O Ministério da Defesa da Rússia informou que o voo das aeronaves ocorreu em estrita conformidade com o Regulamento do Uso do Espaço Aéreo Internacional

Dois bombardeiros de mísseis estratégicos Tu-160 Blackjack, um avião de transporte militar pesado An-124 e um avião da Força Aeroespacial Il-62 de longo alcance pousaram hoje no Aeroporto Internacional de Maiquetía da República Bolivariana da Venezuela, informou o ministério.

O informe acrescentou que o voo das aeronaves ocorreu sobre as águas do Mar de Barents, Mar da Noruega, Oceano Atlântico e Mar do Caribe em estrita conformidade com as Regras Internacionais para o Uso do Espaço Aéreo. “Durante o vôo, os pilotos da VKS viajaram mais de 10.000 quilômetros”, completou.

Este não é o primeiro deslocamento dos Tu-160 para a Venezuela. Anteriormente, esses bombardeiros de mísseis estratégicos visitaram a Venezuela em setembro de 2008 e em outubro-novembro de 2013.

A Rússia está enviando bombardeiros Tu-160 blackjack com capacidade nuclear para a Venezuela nesta semana como parte de um padrão cada vez mais provocativo de voos de treinamento de bombardeiros, de acordo com autoridades de defesa americanas.

A investida de bombardeiros na América do Sul é o sétimo vôo de treinamento da Rússia para os bombardeiros do Blackjack nos últimos três meses.

Espera-se que o Pentágono monitore de perto os Blackjacks por causa de seu potencial de disparar mísseis de cruzeiro nucleares em alvos dos EUA.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou em janeiro de 2018 que os militares estão investindo US$ 2,8 bilhões para modernizar a frota Tu-160 com novos motores e aviônicos avançados.

Putin recentemente intensificou a retórica ameaçadora contra os Estados Unidos após o anúncio do governo Trump de que se retirará do Tratado de Forças Nucleares de Intermediário de 1987 sobre as violações do acordo por Moscou.

A Rússia usou o Tu-160 na Síria para disparar mísseis de cruzeiro de longo alcance.

Em março, o vice-ministro da Defesa russo, Yury Borisov, anunciou que o Tu-160 está passando por uma grande atualização e carrega mísseis nucleares Kh-55 assim comomísseis de cruzeiro convencionais Kh-555 e Kh-101.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

231 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Morais

Será que eles irão passear pelo nosso litoral novamente?

Vinicius

Tomara! Seria épico ver uma aeronave tão linda como esta sobrevoando nossas praias.

JT8D

Tá maluco? Esses bichos voam no espaço aéreo internacional. O dia em que eles “sobrevoarem nossas praias” é porque o bicho pegou

Sidy

Ahahah…. boa!

Antoniokings

Nada mais natural do que vermos a presença militar russa na Venezuela.
Semana passada Maduro assinou diversos acordos na área de petróleo e ouro com a Rússia. Assim, os russos estão apenas salvaguardando seus direitos.
Em tempo: Belíssima máquina.
Parabéns a russos e venezuelanos.

Antoniokings

E com aumento do intercâmbio com os chineses, logo teremos alguns H-6 por lá.
E quem sabe uns j-20?

JPC3

Aí o plano dos EUA vai dar mais certo.

Deixar a Venezuela se afundar sozinha…

Quanto mais gastarem em coisas desnecessárias melhor. Mais crise econômica e mais enfraquecimento do Maduro.

Até porque meia dúzia de caças russos e chineses não passam de alvo para tomahawks e mísseis de cruzeiro.

Antoniokings

Russos e chineses não querem guerra (ainda).
Quem está extremamente nervoso com a perda de influência e poder no mundo é Trump.
Ademais, fica claro que o embrago criminoso dos EUA contra a Venezuela está todo furado.
Apenas observe os acontecimentos.

JPC3

Qual é o embargo americano contra a Venezuela?

Não são os americanos que compram petróleo deles?

Rússia e China nunca vão querer guerra, Rússia porque é muito mais fraca que os EUA e a China porque depende do comércio internacional.

Acorde.

Antoniokings

Se vc não sabe sobre o embargo econômico imposto à Venezuela fica difícil discutir contigo.
O fato de os EUA comprarem petróleo deles, apenas demonstra o quão sem vergonha são o povo e o Governo americanos.
Consideram que a eventual retirada da Venezuela do mercado poderia elevar os preços do petróleo e prejudicar seu padrão de vida.

Antoniokings

Aliás, é importar destacar que americanos pensam apenas no próprio umbigo.
Estão se lixando para vc.
Se eles acharem que para andar de carro com a gasolina mais barata devem te matar, o farão sem a menor cerimônia.
‘Se orienta!’!’

Marcelo-SP

Não existe embargo econômico contra a Venezuela. O único produto que os venezuelanos ainda exportam é o petróleo, do qual os EUA são os maiores compradores. Quanto à importar, salvo tecnologia militar, não há nenhuma restrição dos EUA. O que há é que nenhum exportador no mundo, com cabeça no lugar, vende sem pagamento antecipado à Venezuela. Como isso depende de canetada do governo venezuelano, só acontece se o Maduro quiser e tiver divisas. Vi mais de um exportador brasileiro fazer “no risco”, confiando que “fulano petista” fala com o Chávez e resolve, e está até hoje sem receber. China… Read more »

Rinaldo Nery

Com autorização de sobrevôo sim. Sem ela não. Aqui não é casa da mãe joana.

