Home Aviação de Ataque Testes do Gripen E estão adiantados, diz Saab

Testes do Gripen E estão adiantados, diz Saab

6420
134
Saab Gripen E 39-9
Saab Gripen E 39-9

Aeronaves de teste 39-8 e 39-9 lançaram o míssil MBDA Meteor

LINKÖPING, Suécia – Os testes de voo do caça Gripen E da Saab estão se movendo mais rápido do que o previsto, de acordo com Eddy de la Motte, vice-presidente e chefe da unidade de negócios Gripen E/F da fabricante sueca Saab.

De la Motte disse em uma coletiva de imprensa que os testes para disparar o míssil Meteor da MBDA foram realizados por aeronaves de teste 39-8 e 39-9 no norte da Suécia. “Planejamos duas semanas para os testes e conseguimos fazer tudo em um”, observou o executivo, acrescentando: “Estamos aproveitando cada hora de teste de voo mais do que esperávamos, o que está ajudando o progresso do programa.”

Hoje o envelope de voo está sendo ampliado, com 9g sendo atingido no início deste mês, segundo a empresa. O piloto de testes Marcus Wandt explicou que, embora a aeronave seja mais pesada que o Gripen C, “a agilidade ainda está presente porque é mais forte e suporta muito bem seu peso”. Wandt e seus cinco colegas voaram 125 horas de testes.

O primeiro Gripen E para a Suécia será entregue este ano à força de teste e avaliação composta de pessoal da Saab e da Força Aérea Sueca.

A primeira das 36 aeronaves encomendadas pelo Brasil (28 monopostos E e 8 bipostos F) por US$ 4,16 bilhões será entregue à Força Aérea Brasileira em 2021, mas os primeiros pilotos chegarão à Suécia em janeiro de 2020 para começar o treinamento.

Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor
Caça Saab JAS 39E Gripen com mísseis Meteor

Mikael Franzen, vice-presidente e chefe da unidade de negócios Gripen Brasil, explicou que as duas linhas de produção para a aeronave – uma na Suécia e uma no Brasil – seriam usadas para produzir aeronaves que podem ser encomendadas por outros clientes no futuro.

Franzen disse que oito aviões serão construídos por brasileiros na Suécia (quatro do modelo F e quatro do E) para garantir que os brasileiros fiquem totalmente à vontade com os processos de construção, e 15 serão construídos no Brasil por brasileiros e 13 por suecos na Suécia.

O Gripen F de dois assentos, desenvolvido especificamente para o Brasil é 65 cm mais comprido que o Gripen E e possui sistemas e displays idênticos aos monopostos.

FONTE: Defensenews

Subscribe
Notify of
guest
134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonel Testa
Leonel Testa
1 ano atrás

Ai sim .!! So precisava ser pelos menos uns 48 nesse primeiro lote pra trocar 1 por 1 com os F5 e manter pelo menos o mesmo numero de caças, embora evidentemente a capacidade dos F39 sejam muito superiores

Fabio Aguiar
Fabio Aguiar
Reply to  Leonel Testa
1 ano atrás

E no mínimo 1 míssil MBDA Meteor por aeronave.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Fabio Aguiar
1 ano atrás

Um míssil desses por aeronave e nada é a mesma coisa, na verdade, é melhor ficar com nada, assim não perde dinheiro.

O minimo do minimo é 4 por aeronave.
para se atuar em missão de ataque ao solo com alguma capacidade de se defender contra ameaças aéreas.

o certo seria 8 por aeronave.

Flamenguista
Flamenguista
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

E. caso entrasse num dogfigth, ejetaria todos os mísseis daria meia volta?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Flamenguista
1 ano atrás

Em missão de supremacia aérea ele leva 6 misseis (8 por aeronave seria para manter 2 em reserva) da pra considerar que uma carga padrão seria 4 AIM-120D e 2 AIM-9X os últimos usados para combate em curta distancia. porem fique sabendo, se chegar ao Dogfigth ele já não vai ter mais misseis.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Flamenguista
1 ano atrás

Pelo menos não misseis de médio/longo alcance.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Flamenguista
1 ano atrás

As pessoas positivando esse comentário sem sentido me faz crer que o numero de leigos nesse blog é maior do que eu imaginava

Coutinho
Coutinho
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

As pessoas sempre positivam críticas ao Gripen porque acham que é um caça medíocre, ou porque acham que as entregas estão atrasadas, ou porque acham que foi muito caro ou porque são viúvas dos outros caças ou porque são haters ou porque são trolls.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Parece ser mesmo um ótimo avião. Todas as noticias que vejo no Mundo sobre esse avião são as melhores possíveis.

Acredito que temos uma excelente plataforma para os próximos 30 anos.

Mig35
Mig35
Reply to  Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

E por quê não vende???

