaugural do motor, instalado em um F-22, em setembro de 1997.

Os EUA também começaram a desenvolver o F-35, um caça multifunções furtivo monoposto, monomotor e para qualquer clima nos anos 90, com o primeiro esquadrão – usando os motores Pratt & Whitney F135, um derivado do F119, alcançando a capacidade operacional inicial (IOC) em 2016.

Instalações de fabricação de componentes do WS-15

FONTE: South China Morning Post, Next Big Future e fóruns militares chineses

115
Deixe um comentário

avatar
41 Comment threads
74 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
69 Comment authors
HugoHeliHermesDENYSChris Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
JPC3
Visitante
JPC3

Gastaram 23,7 bilhões de dólares apenas no desenvolvimento do motor?

marcus
Visitante
marcus

Espionagem industrial correu solta. A China não desenvolve nada, só faz espionagem e cópias.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Mas todos os avanços das Forças Armadas da China vieram da espionagem que fizeram dos ataques de hackers que vieram da China para as empresas ligadas à defesa dos EUA. Copiaram, compilaram e agora vemos os resultados. Agora que é impressionante eles fazerem frente em tão pouco tempo à Rússia e a Europa em termos de tecnologia bélica.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Se os americanos não têm a capacidade de proteger os dados de suas pesquisas, merecem ser sobrepujados.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Agora eu não entendi…

A China não tem a maior capacidade de todo o universo ? A espionagem deveria ser o inverso.

Chris
Visitante
Chris

Eu racho o bico com você… O roubo agora… É culpa do dono da casa !

Edmilson Sanches
Visitante
Edmilson Sanches

O importante é que fizeram e ponto final.

João
Visitante
João

Dããããã…loro qué biscoito..

Miguel Lourenço Felicio
Visitante
Miguel Lourenço Felicio

Pelo menos ela fez e está fazendo, ao contrários de alguns outros….

Osvaldo
Visitante

A China espiona tanto como os EUA ķklkkk

Heli
Visitante
Heli

Espionagem industrial não é exclusividade dos chineses, muito menos do ramo militar. Nos anos 80 os americanos espionaram, atraves da NSA e cia, a industria automobilistica japonesa pois as 3 grandes de Detroit, GM, Ford e Chrysler estavam perdendo feio para as 3 japonesas Toyota Honda e Nissan.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

é muito dinheiro, o F35 vai ter seu custo de desenvolvimento perto dos 80 bilhões, e a China torrou 23 bilhoes só em motor.

GERALDO VERRI DE CASTRO
Visitante
GERALDO VERRI DE CASTRO

O conhecimento custa muito.

Marcos
Visitante
Marcos

Tecnologia requer investimento pesado, e até acho pouco pelo que conseguiram.

Nilton Reis Jr
Visitante
Nilton Reis Jr

Clássico texto hegeliano, otimista no início, crítico no meio e a síntese ao final realmente proveitosa. A pergunta é: tais gastos mitares chineses serão mantidos em uma eventual saída do gado-alfa da presidência dos EUA? Afinal, a única ameaça à soberania chinesa é naval – no meu entendimento de boteco, as rotas de comércio no Pacífico. Ademais, a China está realmente interessada em paridade tecnológica militar com os EUA? Ou apenas manter um custo-benefício russo, uma certa distância controlada? Até porque, contrariamente aos russos, a China não convive com ameaças de invasão estadunidense (ainda acho que o Trump nos salvou… Read more »

Sunda
Visitante
Sunda

Quantos nicks diferentes você tem Antônio?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Preste atenção, camarada!
Só se eu tivesse múltiplas personalidades, visto que o estilo de escrita é totalmente diferente do meu.
Em que pese os excelentes comentários do Nilton Reis Jr.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

a Bruxa Democrata uma vez disse que a Guerra com a China é inevitável, fora que queriam tirar o Putin do poder, como ela fez com Muamar por exemplo, Hosni, e quase conseguiu com o Assad.