Rui chapéu

E o que a FAB poderia fazer?

Chingar muito no Twitter?

ODST

Rui chapéu

O que a FAB poderia fazer? Simples, a partir de 1° de janeiro, exercer seu direito de abate contra aqueles que ameaçam nossa soberania.

E é “xingar”, não “chingar”.

sub-urbano

Pela altura que os “Cisnes Brancos” voam a match 2 eu creio que a FAB não teria atualmente capacidade de abater um bombardeiro desses. Eles atacariam a corrupta cidade de Brasilia e sairiam ilesos.

Antoniokings

Sub-urbano.
Mesmo que o Brasil tivesse meios, não teria ‘macho’ para autorizar isso.

Antoniokings

Pessoal viaja muito
Teríamos um bichão desses voando no Brasil com as seguintes possibilidades:
1) A convite do Governo brasileiro;
2) Erro de rota onde seria devidamente orientado a se retirar;
3) Problema técnico onde pediria permissão para pouso;
4) Missão hostil. Nesse caso o Brasil não teria chance alguma. Um desses tem de condições de nos mandar de volta à Idade da Pedra.

100nick-Elã

O Brasil, abater T-160? kkkkk

Vai estudar, vai. Tem coisas mais importantes para aprender do que saber se como se escreve “xingar”.

Em primeiro lugar, nós não somos os EUA, embora a maioria aqui ache que somos.

Em segundo lugar, nem a USAF tem condições de abater um bicho desses aí. O que os EUA podem fazer é contra-atacar, ou seja, também mandar seus bombardeiros ou sua tríade nuclear contra a Rússia. Ou seja, empate técnico.

Victor F.

sub-urbano, espero sinceramente que na localidade onde o sr. vive não existam corruptos. Provavelmente seria em alguma lua de um planeta fora da Via-Láctea. Assim, o avião russo não precisaria atacá-la também, ceifando a vida dos milhares de pessoas honestas e trabalhadoras que por aí moram. Espero também que você nunca precise pisar seus pés em Brasília, nossa cidade não precisa de gente assim, nem dos corruptos que exportam para cá.

Alessandro

só corrigindo Rinaldo, foi casa da mãe joana de 2002 – 2018, a partir do ano que vem não será mais!

100nick-Elã

É bom o Brasil ficar pianinho e não mexer com a Venezuela. Para o nosso bem.

Flanker

A USAF não tem como abater um Tu-160??? A que ponto chrga o fanatismo!!!!

Maurício.

Eu, como gosto de aviação militar, ficaria louco de faceiro se eles dessem uma passada aqui por cima da minha casa igual os F-5 da BACO fazem, gosto de aeronaves militares independente de sua origem, quem fica de mimimi e blá blá blá só porque a aeronave é de origem russa, deve estar no blog errado, aqui é um blog de aviação militar.

Rinaldo Nery

Se a Federação Russa solicitar o sobrevôo, ou pouso técnico, por meio do seu adido (essa é uma das funções do adido) certamente será autorizado. O Brasil mantém boas relações diplomáticas com a Rússia. Também gostaria de conhecer o TU-160. O EMAER emitirá um AVOEM, com data/hora de entrada no nossa espaço aéreo, com rota designada, e controlado pelo COA do COMAE. É assim que funciona.

Maurício.

Rinaldo, seria bonito ele em formação com os F-5 da FAB.

Carpophorus

E inclusive, tal solicitação é publicada em diário oficial da União e boletim do Comando da Aeronáutica.

Fabio Araujo

Exato, não temos razões para negar.

Leonardo Souza

A partir do momento que o novo governo aumentar o relacionamento militar e político com os EUA, creio que essas boas relações atuais com a Rússia deve mudar. Ou eu estou enganado?
Espero que a Venezuela não se torne uma nova Síria e o Brasil um alvo para a dupla Rússia e Irã…

Vinicius

Bela aeronave e tudo ocorreu normalmente e com o consentimento de ambas as partes. Qualquer pensamento divergente a este e “ideologista.”

737-800RJ

Tudo isso serve de muito combustível pro próximo governo investir de verdade nas Forças Armadas e estreitar relações com os Estados Unidos.
Que nossos militares façam bom proveito da situação e do fato de haver muitos militares em cargos estratégicos a partir de janeiro.

Carlos Alberto Soares

Está se aproximando o fim da ditadura na Venefavela, USA + Colômbia + Brazil vão agir sob liderança do Trump.

Quem viver verá.

Vinicius

Se não fosse a Russia e a China e Venezuela ja estaria sob tutela dos EUA.

100nick-Elã

Igualzinho estava se aproximando o fim da ditadura na Síria, do ditador Assad, né? kkkk

HMS TIRELESS

Demonstração de força tão espetaculosa quanto inócua! Esses dois aparelhos representam muito pouco ante ao poderio norte-americano que se encontra muito perto da Venezuela além de em virtude da ausência de cobertura de caças serem alvos apetitosos para os Caças da USAF e USN. A verdade é que a Rússia não tem capacidade de deslocar força convencionais, mais factíveis no caso em tela para representar alguma ameaça, visto que seu único NAe atualmente encontra-se docado. De igual forma a “força tarefa” da Marinha iraniana que estaria zarpando em direção à Venezuela é uma piada visto que seus navios já se… Read more »

Vinicius

A Otan também faz essas demonstrações “espetaculosas” e “inócuas” mas também ainda e muito pouco.