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Porque existem coisas a pronta entrega que oferece uma capacidade semelhante. quem quer uma aeronave nas capacidades de um Gripen mas não quer esperar compra um F-16V por exemplo.

Mas me diz ai, porque o MiG-35 não vende?

Mig35
Mig35
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Victor, num primeiro momento eu perguntei o fato da matéria, mas eu te respondo; o Gripen é um Lift, mesma categoria, em tese, do F-16. Binômio disponibilidade e capacidade o Viper dá de 1000 x 0 no gripen, infelizmente para nós. O Mig-35, é um projeto atual derivado do Mig-29, assim como, o Gripen NG é um projecto atual do Jas39. A comercialização do Gripen Ng foi oferecida ao Brasil no ano de 2004, já se passaram 15 anos e está em testes ainda. Ao contrário senso do Mig-35 que foi ofericido a sua venda em 2017, conforme matéria da… Read more »

Pampapoker
Pampapoker
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Por acaso, me passa a taxa de disponibilidade do Gripen… A aeronave está na fábrica passando por testes, como você pode saber a disponibilidade a nível de esquadrão ou fábrica. E cada uma…

Mig35
Mig35
Reply to  Pampapoker
1 ano atrás

Pampapoker, não tem como porque ninguém utiliza fora a Suécia. A África do Sul os mantém armazenados porque não tem dinheiro para utilizá-los.

Flanker
Flanker
Reply to  Mig35
1 ano atrás

O avião que o Brasil comprou, ninguém utiliza ainda, nem a Suécia, pois está em desenvolvimento. Os JAS-39 C e D são operados pela Suécia e África do Sul (que mantém alguns armazenados, e não todos)….além desses dois países, esqueceu da República Tcheca, Hungria e Tailândia.
Se o Gripen é um LIFT, e você o coloca na mesma categoria do F-16, mostras que não sabes o que é um caça leve e nem o que é um LIFT. Portanto, volte a estudar, te informar e tente novamente mais tarde.

Pampapoker
Pampapoker
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Estamos falando de Gripen E/F, que se encontra na fábrica passando por testes, não do Gripen C/D que é utilizado pela força aérea sueca.

Tamandaré
Tamandaré
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Gripen é um LIFT??? Tá de zueira né?!

Mig35
Mig35
Reply to  Tamandaré
1 ano atrás

Tamandaré, sim é um Lift. É um caça de defesa de ponto. Seus dados se aproximam do F-16 bloco 70. Leia a classificação dos caças.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Mig35
1 ano atrás

“Lead-in fighter training (LIFT) utilises advanced jet trainer aircraft with avionics and stores-management capability that emulate operational fighter planes”

Você ta falando muita porcaria como se fosse alguém que tivesse algum conhecimento

LIFT são caças de treinamento avançado, F-16V e Gripen são caças e ponto. caças multifunção.

teropode
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

xeque-mate
Aprendo muito aqui , isso é bom .

Flanker
Flanker
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Continua escrevendo bobagem…

Mig35
Mig35
Reply to  Tamandaré
1 ano atrás

Tamandaré, coloquei um artigo explicando e justificando, com dados, a minha opinião e foi guilhotinado.

Lucianno
Lucianno
Reply to  Tamandaré
1 ano atrás

O Gripen entrou em operação em 1988, portanto há mais de 30 anos, não é um projeto moderno. Não existem muitas diferenças entre o Gripen e o F-16 bloco 70 do ponto de vista de capacidade operacional.

teropode
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

Nesta linha de raciocínio pode-se afirmar que o SI 35 tá em operação desde 1986 .

Lucianno
Lucianno
Reply to  teropode
1 ano atrás

O SU-35 ? Desde 1988 (SU-27), também é um projeto antigo, considero o SU-35 uma modernização do SU-27. Lembrando que trata-se de um caça de superioridade aérea e portanto de uma categoria diferente do Gripen e do F-16.

Alex
Alex
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Faz tempo que nao leio os comentarios do Poder Aereo. O nivel caiu muito….

Bardini
Bardini
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Tem mais unidades contratas do que o MiG-35…

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Bardini
1 ano atrás

foi na ferida.

Mig35
Mig35
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Bardini, você fica na Broderagem, tapando o sol com a peneira. Os Fatos é que contam.

Marcos Cooper
Marcos Cooper
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Quem é MiG-35? Essa criatura existe?

Gustavo
Gustavo
Reply to  Mig35
1 ano atrás

nessa lógica o F-14 teria sido um péssimo caça….

