Noticiando sobre os preparativos do desfile militar chinês de 1 de outubro, em comemoração aos 70 anos da República Popular da China, uma fonte militar disse ao South China Morning Post que 70 caças J-20 já foram fabricados.

“O J-20 entrou na produção em massa. Até agora, pelo menos, 70 caças J-20 foram fabricados, embora todos eles ainda estejam equipados com motores russos AL-31.”

“Haverá até sete J-20 exibidos no desfile militar, que é a maior formação desde a sua entrada formal em operação na Força Aérea Chinesa em 2017”, disse o militar.

No início deste mês, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) divulgou um vídeo de um voo de sete caças J-20, a maior formação vista até agora, sugerindo que o avião de combate de quinta geração entrou em produção em massa como uma corrida armamentista com os Estados Unidos na região.

A segunda maior formação do J-20 foi apresentada em um vídeo da PLAAF em 1º de agosto, quando cinco dos jatos foram mostrados.

A China foi forçada a desdobrar o caça J-20 antes do previsto, desde que os EUA aumentaram a implantação de seus caças furtivos de quinta geração, como os F-22 e os F-35 na região Ásia-Pacífico.

Os EUA e seus aliados, incluindo o Japão e a Coreia do Sul, terão mais de 200 caças F-35 até 2025, o que significa que a China também precisa de um número semelhante de caças furtivos.

Para atender à demanda, a China trabalha no desenvolvimento de um motor de propulsão desenvolvido especificamente para seu caça furtivo desde o início dos anos 2000, mas ainda não tinha alcançado padrões internacionais de controle de qualidade devido a problemas que incluem a tecnologia de lâmina de turbina monocristalina.

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nonato

Normal. Um problema que vejo na indústria ocidental é justamente a lerdeza. Na segunda guerra Mundial, aviões tanques e navios eram construídos a toque de caixa. Hoje em dia, é a maior novela. Dez a vinte anos para desenvolver um avião (o caça de sexta geração da França e Alemanha só estará pronto em 2040). Para construir 20, 30 caças é outra novela. Quem constrói um caça, constrói 100. Ah, mas não tem espaço na fábrica. Amplia. Ah, mas não tem técnicos. E o que estão fazendo 100, 200, 300 mil militares? Guerra exige esforço e não lerdeza. Está em… Read more »

Fernando Turatti

Ah pronto agora o cara quer comparar indústria bélica em tempos de paz com anos onde nenhum automóvel civil foi fabricado. Onde eletrodomésticos não eram fabricados, onde preços eram tabelados e o escambau.

marcus

Quem garante que esse caça Xing Ling é furtivo? Já entrou em algum combate? Na minha opinião a China é gatinho querendo rugir como um Tigre.
Alguém sabe os armamentos de ultima geração que os EUA tem, e estão escondidos? China é um blefe. Se apoiam no capacidade Nuclear. Na guerra convecional, serão destruidos.

Kemen

Eu acho que o Iran é um blefe total, disseram que estão fazendo um avião furtivo e apresentaram. KKKKKKKK
A Turquia quer fazer um avião furtivo, mas tenho uma dúvida, como fabricará os motores, teria que importar, além de muitos outros componentes e provavelmente de quem não lhe vendeu os F-35.
Falem sério senhores governantes!

Antoniokings

Os armamentos de última geração dos americanos estão sendo totalmente ineficientes na Arábia Saudita
Acabou de sair notícia de que a ARAMCO interrompeu a produção de 5,7 milhões de barris e outros milhões de m3 de gás por causa de ataques maciços de drones dos houthis.
Em se confirmando isso, teremos uma enorme confusão no Mundo nos próximos dias.

Antoniokings
José

E verdade! A aeronave russa Su-57 dita como furtiva e até superior a aeronave furtiva americana F-35,pelos fanáticos,está sendo rejeitada pelos compradores,pois tem a aparência da aeronave americana,e que se propõe a imitar,porém sem as qualidades da mesma. Segundo li em um site esquerdista,a Síria está comprando do Irã o sistema bavar-373,pois o o sistema russo s-300 tem sido ineficiente em detectar as aeronaves de Israel. A aeronave chinesa tem a aparência exterior da aeronave furtiva americana F-35,porém não deve ter as sua qualidades,nem mesmo depois de mais de 30 anos que surgiram as aeronaves ditas furtivas. O que se… Read more »

Denis

Caro José, todos os aviões são extremamente iguais, não são imitações. Observe na aviação civil. Os da Embraer são parecidos aos da Boeing e Airbus, e nem por isso são iguais. Deixa de fanatismo pelos eua. Eles estão cag e andando pra nós latinos. Menos pelo assalto ao nosso petróleo e tentativa do mesmo na Venezuela(Rússia impediu)

Chris

Se é tão furtivo qto os americanos, acho dificil, ja que nem motores de baixa emissão térmica conseguiram desenvolver.