Gilbert

Será que estão querendo vender para os Venezuelanos algum bombardeiro desses??? Eu não creio que o governo russo venda esse tipo de bombardeiro para alguém, “mas sabi cumé né”

JPC3

Não pretendem vender.

Paulo costa

Um voo de treinamento nada demais, nao e o começo de uma guerra com EUA ou uma Invasão no Brasil para tirar o Bolsonaro …

As potencias, EUA, Russia, china e outras nações fazem treinamentos semelhantes (menos a FAB porque nao tem aviões como esses).

Mas, da vontade de ver de perto ou entrar na aeronave … essas maquinas sao bem legais mesmo.

Vinicius

Infelizmente tudo aqui é levado ao modo “ideológico.” Quem assiste o canal Hoje No Mundo Militar sabe do que estou falando.

CRSOV

Que bela aeronave é esse TU 160 Blackjack !! Com uma aeronave dessas nenhuma região do planeta está fora do alcance de um ataque aéreo russo !!

JT8D

Esses aviões já contornaram nosso litoral do Oiapoque ao Chuí, no limite do espaço aéreo internacional. Não me recordo o ano. Na época a impressão que tive foi de uma atitude muito pouco amistosa.

HMS TIRELESS

Foi na verdade uma atitude extremamente provocativa

Rinaldo Nery

Nunca ouvi falar.

Bruno

Já que o pessoal gosta sempre de apimentar as coisas, vou também por um tempero, se por algum acaso o russos decidissem sobrevoar nosso espaço aéreo com TU-160 sem autorização, vale lembrar que a FAB infelizmente NÃO tem dispõe de vetores capazes de intercepta-los.

JT8D

Digamos que se a Rússia fizesse isso estaria criando um incidente diplomático com com consequências graves para as relações entre os dois países

Rinaldo Nery

O F-5 não é capaz?

Rinaldo Nery

Se vier de Maiquetia tem que passar próximo a Manaus. É uma interceptação, não é um acompanhamento.

William Munny

F-5? kkkkk Ah se fosse o F-5 do Irã… Se fosse, vcs não iriam perder a oportunidade de desdenhar e menosprezar, iriam dizer que é ferro velho voador, mas como é o F-5 do Brazil tudo bem, é o melhor caça do mundo! O suprassumo! kkkkk

Rinaldo Nery

E por isso o F-5 é incapaz de interceptar um TU-160? Explique.

Leonardo

Rinaldo Nery, tem a questão da velocidade, o F-5 é inferior. Antes do F-5 fazer alguma coisa, o Tu-160 iria sumir do mapa.

Wilson

Em uma situação real, infelizmente não. Os Tu 160 são capazes de voar a pouco mais de 2500km/h, enquanto os F-5 não chegam a 1800km/h

BILL27

1800 vc esta sendo bem generoso….Os F-5 da FAB ,em configuração para interceptação ,mal passaria dos 1200kmh. Um mecanico na BASP me contou que os F-5 da FAB tem um limite estrutural por causa da idade das células ,falou do efeito do arrasto dos misseis tbm não podendo chegar a tal velocidade .no maximo a mach 1.

Flight

Wilson,

A velocidade informada de ambos são máximas e utilizadas em situações extremas, considerando que a frota de F-5 é maior a possibilidade de interceptação é maior e se for necessário o engajamento a velocidade do artefato em direção ao alvo (Derby) gira em torno de Mach 3/4, ou seja, nada adianta voar a 2.500 km/h

Leonardo

Antes do F-5 fazer alguma coisa, o Tu-160 já sumiria do mapa.

BILL27

Dependendo da velocidade eque ele tivesse ,o F-5 conseguiria.

Diego K

Os F5 poderiam interceptar se estiverem num ponto onde o bombardeiro passaria proximo fazendo um angulo perto de 90 entre as 2 aeronaves ativa os mísseis do F5. Logo velocidade não seria um impedimento, minha dúvida é sobre a altitude que o bombardeiro e o F-5 alcançam.

SmokingSnake ?

Essa provocação só vai servir para antecipar a queda do Maduro. A lógica é simples, sem o maduro não vai ter mais uma possibilidade da Rússia e do irã instalarem uma base na venefavela.

William Munny

O Vasco vai ser penta-rebaixado e o Maduro ainda estará no poder… kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Silva

E o Flamengo continuará sendo Vice!kkkkkkkk

William Munny

Vice é o Va2co da Lama! O Framengo é CHeirinho eterno! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Base do Irã na Venezuela? Menos, né?!?!
O que eu li é que os iranianos estão fabricando e já lançaram uma nova classe de contra-torpedeiros (ou fragatas, não lembro bem) e que teriam comentando que vão começar a navegar no Oceano Atlântico. Daí a instalar bases na Venezuela é demais.
Na verdade, quem está estreitando os laços com a Venezuela é a TURQUIA. Mas, também sem base.
Deixe esse assunto para russos e chineses. Em um futuro próximo. Quem sabe?

Leonardo Araújo

Concordo Smoking.
Esse foi o legado do Foro de São Paulo
Abre o olho Brasil

oscar casa

A Russia já tem uma base da marinha de guerra em uma ilha da Venezuela próxima da costa. Assim eu li.

Quatzy

Isso é apenas um treinamento e um recado para o fanfarrão do Trump. Onde Rússia pisa, Tio Sam nunca é bem sucedido.A Síria manda lembranças.

