Su-35

Em 4 de junho de 2019, um avião P-8A Poseidon dos EUA que voava no espaço aéreo internacional sobre o Mar Mediterrâneo foi interceptado por um Su-35 russo três vezes ao longo de 175 minutos. A primeira e terceira interação foram consideradas seguras.

A segunda interação foi considerada insegura devido ao Su-35 conduzir um passe de alta velocidade diretamente em frente à aeronave da missão, o que colocou nossos pilotos e tripulação em risco. A tripulação do P-8A relatou turbulência após a segunda interação. A duração da interceptação foi de aproximadamente 28 minutos.

Tendo em vista que a aeronave russa operava no espaço aéreo internacional, essa interação foi irresponsável. Esperamos que eles se comportem dentro dos padrões internacionais estabelecidos para garantir a segurança e evitar incidentes, incluindo o Acordo de 1972 para a Prevenção de Incidentes no Mar e em Acima do Mar (INCSEA). Ações inseguras aumentam o risco de erro de cálculo e o potencial para colisões no ar.

A aeronave dos EUA estava operando de acordo com o direito internacional e não provocou essa atividade russa.

P-8A Poseidon

FONTE: US Navy 6th Fleet

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Manoel Jorge Marques Neto

Sempre assim.

Salim

Desapontador esta irresponsabilidade de pilotos interceptando aviões em aguas internacionais, só depõem contra o profissionalismo das forças aéreas destes paises. Coisa de moleque.

Tiago

EUA faz a mesma coisa ali na região do Alasca, eles não permitem que aviões trafeguem em águas internacionais sem avisar eles.

Victor Filipe

Os EUA só interceptam aviões militares (ou civis não registrados, voos irregulares) que entram na ADIZ Air Defense Identification Zone

Interceptações na ADIZ são normais e aceitadas por todos os países apesar de estarem alem de território nacional.

Entretanto, quando se esta sobre águas internacionais (de fato) uma interceptação é TOTALMENTE desnecessária

francisco Farias

Pesquisa para ver os casos de aviões civis interceptados e até mesmo abatidos pelos yankes.

Chris

Olha… Eles podem interceptar, é comum e, na dúvida, é aconselhável.

Agora… Por a segurança do outros em perigo é outra história…

Pampapoker

Uma coisa é interceptar, a outra é colocar em risco um avião em voo causando turbulência.

Ricardo

Deve ser por isso que o comentário esta no plural…

Salim

No meu comentario náo cita paises, recrimina moleques que acham que podem colocar em risco a vida de outras pessoas e por conseguinte prejudicam seus paises, incluo também seus superiores.

francisco Farias

Quem está na chuva é para se molhar e quem não pode com um pote não pega numa rodilha.
O choro é porque foi um avião da Rússia se fosse de outro paiseco os yankes o teriam abatido.
Em 2001 o piloto de um avião americano, modelo EP-3, jogou o seu avião para cima de um caça da China causando a morte do piloto chineses. (https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2001/010401_aviao.shtml)

António Santos

Com o devido respeito, acho que está equivocado quando diz que o piloto do EP-3 abalroou o caça chinês, quando o que aconteceu foi justamente o contrário. Um avião turbo-hélice do porte do EP-3 nunca teria a agilidade e destreza para embater num avião que é, pela missão que desempenha, veloz e altamente manobrávrel, a menos, claro, que o piloto chinês tivesse deliberadamente colocado o avião de modo a não poder evitar a colisão. O que aconteceu realmente nunca saberemos, mas o que é certo é que do piloto chinês nunca mais se soube nada(que conveniente para o governo chinês!!).… Read more »

MARCOS ANTONIO RAMOS

Isso é pra segurança das próprias aeronaves russas, pois avião trafegando em água, pode afundar.

Lennos

Alguns são cegos, outros são Burros!!!

francisco Farias

Os norte-americanos são tão bonzinhos. Só falam a verdade e tudo o que fazem é correto. Os bichinhos nunca fazem nada de errado.
É por isso que os cucarachas idolatram os yankes.

Pedro

Estranho que durante os embates no Golfo de Sidra nos anos 80, a mesma USN derrubou dois jatos Líbios sobre espaço aéreo e marítimo internacional com a desculpa que ambos estavam em rota direta a um Porta Aviões e era um ato de legitima defesa. Esse P-8 estava em rota direta contra a base Russa na região (Síria) e, diferentemente da USN no passado, não abateu ninguém e ninguém saiu ferido ou morto. Alem disso, todas as semanas aviões de ELINT e reconhecimento dos EUA e Israel sobrevoam o Mediterrâneo, mas essa foi a primeira vez que tal aeronave foi… Read more »

Madvad

Só esqueceu de dizer que um deles disparou um míssil contra os Tomcat..