Lucianno
Lucianno
Reply to  Mig35
1 ano atrás

A compra de um caça é principalmente uma decisão política. Você acha que países dependente dos USA como o Japão, Israel, Canadá ou Coreia do Sul, irão comprar um caça que não seja americano? Ou qual a chance da Venezuela comprar um caça que não seja Russo/Chines?
No caso do Gripen, o grande atrativo é o preço, pois é um caça bom e barato, o grande concorrente do Gripen nas vendas internacionais são os F-16 usados, os quais USA tem centenas estocados e são entregues modernizados para os países aliados.

teropode
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Porquê há milhares de F16 velhos sendo oferecidos de graça para nações secundárias, além é claro da pressão política exercida pelos grandes players para a venda de seus produtos novos,

Alberto Figueiredo
Alberto Figueiredo
Reply to  teropode
1 ano atrás

Ainda acho que o Gripen é bem superior ao F-16. O que me espanta é saber que tem gente que acha que tudo que tem selo americano, é melhor… Já imaginaram se a China ou Rússia pensassem assim? O que move o mundo, são os desafios.

Lucianno
Lucianno
1 ano atrás

Míssil francês, radar italiano, motor americano, sistemas de armas/cockpit/trem de pouso ingleses e o pessoal acha que o Brasil terá o domínio tecnológico do caça… A Suécia faz somente a “carcaça” do Gripen, tudo que precisa de um domínio tecnológico mais apurado vem de outros países.

ALEXANDRE
ALEXANDRE
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

Ne?!Mas quem sabe isso impulsiona as industrias nacionais a projetarem os demais equipamentos.

João Ramos
João Ramos
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

Mas ainda assim, desenvolver a plataforma, e unir todos esses componentes, exige um alto grau de tecnologia e conhecimento, estes que estão sendo compartilhados com o Brasil.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  João Ramos
1 ano atrás

A nível das propostas disponíveis, a pior neste quesito era precisamente o gripen, com uma mixórdia de fornecedores diferentes.

Guizmo
Guizmo
Reply to  Peter nine nine
1 ano atrás

Na sua modesta opinião, certo?

JT8D
JT8D
Reply to  Peter nine nine
1 ano atrás

E qual seria a vantagem de depender de um único fornecedor?

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  JT8D
1 ano atrás

JT8D
Talvez eles acreditem que quebrar a cara logo e de uma vez, sem choro e nem vela seja o ideal. Hahaha
Forte abraço

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

Isso só vem a provar que, não podemos em hipótese alguma, arrumar ‘treta’ com nenhum desses paises a prêmio de ficar sem ‘peças de reposição’. Ser independente vem a um custo ‘altíssimo’ que poucos paises ousaram em ser.

Mig35
Mig35
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

É isso aí Vinicius, se por acaso, alguém ameaçar o mosso sufrágio em 10 anos, mais ou menos, nós com 28 unidades, do gripen ng, do modelo monoposto os quais são de defesa e ataque, bem superestimado, 8 biplace são para treinamento, para cubrir o Brasil inteiro, o que impossível, não poderemos nos dar ao luxo de perder nenhuma celula em um possível combate. Uma eventual surtida contra o Brasil de 20 Su-30, ou 20 F-16, e, ou 20 F-18 estaríamos acabados, sem chance. Nem digo, de Su-35, Rafale, EF2000, F-15, F-22, daí é tiro ao pato, sem chance. Poderíamos,… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Mig35
1 ano atrás

voce criticando a “legolandia” porem afirma que 20 aeronaves (diversas) sem apoio, sem cobertura AWACS, sem apoio ECCM e etc… seriam suficientes para desbancar 28 unidades do Gripen NG. se a gente conseguir um Kill rate de 1:1 nesse cenário nós já vencemos. com perdas pesadas, mas vencemos. Baixo RCS deve ser um dos fatores mais importantes em um combate aéreo de media/longa distancia. digo que os mais importantes são ECM, ECCM, RCS e um Radar capaz. Tirando o F-22 dos citados ai em cima, nenhuma outra aeronave tem um fator extremamente determinante que mostre em um combate 1VS1 que… Read more »

Mig35
Mig35
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Victor Felipe, quem for nos atacar, hipoteticamente, terá Awacs, também. Com certeza. Não será nenhum desavisado. Não sou contra o gripen apenas teriamos que ter aos “enxames” e não contagotas. O R-77 é de 148 km o seu alcance, corrigindo o seu dado. Um caça como Su-35 por exemplo derruba um NG sem ao menos o piloto saber o que houve, que foi derrubado. Até o Su-30 tem condições de engajar o Gripen antes. Você tem que proteger os Awacs com caças de supremacia aérea e não de defesa de ponto. A Primeira coisa a ser feita é derrubar os… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Foi você que indicou uma situação hipotética onde 20 caças sozinhos viriam contra a força aérea brasileira. mas me esclareça, como um Su-35 iria engajar e derrubar um Gripen sem que o Gripen saiba da localização dele? por favor me elucide. eu não vejo nada que indique isso. (e o Alcance do R-77 é menor que o do R-77-1)

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Gostaria de esclarecer também que o Gripen apesar de ter um alcance curto natural de uma aeronave menor e monomotor ele não é um “caça de defesa de ponto” essa classificação inclusive não existe mais.