Mas que a China está confiante no modelo, esta obvio. Ele deve ser bom sim ! Ta certo que a China tem dinheiro, mas ninguém o joga fora. Teoricamente ainda iriam trocar todos esses motores depois.

Vic vapurube

Avisa os americanos,eles vão contratar vc,quem sabe daí os americanos invadam a Rússia e a China,cada loco…

Rafael Coimbra

J20 com motor de Marea….

Pedro Bó

Além do estado de “Total War” no qual toda a produção dos principais países em conflito na II GM foi direcionada para o esforço de guerra, a tecnologia e complexidade dos equipamentos era muito menor do que hoje em dia. Não dá para comparar muito. Além disso ninguém sabe qual a real capacidade e complexidade da eletroeletrônica chinesa, e com salários muito mais baixos que no Ocidente eles conseguem manter um ritmo de fabricação mais acelerado.

Fernando Turatti

Aí que tá, não sei se chegaria aos 100k+ de aviões por ano como na WWII(EUA), mas certamente daria pra chegar a números colossais se fosse o caso. Não de F-22 mas talvez de F-16 e coisas do gênero. A URSS fazia MiG-21 a preços parecidos com MBT ocidentais de tão ridícula era a produção(em um Estado mantido próximo a uma economia de guerra).
A questão é que a mera comparação da produção em guerra com a em tempos de paz já soa absurda.

marcus

Ninguém sabe se esses aviões, são realmente o que os chineses alardeam. Podem ser um mico voador.

Mirade

O mesmo vale para os F-35 e F-22, só por ser americano não estão livres de ser um mico espetacular como já ocorreu antes. Isso absolutamente não quer dizer muita coisa.

Zé

Ahaha o F35 é conhecido por ser um perú voador, um autêntico tijolo. Qualquer um ve que ele é gorducho e tem pouca asa.

José

De uma das duas:ou vc é um desinformado ou o seu viés ideológico não lhe permite ver.
Ente em sites dos países árabes e veras a lamentação,pois já várias vezes houve ataque profundos no territorial sírio e no Iraque,os quais não foi detectada a presença de nenhuma aeronave.
De onde os comentaristas concluem que a presença das aeronaves,ditas furtivas de Israel,fizeram os ataques.

Claudio

Estava demorando pra um dizer “trump precisa agir rápido, trump precisa fazer alguma coisa”, chega a ser patético isso, achar que o mundo deve se curvar para os Estados Unidos, mundo multipolar é melhor que unipolar , e para os brasileiros resta a criticar uns e lamber botas de outros , porque somos incapazes de se tornar INDEPENDENTES, aliás o 7 de setembro nem deveria ser comemorado

Mirade

Trump precisa fazer alguma coisa de preferência sumir de uma vez por todas e leve junto o seu puxa saco que mora aqui no nosso país e pensa que ainda há uma guerra fria existindo.

Antoniokings

Se ele não sumir, vão acabar sumindo com ele.
Está convulsionando o Mundo e enchendo a todos de incertezas.

MBP77

Eu já acho que os puxa sacos de regimes totalitários como China, Venezuela, Irã, Cuba e Coréia do Norte deveriam se mudar para esses países para sentir no cotidiano como é viver em “paraísos na Terra” como aqueles, ao invés de viverem em países democráticos como o Brasil, os da Europa Ocidental, Japão, Coréia do Sul e EUA, por exemplo.
Assim teriam uma visão mais realista e menos idealista da vida.
Em outras palavras, se tornariam adultos.
Sds.

Chen

Então os EUA não são totalitário?? Não apoiaram durante anos Sadam hussem , kadaf entre outros ? Não apoiaram ditaduras pelo mundo ??? Não entraram em guerras com desculpas de armas químicas ??? Não mataram milhões de vietnamitas que não entendem pq os EUA iria até lá se eles não fizeram nada . Vc estudou história???