Marco

Pedro não tem nada de estranho não. No primeiro combate no Golfo de Sidra em 1981 um dos Su-22 disparou contra os F-14 que, após a agressão, revidaram derrubando os dois Su-22 Líbios. Bom lembrar que antes de ocorrer este combate a USN interceptou cerca de 35 aeronaves líbias sem disparar contra elas. Quanto ao espaço aéreo internacional à época o ditador Muamar Kaddafi não pensava assim e considerava o Golfo de Sidra como mar territorial líbio. No combate de 4 de janeiro de 1989 os F-14 chegaram a se afastar dos MIG-23 para demonstrar que não tinham a intenção… Read more »

Pedro

Vc só esquece dos detalhes importantes neh? Em 1981 a USN foi fazer um exercício militar justamente em águas disputadas com a Líbia onde essas 35 interceptações se deram no limiar das águas territoriais reconhecidas da Líbia. No primeiro incidente um S-3 estava fazendo algo que para os Líbios poderia ser minagem, e mandaram dois Su-22 para investigação (detalhe, o avião nem caça é), por algum tempo foram acompanhados por um par de F-14 que, em certo momento mudaram para uma formação de ataque, aceleraram e foram diretamente aos Su-22, que estavam muito mais em formação de um voo de… Read more »

Marcelo Andrade

Parei de ler quando vc escreveu “um dos pilotos do Su-22 disparou um AA-2, a que tudo indicou por susto ao ver o F-14 vindo em sua direção.” Tá de sacanagem!!! Você já viu como se prepara um botão de disparo de míssil no manche de um caça? Existe um protetor justamente para evitar um acionamento de “susto” !

Marco

Pedro respeito sua opinião, mas disparar por susto não dá. Outra coisa me diga como os pilotos dos F-14 iriam saber que um míssil foi disparado contra eles por… susto. Tinham que abrir fogo mesmo. Quanto ao episódio de 4 de janeiro de 1989 sempre é bom lembrar-se que duas semanas antes (21 de dezembro) o maluco do Kadaffi como vc mesmo definiu, explodiu um B-747 sobre Lockerbie e esta anv estava lotada de crianças voltando para casa. Vc queria que após este fato os F-14 fizessem carinho nos Mig-23? Outra coisa, como os F-14 descobririam que os mesmos estavam… Read more »

António Santos

Como deve saber os Tomcat que abateram os caças líbios tanto em 1981 como em 1989 obedeceram ás chamadas “rules of engagement”, segundo as quais só podem atacar os seus oponentes depois de estes os atacarem primeiro, portanto os caças da USN agiram em sua própria defesa respondendo a um ataque deliberado, independentemente de serem águas internacionais.
Relativamente aos vôos ELINT(Espionagem electrónica-ELectronic INTeligence) nem faria sentido derrubar um avião desse tipo porque não houve ataque armado nem ameaça directa como no caso dos confrontos no golfo de sidra; os russos a fazerem apenas o habitual “muscle flexing” nada mais.

Cristiano de Aquino Campos

Porquê um avião de patrulha que deve patrular o mar territorial de um país estava patrulhando águas internacionais?
Ou ele estava em trânsito ou fazendo busca se salvamento?
Pergunto pois tais aviões tambem fazem ações de inteligência e porque pelas mesmas leis internacionais, se o avião visse um navio lotado de terroristas trocando armas por drogas com um navio lotado de traficantes eles não poderiam fazer nada.

M.@.K

Fiquei com a mesma dúvida com relação ao Su-35…

EduardoSP

Seu ponto inicial está errado. Aviões patrulha não devem patrulhar só mar territorial.

Jacinto

Até porque mal territorial, a rigor, são apenas 22km

Carlos Campos

coisa normal, todo país vai além de suas ZEE patrulhar, não deixam o inimigo chegar perto, melhor saber quem está trafegando perto de suas águas.

ScudB

Não é difícil de entender : espionando as áreas próximas das bases militares russas.Provavelmente na segunda volta chegou muito perto :comment image
Alem disto recentemente ha movimentação intensa na Idlib onde Tigres estão tomando varios pedaços a cada dia.
Resumindo – coisas de sempre..