JT8D
JT8D
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Essa história de defesa de ponto é ridícula. O Gripen E tem raio de ação de 1300km, praticamente o mesmo dos outros caças do FX-2. Aliás essa é a maior diferença entre os Gripen C/D e o Gripen E. Mas ficam repetindo essa mentira um milhão de vezes.

Coutinho
Coutinho
Reply to  JT8D
1 ano atrás

JT8D, uma mentira contada mil vezes vira uma verdade. Não sei aonde isso acontece mas o povo que pratica isso acredita. Aqui ficam repetindo o mantra do Gripen curto alcance e caça leve para que vire verdade, coisa que já foi exaustivamente rebatida com fatos e números. Fazer o que? Tem entusiastas que só gostam do tamanho e da forma das aeronaves.

Mig35
Mig35
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Victor Felipe. Eu te respondi. Mas não sei porque ficam retidos os meus comentários.

Anesio Papini Filho
Anesio Papini Filho
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Só gostaria de saber se algum País dotado dessas aeronaves vão atacar o BRASIL (com excessao quem tenha o SU-30 e o SU-35) se são aliados e estão sob supervisão dos Americanos , e o Brasil é aliado dos Americanos.

Flanker
Flanker
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Os Geipen F são SÓ para treinamento? Parei de ler aí…pius o resto deve see no mesmo nivel de “conhecimento”…

Mig35
Mig35
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Chegou outro da broderagem.

JT8D
JT8D
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Sufrágio? Cara, estou sentido vergonha alheia …

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Num caça como o Gripen, se vc bater boca com um fornecedores, fica sem as peças daquele fornecedor específico. Se o negócio for feio a ponto de não se retomarem as relações com tal país em poucas décadas, você ainda tem a opção de substituir apenas aquele componente.

Já um caça como o dos americanos, russos ou franceses, teve “treta” com eles, ficam sem peças do avião inteiro.

Aí você pesa as opções e decide o que é melhor. O avião inteiro, ou só alguns componentes dele.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Clésio, no fim eu acho que fica seis por meia dúzia, se o negócio for feio como você disse, chegando a envolver até mesmo a relação entre os países, você não acha que americanos não iriam tomar as dores dos ingleses ou o contrário? Isso sem contar os outros parceiros. No fim um ia tomar a dor o outro por livre ou espontânea pressão e daria no mesmo se o caça fosse apenas de um determinado país. Veja o caso da Huawei, o caso é com o governo americano, veja quantas empresas já cancelaram produtos e serviços com a Huawei,… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

É mesmo? E quem fez suite a eletrônica e desenvolveu os códigos fonte? Você acha que desenvolver a fuselagem e estrutura de uma caça como o Gripen é simples?

JT8D
JT8D
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

A mesma lenga-lenga de sempre. A lockheed Martin, a Boeing e a Dassault também não fabricam radares e motores. Dai-me paciência …

Sagaz
Sagaz
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

Nessa lógica de fornecedores a Embraer não tem valor, afinal um avião seria como um lego, ou a Embraer produz tudo?

Denis
Denis
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

E o Brasil não tinha domínio sequer da produção de uma carcaça. Por isso, Gripen foi a melhor escolha para a FAB.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Se isso indicar uma entrega mais rápida eu ficarei feliz.

A gente precisa de no minimo 72 desses…

E eu sinceramente acho esse numero bem baixo.

RENAN
RENAN
1 ano atrás

Me pergunto
Como pode levar 1 ano para montar o gripen do Brasil
Pois a notícia que o primeiro avião para o Brasil já recebeu até a o display,
Ou os suecos vão ficar fazendo testes da aeronave antes dos pilotos brasileiros, ou eles vão cumprir o cronograma só entrego na data marcada mesmo que fique pronto 6 meses antes.

Uma boa parceria com certeza só espero que o Brasil horror todos os compromissos assumidos nas datas estabelecidas. Pois bom pagador terá novo crédito no futuro.

Me parece que os suecos são bons em cumprir o que prometem.
Abraço

Lucianno
Lucianno
Reply to  RENAN
1 ano atrás

Os Suecos estão aguardando o Brasil fazer o pagamento pelos caças, por isso a demora, e tem gente falando que iremos comprar 100 Gripens. Não ficaria surpreso se o Brasil reduzir a compra de 36 caças.

Flanker
Flanker
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

Ah é? Engraçado …e o financiamento que só começa a ser pago após a entrega da última célula?

teropode
Reply to  Lucianno
1 ano atrás

Mudaram o contrato e não me avisaram nada ?

Dickson Gomes
Dickson Gomes
Reply to  RENAN
1 ano atrás

Se trata de caças no estado da arte. Não é uma linha de montagem de um carro. São realizado testes sim, configurações etc. O tempo para entrega do primeiro não será igual para os demais. Particulamente nao vejo motivos para essa pressa, ao que vejo que o cronograma segue dentro do previsto.

