Tupolev Tu-160
Tupolev Tu-160

Por Sérgio Santana

Há alguns dias foi divulgado que uma operação digna das melhores tramas de espionagem acabou por revelar os segredos tecnológicos incorporados à última versão do bombardeiro estratégico “Blackjack”, a Tupolev Tu-160M, que voou no final de janeiro de 2018.

Era necessário conhecer os detalhes da modernização da aeronave que nos anos mais recentes tem protagonizado voos de treinamento a longa distância, frequentemente desafiando várias forças aéreas da OTAN ao mesmo tempo, além de mobilizar unidades de Lockheed Martin F-22A “Raptor” baseadas no Alasca em alertas de defesa aérea.

Os principais organismos de espionagem do Ocidente, como a Agência Central de Inteligência norte-americana, CIA, e o serviço de Inteligência exterior britânico, o não menos famoso MI6, órgão de origem do mais famoso agente de espionagem fictício de todos os tempos, James Bond, estabeleceram uma operação conjunta, que também envolveu fontes russas diretamente relacionadas à aeronave.

Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes acerca das suas identidades é sabido que elas coletaram dados sobre as novas capacidades do Tu-160M e os anotaram em papéis, o que leva a crer que sejam técnicos das diversas fábricas envolvidas no projeto e fabricação dos novos componentes. Mas ainda persistia o problema de como retirar o material para fora da Rússia sem provocar desconfiança ou retaliações, a exemplo de agentes mortos misteriosamente.

A resposta veio na viagem de dois bombardeiros “Blackjack” em dezembro de 2018 para a Venezuela, em meio às tensões entre Estados Unidos e Rússia na disputa pela hegemonia do país latino-americano, detalhada aqui pelo Poder Aéreo. E na forma de uma caixa contendo 125 envelopes do chá “Tsarska Korona”, muito popular no país a ponto de ser saboreado pelas tripulações da VKS russa em voos de longa distância, caso a aeronave em questão seja equipada para tal, como o Tu-160, que possui dispositivos para preparo de refeições. Os papéis com as informações foram escondidos dentro da embalagem de chá destinada a um dos bombardeiros, o que faz supor que militares também estejam envolvidos na trama, já que preparam as aeronaves para as missões.

O fato é que uma hora após terem chegado à Venezuela (depois de um voo com duração superior a 13 horas, no qual provocaram as defesa aéreas da OTAN) as aeronaves tiveram seus depósitos de resíduos esvaziados e a caixa de chá, ainda contendo alguns pacotes,  foi recuperada por um agente (cuja identidade também não foi revelada ainda) e levada para um oficial de inteligência da CIA então hospedado num hotel em Caracas.

Bombardeiro Tu-160 na Venezuela

Os dados foram compartilhados com países da aliança ocidental, prejudicando em grande parte um esforço de modernização com custos superiores a 100 bilhões de rublos, que inclui novas versões dos motores  Kuznetosov NK-32 e novos dispositivos como a incorporação do radar Novella NVI.70 (no lugar do Obzor-K); o sistema de navegação K-042KM (que abrange o navegador inercial BINS-SP-1, o dispositivo de navegação astronômica ANS-2009M e um computador de navegação); o radar de navegação DISS-021-70, o receptor de navegação por satélite A737DP, o piloto automático ABSU-200MT e a suíte de comunicação S-505-70; novo sistema de displays digitais e o pod Raduga APK-9E Tekon para uso com as bombas UPAB-1500.

Por fim, é digno de nota constatar que mesmo no século XXI as relações internacionais ainda testemunhem ações típicas dos tempos mais quentes da Guerra Fria, trazendo de volta o legado de mestres da espionagem como o engenheiro eletrônico Adolf Georgievich Tolkachev (1927-1986), um dos projetistas-chefe do Instituto de Pesquisa de Engenharia de Rádio, mais tarde conhecido como “Fazotron”.

Desiludido com a repressão soviética aos seus familiares, em janeiro de 1977, Tolkachev aproxima-se de altos funcionários do governo norte-americano em um posto de combustível em Moscou, reservado à diplomacia estrangeira, e depois de perguntar a um dos motoristas em espera se ele era americano, discretamente lança um bilhete para dentro do carro, dando início então ao que é considerada uma das mais abrangentes, benéficas ou danosas (para os soviéticos) operações de repasse de documentos secretos de todos os tempos.