Carlos Roberto Oliveira

Era outro governo e hoje estamos lhe dando com a Nova Ordem Mundial que é um jogo bem mais complexo !

leonidas

Isso é simples Chen, nos EUA e no Brasil vc pode postar este tipo de relativização forçada, na China vc só poderia postar elogios ao governo, caso fosse tao elástico nas suas visões do mundo se veria em sérios problemas.
Isso se um site como esse com tantas opiniões divergentes pudesse existir sem controle da censura chinesa… rs

Fernando "Nunão" De Martini

“Então os EUA não são totalitário??” Chen, melhor rever sua definição de regime totalitário. Você pode criticar à vontade os exemplos que citou, e são exemplos cheios de razões para receber críticas pesadas. Mas nenhum deles tem a ver com as definições históricas de regimes totalitários. O erro do MBP77 de caracterizar a China como totalitária não justifica errar de forma ainda mais feia quanto aos EUA. A China não atende a diversos pontos de um regime totalitário. Se é um regime autoritário, pode-se discutir, mas totalitário não. EUA, então, não chegam nem perto das principais características de regimes autoritários,… Read more »

Fernando Turatti

Na verdade, Nunão, é provável que ambas as definições caibam muito bem na China sim. Hannah Arendt, a grosso modo(meu) essencialmente classifica autoritarismo como o controle do espaço público, enquanto o totalitarismo vai para o privado, pensando mesmo na sua casa, família e até pensamentos. A China até pouquíssimo tempo atrás controlava literalmente até quantos filhos você pode ou não ter! Poucas coisas são mais totalitárias do que isso. A China controla seu espaço público com mãos de ferro, excetuando-se Hong Kong por razões específicas. Se HK fosse China já teria virado a Praça da Paz Celestial muito tempo atrás!… Read more »

Antoniokings

Sem contar que apoiaram Pinochet, Medici, Geisel, Stroessner, Galtieri, Rios Montt, Bordaberry, Papa Doc Mobutu e dezenas de outros ditadores facínoras pelo Mundo afora com o intuito de preservar a democracia e o american way of life.

Flanker

Esse comentário até poderia ser aceito, desde que feito por outro….mas, feito por um sujeito raso, que defende o lado oposto, mas com mesmo, ou pior, histórico de apoio à ditaduras igualmente sanguinárias, fica muito contraditório, não acha? Isso sem falar da sua defesa intransigente de Rússia e China, os dois maiores expoentes do regime de governo mais sanguinário da história humana…..mas, eles podem, né? Ditadores e sanguinários de esquerda, tudo bem, né? Mas, se for de direita, são os piores criminosos do mundo! Seletividade e relativismo totais! Ditadores e sanguinários são lixo do mundo……independente da corrente ideológica! Esse seu… Read more »

MBP77

Chen, infelizmente a minha resposta a você, um verdadeiro historiador, foi censurada ou caiu em moderação.
Portanto, não tenho como refrescar a sua memória sobre eventos históricos que envolvem os países democráticos, cujos regimes você é fã declarado.
Sds.

Cícero

Lá vem um bastião que tem um ladrão de estimação.

Kemen

Na sua opinião o que o Trump deveria fazer além do que faz ?

Chris

Lerdeza ? So do F-35… Serao mais de 2.000 deles.

E os EUA é de (muito) longe, o país que mais tem caças. Se não vencerem na qualidade, ganham na quantidade. E não estamos falando de F-5 !

Mgtow

kkkkkk…temos aqui um discipulo do olavismo cultural

Junior

Estou curioso quanto ao recheio tecnológico destas aeronaves e sua furtividade, agora quanto a sua beleza não reta dúvida

Gordo

A julgar pelo bloqueio da tecnologia 5g chinesa feito pelos EUA pode-se ter algum parâmetro. Óbvio que não é algo conclusivo, serve apenas para mostrar que eles já tem uma indústria do setor eletrônico muito competitiva (o setor metal mecânico também avança muito) . Uma das vantagens que os romanos tinham em relação aos vizinhos era a capacidade de produção que permitia padronizar a tropa. Outro parâmetro a ser considerado é a resposta que a vizinhança vem dando, ao encomendar cacas como o F35 (além do desenvolvimento de radares etc..), e isso não é para enfrentar mig 21 modernizado e… Read more »

Marcos10

A furtividade vem de:
a) desenho
b) materiais
c) distribuição de de cargas elétricas
d) baixa emissão de calor

Carlos Gallani

Importante salientar que uma depende da outra, é bom te “b” mas sem “c” complica!
O “””stealt””” russo peca grosseiramente em “c” por exemplo!