Alan Lemos
Alan Lemos
1 ano atrás

Talvez eu esteja enganado mas os Gripens não iriam começar a chegar por aqui no segundo semestre deste ano?Houve algum atraso?

Bardini
Bardini
Reply to  Alan Lemos
1 ano atrás

2019 eles entragam a aeronave, que vai passar por trocentos testes.
.
2021 começa o IOC com eles operando na FAB… Sempre foi essa a data. Tem até contrato de suporta para 2021-2026.

Mig35
Mig35
Reply to  Bardini
1 ano atrás

“Bardini

2019 eles entragam a aeronave, que vai passar por trocentos testes.”
.
Quais os testes, Bardini???
Será que vai passar em testes de combate real como os F-16 de Israel? Ou Vipers Americanos??
Se for esses testes eu acredito. Fora isso é só uma obturação de justificativa.

Bardini
Bardini
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Você é uma piada…

Mig35
Mig35
Reply to  Bardini
1 ano atrás

E aí? Não sabe quais os testes ainda?? Sofismar sobre a qualidade dos outros caças vossa senhoria sabe. Patético.

Flanker
Flanker
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Testes como aqueles realizados em qualquer aeronave em desenvolvimento. Testes de integração de todos os sistemas da versão brasileira, que não é idêntica à sueca. Testes, retestes e novos testes de cada sistema, sua interação com os outros sistemas. Avaliações e resultados de comportamento em voo e em solo com as mais variadas configurações de cargas de armas, com os mais variados niveis de combustível, etc, etc…tudo isso, com participação de engenheiros e militares brasileiros. Você acha isso pouco? Você acha que o avião do seu avatar não passou por tudo isso….e não sei se não continua passando, pois vendas… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Discordo, um piada teria graça

Marcelo
Marcelo
Reply to  Bardini
1 ano atrás

deixa o cara…pelo nivel dos comentarios deve ser um adolescente…nao estraga a paixao do cara! 🙂

renato frederico tonini
renato frederico tonini
1 ano atrás

por que a necessidade de um caça que comporte dois pilotos, alguém pode me explicar??obrigado

ALEXANDRE
ALEXANDRE
Reply to  renato frederico tonini
1 ano atrás

Treinamento

Mauro
Mauro
Reply to  renato frederico tonini
1 ano atrás

O piloto do banco traseiro do Gripen F é um piloto aprendiz, um piloto com pouca experiência, então ele está praticando para que um dia venha a comandar um caça sozinho, antes disso, ele deve passar por essa experiência de aprendizagem, como co piloto e um piloto mais experiente no comando.
Alguns aviões mais complexos usam um segundo piloto como oficial de guerra eletrônica ou oficial de armamentos.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Mauro
1 ano atrás

Mauro, não poste bobagem. O aluno senta no posto dianteiro. O instrutor no traseiro. Quem comanda a aeronave é o aluno. Não existe na aviação militar ¨piloto e copiloto¨.

Adriano RA
Adriano RA
Reply to  renato frederico tonini
1 ano atrás

Boa pergunta a sua. Particularmente, eu acho que a FAB fez certo tendo em vista o seu próprio conceito de formação de novos pilotos de caça. Tirar um piloto do A-29 e colocar dentro de um Gripen monoposto pode ser pouco produtivo. Não por risco, afinal existe o ótimo simulador, mas por troca de experiências com pilotos mais experientes. Acho que é por isso que a FAB tem um verdadeiro “fetiche” pelo F-5F.
Além disso, a versão biplace do Gripen é plenamente operacional e a FAB deve vislumbrar opções de emprego (operacional) dessa versão que os suecos não vislumbram.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Adriano RA
1 ano atrás

Não há nada de ¨pouco produtivo¨em colocar um caçador egresso do A-29 (Líder de Esquadrilha de Caça) num F-39.

teropode
Reply to  renato frederico tonini
1 ano atrás

Guerra eletrônica, jameando o inimigo, já viu este filme ?

Witalo
Witalo
Reply to  renato frederico tonini
1 ano atrás

Não da para por um avião de milhões de dólares nas mãos de um piloto recém formado. Bi place para o piloto orientar o novato na operação.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Witalo
1 ano atrás

NENHUM recém formado vai voar o F-39. Um Tenente/Capitão, ao chegar lá, já voou o suficiente. E já é qualificado Líder de Esquadrilha de Caça.

Delfim
Delfim
1 ano atrás

Agora é cruzar os dedos para que a situação regional não se deteriore mais ainda.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Meu Deus como tem viuva ainda chorando, gente vamos dar um tempo, quando o caça estiver voando na FAB e começar a sair os relatórios de operação vai ser possível fazer comparação pra todos os gostos.