Alessandro

Olha talvez esse voo não foi nada demais, e seja só mais uma provocação dos russos, assim como os americanos fazem com eles, mas agora com o novo governo Bolsonaro que já disse que vai cortar relações com a Venezuela, já pensaram se os russos pra fazer média com os venezuelanos começa a se engraçar para o nosso lado, talvez isso seja até bom, pra quem sabe o novo governo acelere alguns projetos militares para o Brasil. Não to incitando a nenhuma guerra, mas talvez fosse “bom” para o Brasil sair desse berço esplêndido, e sentirmos uma “ameaça” aqui do… Read more »

JT8D

Amigo, isso é provocação entre superpotências. O Brasil tem que ficar muito calmo nessa hora

Alessandro

sim concordo que precisamos ficar calmos, mas vigilantes e bem armados pra ninguém se engraçar conosco.

Junior Marchi

Por isso que sempre falo que 24 F-15 da última versão estacionados em Anápolis não seria nada ruim.

100nick-Elã

Que mente brilhante a sua. Responda-me só uma pergunta: quantas décadas de preparação o Brasil precisa ter para fazer frente a uma superpotência militar como a Rússia? acha que é fácil assim? Se fizéssemos tudo certo a partir de agora e tivéssemos sorte, seríamos uma superpotência igual a India daqui 30 anos. A Arábia Saudita faz compras milionárias de armamento de ponta dos EUA, do melhor que eles exportam e olha a surra que estão levando do paupérrimo Iemen. Leia um pouco, vai fazer bem para sua mente bitolada.

Rogério

Nossa que raciocínio brilhante, então a Rússia e imbatível? já ouviu falar em Afeganistão?, eles colocaram a grande e indestrutível URSS pra correr, quanto tempo os Afegãos tiveram pra se preparar?

WVJ

O Brasil está muito, mas muito longe da Rússia em qualquer matéria ligada à tecnologia e capacidade de realização na área de defesa. Se a Rússia quiser arregaça-nos, mas ela não quer isso; O que me assusta é a precariedade de nossa ciência pericial. Imagina um atentado; EUA dizem que foi a Rússia; Rússia diz que foi os EUA, esse tipo de coisa me assusta pois pode nos levar a um conflito com chapéu de otário, essa possibilidade pode ser diminuída na medida em que nossa ciência avança, mas e avança? Vai avançar?

oscar casa

Sr. Rogério: A Russia ficou 10 anos no afeganistão e de lá saiu decerto porque não viu vantagem continuar. Mas logo após sua saída os Estados unidos tentaram invadir o Afeganistão e não conseguiram lá ficar nem alguns meses: saíram correndo como saíram do Vietnã.

Rogério

Você também precisa ler um pouco mais antes de criticar outrem.

Alessandro

tomaram um pau do Afeganistão ali do lado deles rsrs… sabe depois do seu comentário eu mudei de ideia, o Brasil não precisa de muita coisa pra colocar os russos pra correr se caso eles se engraçarem pro nosso lado, mas fica tranquilo eu tenho certeza que eles não vão mexer com a gente, esses Tu-160 só foram lá na Venezuela pra fazer DESFILE !!

Magno Barbosa

Pelo jeito que você fala os americanos entraram no Afeganistão, derrotaram o Talibã e foram felizes de volta para casa…ou não?

Alessandro

Que eu saiba os americanos ainda continuam lá ! E não estou aqui pra defender X ou Y, só disse a realidade.

Salomon

Os F5 não pegam eles?

Yan Klows

Gostaria muito que se o Brasil com Bolsonaro tivesse uma boa aproximação militar com a Russia e USA.
Tem dois militares do governo Bolsonaro com boas relações com a Russia. Incluindo um adido militar.

Já pensou… Uma exercicio com a USAf em um ano e com a VKS em outro.

Carlos Alberto Soares

REVO serve para o quê ?

Paulo costa

Esse artigos deveriam ser de Leitura Obrigatória para todos que gostam da trilogia Força de Defesa

https://www.defesa.gov.br/estado-e-defesa/estrategia-nacional-de-defesa

E nao custa nada aprender

Carlos Alberto Soares

A aproximação em armamentos será com Israel, Suécia e USA, pela ordem.

Defensor da liberdade

Não sei o que Israel têm à oferecer para nós, só na cabeça do presidente que não tem nem controle sobre o próprio partido. Aliás os israelenses são concorrentes no mercado internacional de frutas com os produtores do Nordeste, será que o Bozo vai dar essa apunhalada nas costas do próprio povo, por uma aliança com um país que está lá na caixa prego, e é quase um anão econômico? Tem que ser muito imbecil mesmo…

Diego K

Israel tem tecnologia de ponta para abastecimento de água áreas secas. Se bolsonaro fizer o nordeste prosperar levando água a economia da um boom de crescimento. Só por isso seu mandato já valeria.

oscar casa

Israel está acabando com o mar morto, usando toda a agua do único rio que deságua nele, o rio Jordão. Já teve atritos com a Jordânia por causa do rio. Sòmente a dessalinização de água salobra, se for implementada em kits individuais (para cada residência rural) é que pode ser aproveitada. Para o abastecimento urbano e ribeirinho deveria ser ampliada a transposição do rio São Francisco, que é um ótimo projeto.

Coutinho

Felipe Neto? É você?

Carlos Alberto Soares

END ?

Realmente é o fim !

Maurício.