Thiago Aiani

Eu não sei a exata tradução no português mas já vi matérias em francês e italiano que falavam de “cancellazione attiva “: em teoria, um sistema de contramedidas eletrônicas poderia adotar uma técnica na qual a aeronave, quando iluminada por um radar, transmite um sinal que imita o eco que o radar recebe, mas fora da fase de metade do comprimento de onda, de modo que o radar não recebe nada. Ja via matéria que a Thales teria conduzido estudos nesse campo para implementar em míssil de cruzeiro e que inclusive o SPECTRA poderia possuir uma tecnologia similar. Há tambem… Read more »

Adriano Madureira

Parabéns aos chineses que sabem oque querem e que não brincam quando o assunto é defesa do estado chinês, ao contrário de alguns países e de seus parlamentares que não contribuem em nada na evolução da defesa da pátria.

Dodo

Sim, esse macri é uma vergonha

Antoniokings

O fato é que a China está correndo para assumir a liderança mundial em todos os setores.
A área militar é apenas a ponta do iceberg de sua gigantesca capacidade de pesquisa, planejamento e execução em todos ás áreas de produção.
Parabéns à China.

Mercenário

E você está torcendo por isso?

Já liquidaram com o que restava da indústria brasileira em vários setores.

Para quem é funcionário público não faz muita diferença, não é?!

Antoniokings

Torcer ou não?
Isso não faz a mínima diferença para mudar a realidade dos fatos.

Marvo

Ué? Mas não é o que o capitalismo defende? O livre mercado? Privatização? Precarização trabalhista? Acusar o funcionalismo público por algo que é causado pelos políticos eleitos por uma população ignorante dos planos e objetivos desses politicos? A mesma população que foi a favor da operação lava jato que destruiu milhões de empregos, a indústria nacional e colocou esses lesa pátria no poder? Filho, suas convicções estão certas, mas os inimigos que você escolheu são os errados.

Machado

Cada vez admiro mais esse povo milenar. Determinação e disciplina.
Só os loucos não se aliam a eles.
E o melhor é que não se metem nas políticas dos outros povos. Respeitam a soberania dos outros.

Juvenal

A China é um exemplo para o Brasil.

Drim Fíeter

Se começarmos a estimular as crianças de 10 anos a trabalharem por 300 reais por mês na indústria, talvez consigamos alcançá-los! Uma ditadura também não cairia mal, afinal, um “líder” é importante pra personificar um ideal e unir o povo. Limitar a liberdade na Internet, da imprensa, instituir apenas um partido político e culturar uma ideologia acelerariam o processo. Como dizem os jovens de hoje, a China é “top”!

Mgtow

Isso que tu escreveu é só mais uma doutrinação que vc kid, aprende nos canais tipo Terça Livre, Casando verbo, nando moura e afins. Chian é um exemplo a ser seguido e ponto final. Lide com isso

Gustavo Couto

Sinceramente, vejo tanta dificuldade com nações que estão a muito tem um setor de alta tecnologia como EUA e seus aliados e a Rússia. Q vejo com descrédito a China sozinha desenvolver sozinha esse caça, no mínimo tem muita espionagem e muito suborno nessa história.

Chen

Or EUA não subornam. Não espionam com os 5 olhos. Não ameaçam. Não matam . Não tomam território e riqueza de outros povos .tá certo .

Wanderley Matheus

Oxeen,o que EUA fazem na Baía de Guantánamo?

Mirade

Eles também nunca invadiram o Iraque com uma mentira de desculpa ou entraram em guerra com o vietnam com outra mentira como desculpa. São todos honestos eles….

Mirade

Eu diria que tem muita pesquisa, se for só comprar plantas e não saber como fazer não serve de nada a espionagem. Lá forma cérebros como em qualquer outro país e não há tanta dificuldade de fazer pesquisas de novas tecnologias já que muitas eles dominam a muito tempo.

Gustavo

Acho um número meio exagerado… mas os chineses tem uma capacidade industrial que tem impressionado. Pelo menos na construção naval.
Mas 70 J-20? Se falassem 30 eu acreditava.