Curioso
Curioso
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Concordo. Não acho que é momento para condenar, nem montar um pedestal para o Gripen. Como todas as outras aeronaves acredito que ele tenha pontos positivos e negativos. Ao meu ver os pontos que ainda podem ainda nos surpreender, são os radares (ainda sem confirmação de capacidades) de acordo com as propagandas, somados integração de dados, veem até caça steath, e a capacidade de guerra eletrônica, que também promete milagres. Isso tudo só dá para avaliar na hora do combate.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Curioso
1 ano atrás

Correto.

nonato
nonato
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Me admira o comentário de bom senso, mas com um logotipo da Ursal.

Coutinho
Coutinho
Reply to  nonato
1 ano atrás

Não podemos julgar um comentarista pelo seu avatar. 🙂

PauloOsk
PauloOsk
1 ano atrás

Quando comecarao a ser instalados os FLIR/IRST definitivamente?

Maurício.
Maurício.
Reply to  PauloOsk
1 ano atrás

Paulo, IRST por enquanto só na maquete do Gripen E mesmo, na minha opinião já deveria estar nesses 39-8 e 9, tenho a mesma dúvida que você.

Bardini
Bardini
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Cara… IRST, Radar e IFF já voaram e foram testado no Gripen DEMO a anos. Estão usando aquele espaço para abrigar sistemas de aquisição de dados para os testes.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Bardini, eu falei IRST, nem toquei em radar, quando eu comentei que o IRST por enquanto só na maquete, eu sabia que alguém ia se morder, me mostra uma imagem do Gripen E voando com o IRST instalado, não me venha falar de Gripen DEMO, o Gripen da FAB é o E, não o DEMO.

Bardini
Bardini
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Cara… Para de gastar o dedo falando baboseira
.
O sensor já foi testado.
.
Os únicos mordidos aqui são os boca mole que não querem aceitar esse projeto ou que não querem se informar sobre ele.
.
https://www.aereo.jor.br/2014/04/04/voa-primeiro-gripen-com-irst/

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Bardini, ainda continua mordido…o link que você postou é do Gripen DEMO, posta um link com o Gripen E, ou você acha que depois quando colocarem o IRST no Gripen E eles não vão testar novamente? Daqui alguns meses o aéreo solta uma matéria com o título: Gripen 39-xx testa o sensor IRST, vamos ser sinceros Bardini, sem mimimi típico de alguns, essa tecnologia os americanos já utilizam a mais de meio século, a minha colocação ao Paulo foi que na minha opinião esses Gripen 39-8 e 9 já deveriam estar com o IRST instalado, se você discorda e acha… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Bardini, lamento te informar mas o link que você postou é do Gripen DEMO, eu pedi do Gripen E, quando você tiver um link do Gripen E testando o sensor aí você tenta novamente. Pelo visto você acha que quando colocarem o IRST no Gripen E esse não vai precisar fazer mais testes com o sensor. Volto a repetir, na minha opinião os Gripen 39-8 e 9 já deveriam estar com o sensor instalado, se você não concorda o problema é seu. Espero que esse comentário não seja deletado, a política do blog anda estranha, é rígida com alguns, já… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Vou ali pegar uma talhadeira e uma marreta, quem sabe assim vai entrar na tua cabeça que esse sensor já foi testado… . O Gripen DEMO, vulgo 39-7 nada mais é do que a PLATAFORMA DE TESTES de sensores e aviônicos que seriam embarcados no Gripen E. Foi ali que muita coisa do projeto base foi validada. Hoje tem-se o 39-7 ainda voando aviônica e sensores, 39-8 FTI e a plataforma/estrutura, 39-9 FTI e sistemas e o 39-10 estava esses dias sendo notícia com os testes de motor, sendo que o 39-10 que é último protótipo vai entregar o peso… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Bardini, saiu duas respostas minha pra você antes porque o primeiro comentário simplesmente tinha sumido, depois apareceu os dois comentários. Voltando ao tema, eu sei que já foi testado no DEMO, mas terá que ser testado novamente no E, e como essa tecnologia não é um bicho de sete cabeças, já deveria estar no 39-8 e 9, como você gosta de dizer, eu sou um “viúva do SH e Rafale”, na minha opinião já “poderíamos” estar voando com qualquer um desses caças, e não testando o projeto de um, você pode até achar que eu torça contra o Gripen E… Read more »

Mig35
Mig35
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Prezado, Maurício. É o F-5G 2.0! Galerinha Brotheragem lacradora vai a loucura!

Flanker
Flanker
Reply to  Mig35
1 ano atrás

Poderia traduzir o que você pretensamente escreveu?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Não tem nenhuma necessidade de testar o sensor se ele já foi testado no Gripen DEMO. nenhuma.

Maurício.
Maurício.
Reply to  PauloOsk
1 ano atrás

Paulo, IRST por enquanto só na maquete do Gripen E, na minha opinião já deveria estar no Gripen 39-8 e 9.
Tenho a mesma dúvida que você.