Tolkachev, sob o codinome “CKSPHERE”, entregou absolutamente todos os detalhes técnicos dos sistemas de armas e aviônicos de missão de todas as aeronaves projetados pela empresa em que trabalhava, passando à história das ações de Inteligência como o “espião de um bilhão de dólares”, estimativa da quantia que seus documentos permitiram ser economizada em investimentos militares ocidentais.


*Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL). Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociedade, Segurança e Cidadania (UNISUL). Pós-graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Autor de livros sobre aeronaves de Inteligência/Vigilância/Reconhecimento. Único colaborador brasileiro regular das publicações Air Forces Monthly, Combat Aircraft e Aviation News.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evgeniy (RF).

Prão paixões de espionagem.
E se desinformação?

Rui Chapéu

“Maskirovka”

That is exactly what you and Rustam are paid for.

Do you deal with all the Latin America or just Brazil?

How much are your paycheck?

———————————-

Maskirovka

É exatamente isso que vc e o Rustam são pagos para fazer.

Vcs fazem isso na América Latina toda ou apenas no Brasil?

Quanto que vcs recebem por mês?

Sérgio Santana

Está se referindo a mim, Rui Chapéu ?

Evgeniy (RF).

“Maskirovka”
Este é apenas um disfarce na tradução. Termo incorreto para tal trabalho. Aqui é mais apropriado:”vnedreniye”, isto é, “implementação”.
O que estamos fazendo? Sabe-se que vamos descobrir a verdade, e depois o regime sangrento, toda a mídia democrática dispersou e matou jornalistas. Você tem que descobrir a verdade assim.

Paulo Cesar

Papéis? Sério!!??
Que história mais sem pé nem cabeça!
Ainda bem que não há meios para carregar e transmitir grandes quantidades de informação, se não teriam trazido o projeto do avião inteiro!
Quando leio ficção científica eu penso que se existissem microSD, pendrives ou internet a espionagem deslancharia…

Sérgio Santana

Paulo César, o que chama mais atenção hoje ? Emails, pendrives, microSD, ou meros papéis ? Entendeu agora ???

Paulo Neves

Coisa estrombótica demais!
Bastava colocar em um meio qualquer de armazenamento em um local pre combinado e alguém da embaixada pegaria mais tarde, na hora que quisesse. Ou de uma empresa de fachada, ou da CIA ou do MI, sei lá!
Mas caixa de cha para a Venezuela e dentro do Avião…

Jota Ká

Os caras devem tomar muito chá , dezenas de quilos de sachês. Só pode para colocar informações suficientemente relevantes papéis. Ou num destes sachês continha um pendrive ou sd. Mas esta tese envolve muitos intermediários (militares russos, elementos do regime venezuelano) numa missão bem esporádica para o subcontinente sulamericano. Seria muito mais fácil um contato direto entre as partes em algum local da Rússia (hoje, ao contrário dos tempos da URSS, o dierito de ir e vir, de nacionais e estrangeiros, é mais ou menos livre) ou adjacências. Mas esta opção mais prática seria bem menos “midiática”, talvez nem merecesse… Read more »

Leitor Sincero

Não sabe nada de informática.

Chris

Parece notícia do Sputinik…. heheh

Era so entregar os papéis numa embaixada americana ou inglesa e transferi-los criptografados.

Se acham que os russos teriam condições de abrir e ler, todas as cartas enviadas para fora do país.

E ainda divulgaram a façanha ?

Bueno

Top !!! Todo mundo tem um preço e aqueles que dizem que não tem, geralmente são os mais baratos. Daniel Pierre

Fabio Jeffer

Alguns milhões de money seja de que moeda for

Carlos Campos

menos bolívar venezuelano esse mesmo em milhões não vale nada

Nivaldo Antônio da silva

A única coisa que não consigo acreditar é que uma agência de espionagem consegue uma baita informação desta e 2 meses depois divulga. Td inclusive como foi conseguido …a forma como é descrita embora não usual sem usar sofisticada tecnologias até e possível afinal as vezes das coisas mais simples e que se pode obter grandes resultados então a caixinha de chá pode ser uma grande sacada….agora o serviço secreto americano deixar esta informação se espalhar por aí. Aí não né. Ninguém faz isso imagina só é como divulgar a fonte

Sérgio Santana

Nivaldo, a informação não foi divulgada pela CIA ou MI6. Não falaram uma vírgula sobre…

Defensor da liberdade

Depois vem a neoconzada dizer que é só a China que espiona.

