Saab Gripen E 39-9

Saab Gripen E 39-9

Saab Gripen E 39-9
Saab Gripen E 39-9

Aeronaves de teste 39-8 e 39-9 lançaram o míssil MBDA Meteor

LINKÖPING, Suécia – Os testes de voo do caça Gripen E da Saab estão se movendo mais rápido do que o previsto, de acordo com Eddy de la Motte, vice-presidente e chefe da unidade de negócios Gripen E/F da fabricante sueca Saab.

De la Motte disse em uma coletiva de imprensa que os testes para disparar o míssil Meteor da MBDA foram realizados por aeronaves de teste 39-8 e 39-9 no norte da Suécia. “Planejamos duas semanas para os testes e conseguimos fazer tudo em um”, observou o executivo, acrescentando: “Estamos aproveitando cada hora de teste de voo mais do que esperávamos, o que está ajudando o progresso do programa.”

Hoje o envelope de voo está sendo ampliado, com 9g sendo atingido no início deste mês, segundo a empresa. O piloto de testes Marcus Wandt explicou que, embora a aeronave seja mais pesada que o Gripen C, “a agilidade ainda está presente porque é mais forte e suporta muito bem seu peso”. Wandt e seus cinco colegas voaram 125 horas de testes.

O primeiro Gripen E para a Suécia será entregue este ano à força de teste e avaliação composta de pessoal da Saab e da Força Aérea Sueca.

A primeira das 36 aeronaves encomendadas pelo Brasil (28 monopostos E e 8 bipostos F) por US$ 4,16 bilhões será entregue à Força Aérea Brasileira em 2021, mas os primeiros pilotos chegarão à Suécia em janeiro de 2020 para começar o treinamento.

Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor
Caça Saab JAS 39E Gripen com mísseis Meteor

Mikael Franzen, vice-presidente e chefe da unidade de negócios Gripen Brasil, explicou que as duas linhas de produção para a aeronave – uma na Suécia e uma no Brasil – seriam usadas para produzir aeronaves que podem ser encomendadas por outros clientes no futuro.

Franzen disse que oito aviões serão construídos por brasileiros na Suécia (quatro do modelo F e quatro do E) para garantir que os brasileiros fiquem totalmente à vontade com os processos de construção, e 15 serão construídos no Brasil por brasileiros e 13 por suecos na Suécia.

O Gripen F de dois assentos, desenvolvido especificamente para o Brasil é 65 cm mais comprido que o Gripen E e possui sistemas e displays idênticos aos monopostos.

FONTE: Defensenews

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonel Testa

Ai sim .!! So precisava ser pelos menos uns 48 nesse primeiro lote pra trocar 1 por 1 com os F5 e manter pelo menos o mesmo numero de caças, embora evidentemente a capacidade dos F39 sejam muito superiores

Fabio Aguiar

E no mínimo 1 míssil MBDA Meteor por aeronave.

Victor Filipe

Um míssil desses por aeronave e nada é a mesma coisa, na verdade, é melhor ficar com nada, assim não perde dinheiro.

O minimo do minimo é 4 por aeronave.
para se atuar em missão de ataque ao solo com alguma capacidade de se defender contra ameaças aéreas.

o certo seria 8 por aeronave.

Flamenguista

E. caso entrasse num dogfigth, ejetaria todos os mísseis daria meia volta?

Victor Filipe

Em missão de supremacia aérea ele leva 6 misseis (8 por aeronave seria para manter 2 em reserva) da pra considerar que uma carga padrão seria 4 AIM-120D e 2 AIM-9X os últimos usados para combate em curta distancia. porem fique sabendo, se chegar ao Dogfigth ele já não vai ter mais misseis.

Victor Filipe

Pelo menos não misseis de médio/longo alcance.

Victor Filipe

As pessoas positivando esse comentário sem sentido me faz crer que o numero de leigos nesse blog é maior do que eu imaginava

Coutinho

As pessoas sempre positivam críticas ao Gripen porque acham que é um caça medíocre, ou porque acham que as entregas estão atrasadas, ou porque acham que foi muito caro ou porque são viúvas dos outros caças ou porque são haters ou porque são trolls.