Chris
Visitante
Chris

Russia x EUA nunca vão entrar em guerra… Sabem que seria o fim do mundo. O “respeito” demonstrado na Síria deixou isso evidente (Um até avisa o outro sobre o que irá fazer).

China… Muito menos… É dependente demais do ocidente, pra suas exportações e nem se atreveu a responder o ataque a Huawei.

Na verdade… Só tem um povo no mundo que não tem medo da morte… Os muçulmanos. Que esses terroristas nunca coloquem as mãos numa arma nuclear. Pois estes sim, são os únicos loucos do mundo que podem apertar o botão… Essa guerra sim, é que a precisa continuar.

Helio Eduardo
Visitante
Helio Eduardo

Impressionante! A China merece respeito pelo esforço de redução do gap em relação aos EUA, mas eu tenho minhas dúvidas sobre se terá sucesso, o que faço baseado em opinião pessoal. Não se pode – ou ao menos até hoje ninguém conseguiu – disputar e vencer em todas as arenas.

marcus
Visitante
marcus

Fazendo espionagem industrial e copiando projetos, até o Brasil faz um caça moderno.

Kemen
Visitante
Kemen

Mas… não temos espiões. Temos?

Chen
Visitante
Chen

Mentira. O Brasil não é capaz mesmo se os americanos entregassem os projetos do F22 e F35. Não tem capacidade industrial ou mão de obra pra isso . Não inventa. A Europa que conhece muito bem os caças americanos também tão muito longe de fazerem algo parecido. Vc tem uma mania feia de mostrar sua inveja da china .

Junior
Visitante
Junior

Conversa para boi dormir, ainda que os americanos entregassem nas nossas mãos o projeto do f-35 não ia dar em nada, ia acontecer o de sempre, nos temos o projeto, mas nunca teríamos dinheiro para por em pratica, é sempre a mesma velha desculpa. Aliás o que aconteceu com o MAR-1 hein? Nem a mer*a de um míssil que é bem mais simples conseguimos fazer, que dirá um motor moderno de um caça de 5 geração, portanto, me poupe, se poupe e nos poupe dessa conversinha fiada

sergio ribamar ferreira
Visitante

Concordo com o Sr. Junior.

Marcos10
Visitante
Marcos10

Dois comentários apenas:
1) Ao motor chinês ser melhor que o do americano. (ou qualquer outro): Ahå!
2) O Brasil deveria ser a China. Mas a preguiça…

Brunow Basillio
Visitante

O maior “mérito” nessa empreitada não seria dos engenheiros Chineses, mas seguindo esta ordem, “dólares”, espionagem, apoio intelectual Russo e Ucraniano… Não é atoa que estão comprando a Motor Sich..

kemen
Visitante
kemen

Na guerra e no amor tudo vale. Não é assim que dizem… e muitos indiretamente confirmam?

Gabriel BR
Visitante
Gabriel BR

tecnologia é fruto de investimento…o país que investe vai chegar lá

sergio ribamar ferreira
Visitante

Concordo com o Sr. Gabriel BR. Bem resumido. perfeito. Grande abraço.

DENYS
Visitante
DENYS

Você acreditar na midia chinesa que é controlada pelo governo???

carcara_br
Visitante
carcara_br

O grande diferencial da china é que ela não se propõe a exportar seu sistema de governo, logo não precisa bancar a policial do mundo.Não vai ser exatamente uma corrida justa e ao meu ver os resultados são imprevisíveis.
Dizer que os chineses dependem dos avanços ocidentais é puro preconceito, começar a andar de pé é sempre complicado, mas uma vez desenvolvida a capacidade, não há quem consiga parar. A china já está andando faz tempo….