Carlos Campos

sério mesmo? agora o EUA vão produzir o BlackJack Watson com a super tecnologia russa roubada, vai ser melhor que o B2 kkkkk ou quem sabe o B21 que é só plano

Nilton L Junior

So resta sabe se ficaram igual ao general da música do legião, creio ser impossível impedir que os serviços de inteigência sejam completamente a prova de invulrabelidade.

Brunow Basillio

A última versão não seria a M2 ?

Sérgio Santana

Bruno, a M2 ainda não existe. Só planejado…

Fabio Jeffer

Os melhores espiões do ocidente durante a Guerra Fria foram os próprios soviéticos em sua maioria desiludidos com o sistema repressivo sem e sem muitas(ou quase nada) liberdades individuais e perspectivas de futuro. O NKVD e posteriormente a KGB tinham em suas fileiras muitos dos melhores e mais capazes agentes durante e antes da guerra fria. Mas acho que nenhuma ideologia ou crença num sistemas repressivo supera a plena liberdade individual e seus anseios, perspectivas e a busca de suas conquistas.

Ricros

Verdade! Deve ser horrível viver num lugar que não tenha um Congresso eleito pelo Povo para propor Leis que protejam as pessoas, e também sem uma Justiça independente que possa ir contra a vontade do mandatário.

jodreski

Bacana sua alusão… mas o Congresso Nacional hoje é uma vergonha, eu ao menos não me orgulho dos nossos engravatados extremamente bem pagos que mesmo assim vendem seus votos para aprovar tal projeto de lei ou não. Aliás… Reino Unido e Brasil que o digam… um tem um parlamento que não chega a consenso algum o outro tem um congresso que vota de acordo com suas aspirações políticas pessoais e dos seus partidos, quando pensamos em congressistas eleitos pensamos que eles estão defendendo os valores dos seus eleitores, mas na prática não é isso que ocorre! Não entendam mal o… Read more »

Mirade

Horrível era viver num país onde você tem favelas, miséria, criminalidade e não tem acesso a educação se tinha isso na antiga URSS era em níveis muito menores que muitos países capitalistas incluindo o nosso amado país.

Mirade

Não esqueça que havia também ingleses e americanos que também eram agentes duplos alguns desiludidos com as diferenças sociais do capitalismo que superavam a sua falada liberdade que era para alguns, sempre os mais ricos.

Carlos Campos

sim existiam, um bando de idiotas,o tempo só esfregou a realidade na cara deles, os cidadãos dos países comunistas passavam humilhações e fome, mesmo tendo infra estrutura decente, e gente capacitada, no final o capitalismo venceu, mas a Elite de dentro da URSS saiu bilionário e o povo pobre.

Mirade

É mesmo deve ser por isso que existe muita gente com saudade dos tempos da URSS na Rússia. Repressão por repressão até no capitalismo tinha vide as ditaduras capitalistas da América Latina, Ásia e África que faz qualquer ditador corar de inveja.

Pedro Rocha

Olá senhores! Eu particularmente acho que as informações mais importantes foram justamente dos sistemas de comunicação segura! O restante (radar, motor e aviônica) tem mas valor para efeito de tabulação da evolução alcançada! Isso me lembra uma lenda que em que os ingleses descobriram que haviam espiões no projeto do Concorde. Sabendo disso passaram desinformações que implicaram no acidente do Tu 144 em Paris. O projeto estava “bugado” (rs)!
“Todo homem que se vende recebe muito mais do que vale.”
Barão de Itararé

Valgo

Não adianta descobrir segredinhos Russos.Eles USA se borram de medo,senão porque tanta preocupação!!!

Octávio Lima

Pelo mesmo motivo pelo qual a Rússia espiona os EUA? E que a China espiona a Rússia? E que a Rússia espiona a China? E que…

Nostra

Many don’t know , CIA in cooperation with MSS operates SIGINT stations overlooking Russian test ranges in the far East. How many will believe this ? In the last decade the CIA and the Chinese cooperated to some extent on the Indian western sea board with SIGINT stations stationed in Thailand and Myanmar to break Indian communication links relating to missile test telemetry and strategic weapons tests telemetry. This cooperation was the reason why Indians found out about the breach since they were in the first place tapping Chinese optical fibres in Mongolia and interestingly SATCOM links with alleged cooperation… Read more »

Foxtrot

Sonho de qualquer país sério por as mãos nesses segredos.
Não falo do Brasil, como eu disse, países sérios !
E não repúbliquetas submissas e laicas como esse país!