Ricardo Bigliazzi

Parece ser mesmo um ótimo avião. Todas as noticias que vejo no Mundo sobre esse avião são as melhores possíveis.

Acredito que temos uma excelente plataforma para os próximos 30 anos.

Mig35

E por quê não vende???

Victor Filipe

Porque existem coisas a pronta entrega que oferece uma capacidade semelhante. quem quer uma aeronave nas capacidades de um Gripen mas não quer esperar compra um F-16V por exemplo.

Mas me diz ai, porque o MiG-35 não vende?

Mig35

Victor, num primeiro momento eu perguntei o fato da matéria, mas eu te respondo; o Gripen é um Lift, mesma categoria, em tese, do F-16. Binômio disponibilidade e capacidade o Viper dá de 1000 x 0 no gripen, infelizmente para nós. O Mig-35, é um projeto atual derivado do Mig-29, assim como, o Gripen NG é um projecto atual do Jas39. A comercialização do Gripen Ng foi oferecida ao Brasil no ano de 2004, já se passaram 15 anos e está em testes ainda. Ao contrário senso do Mig-35 que foi ofericido a sua venda em 2017, conforme matéria da… Read more »

Pampapoker

Por acaso, me passa a taxa de disponibilidade do Gripen… A aeronave está na fábrica passando por testes, como você pode saber a disponibilidade a nível de esquadrão ou fábrica. E cada uma…

Mig35

Pampapoker, não tem como porque ninguém utiliza fora a Suécia. A África do Sul os mantém armazenados porque não tem dinheiro para utilizá-los.

Flanker

O avião que o Brasil comprou, ninguém utiliza ainda, nem a Suécia, pois está em desenvolvimento. Os JAS-39 C e D são operados pela Suécia e África do Sul (que mantém alguns armazenados, e não todos)….além desses dois países, esqueceu da República Tcheca, Hungria e Tailândia.
Se o Gripen é um LIFT, e você o coloca na mesma categoria do F-16, mostras que não sabes o que é um caça leve e nem o que é um LIFT. Portanto, volte a estudar, te informar e tente novamente mais tarde.

Pampapoker

Estamos falando de Gripen E/F, que se encontra na fábrica passando por testes, não do Gripen C/D que é utilizado pela força aérea sueca.

Tamandaré

Gripen é um LIFT??? Tá de zueira né?!

Mig35

Tamandaré, sim é um Lift. É um caça de defesa de ponto. Seus dados se aproximam do F-16 bloco 70. Leia a classificação dos caças.

Victor Filipe

“Lead-in fighter training (LIFT) utilises advanced jet trainer aircraft with avionics and stores-management capability that emulate operational fighter planes”

Você ta falando muita porcaria como se fosse alguém que tivesse algum conhecimento

LIFT são caças de treinamento avançado, F-16V e Gripen são caças e ponto. caças multifunção.

Flanker

Continua escrevendo bobagem…

Mig35

Tamandaré, coloquei um artigo explicando e justificando, com dados, a minha opinião e foi guilhotinado.

Lucianno

O Gripen entrou em operação em 1988, portanto há mais de 30 anos, não é um projeto moderno. Não existem muitas diferenças entre o Gripen e o F-16 bloco 70 do ponto de vista de capacidade operacional.

Lucianno

O SU-35 ? Desde 1988 (SU-27), também é um projeto antigo, considero o SU-35 uma modernização do SU-27. Lembrando que trata-se de um caça de superioridade aérea e portanto de uma categoria diferente do Gripen e do F-16.

Alex

Faz tempo que nao leio os comentarios do Poder Aereo. O nivel caiu muito….

Bardini

Tem mais unidades contratas do que o MiG-35…

Victor Filipe

foi na ferida.

Mig35

Bardini, você fica na Broderagem, tapando o sol com a peneira. Os Fatos é que contam.

Marcos Cooper

Quem é MiG-35? Essa criatura existe?

Gustavo

nessa lógica o F-14 teria sido um péssimo caça….