Nilton Reis Jr
Visitante
Nilton Reis Jr

Nem sequer há corrida. A China declara sua fé inabalável no comércio mundial há pelo menos 20 anos, e guerras vão contra isso tudo.
A incógnita na equação é os EUA. Vão seguir no bully pelo orgulho do Destino Manifesto ameaçado, ou vão relaxar e deixar a China tomar a dianteira – apenas NOMINAL – da economia mundial?
Para o nosso azar, ao final das contas tudo se resume ao humor do eleitorado estadunidense, se uma guerra com a China massagear o ego do redneck médio estamos fritos.

carcara_br
Visitante
carcara_br

Eu não ariscaria a dizer que não há corrida, mas acho que ela não será ditada como na época da guerra fria, são condições diferentes e necessidades diferentes.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Quem estará frito será o povo americano.
Frito, não.
Torrado.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

se fosse só os amaericanos seriam bom. vai ser todo mundo torrado.

carcara_br
Visitante
carcara_br

como diria o sábio:
“_Quem está frito somos nozes”
Rsrsrsrs, eles estão brigando pra ver quem será mais rico, nós teremos sorte se não ficarmos ainda mais pobres.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

tu leu a última reunião do PCC? eles querem ser potência dominate do Mundo, exportar sua cultura e forma de governo pelo mundo. deixa de achismo e foca no que o Partido Disse.

Denis
Visitante
Denis

“Primeiro Comando da Capital”. Querem mesmo dominar o mundo. 😀

DENYS
Visitante
DENYS

China banca policia regional, não é diferente do Estado Unidos.

J-20
Visitante
J-20

Se o F-135 teve problemas com superaquecimento, eu não duvido que o WS-15 também possa apresentar o mesmo. A temperatura que as pás devem chegar para entregar esse empuxo deve ser absurdamente alta, se for comparada com os motores de caças da 4ª geração.

Augusto Mota
Visitante
Augusto Mota

O ocidente deu de mão beijada todo conhecimento que os chinos precisavam, construíram centenas de milhares de fábricas na China para maximizar o lucros aproveitando a mão-de-obra escrava, mas era óbvio que eles estavam absorverndo o conhecimento por baixo dos panos, nem precisou espionar, receberam tudo de graça, o governo tirava cópia de tudo e dava para as universidades e centro de pesquisa, depois, graças à educação comunista de primera qualidade (lá não tem maconha, performances de peladões, balbúrdias, sujeira e imundices dos centros acadêmicos, simplesmente quem não estuda e tira boas notas vai preso ou é condenado a passar… Read more »

Rui Carlos Bloedorn
Visitante
Rui Carlos Bloedorn

A mais pura verdade.

sergio ribamar ferreira
Visitante

Perfeito comentário do Sr. augusto Mota. quem não estuda ou trabalha vai para colheita de campo . Nada de imundície, balbúrdias, “carrossel com dedo no…”e outras aberrações que temos de conviver para minha e nossa infelicidade. centro acadêmicos cheirando a fezes e vômitos, drogas A VONTADE. Não! Aqui em Bruzundanga é a terra da liberdade de expressão, democracia que desejam destruir. Há mais de quarenta anos ouço isso. compare Brasil e China há trinta anos. O atraso, a roubalheira, ganância, corrupção, esquisitices serão nossa ruína.

Chris
Visitante
Chris

São realmente espertos….

Pra vender um carro por lá… Só se associando a um empresa chinesa (Que irá absorver a tecnologia) !

Horna
Visitante
Horna

“FONTE: South China Morning Post, Next Big Future e fóruns militares chineses”

Gustavo
Visitante
Gustavo

Ninguém segura agora… país sério é outra coisa! fico admirado com a rápida evolução deles, só podemos dizer “parabéns!”

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Eles fabricam motores aeronáuticos a mais de 60 anos. Claro que eram cópias de projetos soviéticos, mas com o passar do tempo adquiriam tecnologia ocidental, como as RR Spey usadas no JH-7. E agora, depois de muito dinheiro, chegaramam algo similar aos americanos. Embora muitos se recusem a acreditar, certamente não foi algo que aconteceu da noite para o dia. E muitos ainda tem na cabeça esse mito da tecnologia ocidental inalcançável, coisa que os soviéticos jogaram por terra com as AL-31 e R-33, equivalentes às F100 e F404 americanos. O desempenho das aeronaves que as utilizam jogam por terra… Read more »

marcus
Visitante
marcus

Os Russos fizeram muita espionagem industrial também.

