Home Aviação de Caça Kit do caça stealth chinês J-20 para montar

Kit do caça stealth chinês J-20 para montar

11683
87

Nas fotos, o kit de plastimodelismo da DreamModel do caça stealth chinês J-20. Mesmo na escala 1/72, o modelo é bem detalhado.

A ilustração da caixa do kit mostra o J-20 abatendo um F-35.

Observar ampliando as imagens que as superfícies da fuselagem apresentam bordas serrilhadas, semelhantes às encontradas nos F-22 e F-35.

O primeiro voo do protótipo do caça stealth chinês Chengdu  J-20 ocorreu no dia 11 de janeiro de 2011 (11-1-11).

O programa de desenvolvimento J-XX (Chengdu J-20) foi iniciado no final dos anos 90. Uma proposta da Chengdu Aerospace Corporation, designada Projeto 718, ganhou o endosso da PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China) após uma competição de 2008 contra uma proposta de Shenyang que tinha tamanho maior do que o do J-20.

Em 2009, um oficial sênior da PLAAF revelou que o primeiro voo era esperado para 2010-11, com uma data de entrada de serviço em 2019. Em 22 de dezembro de 2010, o primeiro protótipo J-20 passou por testes de taxiamento de alta velocidade fora do Instituto de Design de Aeronaves de Chengdu. Três meses depois, o primeiro protótipo J-20 fez seu primeiro voo em Chengdu.

Várias mudanças foram feitas nos protótipos do J-20, incluindo novos materiais ​​de baixa observação e revestimento stealth, bem como estabilizadores verticais redesenhados em 2014.

Analistas observaram novos equipamentos e dispositivos para operações multifunção, como pods de designação integrados para munição guia de precisão e seis sensores infravermelhos passivos adicionais também podem ser vistos ao redor da aeronave. Em dezembro de 2015, a versão inicial da baixa cadência de produção (LRIP) do J-20 havia sido detectada por um observador militar.

A mídia estatal chinesa informou em outubro de 2017 que o projeto do J-20 havia sido finalizado e que ele estava pronto para a produção em massa e pronto para o combate.

Esta semana a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) liberou pela primeira vez uma foto de um caça furtivo J-20 mostrando o número de série de uma unidade de combate, indicando que o avião de caça terminou a fase de testes e está pronto para proteger o país.

Subscribe
Notify of
guest
87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patriota
Patriota
11 meses atrás

Solta pecinha?

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Patriota
11 meses atrás

Claro.
.
Senão que graça tem?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Patriota
11 meses atrás

Vai soltar, certeza! Hahahahaha

DENYS
DENYS
Reply to  Patriota
11 meses atrás

Esqueceu que chines??

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Patriota
11 meses atrás

Solta pecinha? Não sei. Vou comprar para comprovar.
Agora, o F-35 do meu filho descascou a pintura.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
11 meses atrás

Como brinquedo serve para a decoração. É stealth somente para os que usam ópio.

Tem gente que acredita que essa banheira voadora é furtiva.

MFB
MFB
Reply to  Tadeu Mendes
11 meses atrás

100+

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Tadeu Mendes
11 meses atrás

Com certeza este kit de plastimodelismo só serve para decoração, você queria voar com ele .kkkkkkkk

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Tadeu Mendes
11 meses atrás

Manda teu currículo para o Pentágono. Como proposta de emprego você coloca que observou que o J-20 é uma banheira voadora, e que eles estão se investindo em novas armas à toa.

Brunow Basillio
Reply to  Clésio Luiz
11 meses atrás

Clésio Luiz
“E olha que ele fez tudo isso analisando um plastimodelismo”

gordo
gordo
Reply to  Clésio Luiz
11 meses atrás

O que Você deixa explicito em seu comentário é algo que é em muito esquecido por “torcedores”, seja na área de tecnologia ou até mesmo no futebol. Se avião Soviético fosse ruim o f-4 phantom seria a espinha dorsal dos EUA/OTAN até os anos 2000, e os caças desenvolvidos nos anos 70 eram apenas para fazer girar alguma maquina de propina do Pentágono. As pessoas parecem ignorar de proposito essa versão da terceira Lei de Newton.
Hoje vemos Washington preocupado com a tecnologia 5g de celulares Chineses, mas apesar disso os aviões deles não prestam.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  gordo
11 meses atrás