Pedro

Tanto os Russos como os Sirios ja perceberam que cada ataque de drone que acontece, é precedido de voos de P-8. Não é a toa que nos ultimos dias houveram alguns ataques deste tipo a base russa e outra siria na região. Note que seu mapa mostra em um momento o P-8 indo em curso direto a base russa. Não ha duvida alguma sobre quem provocou o que ou quem foi o profissional ou o enxerido.

DOUGLAS TARGINO

Para os EUA, tudo que a Russia faz é insegura! Os EUA só fazem as coisas certas e os Russos as erradas. Issu é verdadi.

Eduardo dos Anjos

Verdade, sempre o mesmo mimimi, posicionar misseis na Europa apontados para a Russia pode, agora foi a Rússia posicionar misseis em Cuba em 62 que os EUA surtaram! Dois pesos duas medidas, EUA sempre agiram assim, alias, antes que alguém pense que tenho um lado, digo que ambos não são santos, esta cena acontece a décadas em ambos os lados, como os capítulos do Chaves no SBT, todo mês se repete!

Washington Menezes

É sempre está mesma cantilena, se aproximaram de forma perigosa… blá blá blá…

Cavalo-do-Cão

Interceptação de P-8A por Su-35 russo foi insegura, diz Marinha dos EUA :

https://www.youtube.com/watch?v=xrCGy0uE2Tc

PauloSollo

Quem inaugurou isto foram os russos:
https://youtu.be/N4jQhnXrWbg
https://youtu.be/SME4w037FgA

Antoniokings

Posso imaginar a preocupação de Putin com essa notícia.

Nilton L Junior

A preocupação do Neo-Kzar Putin é se os SU-35 deixarem de fazer seu papel assustar os americanos, ai sim ele ficaria furioso.

Antoniokings

É só para exercitar.
kkkkkk

Ricardo Bigliazzi

Segue o jogo. Essa briga de “gato e rato” deve durar enquanto esses dois Países existirem.

Fica a torcida para que a destreza dos pilotos envolvidos sempre esteja na melhor forma.

Quanto a choradeira? Nada mais do que o esperado.

francisco Farias

O rato é sempre os yankes que se metem no território dos outros.
A Russia tem é que meter o pau nessas frangas.

Adriano Madureira

O SU-35 pode causar turbulência a ponto de desestabilizar uma aeronave tão grande como o P-8 Poseidon?

BILL27

Claro que pode po …esteira de turbulencia causada tanto pelo escape dos motores quanto pelo deslocamento de ar da aeronave em aceleração

Carlos Campos

sim,

Fernando Turatti

Se carros de F-1, a míseros 300 por hora já ALOPRAM com a aerodinâmica de outro carro de F-1, imagine só essa brincadeira toda com aparelhos que literalmente “andam” usando a aerodinâmica para sustentação.

Victor Filipe

A Interpretação de texto do brasileiro médio é sofrível o problema principal não é a interceptação, esse joguinho rola dos dois lados o problema é como ela é conduzida, uma aeronave fazendo voo próximo com outra gera riscos, voos em formação é complicado mesmo para pilotos que treinam em conjunto (veja casos de colisões aéreas) voar muito próximo é problema e pela reportagem o piloto do Su-35 fez uma passagem rápida pelo P-8 e passando para frente dele que causou turbulência (sim isso pode acontecer) para acontecer isso ele teria que estar bem perto, então existe o risco de colisão… Read more »

Gustavo

Poseidon é tipo um avião comercial?
Se não for qual a diferença?

Julio

Boeing 737-800, a diferença está nos equipamentos e algumas na fuselagem.

Antonio FERNANDO Vieira De Sousa

Insegura pode até haver sido, mas que foi interceptado isso sim o foi.

Felipe Silva

Russos não são profissionais. São fanfarrões.

Carlos Campos

são profissionais da perturbação, e doidos pq eles próprios podem perder um avião de dezenas de milhões de dólares.

Alexandre

Pergunta- um p-8 no mediterrâneo. Um su-35 no mediterrâneo. Nenhuma oposição ao su-35 no mediterrâneo. Quem impediria a derrubada do p-8 no mediterrâneo?

Felipe Silva

Materialmente nada. Por não se encontrar numa zona quente, apenas sobrevoando o espaço aéreo internacional, não voa com escolta de caças. Não é para correr risco. O fator dissuasorio de abater deliberadamente uma aeronave americana pacífica implica em saber da retaliação americana, que é séria. Essa seria a proteção que o impediria de ser atacado.