JT8D
Visitante
JT8D

Acredite, todos fazem espionagem industrial

Fabio Jeffer
Visitante
Fabio Jeffer

Os EUA também fazem espionagem industrial

Paulo
Visitante
Paulo

Dizem que copiam ate’os ETs…

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

O dia que você trabalhar com tecnologia, vai entender o porque Rússia, China e principalmente a Índia estão décadas atrás do ocidente

Chen
Visitante
Chen

Discurso vazio. Eles estão atrás durante anos pois foram invadidos e subjulgados e destruídos pelas guerras criadas pelos europeus e americanos que mataram milhões e destruíram a cultura milenar local. E levou tempo até conseguirem se restabelecer pra voltar aos níveis que tinham antes disso acontecer

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

O dia que você colocar de lado seu preconceito, perceberá que o mundo não é um lugar estático, onde nada nunca muda.

DENYS
Visitante
DENYS

fonte: China Morning Post, se você acreditar nisso.

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

O novo bocal de exaustão serrilhado do WS-15 ficou bem bonito.

Luiz Azeredo
Visitante
Luiz Azeredo

Creio que esse desenho o motor mais silencioso.

RENAN
Visitante
RENAN

Exatamente o bocal serrilhado aumenta a área de contato com as ondas sonora gerando sua desaceleração causando significativa redução do estrondo.
Está tecnologia foi desenvolvida para aeronaves cívil pousar em aeroportos em grande centros urbanos.
O barulho é formado no encontro do ar exterior que está em uma velocidade x se chocando com o fluxo de ar do escape do jato que está em velocidade muito superior x.n, como pode notar o serrilhado irá permitir um choque gradual entre estes dois fluxo de ar.
Reduzindo o barulho.

Tecnicamente tem mais coisa mas a visão global é está.
Abraço.

J-20
Visitante
J-20

Renan, além disso, esses serrilhados servem para diminuir a reflexibilidade traseira com os radares.

Hugo
Visitante
Hugo

Turbofan e motor a jato são coisas diferentes, fica aí a nota pro editor

JT8D
Visitante
JT8D

Não coleguinha. “Motor a jato” é uma expressão genérica similar à “motor à reação”. A diferença que existe é entre turbofans e turbojatos, mas ambos podem ser considerados “motores a jato”

Rodrigo M
Visitante
Rodrigo M

Hugo.. Desiste não guerreiro, da próxima vez vai dar certo..

Hugo
Visitante
Hugo

Não coleguinha, vc tá falando a msm coisa, mas turbofan não é um motor a jato puro, não é de reação. É semelhante ao turbo hélice, a turbina tem o papel de gerar o giro, mas em de ser para hélice vai para um conjunto de hélices dentro de uma carenagem, isso é o fan qua dá o nome ao motor. O motor chinês é um turbojato ao jato puro se preferir.

Hugo
Visitante
Hugo

Com certeza o motor chinês não é um turbofan aí fica a nota pro editor

Space Jockey
Visitante
Space Jockey

Eu admiro essa persistencia.

DENYS
Visitante
DENYS

Se você acrediar no South China Morning Post.

XFF
Visitante
XFF

Isso é grande avanço. Parabéns para China!