Washington Menezes

Você deve estar se baseando em você para ter um sentimento tão medíocre sobre os brasileiros, muito triste sua visão e seu sentimento a respeito da nossa nação.

Foxtrot

Não, estou baseando na afirmação de Charles D’Goule e na entrega e submissão do país ao interesses internacionais. A constante aquisições de equipamentos estrangeiros em detrimento de seus co-gênere nacionais, a constante corte de verbas para defesa, ao sepultamento das faculdades nacionais, as pesquisas canceladas, ao término do programa espacial nacional etc etc etc. Ou seja, tudo o que faria desse país uma grande nação, está ou foi abandonado. Triste e medíocre é vocês que colocaram esse novo governo que só tem feito besteiras e submissão até hoje, mas não admitem isso. Patriotismo vai além de apenas fé cega e… Read more »

RENAN

Dá para ser o próximo roteiro do 007

Fabio Araujo

Enquanto os governos dos EUA e da Inglaterra fingiam que esperneavam por conta do voo os agentes da CIA e do MI6 deviam estar dando pulos de alegria!

Mirade

É o Johnny English tem alguma utilidade junto com o agente 86…kk

100nick-Elã

Qual a confiabilidade dessas informações?

Walfrido Strobel

Swolden apresentou os documentos, nem se compara com isso.

Coutinho

Vocês estão se referindo a Edward Snowden né?

A C

Seriam estas informacoes contidas na caixa legitimas? Ou seriam informacoes propositadamente alteradas para despistar o ocidente e identificar traidores?

Brunow Basillio

Russos já fizeram isso recentemente, só não sei se foi na área de construção de submarinos ou espacial… Mas de qualquer modo fica um monte de dúvidas em relação a este texto… Primeiro as partes do Tupolev são produzidas em vários locais (cidades) diferentes, quem está envolvido na fabricação, não está na montagem, e este não está na integração ou testes.. Pessoas que estão envolvidas na fabricação ou montagem final não tem acesso as Bases, (aonde foi preparado os alimentos para a missão)….Este cuidado em separar processos e restringir acesso a determinado local etc , vem desde os tempo soviéticos… Read more »

Sérgio Santana

Bruno, está clara a formação de um rede para esta operação…Não foram um ou dois apenas…

Maurício Vaz

E se os EUA invadiram e pegaram essas informações, mas estão fazendo parecer que foi montado todo esse esquema para não informar ao inimigo que podem acessar quaisquer dados quando quiser, e de quebra criar-se uma grande desconfiança entre todos do outro lado? o.O

Pedro

Isso foi muito, muito usado na IIGM onde varias informações falsas foram plantadas para justamente testar o poder de ate onde a fonte falsa poderia influenciar o outro lado e se uma fonte poderia ser considerada seria ou não. Sobre o caso em si, se daqui um tempo descobrirmos que o Tu-160M foi atualizado, o relato em si era fiel.

Delfim

A famosa “nota marcada”. Se solta informações específicas a um agente específico, se as informações vazarem…

Pedro

Estranho….acoes de inteligencia raramente são divulgadas e ate comemoradas pois, ao cair do conhecimento do inimigo que vc sabe dos seus segredos, este tendera a modificar essas características. As vezes tal anuncio eh mais para encobrir a forma que isso pode ter realmente ocorrido, ou seja, contra-inteligencia.

Leo Neves

O nova radar é AESA?
O motor atualizado proporcionará mais alcance?

Franz A. Neeracher

Texto bem interessante; só faltou dizer que o tal espião Adolf Tolkachev acabou sendo descoberto pela KGB e executado logo depois.

Sérgio Santana

cvn 76, coloquei as datas de nascimento e morte dele. Pra quem fez o que ele fez fica subentendido que foi executado…

cvn76

Oi Sérgio
Pelo fato de ter morrido relativamente cêdo, não quer dizer que tenha sido executado…
Mas isso é só um detalhe sem importância.
Parabéns pelo bom texto… 🙂

Davi

Nos bastidores a guerra já começou faz tempo.