Incidente mesmo aconteceu em 2003 quando o C-130 da França pousou em Manaus supostamente sem um aviso prévio ao governo brasileiro naquela tentativa de resgate da Ingrid Betancourt, nem a polícia federal teve acesso ao interior do avião.
https://www.google.com.br/amp/s/www.tribunapr.com.br/noticias/brasil/franca-provoca-crise-com-o-brasil/amp/

JT8D

Houve também um caso de um avião cubano que sobrevoou nosso aéreo sem autorização. Casos de sobrevoos não autorizados acontecem às vezes e quase sempre são detectados e interceptados. Mas raramente são bombardeiros estratégicos supersônicos armados com mísseis de cruzeiro nucleares

Rafael Oliveira

Rinaldo, a questão não é nem a capacidade do F-5 interceptá-lo. É onde e quando ele conseguiria.
Parece-me que se esse avião entrar por Roraima, pode bombardear Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Fortaleza e só em Natal algum Supertucano tentará interceptá-lo. Se a FAB não tiver êxito (o que é provável), dá para seguir bombardeando as capitais nordestinas até que entre no alcance dos F-5 de Anápolis ou de Santa Cruz e estes o interceptem.
Convenhamos. É uma baita ameaça para a qual a FAB hoje não está preparada para enfrentar.

JT8D

Sem considerar que eles nem precisam entrar no espaço aéreo brasileiro para disparar os mísseis de cruzeiro

Rafael Oliveira

Sim. Vamos desconsiderar isso para não ficar ainda mais feio.

Flanker

E os F-5 do Pacau, de Manaus? Servem pra que?

Flanker

Se quisesse ter uma chance de interceptação, deslocaria alguns F-5 para Boa vista e para Belém, mantendo os de Manaus, enquanto eles estiverem na Venezuela. Seria um jogo de xadrez, com jogadas miito estudadas e sem margem para erro. Claro que é só um exercício de raciocínio. Eles não vão fazer nada e não querem fazer nada. Estão demonstrando força para os EUA e fazendo media com os venezuelanos. Nada além disso. No campo apenas das hipóteses, eles não iriam sobrevoar o Brasil sozinhos. Seriam acompanhados por caças, como SU-30/35, que fariam a proteção em torno (muitas milhas ao redor… Read more »

Rafael Oliveira

Flanker, o F-5 serve para a defesa aérea do Brasil. O problema é que ele é menos rápido que o Tu-160, então, no meu exemplo que o avião russo não vai em direção à Manaus, o F-5 não tem condições de interceptá-lo, pois terá que voar atrás do Tu-160.
Na verdade você sabe disso, tanto que já apontou que só teríamos alguma chance se deslocássemos F-5 para Boa Vista e Belém.

Flanker

Rafael, as velocidades máximas dos dois são diferentes, mas nem tanto. O teto operacional é o maior empecilho. Mas, quanto a correr atrás, não é bem assim. Hipoteticamente, o F-5 poderia se antecipar ao avião russo….como o próprio termo diz, interceptar quer dizer cortar o caminho do outro. Uma triangulação entre F-5 partindo de Boa Vista, Manaus e Belém, antecipando-se ao vetor russo, poderia, teoricamente, dar alguma capacidade de êxito à FAB. Esses posts servem para raciocinarmos no campo teórico e para discutirmos nossas limitações, que são muitas.

Rafael Oliveira

Flanker, minha hipótese era se o fato acontecesse hoje.
Hoje não tem F-5 em Boa Vista nem em Belém.
Se fosse uma guerra e a Rússia tivesse ameaçado o Brasil, pode ser que a FAB adotasse essa sua estratégia ou até mesmo tentasse atacar os Tu-160 em solo. Mas não foi esse o exemplo que eu dei.
Meu exemplo era se, do nada, um piloto russo resolvesse sobrevoar/bombardear essas cidades que eu apontei, o F-5 de Manaus não o alcançaria. Temos que reconhecer que a FAB é bem limitada, hoje.

BILL27

ST nem sairia do chão para interceptar um Tu160 rs

Anderson

Uma penas não termos esquadrões com F-5 no Nordeste. Moro em Fortaleza e aqui tínhamos os Xavantes, e agora somente o esquadrão RUMBA (Bandeirantes). A FAB deveria ter esquadrões em todas as regiões do Brasil, de modo a fazer uma cobertura aérea adequada.

Sebastian

Fico abismado com a inteligência das pessoas nesse blog. A princípio temos uma notícia sobre aviação, e chovem especialistas em geo-política ou estratégia militar em escala global kkk. Pior ainda é essa paixão com esse ignorante do Bolsonaro ( mesma coisa com Lula antes que comecem a polarização) só por que o cara fala umas frases de efeito e apresenta uns ideias xenófobicos seletivos ( e “vai dar arma pra todo mundo” como dizem). É um lindo avião russo, assim como seu equivalente americano. Difícil falar só isso? “Ai os russos vão invadir Ai o comunismo” Ai me poupem, isso… Read more »

JT8D

Não sei se você notou, esse “lindo avião” é uma arma

Sidy

E os americanos devem estar observando todos seus movimentos atentamente.

Como já disseram alhures, demonstração de apoio à Venezuela e provocação aos americanos.

Só espero que numas destas provocações o caldo não entorne….