Exatamente o meu ponto. A qualidade do equipamento russo/chinês se reflete na atitude de seus potenciais adversários. Como você bem descreveu, fossem ruins, não haveria preocupação em desenvolver coisa nova e muito mais avançada. E outra: não é preciso o inimigo fazer algo melhor que o seu. Se for o suficiente para fazer certas vantagens desaparecerem, está na hora de buscar algo novo que novamente te coloque na frente com uma margem confortável. Como os EUA sentiram na pele o que é entrar em conflito com equipamento inferior ou no máximo comparável, eles tomam a atitude de sempre ter o… Read more »

Barbosa
Barbosa
Reply to  Tadeu Mendes
11 meses atrás

Kkkkkkkkkkk… Presunçoso abatendo um F-35 na propaganda dos vermelhos… Kkkkkkkkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Barbosa
11 meses atrás

Pelo menos o F-35 tem de voar, né?

Denis
Denis
Reply to  Barbosa
11 meses atrás

Presunção ou não, ele foi desenvolvido pra isso. Ou não?

Mário SAE
Mário SAE
Reply to  Tadeu Mendes
11 meses atrás

Tadeu, menosprezar a tecnologia chinesa passou a ser algo um tanto quanto imbecil. Já estive na China algumas vezes representando nosso país, o que vi foi um profissionalismo e uma dedicação no desenvolvimento de tecnologias de ponta, que nos deixaram com enorme inveja. Se o J20 vai superar ou se equiparar a caças como o F22, o F35 ou o SU57 ainda não sabemos, mas que eles merecem parabéns por terem chegado ao patamar de desenvolverem um caça de quinta geração, sim, eles mereçem. Não me leve a mal, mas criticar as conquistas alheias não nos leva a lugar nenhum,… Read more »

fico só observando
fico só observando
Reply to  Mário SAE
11 meses atrás

A pergunta é quem é o Brasileiro para menosprezar Tecnologia seja ela de onde for? um País que desde o descobrimento até os dias de hoje se orgulha de ser uma terra AGRÍCOLA. AGRO NEGÓCIO RÍDICULO

sub urbano
sub urbano
Reply to  Tadeu Mendes
11 meses atrás

Quebrou meu record de negativações quando critiquei Israel, Chile e Estados Unidos no mesmo comentário.

JPC3
JPC3
Reply to  sub urbano
11 meses atrás

Mas se somar os dislikes de todos os seus nicknames você ganha.

O que o Chile fez? São nossos amigos e nos recebem super bem. Só porque se dão bem com os EUA?

MMerlin
MMerlin
Reply to  JPC3
11 meses atrás

O povo Chileno é de uma educação, tanto a nível acadêmico quanto comportamental, ímpar na América do Sul.
Seu grau de competência é refletido nas condições de estrutura e cuidado com suas cidades, também não encontrando par no mesmo continente.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Tadeu Mendes
11 meses atrás

As pessoas acreditam que o Nighthawk de 1981 é furtivo.
38 anos depois, um outro país é incapaz de conseguir o mesmo.
Afinal os EUA são habitados por uma raça alienígena muito mais avançada e nos demais países só nascem bebês com problemas mentais e burrice crônica.

Denis
Denis
Reply to  Luís Henrique
11 meses atrás

Boa.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Tadeu Mendes
11 meses atrás

Tadeu.
O que determina atualmente uma aeronave como stealth?
Formato furtivo, tintas, materiais compostos e outros recursos que diminuem os ecos de radar. Neste sentido, o J-20 é sim um avião stealth porque se preocupou com estas especificações.
Não existe uma classificação stealth positiva ou negativa de um avião baseado em seu RCS, mesmo porque o valor difere de acordo com a arquitetura utilizada pelo radar.
O que existe é uma avaliação preliminar para determinar o nível de furtividade. Lembrando que os valores são cunho totalmente secreto e confidencial, jamais chegando as pessoas que não estão envolvidas diretamente nos projetos.

MFB
MFB
11 meses atrás

Eu gostei, apesar de duvidar ao extremo das capacidades stealth dele. Quando ampliar as prateleiras talvez eu compre um J-20. Agora estou sem vagas :/

Chris
Chris
Reply to  MFB
11 meses atrás

No caso desse J-20, o detalhe stealth é bem perceptivel !

A questão é… Será tão stealth como os F-22 ou F-35 ? Daí é um pouco dificil de acreditar !

Mas tem outra questão… Não precisa ser tanto, para por medo em 90% do planeta.