Clésio Luiz

A história contada acontece em duas vias. Existem também ocidentais que venderam segredos militares para países do bloco comunista. Não se divulga muito porque não é conveniente que existam cidadãos ocidentais dispostos a colaborar com o outro lado de livre e espontânea vontade. Afinal, nosso modo de vida é melhor que o deles e obviamente não temos pessoas descontentes… Talvez um dos casos mais famosos sejam do casal Julius e Ethel Rosenberg, que foram executados nos EUA por encabeçar uma rede de espionagem. Sem falar dos casos de Edward Snowden e Chelsea Manning, que divulgaram dados sigilosos por descontentamento com… Read more »

rodrigo

Se esta missão foi verdadeira, o seu sucesso foi relativo, pois neste caso, um bom roubo, em se tratando de informações, acontece quando a vitima não sabe que foi roubada.

Rodrigo

Nenhuma dedução aí. Isto é um princípio para quem rouba informações. E acho muito difícil isto ter acontecido, não pela capacidade dos atores envolvidos, justamente o contrário, pois acho que não divulgariam em espaço de tempo tão curto. Finalizando, nenhum demérito ao Sérgio, que tem postado matérias ótimas no blog. Curioso por mais detalhes desta façanha.

DanielJr

Com a possibilidade de transmitir fotografias e documentos digitalizados pela internet através de algum smartphone que tenha instalado algum aplicativo com criptografia ou algo similar que faça a extração do material online, essa história só faz sentido se houver algum documento original, amostra de material ou pequeno objeto que necessite de tal transporte.

ANDEY

Os Brasileiros acham que apenas a Russia sofrem espionagem, quem puder assistir o filme Snowden fica bem claro na época quem era o pais alvo dos EUA, e hoje baubau Embraer, Petrobras, Vale, Alcântara etc.

Eduardo

Como realidade é mentira; como obra de ficção é medíocre! Os EUA fracassaram na Venezuela e não tem inteligência para competir com a Rússia…

Nivaldo Antônio da silva

Opa alguém ainda acho existe espião entregando segredos somente por razões ideológicas..o motivo sempre foi grana muita grana vide que mesmo nos tempos da guerra fria haviam agentes duplos americanos ingleses passando segredos para os russos . O mesmo faziam os russos aos americanos…tds recebendo en troca volumosas quantias d $$_ então esqueça questões de ideologias fico com o barão de Itararé..

Pampapoker

Lembrei do programa molosh, onde o EUA pagava para pilotos russos fugirem com caças para países aliados. Foi assim que foi formado um esquadrão agressor com aviões MIG nos EUA. Fonte:Livro:migs da editora nova cultural. Referente ao programa,

Nivaldo Antônio da silva

En todo lugar um espião internacional e sempre uma pessoa atividade desgraçada ganhando um bom salário ..uma hora ele faz contato com alguém daí o que ele deveria entregar para seu país ele passa a entregar para outro país…as vezes a informação é o nome de outros agentes espioes…mudou de ideologia.nao ..mostraram uma mala cheia de verdinhas..e de onde se procura traidores que surgem os grandes traidores

Coutinho

Sim, era a Operation Moolah (uma gíria para grana). Foi efetuada na Guerra da Coreia, para pilotos de MIG 15 desertarem com os aparelhos.

Março Antônio

Vamos ver como fica a prontidão do ocidente frente aos russos , até agora o ocidente tem piscando primeiro ?????

PauloSollo

Aceitem que dói menos russófilos. E uma coisa é fato: sempre foi incomparavelmente mais fácil comprar informantes russos devido à situação de pobreza e opressão em que sempre viveram, e ainda é assim. Não tem essa de patriotismo, uma bela mala recheada de Dollars e a vontade de serem livres fala mais alto.

Leo Neves

Meio difícil acreditar nessa história, mas vai saber…
Ainda sobre aquele caso recente dos Tu-95MS que voaram perto do Alasca e foram interceptados pelos F-22 , algo interessante é que os Su-35 que estavam escoltando os TU-95MS estavam armados com misseis R-73 de curto alcance e misseis R-27 com guiagem por infravermelho .
Creio que armaram o Su-35 com misseis com guiagem infravermelho justamente por acharem que estes teriam melhores chances contra os F-22 .