Sebastian

Não, é um vetor. Igual a tantos outros que Estados Unidos e Rússia possuem; que podem operar de qualquer ponto do planeta. Vocês tratam com seriedade algo que seria cômico: um guerra entre duas potências com arsenal nuclear. No primeiro dia um país seria destruído. No segundo, seria o outro. Essas provocações aí são o máximo que ambos os países querem. Se toquem, se atinem pra realidade.

Sidy

Você trata este assunto como cômico e nós é que estamos fora da realidade?
Sei….

DomSaf

Acredita mesmo que os Russos se importem com Brasil?
Por favor …
Quanto ao novo presidente, agora a preocupação são os “cargos” estratégicos (se é que me entendem)

Antoniokings

O cargo mais importante, até agora, é o de motorista.

Rene Dos Reis

Coisa mais linda esse Tu160! bom , se provado que estão carregando artefatos nucleares daria um bom motivo pro Brasil rasgar o TNP.

Bille

Bom… acho que a FAB consegue (talvez) acompanhar no radar… e se fosse pra interceptar e abater essa garça aí ia depender de toda a expertise do controlador e de uma boa quantidade de F5 (considerando as limitações das astronaves) e até porque eu acho que nossas maquinas não ficam de alerta armadas com mísseis (desgaste do material)… teria que subir o nível do alerta…

Dependeria mesmo de uma boa dose de sorte…

Agora, esses bichos são bonitos e impõem respeito. Vir da caixa prego direto e contornando o mundo não é pra qualquer um…

Rinaldo Nery

SEMPRE ficaram de Alerta com os Derby. Nunca foi, nem será, diferente.

Claudio Luiz

Tupolev Tu-160 Bombardeiro estratégico Descrição: Tu-160 é um bombardeiro estratégico, supersônico desenvolvido na ex União Soviética. Construído em pequenas quantidades, ainda no tempo da ex URSS estima-se que cerca de 32 unidades foram produzidas incluindo protótipos, no final de 2010 apenas 16 apresentavam plena capacidade operacional. Autonomia de voo: 12.300 km Velocidade máxima: 2.220 km/h – aprox: Mach 1.8 Comprimento: 54 m Velocidade de cruzeiro: 960 km/h Tipo de motor: Kuznetsov NK-32 Número De Assentos: 4 Northrop F-5E Tiger II Avião de caça Descrição:Northrop F-5E Tiger é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo, construído e desenvolvido… Read more »

Henrique de Freitas

Amigo, a interceptacao nao e’ uma corrida de avioes, qualquer angulo frontal ou lateral ja deixa o TU 160 na alca de mira para disparo de misseis. Um missel Phyton 3 atinge velocidade Mach 4.
Abracos

BILL27

o radar do f-5 nao conseguiria travar no tu na diverença de velocidade se o tu decidisse acelerar para fugir do cenario

Ricardo Bigliazzi

??

Magnus

Com certeza! Basta o “tu” fugir na velocidade da luz.

Junior Marchi

É um “tu” ou a Millenium Falcon?

Leonardo

Os russos não são bobos, iriam monitorar toda a área. Se percebessem algum perigo, os F-5 não teriam nenhuma chance de interceptar e muito menos trava no Tu-160.

Rene Dos Reis

Po , e só em Natal algum Supertucano tentará interceptá-lo.kkkkkk

Rafael Oliveira

O F-5 de Manaus não conseguirá perseguir o Tu-160. O ST de Natal só vai conseguir tentar interceptá-lo porque o Tu-160 passará pela cidade no meu exemplo hipotético.
É o que tem para hoje, na FAB.

JT8D

Se o Brasil quiser brincar com esses “amiguinhos” vai precisar de uns 100 Gripens E armados com Meteor, só pra começar (aliás, é assim que a Suécia convive com eles)

Bruno w Basillio

São lindos ..E o venezuelano ali todo borrado com o presentinho da miniatura , sera que estes já são os modernizados com novos motores …
Russos e Chineses logo logo serão donos da Venezuela , só a Rosneft emprestou no passado U$6 bi para a Estatal de petróleo venezuelana , agora na semana passada foram mais 6 bi do governo Russo, sem contar os Chineses…
Ferrar com um país como Maduro ferrou com a rica Venezuela é para poucos, devia entrar para o Guinness..

carcara_br

Venezuela recebendo demonstrações claras de apoio do Irã e da Rússia, não é bom sinal.
Preferia que fosse uma missão de cooperação com o brasil, adoraria conhecer o Tu-160, mas as circunstâncias atuais quero eles é bem longe daqui…

Maurício.

Roberto, no Instagram de um piloto da FAB ex Mirage 2000 e agora F-5 do 1° GDA, ele e outro piloto comentam sobre o teto operacional do F-5, em comparação com o Mirage 2000, os coitados sentem falta do Mirage.

andrepoa2002

A origem do projeto mirage é a interceptação a grandes altitudes no tempo da guerra fria.

Art

Cadê os mísseis de média altura? Os caças podem intercetar mas a médica altura faz eles terem medo de se aventurar por aqui.

BILL27

Pra que ? Nós temos os canhoes e os Iglas kkkkkkkkkk.
A AA brasileira é uma piada

LEONEL TESTA

Gente 12 Gripens E/F AESA com Meteor com os E99 e com Revo e mais letal que qualquer força aerea da america latina. E essa garça branca Russa sem escoltas nao teria chance nenhuma. Com os Bicudos ia dar mais canceira kkkk

William Munny

Daqui a 5 anos quando chegarem os Gripens vcs abatam essa garça branca, talkei? Até lá… kkkkk

Renan

Qual a probabilidade de a Rússia está realizando entrega de material tecnológico ao Irã?
Com ponto de entrega na Venezuela
Para despistar possível associação

BILL27

A Russia não precisa disso .,…Ela pode pousar no Ira a hora que quiser

Madmax

Já que estão aí dêem uma chegada por aqui pra gente admirar as belezinhas.