MFB
MFB
Reply to  Chris
11 meses atrás

Esse é o ponto meu amigo. Eu duvido comparando aos que você citou. Concordo com seu comentário.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Chris
11 meses atrás

Chris, eu não acho tão difícil de acreditar.
O F-22 voou em 1997 e foi introduzido em 2005.
São 22 anos desde o 1o vôo.
As tecnologias estão melhorando de forma muito acelerada.
Veja uma analogia com os vídeo games, em 1997 estavamos no PlayStation 1.
Ano que vem estaremos no PlayStation 5.
O tempo não para, as tecnologias estão em ampla evolução em todas as áreas.
E países que Investem pesado alcançam resultados.

Wellington
Wellington
11 meses atrás

Aguardando o gripen E com os decals tupiniquim. Só.

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Wellington
11 meses atrás

Tambem aguardo o modelo E e talvez o F … quem sabe, né?

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Reply to  Rommelqe
11 meses atrás

Esse do Gripen è lindo, pena que eu nao tenho paciência nem habilidade para ficar montando, quando comprei foi sempre já todo montado e estrutura de metal .
Alguém de Recife sabe informar se há por aqui lojas físicas que comercializam?

Sidy
Sidy
Reply to  Thiago Aiani
11 meses atrás
Ronaldo Rangel Pires
Ronaldo Rangel Pires
Reply to  Wellington
11 meses atrás

Na mosca.

José Antonio
José Antonio
Reply to  Wellington
11 meses atrás

Para um país com dimensões como Brasil, ter caças Grupo em , é brincadeira. Deveria ser, pelo ao menos, um caça semelhante ao f-16.

Fernandes
Fernandes
Reply to  José Antonio
11 meses atrás

Sinceramente discordo de seu pensamento amigo, acredito que o Gripen NG é uma ótima aeronave, sendo superior em certos aspectos e semelhante em outros se comparado ao F-16.

Sidy
Sidy
Reply to  Wellington
11 meses atrás

Depois que entrar em produção, deve aparecer logo um kit dele. Eu apostaria na Kinetic ou na Hobby Boss, marcas que já fizeram o AMX na 1/48.

Bosco
Bosco
11 meses atrás

O sistema de operação do míssil de curto alcance é bem engenhoso. O do F-22 deixa a desejar.
*Ele lembra um pouco o Firefox.

ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES
ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES
Reply to  Bosco
11 meses atrás

De fato.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Eu fico pensando que um compartimento para míssil IR como o ASRAAM ou o A-Darter poderia ser ainda mais compacto e eficiente. Se tivesse uma versão com aletas dobráveis então, talvez desse até para lançar como num submarino.

Bosco
Bosco
Reply to  Clésio Luiz
11 meses atrás

O maior problema do míssil ar-ar de curto alcance é que de modo geral eles operam no modo LOBL e precisam trancar no alvo ainda no lançador. Tudo bem que já há mísseis com capacidade de atirar “por sobre o ombro” mas tal prática ainda é exceção. Em tento que trancar no alvo o jeito é fazer do jeito que fazem. A solução mais estranha é a do Su-57 com aquelas duas “canoas”. Alguém já viu elas abertas com um míssil dentro? Eu confesso que nunca vi. Fato é que em uns 10 anos o laser deve substituir os mísseis… Read more »

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Em tento que trancar no alvo o jeito é fazer do jeito que fazem.
A solução mais estranha é a do Su-57 com aquelas duas “canoas”. Alguém já viu elas abertas com um míssil dentro? Eu confesso que nunca vi.

——

Se você realmente quiser, você pode ver:
http://paralay.world/s37/402.jpg

Bosco
Bosco
Reply to  Evgeniy (RF).
11 meses atrás

Evgeniy,
Me refiro aos compartimentos que levam os mísseis R-74 no Su-57

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Não, isso ainda não foi mostrado.
No final de agosto, haverá um show aéreo MAKS-2019, haverá uma exposição estática com o Su-57, talvez eu mostre lá.

Flanker
Flanker
Reply to  Evgeniy (RF).
11 meses atrás

O Bosco falou em Su-57 e vc colocou o link para uma foto do demonstrador Su-47.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Flanker
11 meses atrás

Este é o Su-47 com o compartimento principal do Su-57.