Alexandre

Espaço aereo internacional em rota direta para área quente em prontidão de combate!
Aeronave pacífica? Para esse tipo de aeronave a não ser que esteja com todos os seus equipamentos desligados, todo voo é um vôo operacional de combate! Portanto nada há de pacífico na aeronave e em sua missão!

Marcelo Andrade

Deus!

Nilton L Junior

Interceptação da tchutchuca pelo tigrão foi inseguro … esses Su-35 malvados fazendo isso em águas internacionais.

Marcos R.

Quem é tchutchucada quando um porta-voz russo declara isso?

“O F-22 lançou chamarizes (flares) e usou freio aerodinâmico ​​enquanto manobrava constantemente perto dos jatos de ataque russos, imitando um combate aéreo”
Ps. Essa foi uma das ocasiões em que o SU 35 “detectou” um f22.

Juscelino

Brasileiros com síndrome de vira-latas torcem pelo mais fraco (Russia).

rui mendesmendes

E os fanfarões, pelo mais forte(só em termos economicos), pensam eles.

Antunes 1980

Na próxima vez alguns F-15 acompanhando os P-8, já serão mais do que suficientes para afastar esses Sukhoi. Na região do Alasca, aquela lata velha do tu-95 vive passando calafrios quando vê os F-22 do seu lado.

comment image

Gilmar

Sim, é antigo. Mas por favor não chame essa belíssima aeronave de “lata velha”

BILL27

Este avião pode ser tudo ,menos belo rs

Nilton L Junior

Antunes não viaja … posta ai reclamação dos Russos por interceptação perigosa dos EUA.
Da próxima vez vão continuar tchutchuca.

Marcos R.

Vide acima

Nilton L Junior

A única reclamação é dos EUA ai em cima não tem nada.

Marcos R.

Quem é tchutchucada quando um porta-voz russo declara isso?

“O F-22 lançou chamarizes (flares) e usou freio aerodinâmico ​​enquanto manobrava constantemente perto dos jatos de ataque russos, imitando um combate aéreo”
Ps. Essa foi uma das ocasiões em que o SU 35 “detectou” um f22.

Rene Dos Reis

Fala isso não cara , esse bichão ai e o B-52 tem muita historia pra contar.

BILL27

Sim ,eles tem mesmo .Só não concordo que seja uma aeronave bonita .

Mig35

Para você Antunes 1980:
https://youtu.be/i7iyDCchsg8

Daniel

Primeira vez que vejo foto do F-22 com tanque externo de combustível.

rui mendesmendes

Um F15, não dá nem para o SU35 BRINCAR.

α Tau

“Quando um homem quer matar um tigre, chama a isso desporto; quando é o tigre que quer matá-lo, chama a isso ferocidade”

George Bernard Shaw

Conversa entre navio da marinha dos Estados Unidos e o Noroeste da Espanha:

https://www.youtube.com/watch?v=nxscB5ZIcV4

Navio EUA provocando a marinha russa no Mediterrâneo:

https://www.youtube.com/watch?v=xrCGy0uE2Tc

Victor Filipe

O primeiro video já foi comprovado tantas vezes que é fake que quando eu vejo alguem compartilhando eu imagino que seja ignorância ou mau caratismo…

CESAR ANTONIO FERREIRA

Uma coluna “infindável” de comentários sobre uma interceptação, cuja imagem ninguém tem…

Discute-se sobre o “profissionalismo” do piloto interceptador, sem imagem alguma para embasar o julgamento…

É vontade de discutir sobre o nada, ou dar vazão aos próprios preconceitos?

PauloSollo

É o direito das pessoas se manifestarem sobre o que quiserem e quando quiserem, independente de alguns chatos rabugentos acharem os comentários relevantes ou não. É assim numa democracia.

Wilson

Os Russos sempre foram párias internacionais e o chineses estão aprendendo com eles…

Marcelo Andrade

Museu de Novidades!! Segue o mesmo jogo da Guerra Fria! Ambos países interceptam aviões de ambos países há décadas! Não vou nem entrar na guerra anti-submarino entre as duas Marinhas por mais que possa ser uma Teoria da Conspiração!!! ainda bem que não vendi minha coleção dos anos 80 “Aviões de Guerra” da Abril Cultural!!!