Madmax

Quem sabe um treinamento de correr atrás do coelho.

Mabeco

É o jogo jogado, por quem pode. Os EUA empurraram a Ucrânia contra a Rússia (já haviam empurrado a Geórgia e tantos outros). A Rússia mostra sua bandeira no quintal do Tio Sam. Com o devido respeito, tem um pessoal que não aprendeu nada com a guerra na Síria: Assad não caiu e as embaixadas estão sendo reabertas em Damasco. Quer queiram ou não, é a Rússia quem dá as cartas na Síria e numa boa parte do Oriente Médio. Muito diferente do atoleiro que alguns previram por volta de 2015. Além disso, Irã reforçou sua presença no Iraque e… Read more »

JPC3

Se os Estados unidos atacarem a Venezuela a Rússia vai ficar só olhando. Talvez possa apoiar com armas, mas se envolver diretamente é fantasia.

Segundo, o plano os EUA para Venezuela é deixar eles se afundarem sozinhos, e está dando muito certo por enquanto.

Mabeco

Sim, de fato, a Rússia ficou de braços cruzados na Síria e Cuba e a Coreia do Norte são bons exemplos das sanções e embargos como arma de guerra. Essa estratégia é particularmente eficiente num país que tem a maior reserva de petróleo do mundo, que corre um sério risco de se afogar num pântano de hidrocarbonetos.

JPC3

Na Síria a Rússia não ficou de braços cruzados, mas na Venezuela é outra situação.

Mas qual é o embargo americano contra a Venezuela?

Pergunto porque não sei. Sei que existe embargo contra membros do governo Venezuelano, mas embargos contra a economia da Venezuela eu não sei.

Até pouco tempo atrás os EUA eram o maior comprador de petróleo venezuelano, não sei se mudou.

Sidy

Também acho que os EUA gostariam de nos meter neste atoleiro no lugar deles. Também acho que devemos cair fora. Mas tenho medo que o governo eleito meta os pés pelas mãos, em seu afã de agradar Trump & Cia.

JT8D

Não tem esse risco. Enquanto o Genereal Heleno fizer parte desse governo isso não vai acontecer. Mourão também não deixaria. Ele foi adido na Venezuela e sabe o tamanho da encrenca

WVJ

Quero acreditar nisso aeh… Do novo governo tenho esperança nos conselheiros militares. Mourão está se saindo bem, o adulto da sala como alguém já escreveu.

Matheus

Exatamente isso, uma guerra não vai acontecer aqui tão cedo.
Mas isso não quer dizer que o proximo governo deverá ignorar as FFAA como nos ultimos, com certeza com esses movimentos da Russia, Irã e China no país vizinho, haverá maior aproximação aos EUA e grandes investimentos. Mas mesmo assim as nossas boas relações com os Russos, Chineses e até Iranianos devem ser mantidas, temos que fazer parcerias comerciais com todos, dinheiro não tem ideologia, uma grande crise está para aparecer e nós precisamos estar preparados e com bolsos fartos pra sobreviver.

Rafa_positron

Vai lá, MOURÃO

tu não é o “profissional da violência” ?

PS: Se forem pra guerra, que mandem os Bolsominions na frente….. eu tenho mais oq fazer da vida!

Antoniokings

Assino embaixo Rafa!
Eles podem ir na frente de camisa amarela e enrolados em uma bandeira americana.
Eu estou fora!
Se não bastasse servir de alvo para Su-30, agora seria de Tu-160.

Brincadeiras às parte, isso demonstra o potencial da máquina de guerra russa.
Aviões espetaculares do calibre dos Sukhois e desse maravilhoso Tupolev.

Rafa_positron

Eu não vou pra guerra nenhuma
Tenho muito sexo pra fazer ainda
kkkkk

Manda os Bolsominions mesmo

Eles vão com água benzida pelo Malafaia

JT8D

Comentário sem noção. Mourão foi adido na Venezuela, conhece muito bem a situação e já deu várias declarações de que o Brasil nunca participaria de uma intervenção militar no país vizinho

Rafa_positron

Seiiiiii…

Seiiiiii…

Sem noção sou eu né?

Uma criatura daquele abre a boca pra dizer que é profissional da violencia e que a proxima missão de paz do Brasil vai ser na Venezuela e eu é que sou sem noção?

sei……

JT8D

Um militar é profissional do que? As armas servem para ….?
Enfim, seus argumentos são muito rasos e ad hominem, prefiro não descer a esse nível

Rafa_positron

Violência contra seu proprio povo apenas por questões ideológicas?

Que coisa HONRADA eim !!!!!!!

Flanker

Discorra sobre a “violência contra seu próprio povo”…..fiquei curioso sobre q sandice que vai sair daí! Explique melhor sua colocação!