Lucianno

A compra de um caça é principalmente uma decisão política. Você acha que países dependente dos USA como o Japão, Israel, Canadá ou Coreia do Sul, irão comprar um caça que não seja americano? Ou qual a chance da Venezuela comprar um caça que não seja Russo/Chines?
No caso do Gripen, o grande atrativo é o preço, pois é um caça bom e barato, o grande concorrente do Gripen nas vendas internacionais são os F-16 usados, os quais USA tem centenas estocados e são entregues modernizados para os países aliados.

Alberto Figueiredo

Ainda acho que o Gripen é bem superior ao F-16. O que me espanta é saber que tem gente que acha que tudo que tem selo americano, é melhor… Já imaginaram se a China ou Rússia pensassem assim? O que move o mundo, são os desafios.

Lucianno

Míssil francês, radar italiano, motor americano, sistemas de armas/cockpit/trem de pouso ingleses e o pessoal acha que o Brasil terá o domínio tecnológico do caça… A Suécia faz somente a “carcaça” do Gripen, tudo que precisa de um domínio tecnológico mais apurado vem de outros países.

ALEXANDRE

Ne?!Mas quem sabe isso impulsiona as industrias nacionais a projetarem os demais equipamentos.

João Ramos

Mas ainda assim, desenvolver a plataforma, e unir todos esses componentes, exige um alto grau de tecnologia e conhecimento, estes que estão sendo compartilhados com o Brasil.

Peter nine nine

A nível das propostas disponíveis, a pior neste quesito era precisamente o gripen, com uma mixórdia de fornecedores diferentes.

Guizmo

Na sua modesta opinião, certo?

JT8D

E qual seria a vantagem de depender de um único fornecedor?

Edson Parro

JT8D
Talvez eles acreditem que quebrar a cara logo e de uma vez, sem choro e nem vela seja o ideal. Hahaha
Forte abraço

Vinicius Momesso

Isso só vem a provar que, não podemos em hipótese alguma, arrumar ‘treta’ com nenhum desses paises a prêmio de ficar sem ‘peças de reposição’. Ser independente vem a um custo ‘altíssimo’ que poucos paises ousaram em ser.

Mig35

É isso aí Vinicius, se por acaso, alguém ameaçar o mosso sufrágio em 10 anos, mais ou menos, nós com 28 unidades, do gripen ng, do modelo monoposto os quais são de defesa e ataque, bem superestimado, 8 biplace são para treinamento, para cubrir o Brasil inteiro, o que impossível, não poderemos nos dar ao luxo de perder nenhuma celula em um possível combate. Uma eventual surtida contra o Brasil de 20 Su-30, ou 20 F-16, e, ou 20 F-18 estaríamos acabados, sem chance. Nem digo, de Su-35, Rafale, EF2000, F-15, F-22, daí é tiro ao pato, sem chance. Poderíamos,… Read more »

Victor Filipe

voce criticando a “legolandia” porem afirma que 20 aeronaves (diversas) sem apoio, sem cobertura AWACS, sem apoio ECCM e etc… seriam suficientes para desbancar 28 unidades do Gripen NG. se a gente conseguir um Kill rate de 1:1 nesse cenário nós já vencemos. com perdas pesadas, mas vencemos. Baixo RCS deve ser um dos fatores mais importantes em um combate aéreo de media/longa distancia. digo que os mais importantes são ECM, ECCM, RCS e um Radar capaz. Tirando o F-22 dos citados ai em cima, nenhuma outra aeronave tem um fator extremamente determinante que mostre em um combate 1VS1 que… Read more »

Mig35

Victor Felipe, quem for nos atacar, hipoteticamente, terá Awacs, também. Com certeza. Não será nenhum desavisado. Não sou contra o gripen apenas teriamos que ter aos “enxames” e não contagotas. O R-77 é de 148 km o seu alcance, corrigindo o seu dado. Um caça como Su-35 por exemplo derruba um NG sem ao menos o piloto saber o que houve, que foi derrubado. Até o Su-30 tem condições de engajar o Gripen antes. Você tem que proteger os Awacs com caças de supremacia aérea e não de defesa de ponto. A Primeira coisa a ser feita é derrubar os… Read more »

Victor Filipe

Foi você que indicou uma situação hipotética onde 20 caças sozinhos viriam contra a força aérea brasileira. mas me esclareça, como um Su-35 iria engajar e derrubar um Gripen sem que o Gripen saiba da localização dele? por favor me elucide. eu não vejo nada que indique isso. (e o Alcance do R-77 é menor que o do R-77-1)

Victor Filipe

Gostaria de esclarecer também que o Gripen apesar de ter um alcance curto natural de uma aeronave menor e monomotor ele não é um “caça de defesa de ponto” essa classificação inclusive não existe mais.