JT8D
Visitante
JT8D

Ao invés de ficar zoando os chineses com bobagens do tipo “solta pecinha”, devíamos aprender com eles que não há atalhos nem espertezas que substituam o trabalho duro e a disciplina. Parabéns a eles

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

Neste pais nunca se tem recursos para desenvolver a tecnologia ou indústria nacional…sempre colocam empecilhos e criam justificativas para que aqui nada ande para frente…pois o intento por trás disso é nos manter no clientelismo…nenhum pais vai nos ajudar a nos desenvolvermos e sermos uma futura potencial rival…é muito melhor sugar todas as riquezas não renováveis as quais são essenciais para o futuro…vamos parar com essa mística de que os países querem ajudar os outros…não a amizade entre nações…existe interesse e deveria haver respeito, coisa que não se tem mais graças a imposição dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos... investir… Read more »

Kemen
Visitante
Kemen

Temos bons profissionais que por não ter campo de trabalho aqui no nosso pais, foram trabalhar la fora. E isso vem com o tempo, após termos uma industria aeronáutica civil de ponta, com excelentes profissionais a vendemos para a Boeing, aja quem entenda! Sobrou a Embraer militar, precisamos “dar mais asas” a essa empresa dar incentivos se necessario, que tudo não pare no KC-390 e no Gripen.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Olha os salários no Brasil, mais especificamente na EMBRAER que você vai entender o porque das coisas não irem para frente no Brasil.

marcus
Visitante
marcus

Os atalhos e espertezas, foram espionagem industrial e copias descaradas de projetos ocidentais.

JT8D
Visitante
JT8D

Até para copiar é preciso competência. Não basta obter as informações técnicas de como produzir algo para conseguir fazer de fato. A coisa mais fácil que existe é desmerecer o trabalho alheio. Mas está feito, aceitem que dói menos

Diogo
Visitante
Diogo

É sempre assim: “segundo a nossa fonte” superamos os americanos nisso, superamos os americanos naquilo…por que apenas não divulga o patamar atingido com os seus dados técnicos e deixa para a opinião pública avaliar? A China já mostrou que realmente é capaz mas esse complexo de inferioridade já encheu o saco.

Tico
Visitante

A europa com seus players como Inglaterra, França, Alemanha, entre outros, e até a Suécia estão sendo rapidamente ultrapassados pela China, enquanto os europeus estão apresentando os seus mockup do que será o substituto de seus delta-canards, a China já apresenta protótipos voando de caça de quinta geração, enquanto vemos uma certa euforia da Suécia com a apresentação do NG, a China já mostra ao mundo, dois de quinta geração, espero que a Europa não faça como um certo país, gigante por natureza, e deitado em berço esplêndido.

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Fica evidente que não é fácil copiar motores. Boa sorte para os chineses.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Pelo que dá entender é que resolveram o problema das turbinas e vão substituir as antigas principalmente nos caças J-20 que já estão voando. É pai… É sombrio e nebuloso o que vou escrever aqui mas o futuro do mundo parece estar subordinado ao império chinês. A não ser que o mundo ocidental acorde e se movimente agora enquanto há tempo.

kemen
Visitante
kemen

A vida útil do WS15 ainda é baixa, é possivel que continuem sempre aprimorando seu motor. Parabéns aos chineses, o equilibrio militar tecnológico entre os grandes é bom para o mundo, para que ninguém se atreva a apertar primeiro o “gatilho” achando que um pode acabar com o outro sem ter resposta.

smichtt
Visitante
smichtt

Senhores,

Alguém saberia dizer o que é “Relação de pressão geral”?

Muchas Gracias.

smichtt
Visitante
smichtt

Ou, ainda melhor, poderia indicar uma bibliografia moderna ( a última que li tinha que preencher uma ficha e aguardar a entrega na mesa de leitura da Mário de Andrade…) a respeito destes motores?

Muchas Gracias

A C
Visitante
A C

De pouco em pouco a maior parte dos obstáculos tecnológicos chineses serão superados. Por ano, saem das universidades chinesas 4 milhões e meio de graduados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, somados (STEM). Um verdadeiro exército de mentes qualificadas e capazes de enfrentar imensos desafios.

Somente conhecendo o país o seu povo para ter uma compreensão mais acurada deste significado. A cada semana recebemos múltiplas notícias do desenvolvimento militar chinês aqui na Trilogia. A China está passando por uma transformação incrível e irreversível.