Defensor da liberdade

O tanto de brasileiros que o EB já matou não está no gibi… Até parece que andaram faltando as aulas de história… Meu Pernambuco mesmo quase foi destroçado por esses imbecis na revolução pernambucana… Alagoas nem era para existir, assim como o norte da Bahia era para ser Pernambuco até hoje. Aliás seriamos hoje um dos países mais ricos da América latina…

Agnelo

hahahahahahahahhaahhahahahahahahah
Seriam riquíssimos!!!!!
hahahahahahah

Carlos Campos

as vezes parece que estou lendo comentários feitos num hospício, coisa como
Rússia invadir deliberadamente o Brasil.
Bombardeio russo,
Não tem como interceptar os TU 160.

JT8D

Onde vc leu sobre a Rússia invadir o Brasil? Já sobre a possibilidade de interceptação do Tu 160, é apenas uma discussão técnica. Aqui é um blog de defesa, é sobre isso que discutimos

Delfim

Pois é o pior defeito do F-39 apareceu : não estar aqui quando se precisasse. O F-18SH já estaria voando. Ou um tampão.
.
Para que Cuba para assustar os EUA ? Venezuela tem petróleo. Cuba já era.
.
E ainda tem belonaves iranianas vindo. Está ficando divertido.

Delfim

Pior defeito não. Desculpem. Único.

rdx

Esqueçam! O F-5 não é capaz de interceptar essa aeronave.

Cbamaral

Eu quero é mais, tomará que o Grande povão ignorante comece a acreditar que a Russia irá nos bombardear.

Em poucos anos teríamos um poder militar digno.

Além do mais, a Russia pode até rugir, mas não aguentaria mais um bloqueio econômico dos EUA junto ao Brasil, qualquer tipo de cogitação de invasão de nosso território é irrealista.

Se o fizessem, iria dar todo pretexto para os USA estacionar f-18 no Brasil

Rafa_positron

“Em poucos anos teríamos um poder militar digno.”

hauhauahuahuah
Não conseguimos nem manter a EMBRAER

WVJ

kkkkkkk a inocência é fofa de ver

PauloR

Mas nem na Síria os americanos e russos se matam e os trouxas seguidores do micto acham que vai haver uma guerra na Venezuela envolvendo essas potência. Direitista brasileiro já nasce com atestado de burro e ignorante.

Rafa_positron

Nessas horas, Nosso presidente dá aquela velha desculpa de que não pode comparecer pq está dodói…. mas pode levantar a taça do Palmeiras né

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

JT8D

Rafa_positron
10 de dezembro de 2018 at 21:25
“Violência contra seu proprio povo apenas por questões ideológicas?

Que coisa HONRADA eim !!!!!!!”
______________________________________________________

Pirou?

Rafa_positron

Cara… faz o seguinte: Relaxa!

O BlackJack mexeu mesmo contigo né

A Russia (ainda) é parceira do Brasil…. temos acordos comerciais… nossos produtores de carne tem bons negocios la

Isso é só um exercicio… daqui a pouco esses bombardeiros vão embora e acabou

JT8D

Na verdade eu concordo totalmente. Tenha uma ótima noite. Abs

Cavalo-do-Cão

O recado esta dado para a coalizão dos “guerreiros da democracia”…!!!…

Jadson Cabral

Se isso e o fato do Irã estar querendo se aventurar por aqui não forem motivos suficiente para o novo presidente investir pesadamente nas FFAA, não sei o que mais será.

Arariboia

Nesse festival de sonhos medonhos… Se os russos fossem usar os TU-160 pra nós atacar, teríamos poucas chaces com ou cem Gripen NG. Primeiro a velocidade supersônica dele combinado com misseis de cruzeiro com de 2,500 até 5,000 Km já nos fariam completamente indefesos e nossos centros industriais e econômicos estariam acabados… Fora que o Pacote dele é desenhado com escolta dos MIG-31BM armados com 2 até 4 R-77M + 4 Misseis R-33/7 sem contar com apoio de SU-27SM3/30SM/35S* + A-50U/A-100 + TU-214 ou Il-22/0M ETc… * Estes foram usados nas campanhas da Siria pra escolta de TU-160M/TU-95MSM16/TU-22M3 Voltando a… Read more »

Antunes 1980

Rachando de rir aqui, lembrando dos especialistas tão ovacionados aqui na trilogia, que atacavam qualquer um que ousasse falar que o Brasil poderia de alguma forma ser atacado ou mesmo espionado por russos ou chineses. Agora está mais do que claro que somos totalmente vulneráveis a equipamentos de ponta estrangeiros. Quero ver agora o Itamarati dormir com esse barulho, deixando cada vez mais nossas defesas totalmente desprotegidas. O mais sensato é correr até o tio sam e pedir ajuda! Sistemas anti aéreos de ponta e vetores capazes de fazer frente aos Su-30 venezuelanos e russos. Um simples exercício, já é… Read more »

Tiger 777

O que a Rússia ganharia bombardeando o Brasil???
Para de viajar na maionese. Isto é apenas um jogo de cena para os EUA…

Defensor da liberdade

Será que agora pensam em adquirir ao menos um NASAMS II, ao menos para defesa de ponto?

Pavan

O Brasil não possui bombardeiros certo ?? Pq a FAB não encomenda um avião comercial da Embraer e transforma em bombardeiro,como fez com o emb e99 de alerta antecipado ?? Não seria possível ??

Diego K

Por que a FAB é a mais trol das forças kkkk Artilharia Antiaérea longo alcance, bombardeiros, misseis balísticos devia ser de interesse da FAB, mas parece que vão ficar dormindo em berço esplêndido ganhando o deles sem fazer muito. Zzzzzzzzzzz.

Rinaldo Nery

Porque nossa Constituição não permite.