Bosco
Bosco
Reply to  Clésio Luiz
11 meses atrás

Os compartimentos de mísseis de curto alcance do F-22 foram dimensionados para o AIM-9M , muito grande. Agora, com os AIM-9X, sobra espaço.
Tivesse verba com certeza daria pra colocar 2 AIM-9X em cada lançador. rssss
*Vale salientar que aquelas portas abertas do F-22 logo quando ele se prepara para o combate WVR deve atrapalhar muito a manobrabilidade.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Será? Talvez se aquele projeto de míssil “hitile” com metade do tamanho do AMRAAM for pra frente, possa ser uma possibilidade:

comment image

Chris
Chris
Reply to  Bosco
11 meses atrás

E li por aí… Que com as portas abertas… O fator stealth se vai…

Bosco
Bosco
Reply to  Chris
11 meses atrás

Chris,
Mas no combate visual (WVR) o fator stealth é irrelevante.
No caso de combate BVR as portas se abrem por apenas 2 segundos.

Leonel matos
Leonel matos
Reply to  Bosco
11 meses atrás

O sistema do míssil de curto alcance é nas laterais do porão principal a mim parece similar ao f22

Bosco
Bosco
Reply to  Leonel matos
11 meses atrás

Leonel,
No F-22 as portas do compartimento de míssil de curto alcance se abrem e o míssil é eriçado pra fora. No J20 as portas se abrem, o míssil é colocado pra fora e as portas se fecham, ficando só o míssil do lado de fora. Isso reduz o arrasto e não piora a manobrabilidade.comment image

Super Tucano
Super Tucano
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Achei que esses misseis já estivessem pendurados do lado de fora desde o início. Não sabia que vinham das baias laterais. E maginava que haveriam ainda mais misseis de curto alcance guardados.

Super Tucano
Super Tucano
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Nesta foto são 2 misseis por compartimento ventral, no modelo são três misseis. Quantos mísseis o J20 pode levar internamente e externamente?

Eden Prates
Eden Prates
Reply to  Super Tucano
11 meses atrás

Até agora, todas as imagens divulgadas mostram claramente os 4 mísseis BVR PL-15, ao ver a matéria deste kit, tb fiquei intrigado com os 6 mísseis. Mas o kit parece ser ótimo, é uma belíssima aeronave.

heitor
11 meses atrás

agora sim se esta falando a nível dos comentaristas/especialistas em tecnologia secreta do poder aéreo

leonidas
leonidas
11 meses atrás

Um J 20 abatendo um F 35 só mesmo na caixa do modelo ( em combate corpo a corpo claro). Pois são aeronaves de categoria diferentes, apesar do F 35 também não ser um caça de superioridade aérea como o F 22 neste quesito (salvo engano de minha parte claro) ele esta bem a frente do J 20…

leonidas
leonidas
11 meses atrás

OFF Topic…
Ainda bem que temos os Chineses para apimentar o mundo dos equipamentos militares (Ar/Mar e Terra) com novos projetos, se dependesse só dos Russos a coisa toda estaria um marasmo só…rs

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  leonidas
11 meses atrás

Eles simplesmente não tem mais como bancar essa brincadeira, saiu aqui mesmo em outra matéria que a indústria militar deles está em crise por míseros e ridículos* 10 bilhões de dólares, menos de apenas um Gerald Ford, menos de um CENTÉSIMO do programa F-35, são escalas muito diferentes não dá pra fazer milagre!
*comparando com os EUA obviamente

Leonel matos
Leonel matos
Reply to  Carlos Gallani
11 meses atrás

O preço de um trilhão e meio do f35 já inclui mais de 2000 f35 bem como treinamento de pilotos peças de reposição e tudo mais não é só o valor do projeto

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  leonidas
11 meses atrás

O PIB da Rússia é mais ou menos equivalente ao do Brasil.
Logo, há sérias limitações para fazer frente aos EUA/OTAN.

J-20
J-20
11 meses atrás

A galera do plastimodelismo já esperava algum modelo como esse. Falta J-20 nesse nicho de mercado

Urubu-Rei
Urubu-Rei
11 meses atrás

Pessoal, não achei qualquer referência a esse kit na internet… onde vcs conseguiram essa informação?

Sidy
Sidy
Reply to  Francisco Herês
11 meses atrás

Este kit no link é da Trumpeter. A marca do kit da reportagem é Dream Model.
Sobre o kit da Trumpeter, tem um review aqui:

https://www.cybermodeler.com/hobby/kits/tru/kit_tru_1663.shtml

Em relacão ao kit da reportagem, também não conhecia a marca e não achei reviews sobre o kit.