Thiago Telles

Nao tem como continuar subestimando a capacidade chinesa. Os caras sao bons p trabalhar rápido. Exemplo as ilhas artificiais que criaram em um eatalar de dedos. Eua piscou (no governo obama) elas ja estavam la sem ter oq ninguém mais oq fazer.

Gustavo

não subestimo eles não, mas é que esse ritmo impressiona demais!
Basta ver a evolução espacial da China, tudo isso andando em conjunto… Industria espacial, aeronáutica, naval e etc… é no minimo incrível.

Cristiano de Aquino Campos

Eunão duvido. Quem precisa e quer faz.
Coloca a fabrica para funcionar em 3 turnos, amplia a fabrica ou constroe outra aumentando o número de aeronaves ou acelerando a entrega dos aviões planejados.

marcus

Na minha opinião a China está construindo Fuscas Voadores, e os EUA e Otan constroem Mercedes e Jaguares.

Chen

Na sua opinião. A Coreia e o Japão tão querendo gastar uma fortuna em 200 F35 pra derrubar caças de qualidade duvidosa. Os vizinhos também querem caças F35. E eles são burros bastam F15 e F16 pra isso e que eles já tem aos montes .mas vc é o inteligente. E eles são todos burros .

sergio ribamar ferreira

Desculpe a intromissão Sr. Chen. Mas quem dera tivéssemos F16 ou J10 aqui no Brasil . Tanto faz. Fatos: a China está em expansão, sim. Algum problema, não; A China é um país autoritário, sim, Problema, não, a cultura chinesa deve ser estudada. Há trinta anos a China começou a fazer o dever de casa e o nosso Brasil não, ficou deitado em berço na ganância e da corrupção desmedidas sem ao menos preocuparem com o desenvolvimento do país. Os grandes brigam comercialmente, mas no final, vão se entender. Sempre foi assim e sempre será. Negócios, zonas de influência… Desculpe… Read more »

Thiago Telles

Vai nessa de fusca….

Gustavo

Então, tudo bem, no futuro eles podem fabricar até 50 unidades ano, mas “até ontem” eles tinham coisa de 2 protótipos. Daí apareceram 2..4…7 J-20 voando… Mas 70? Achei exagerado.

Luís Henrique

Gustavo, eu já encontrei reportagens chinesas na internet falando o seguinte: 1) 2 linhas de produção operando em 2016. Uma fabricando J-20 com motor russo, outra fabricando J-20A com motor chinês. Capacidade de produção? 1 por mês em casa linha. As 2 linhas 24 J-20 ao ano. Isso em 2016. 2) no final de 2017, uma Terceira linha foi aberta para produção de J-20 A. Ou seja, capacidade de 36 J-20 ao ano. 3) expectativa da China implementar 4 Regimentos de J-20 até o final de 2019. Cada regimento na força aérea chinesa possui 24 caças. Ou seja, 96 J-20… Read more »

Luís Henrique

Pois eu acredito. Os EUA vão produzir + de 130 F-35 somente esse Ano. Em 2020 provável que chegue em 160 F-35 por ano. Claro uma boa parte são para os parceiros e vendas FMS.
Mas a China, com toda certeza, possui dinheiro em seu orçamento militar para aumentar a produção de J-20 para um nível semelhante se assim desejar.
Alguns analistas indicam que a China terá 200 J-20 em 2025. E 500 J-20 B em 2030.
Mas eu acredito que a China pode ter o dobro disso, se achar necessário.

Machado

Estou ansioso por esse desfile de primeiro de outubro. Devem vir muitas novidades.

Claudio

Queria saber porque reter todos os meus comentário? Não tem link e nem xingamento

Imjustastupidguy

Sem canhão?

α Tau

Só pode ser potência mundial quem investe na indústria, tecnologia, educação, toda nação que quer ser líder mundial tem que ter poder econômico e militar isso é fato histórico..!!!!…a China é o único país do mundo que chegou a um crescimento em 14% a ano…o segundo maior PIB do Mundo, o maior PIB em exportação do mundo, 20 milhões de empregos gerados por ano…a China se tornou o maior criador de milionários e bilionários do mundo, o maior crescimento militar a curto prazo do mundo ultrapassando até mesmo a Rússia… só na Marinha Chinesa em um único ano(2017) a China… Read more »

marcus

Resiste a um embargo da Europa, Austrália, Japão e EUA. Por sinal os EUA é o maior mercado da China. Compensa bloquear o mar do sul da China e fazer uma guerra com os seus clientes?? Os principais destinos de exportação da China são o Estados Unidos ($476 Bilhão), Hong Kong ($255 Bilhão), o Japão ($157 Bilhão), a Alemanha ($109 Bilhão) e a Coreia do Sul ($98,1 Bilhão). As origens de importação de topo são Outros Países da Ásia ($151 Bilhão), a Coreia do Sul ($149 Bilhão), o Japão ($136 Bilhão), o Estados Unidos ($133 Bilhão) e a Alemanha ($95… Read more »