Marcos
Marcos
1 ano atrás

@Meio OFF

A Saab anunciou a criação de uma planta aeronáutica em Indiana, Estados Unidos.

Agora a Boeing já pode transferir a construção dos Gripens NG BR para lá

Mig35
Mig35
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Truste. Só esse fato já vicia o certame.

JT8D
JT8D
Reply to  Marcos
1 ano atrás

É para produção do T-X. Por que vocês tem tanto medo dus americanu?

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  JT8D
1 ano atrás

A nem viu, a turma do pessimismo evoluiu pra “senhores da desinformação”. Tá osso!!! Parecem crianças guiadas pelas gravuras e tentando conversar com adultos.

Coutinho
Coutinho
Reply to  Tomcat4.0
1 ano atrás

São trolls. Quanto mais se alimenta, mais eles incomodam. E estão se multiplicando que nem coelhos.

Flanker
Flanker
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Gostaria que você, assim como qualquer outro que compartilhe da mesma ideia/opinião, explique, de forma embasada e convincente, como a Boeing, que adquiriu a divisão de aviões comerciais da Embraer, vai conseguir transferir para os EUA a linha de montagem de uma aeronave adquirida pela FAB e que está sob responsabilidade da SAAB e da divisão militar da Embraer, lembrando que essa divisão não fez parte das negociações com a Boeing.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Marcos
1 ano atrás

O gripen da EMBRAER Defesa e Segurança e não da aviões comerciais

Curioso
Curioso
1 ano atrás

Quanto ao titulo da matéria, não gosto de ser negativista. Mas fato é que o Gripen está atrasado. Não a entrega. Mas desde a ideá inicial. Pelo tempo de desenvolvimento desde o contrato fechado e valores gastos no esforço, a FAB poderia ter proposto a fabricantes como a Saab e (ou) outras interessadas, um desenvolvimento em conjunto, de um caça com diferenciais mais marcantes, de 5ª ou 6ª geração. Já que, pelo jeito não tinham tanta pressa assim, para esperar 5 anos, para receber um por ano. Se tivesse entrado em esforços como os do J-20, SU-57 ou “algum concorrente… Read more »

OSEIAS
OSEIAS
1 ano atrás

36 caças custam o mesmo que uma Embraer.
e agora, vamos fazer o que com a transferência de tecnologia??????
vamos construir caças?
vamos fabricar mais aviões civis?????

Alguém vai reembolsar o povo brasileiro por comprar isso, dar a Embraer e agora não usar para nada?

como fica isso?????

JT8D
JT8D
Reply to  OSEIAS
1 ano atrás

Pela milionésima vez: somente a parte de aviões comerciais da Embraer foi vendida, a parte de aviões militares continua brasileira

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  JT8D
1 ano atrás

colega bom dia. Todo mundo aqui sabe que a parte militar não foi vendida. Não estou me referindo a isso. O que digo é: Vai fazer o que com essa tecnologia comprada da SAAB? Vai projetar o mais novo caça do Brasil e entrar no concorrido mercado mundial cheio de lob? Vai utilizar essa tecnologia em aeronaves civis, melhorando assim a qualidade dos seus produtos? Claro que não. Então porque compramos essa transferência? Pense nisso. Quem paga essa conta?

Lucianno
Lucianno
Reply to  OSEIAS
1 ano atrás

Ótimo questionamento!

JT8D
JT8D
Reply to  OSEIAS
1 ano atrás

A Embraer Defesa e Segurança pode sim se associar à Saab no desenvolvimento da próxima geração de caças da empresa. E a Embraer Defesa e Segurança também pode utilizar essa tecnologia em seus produtos (aviões executivos e militares).
Além disso a transferência de tecnologia foi uma decisão estratégica da FAB. Pergunte ao Coronel Nery, ele pode te explicar melhor

Celso
Celso
Reply to  OSEIAS
1 ano atrás

Ufaaaaa…que questionamento mais tacanho esse o seu. Alguma dessas tecnologias podem e serao usadas pela embraer em plataforma de jatos executivos tambem, ou voce acha q isso so se aplica aa aviacao comercial de porte ??? Ainda, quem sabe num futuro (Brasil, pais do futuro que nunca chega) rsrsrsr isso possa ser aplicado. Se alguem aqui tiver uma bola de cristal, por favor se manifeste, as opinioes ainda estao abertas e sao livres rsrsrsrsrs. Sds

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Celso
1 ano atrás

Vocês estão se esquecendo de algo muito importante. São 4Bi de dólares para desenvolver jatos executivos? Isso foi o valore da Embraer inteira. E mais, quando foi acertado o negocio de transferência para o desenvolvimento futuro da Embraer, não havia nenhuma negociação entre Boeing e Embraer, isso ocorreu depois de fechar com a SAAB e até os mesmos foram pegos de surpresa. A intenção era repetir a receita AMX, uma indústria completa, e não uma fatia e migalhas qualquer. Eu sempre fui a favor do negocio com a SAAB e a transferência. Mas agora nesse formato. Me desculpem mas está… Read more »

Marcos
Marcos
Reply to  OSEIAS
1 ano atrás

OSEIAS,

Bem pensado kkkkkk

Daqui a 30 ou 40 anos os caças vão estar soltando pecinha e obsoletos e a Embraer, agora Boeing, vai estar lucrando muitas verdinhas com a modernização dos Gripen NG da FAB

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Nossa! Que legal!