M65
M65
11 meses atrás

Imediata lembrança dos modelos Revell 1:72

Maurício.
Maurício.
11 meses atrás

Pessoal, dêem uma olhada nessas imagens do F-22 https://www.instagram.com/p/B0l3EWCho3j/?igshid=k54o8c4zvn0e será que é Photoshop ou é real? Achei estranho.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Os F-22 voando fora da linha de frente estão sem pintura RAM para diminuir os custos. Tem Raptor voando totalmente cinza sem rebites visíveis.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Clésio Luiz
11 meses atrás

Clésio, sem a tinta RAM tudo bem, mas o que eu achei estranho foi aquelas rachaduras, minha dúvida é se as tais rachaduras são reais ou não.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
11 meses atrás
Pangloss
Pangloss
11 meses atrás

Eu estou aguardando o kit do Qaher-313 iraniano, para poder usá-lo em engenharia reversa.

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Reply to  Pangloss
11 meses atrás

Não será possível Pangloss, a força aérea iraniana teria que desmontar o próprio LOL XD

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Pangloss
11 meses atrás

Eu também… esse sim é especial!!!

Sidy
Sidy
Reply to  Pangloss
11 meses atrás

Este cara montou um, em comissão, a partir de um kit de resina.

https://www.aircraftresourcecenter.com/Gal13/12801-12900/gal12836-Qaher-313-Cvetic/00.shtm

Valgo
Valgo
11 meses atrás

É um caça de respeito!Os Yankees estão bem preocupados, até já fizeram uma cópia.

Alfredo RCS
Alfredo RCS
11 meses atrás

Interessante, acho que China e URSS e outros paises utilizaram os kits da Revel e outros fabricantes para copiarem, ao longo de decadas, as tecnologias de design da industria (nao apenas as de defesa) americana…Será???

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  Alfredo RCS
11 meses atrás

Com certeza! 🙂

DENYS
DENYS
11 meses atrás

motor russo, isso é um fato.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
11 meses atrás

Atenção: algumas unidades estão vindo sem a cola super-bonder.

Alfredo RCS
Alfredo RCS
Reply to  Dr. Mundico
11 meses atrás

“Super Bonder” ou “genérica”???

teropode
11 meses atrás

A paciência pra colar pecinhas ficou pra trás, os modelos já montados agora reinam .

Leo
Leo
11 meses atrás

Fico vendo muita gente subestimado a tecnologia chinesa, se fosse assim porque os E.U.A investem tanto em novas tecnologias para nao ficar para trás? Os chineses nao estao para brincadeira e essa nave vai dar muita dor de cabeça…

carvalho2008
11 meses atrás

Não tenho duvidas que o F-22 é de longe melhor…..

Não tenho duvidas que apesar disto, o J-20 estaria entre os melhores caças do mundo tambem….

Rodrigo
Rodrigo
11 meses atrás

Embora se diga que novos equipamentos e dispositivos para operações multifunção já estejam integrados, pra min esse avião é mais um interceptador para superioridade aérea do que qualquer outra coisa, ou seja é otimizado pra isso, não é multirole ainda, só considerando essa parte já comprova que o Raptor com certeza é muito melhor, mesmo porque esta em desenvolvimento a mais tempo e o Americanos devem ter se arrependido de terem parado a sua fabricação… (A Boeing com as novas versões do F-15 agradece) um erro com certeza apostar fichas só no F-35. Mais lógico os Chineses estão de Parabéns,… Read more »

Mairton Melo
11 meses atrás

Se engana quem pensa que isso é apenas um modelo comum. Modelos, via de regra, representam fielmente um objeto em escala. Se brincar esse kit é a melhor representação física que se dispõe do J-20; um avião que é envolto de mistério, seja pela barreira linguística seja pela da informação.

Sergio Prado
Sergio Prado
11 meses atrás

Os “china” pregam o secretismo do projeto. Ai aparecem umas fotos de satélite e mais tarde aparecem fotos de spotting meio que sem foco…ai a aeronave vai para uns shows mais restritos…e agora uma maquete da Dream Model !!!!!
Não fica mais fácil agora fazer uma análise a partir deste “Mokup” em miniatura????

Mauro Gardusi
Mauro Gardusi
11 meses atrás

O avião até que é bonito, mas esses bocais dos motores… Não casam com o resto do avião. Fica parecendo remendo. Eles gostam tanto de copiar, podiam tentar copiar o desenho dos bocais do F-22. Ia ficar mais harmônico. O mesmo vale para o Su-57. Tem bastante trabalho pra fazer ali atrás

Sidy
Sidy
11 meses atrás