Ricardo Bigliazzi

Parece ficção, segue o jogo, pelo menos os americanos copiam e desenvolvem melhor do que o resto.

nonato

Faltou no texto informar como esse tipo de informação se tornou pública. Ou é boato de internet? Falo isso porque é mais comum depois de muitos anos algumas operações virem a tona. Mas isso é coisa recente, então é verdadeira? Como foi divulgada? Porque parece mais uma palhaçada. Contar em detalhes. Caixas de chá. Agente da CIA em Caracas. Não teria sido mais fácil passar isso em Moscou? Muito fantasiosa essa história. Acho que seria muito mais fácil descobrir por meio de espionagem cibernética. E os segredos desse avião nem parecem nada do outro mundo. Parece um jato comum capaz… Read more »

Denis

“Por fim, é digno de nota constatar que mesmo no século XXI as relações internacionais ainda testemunhem ações típicas dos tempos mais quentes da Guerra Fria”.

Bah! Ainda estamos na Guerra Fria. Só falta algum historiador ter coragem de propor isto oficialmente.

Pedro

Nada contra quem escreveu o artigo, pois considero um dos melhores senão o melhor colaborador aqui, mas procurando no Sao Google descobri que a fonte da noticia eh da mídia Britânica. Nao sei se algo vindo da Inglaterra em épocas de problemas interno eh de se botar a mão no fogo, pois toda vez que alguma M…. interna acontece, aparece uma noticia de que a Inglaterra descobriu ou participou de algo contra a Russia. Basta lembrar que qdo houve as piores derrotas do Brexit para May a uns anos atras surgiu a historia do assassinato de espiões. Como falei acima,… Read more »

Paulo Costa

Acredito que tenha sido comprado pra que não fosse vendido aos Chineses e outros.

Delfim

Já que ninguém colocou Israel no tópico… há uma estória que os projetos do Mirage III foram microfilmados e passados ao Mossad dentro de tubos de pasta de dente. Outros informam que foi uma compensação pelos Mirage V comprados por Israel e bloqueados após o ataque a Beirute em 1968; e outros que teria sido presente do judeu convertido ao catolicismo Marcel Dassault. . Alguns pilotos árabes foram seduzidos (de várias formas não só $$$, as agentes femininas do Mossad são muito competentes) a desertar para Israel junto com seus caças última versão. Mesmo sendo um Estado judeu, árabes vivem… Read more »

Jota Ká

Devia começar colocando um “off topic”, não?

Antunes 1980

O Tu-160M só seria uma ameaça real para o ocidente, se ele fosse steath. Do contrário, se torna um alvo fácil até para os antigos MIG-21 e MIG-29 dos seus vizinhos (ex repúblicas soviéticas e agora na OTAN).

Evgeniy (RF).

Haverá pelo menos quatro problemas:
1. O TU-160 deve primeiro ser interceptado.
2. O TU-160 será coberto com caças durante uma missão de combate.
3. Nos mísseis TU-160 com lançamento de longo alcance estão suspensos.
4. Interceptor da OTAN, você deve primeiro decolar.

FERNANDO

Pois, é, é uma cacetada no cravo e a outra na ferradura.

Bispo

Estranho…papéis..chá.
Em pleno século XXI enviar dados técnicos via manuscritos???
Será que esses espiões são “analfas” em informática???
E por fim … que em verdade espiona quem.. os dados espionados(independente do lado) são corretos ou uma “semente” de desinformação…

Walfrido Strobel

Agora os EUA e o UK vão clonar o chá Tsarska Korona…Só se for isso nesta história esquisita.
. https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTdZT9JeirQt7hT8y-3tIjAp61tYzt7kRn045jzDD6bGb0Rgax5p3ag0nsd

Fabrício Barros

Isso me parece totalmente inverossímil. Por mais que um dado engenheiro, técnico, etc, quisesse dar alguma informação sobre o Tu-160 e seus novos sistemas, ele poderia ter feito esboços no conforto do lar e colocado em meio eletrônico num chip de memória compacto e depois feito a entrega.

João Gabriel

Não há nada que o capitalismo do mundo livre não possa comprar hahahaha,esses russos só levam chapéu,precisam comer muita batata pra chegar perto da América!

CESAR ANTONIO FERREIRA

Você quer acreditar que os segredos do TU-160 modernizado couberam em saquinhos de chá?
Acredite.
Todavia, imagino várias razões para que esta história seja o que parece ser: desinformação. Não questiono que os serviços de inteligência ocidentais sejam capazes de obter tais dados, apenas, que estes se dão de maneira mais eficiente e usual: penetração de sistemas de arquivos de dados em rede.