Bosco
Bosco
1 ano atrás

O paciente tá em fase terminal, respirando por aparelhos e chega a boa notícia que a cura já está em fase de testes e com o cronograma bem adiantado. Maravilha!!!

Luiz Floriano Alves
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Mais testes do Gripen! Parece que querem nos botar na cabeça de que o projeto está pronto e entregaram alguma coisa. E a Força Aérea da Suécia pedindo para a SAAB um projeito de caça mais moderno. Putz…..

Marcos
Marcos
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O paciente já morreu, o problema é que não querem enterrar achando que ele vai ressuscitar

PACRF
PACRF
1 ano atrás

Diante de tudo o que foi comentado, só resta uma pergunta: por que o Comando da Aeronáutica escolheu o Gripen duas vezes, uma no governo FHC e outra no governo Dilma?

teropode
1 ano atrás

O caça possui ótimas características, a ToT vai oxigenar os institutos de pesquisas tecnológicas e faculdades federais , a FAB vai eliminar o GAP de quase vinte anos , porém o ritmo de LESMA e as ameaças do contigenciamentos sã o preocupantes.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
1 ano atrás

Ainda veremos a FAB com seus 108 Gripen’s a defender e guardar os céus do Brasil. A melhor escolha com certeza e ainda,creio eu, entraremos de sola no projeto SAAB JS-2020 o Gripen stealth ! 😉

Mig35
Mig35
Reply to  Tomcat4.0
1 ano atrás

F-5G 2.0! O renascimento da fênix!

Mig35
Mig35
Reply to  Tomcat4.0
1 ano atrás

Ah? Oi?!

Bosco
Bosco
1 ano atrás

NO sentido de ajudar, a atividade de ECM pode ser defensiva ou ofensiva. Em sendo ofensiva é denominada de “ataque eletrônico”. Em geral a ECM é utilizada para “interferir” em radares (de vigilância ou de controle de tiro) e em sistemas de comunicação. Um exemplo de ECM defensivo é quando um caça é atacado por um míssil guiado por radar e este lança chaffs para desviar o míssil. A ECM defensiva pode se dar através de: lançamento de chaffs, interferidores ativos de autoproteção, decoys rebocados, decoys ejetáveis, etc. Um exemplo de ECM ofensivo é quando um caça como o EA-18G… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

DSC,
Se entregarem tudo que promete parece que será muito efetivo tendo em vista combinar o que há em sistemas em estado da arte no tocante à ECM ativa (DRFM, tecnologia AESA em GaN), no chamado sistema Arexis.
E há também o decoy ativo ejetável baseado em tecnologia DRFM, o Britecloud.
Vamos confiar que nossos Gripens venham mesmo com todos esses recursos.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O Arexis parece combinar as funções de ECM defensivo e ofensivo. Geralmente a ECM ofensiva é feita por aviões de ataque eletrônicos dedicados como o EA-18G.
O pod de ECM israelense utilizado pela FAB tem capacidade de ECM ofensivo, mas o Gripen NG parece que o terá como padrão incorporando à célula.

Caravaggio
Caravaggio
1 ano atrás

Ué, mas a entrega não começava em 2019?

Coutinho
Coutinho
Reply to  Caravaggio
1 ano atrás

Ainda estamos em Maio. Até 31 de Dezembro ainda será 2019. Alem do mais a primeira aeronave vai ficar na Suécia e só virá para o Brasil depois que o ultimo avião do lote for entregue.

https://www.aereo.jor.br/2019/02/08/primeiro-caca-saab-gripen-e-do-brasil-entra-na-segunda-etapa-da-montagem-final/

https://www.aereo.jor.br/2019/02/12/mais-uma-foto-do-primeiro-caca-gripen-e-brasileiro-em-montagem-final/

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Acredito que se o Gripen E/F não conseguir emplacar nenhuma venda para Áustria, Bulgária,Canadá,Colômbia,Croácia,Filipinas,Finlândia ou Suíça.
Infelizmente ficará evidente que há limitações técnicas e de custo, em relação aos seus concorrentes.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Nada a ver !!! Cada um com sua visão estratégica, sua demanda e forma de operar fora, é claro, loby e preferencias . Muitas variáveis numa escolha .