Chen

Olha o inteligente aqui de novo. O único país que está embargando são os EUA. Se o mundo embargar os EUA. Eles afundam pois importam demais do resto do mundo .nem o F35 é produzido 100% nos EUA. Praticamente nada é produzido 100% nos EUA. Então não fale esse tipo de coisa sem o mínimo de reflexão. As fábricas americanas nem estão mais nos EUA. A dívida está impagável. Ninguém vai virar as costas pra China pq de lá saem todos os produtos vendidos no mundo . E os EUA. Como vão produzir nos EUA se saíram de lá pelo… Read more »

Antoniokings

Não só importam do resto do Mundo, como também exportam e, principalmente, precisam desses países para comprar os títulos de sua estratosférica dívida pública.

Chris

Seu problema é ser anti-EUA !

Como vc… Ja vi muitos nos meus 45 anos de vida… E a realidade é sempre a mesma.. O mundo todo sonha em ir morar naquele país, incluindo chineses… Que vivem vindo até pra cá, no Japão… Em busca de uma vida melhor.

marcus

Mais uma vez o famoso sábio Chinês Xing Ling da Provincia de Xu Than dho, deixando todos impressionados com o seu conhecimento.

Antoniokings

É porque eu leio e estudo muito.
Siga o exemplo.

Chris

Le e anota os problemas dos EUA.. Nunca as virtudes. Heheh

sergio ribamar ferreira

Concordo com o sr. a Tau. Superar as deficiências, Investimento, Instrução, Dedicação. A China é potencia econômica, sim! e aqui deitados e dormindo, sonhando com o modelo do Sebastianismo….

Ricardo Bigliazzi

Parece aquela estorinha das 700 mil hyper fragatas chinesas com “motor a carvão”… segue o jogo. Acho que os Chineses tem que se preocupar mesmo e produzir um bom numero de aviões para contrapor as varias centenas de aviões stealth americanos que já foram produzidos e experimentados em combate.

Antunes 1980

Desde 1955 copiando…

comment image

Oiseau de Proie

Os eua são os maiores copiadores de tecnologia do mundo inclusive dos russos e estes deles também…algo que fazem todos os dias é pagarem milhões a estrangeiros para que realizem pesquisas para eles… financiam tudo…e todos os resultados são de propriedade do governo estadunidense…o que mais tem nos eua é brasileiro trabalhando pra eles inclusive dentro da NASA…. Vcs acham que os estadunidenses e os Russos desenvolveram mesmo alguma tecnologia para conquistar o espaço e chegar a lua ou eles simplesmente copiaram tudo dos nazistas?!…existe um consenso…não existiu programa espacial estadunidense ou Russo o que existia nos dois países era… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

E daí ? Mas quem viu futuro em todas estas descobertas, industrializou e disseminou foram eles.

ahhh e o Walkman é criação da Sony.

USS Iowa

Quanto recalque…

Defensor da liberdade

Ver brasileiro falando mal de país que copia é no mínimo hilário, logo, logo o mercado de armas estará inundado de produtos chineses para todos os gostos, enquanto que no Brasil os jovens recém formados saem das faculdades para virar Uber, vendedor de trufas e manicure. Nada contra essas funções, é dinheiro honesto, antes de ter meu primeiro milhão na conta eu ralei igual um condenado em pomar de goiaba, tomate e banana com meus tios e avós, depois na faculdade foi nos escritórios de contabilidade e financeiras. Só para citar o abismo em que se encontra hoje o Brasil.… Read more »

Antunes 1980

Geração mimi..

Defensor da liberdade

Geracão mimimi nada, geração que caiu no canto da sereia dos politicos que prometeram mundos e fundos, e lhes deram um país estagnado. Nossa geração também caiu neste canto no governo militar, e nos deram o mesmo resultado, quem não se lembra de um fogão custando milhões de cruzeiros?