Fulcrum
Visitante
Fulcrum

Se o UFO triangular americano for real então a china ainda tá comendo poeira.

Chen
Visitante
Chen

Feito com tecnologia roubada . Tesla sequer teve o reconhecimento decidir tudo continua secreto. Ou veio dos nazistas. Nada diferente do que a China faz.

Renato
Visitante

Eu ia dizer isso. Se os TR-B forem verdadeiros, a China vai precisar de mais 23 bilhões de dólares e 30 anos de pesquisa.

leonidas
Visitante
leonidas

Ué tempos atras compraram o SU 35 para dar uma “zoiada” nos motores, patinavam até uns meses atras com relação a confiabilidade do motor, agora já é superior ao norte americano.
Enfim…

J-20
Visitante
J-20

Em termo de potência eles conseguiram superar o F-135, mas não se sabe se vão conseguir em duração. Pode ser que eles apresentem mais problemas com o uso ou tenham uma hora de uso bem menor.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Exato…

Andre
Visitante
Andre

70 j20 e, agora, com o motor definitivo pronto, contra a meia dúzia de su57 e mais dois anos, pelo menos, para terem o motor pronto….

E tem gente achando que os chineses se alinhariam aos russos…o que os russos teriam a oferecer aos chineses?

Rússia já virou potência de segunda classe, junto com França e UK

Jacinto
Visitante
Jacinto

Ha sites chineses afirmando que o Su-35 e superado em treinos pelo J-10c…

J-20
Visitante
J-20

Jacinto, mesmo que seja verdade, eles precisam dos Su-35 para ter uma referência para atualizar os seus J-11 A e B, que são os modelos mais antigos e obsoletos.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Isso é porque dizem que Russos não transferem tecnologias!
E nós parados no projeto TAPP 5000, com excelentes laboratórios de testes, grande capacidade técnica porém sem apoio ou incentivo.
Li certa vez que a antiga Polaris tinha conseguido replicar a turbina do 747 ( se não me falhe a memória), porém não a fabricaria porquê os testes demandam grandes investimentos.
A turbina do 747 mesmo antiga ainda tem quando valia atual para utilização em novos projetos ou remotorização dos milhares de 747 vendidos mundo a fora.
Triste o atraso e falta de visão desse país!

JT8D
Visitante
JT8D

Eu consegui replicar o Space Shuttle, mas não vou fabricar porque é muito caro

Hermes
Visitante
Hermes

Pensei o mesmo kkkkkk.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Acredito que sim caro JT8D, porém de papelão ou isopor P3 em escala 1:54 kkkkkkkkk.

Rafael M. F.
Visitante
Rafael M. F.

Se conseguiram igualar a potência, parabéns. Não duvido que sejam capazes disso.

Mas um motor não é apenas isso. Há outros componentes como mancais, revestimento da câmara de combustão, palhetas do compressor, ou seja, componentes que são submetidos a stress elevadíssimo, precisam ter boa durabilidade, e por isso que qualquer construtor de turbinas precisa de uma boa engenharia de materiais escorando.

Vão solucionar todos esses problemas? Certeza. Solucionaram nesse primeiro momento? Creio que não.

Mas é só um palpite.

Carlos Eduardo
Visitante
Carlos Eduardo

Novamente a onde de críticas ao modelo de desenvolvimento chinês…..é fácil falar em cópia….. fazer é outra coisa….. Realmente, como o próprio artigo deixa a entender, o roubo de informações ajudou a pular etapas, mas como em todo desenvolvimento, existem coisas que precisam ser vistas na prática…. E o Chineses sabem muito bem disso….. mas ao invés de fazer como muitos ocidentais que preferem comprar pronto ao invés de desenvolver, os chineses focam em pesquisa, e por isso conseguem encontrar uma solução rápido….mas como o próprio artigo diz, produzir um protótipo funcional é diferente de produção em massa…..E ao que… Read more »

Arariboia
Visitante
Arariboia

Essa matérias, em alguns equívocos. Como que o Izdelie 30 só iria voar em 2020, sendo que 2017/18 ele já estava em teste de voo.