Vinicius Momesso

Quem disse que o Brasil não desenvolve ciência? Na área tributária somos o número um! Go Brazil!

Defensor da liberdade

Vem aí a CPMF onde todos irão pagar, pobres e ricos. Quer dizer os pobres, pois os ricos vão comprar criptomoedas para fugir da tributação.

sergio ribamar ferreira

Sr. Defensor, com o devido respeito. Os jovens de hoje aqui em Bruzundanga foram criados com mimo e sem noção do verdadeiro valor do trabalho. foram criados para manter a inversão de valores que lhes foi imposta subliminarmente por meios de comunicação, uma educação deficitária e ideia do ‘politicamente correto’ em tudo. foram criados para serem cobaias de laboratório e hoje temos a geração nenen . Nem estudam, nem trabalham. Adoram música porcaria e decadente, não valorizam o trabalho nem a meritocracia, são massas de manobra e querem tudo de graça. São jovens até os trinta anos sem saírem de… Read more »

MGNVS

Esse caça ficou realmente bonito e imponente. Quanto a eletronica e sistemas de armas ou capacidade stealth do caça ja nao podemos opinar pois o que sobra em transparencia nos EUA falta na China, Russia e Israel (que tbm nunca divulga dados sobre segredos militares). Outrossim, olhando apenas as fotos em zoom e sem entrar em “achismos ideologicos inuteis” esse aviao chines parece muito bem feito. Ao que parece sao veridicos os “boatos” sobre o furto de dados tecnologicos do projeto F-35 americano por hackers chineses. So isso explica o salto tecnologico da China nesta area. Nao cabe aqui a… Read more »

JOSE CARLOS RANGEL TOLEDO JUNIOR

Cadê os Gripens Tailandeses para novo exercício? Se não perderem de 4×0 de novo, digo que a China tem um vetor de boa qualidade. Modo irônico ON.

Jota Ká

Dizem que eram caças obsoletos.
Este tipo de exercício não dá pra concluir nada! Pode ser que aceitaram apenas para avaliar as capacidades aéreas do vizinho. Vindo para a nossa realidade, dizem que teve até f5 matando f16. ?

Eduardo

Pão mal assado.

RENAN

Bem só a frota de 70 j20 já supera a capacidade de defesa aérea da FAB.
Portanto não podemos criticar os chineses e sim cópia Los em que da certo.
Exemplo pena de morte para tráfico, porte de intorpecente, corrupção.
Já ia sobrar dinheiro para investimento em tecnologia
Abraço

Zé

Renan, se tiver pena de morte para corrupção no Brasil então mais ou menos 70 % da população, empresarios, politicos e funcionários do serviço publico tinham de ser executados, comece por aplicar a regra a você.

RENAN

Zé perfeitamente
Isso nos livrará do mal amém

Mgtow

Viva o dragão!! Que o caminho para a sua natural liderança seja tranquilo sem precisar usar essa equipamentaría.

Mgtow

*China

sergio ribamar ferreira

Esqueci: quantidade ou qualidade. No início a China foi na quantidade, na engenharia reversa e aos poucos foi melhorando em qualidade. Lógico que a quantidade, pelo espaço geográfico, populacional, conflitos de fronteira e outras questões levaram a China escolher a quantidade de equipamentos militares que é estupendo. No mais, reitero o apreço Sr. Chen

MMerlin

Se forem 70, levando em consideração que o PA divulgou que no final de 2015 estava sendo lançado o primeiro J-20, temos 20 por ano mais 10 produzidos neste, o que bate com a média.
Levando em consideração a média de produção do F-35, também divulgado aqui, é de 70 aeronaves anuais.

Luís Henrique

F-35 foram cerca de 90 aeronaves produzidas em 2018.
Esse ano a previsão é de cerca de 130 F-35 produzidos.
E nós próximos 2 anos pode chegar a 160 por ano.

Porém uma boa parte da produção vai para os parceiros e para vendas FMS.

A China possui 3 linhas de produção do J-20 e abrirá uma 4a linha esse ano.
Cada linha parece que produz 12 J-20 por ano.
Portanto em 2018 é provável que tenham produzido 36.
Esse ano também e os primeiros J-20B com a 4a linha.

Em 2020 é provável a produção de 48 J-20.

Hook

J-20 é um mockup funcional, apenas voa. Sem radar, sem eletrônica embarcada, sem armamento integrado, nunca foi visto disparando qualquer armamento, propaganda.