Jeff
Visitante
Jeff

“A China a investiu US$ 23,7 bilhões no desenvolvimento do WS-15″…
A questão não é essa, mas sim que eles investiram para obter conhecimento que será utilizado em muitos novos projetos futuros.
É um pensamento obtuso achar que esse investimento todo gerou apenas um simples produto final. É muito maior que isso.
Se foi copiado? Então foi um atalho para o resultado final, nada mais. Ganharam alguns anos e economizaram alguns bilhões.
A China está muito próxima de obter a independência em motores a jato e entrar para um seleto e pequeno
grupo.

sergio ribamar ferreira
Visitante

Concordo com o Sr. Jeff. Investir para obter conhecimento é ganho gerando mais conhecimentos e mais e mais investimentos e ganhos. ou seja gerando progresso

Demolidor
Visitante

Impressionante a evolução Chinesa estão avançando muito rápido

FRANCISCO
Visitante
FRANCISCO

Superou o ocidental kkk. Essa é boa, no máximo conseguiram copiar o formato do americano. Décadas de desenvolvimento da tecnologia americana superada por um país que no máximo consegue fazer uma cópia com tecnologia roubada.

Jeff
Visitante
Jeff

O que eu me admiro muito foi os EUA terem deixado esses dados todos dando sopa. Será que foi roubado mesmo?

Chen
Visitante
Chen

Os EUA roubaram tecnologia do tesla. Roubaram tecnologia nazista mas quando a. China faz isso é errado. Ninguém é bonzinho. Nesse nível todos roubam. Isso significa bilhões economizados

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Os centros de usinagem são Alemães e Japoneses.

Eles arrancam os adesivos e os refazem.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Exato. Alguns ate foram transferidos daqui pra la….

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Tem um Prima Power aí……

Kkkkkk……

Entenderam ?

Fernando Turatti
Visitante
Fernando Turatti

“segundo fonte chinesa”
Os caras literalmente querem dizer que superaram o motor da quinta geração americana antes de sequer conseguirem copiar os motores da 4ª geração russos…

Osvaldo
Visitante

Kķkkkkkkkkkkkkk a China está em grande e os EUA vê o o tapete a fugir debaixo dos pés

Denis
Visitante
Denis

Citação do texto: “A China levou 11 anos para testar o WS-15 após a criação do protótipo”, disse Wong. “É muito comum levar de três a oito anos para um maior desenvolvimento”.

Alardeia-se muito a falta de transparência dos chineses, mas parece que não é bem como dizem por aqui. Eles divulgam, sim, seus problemas, pelo menos esporadicamente.

MMerlin
Visitante
MMerlin

Ta bom que uma empresa aberta em 2000 está produzindo um motor turbofan que é melhor que uma empresa fundada em 1925, e que fabrica turbofans desde 1958.
Olha, acredito que existam situações comerciais aonde isto aconteceu.
Mas estamos falando de um motor turbofan. A chance de isto acontecer é mínima.
Principalmente se levarmos em consideração a fonte.
Independente, sendo melhor ou não, parabéns a Xi’an Aero-Engines pelo feito.

TJLopes
Visitante
TJLopes

O terceiro lote de turbofans WS-15 da China foi entregue e apresenta desempenho melhor que o motor F135 americano usado no caça F-35, relatam fontes chinesas.

Parece verídico, afinal a China tem uma longuíssima tradição de produção dos mais modernos motores do mundo, enquanto os EUA são só um iniciante na área e precisam de motores russos para os seus F-15 já que não sabem nem construir um motor moderno. Parabéns aos chineses!

DENYS
Visitante
DENYS

olhar fonte: South China Morning Post, é muito difícil acreditar em um copia.