JT8D

Essa história de defesa de ponto é ridícula. O Gripen E tem raio de ação de 1300km, praticamente o mesmo dos outros caças do FX-2. Aliás essa é a maior diferença entre os Gripen C/D e o Gripen E. Mas ficam repetindo essa mentira um milhão de vezes.

Coutinho

JT8D, uma mentira contada mil vezes vira uma verdade. Não sei aonde isso acontece mas o povo que pratica isso acredita. Aqui ficam repetindo o mantra do Gripen curto alcance e caça leve para que vire verdade, coisa que já foi exaustivamente rebatida com fatos e números. Fazer o que? Tem entusiastas que só gostam do tamanho e da forma das aeronaves.

Mig35

Victor Felipe. Eu te respondi. Mas não sei porque ficam retidos os meus comentários.

Anesio Papini Filho

Só gostaria de saber se algum País dotado dessas aeronaves vão atacar o BRASIL (com excessao quem tenha o SU-30 e o SU-35) se são aliados e estão sob supervisão dos Americanos , e o Brasil é aliado dos Americanos.

Flanker

Os Geipen F são SÓ para treinamento? Parei de ler aí…pius o resto deve see no mesmo nivel de “conhecimento”…

Mig35

Chegou outro da broderagem.

JT8D

Sufrágio? Cara, estou sentido vergonha alheia …

Clésio Luiz

Num caça como o Gripen, se vc bater boca com um fornecedores, fica sem as peças daquele fornecedor específico. Se o negócio for feio a ponto de não se retomarem as relações com tal país em poucas décadas, você ainda tem a opção de substituir apenas aquele componente.

Já um caça como o dos americanos, russos ou franceses, teve “treta” com eles, ficam sem peças do avião inteiro.

Aí você pesa as opções e decide o que é melhor. O avião inteiro, ou só alguns componentes dele.

Maurício.

Clésio, no fim eu acho que fica seis por meia dúzia, se o negócio for feio como você disse, chegando a envolver até mesmo a relação entre os países, você não acha que americanos não iriam tomar as dores dos ingleses ou o contrário? Isso sem contar os outros parceiros. No fim um ia tomar a dor o outro por livre ou espontânea pressão e daria no mesmo se o caça fosse apenas de um determinado país. Veja o caso da Huawei, o caso é com o governo americano, veja quantas empresas já cancelaram produtos e serviços com a Huawei,… Read more »

Mateus Lobo

É mesmo? E quem fez suite a eletrônica e desenvolveu os códigos fonte? Você acha que desenvolver a fuselagem e estrutura de uma caça como o Gripen é simples?

JT8D

A mesma lenga-lenga de sempre. A lockheed Martin, a Boeing e a Dassault também não fabricam radares e motores. Dai-me paciência …

Sagaz

Nessa lógica de fornecedores a Embraer não tem valor, afinal um avião seria como um lego, ou a Embraer produz tudo?

Denis

E o Brasil não tinha domínio sequer da produção de uma carcaça. Por isso, Gripen foi a melhor escolha para a FAB.

Victor Filipe

Se isso indicar uma entrega mais rápida eu ficarei feliz.

A gente precisa de no minimo 72 desses…

E eu sinceramente acho esse numero bem baixo.

RENAN

Me pergunto
Como pode levar 1 ano para montar o gripen do Brasil
Pois a notícia que o primeiro avião para o Brasil já recebeu até a o display,
Ou os suecos vão ficar fazendo testes da aeronave antes dos pilotos brasileiros, ou eles vão cumprir o cronograma só entrego na data marcada mesmo que fique pronto 6 meses antes.

Uma boa parceria com certeza só espero que o Brasil horror todos os compromissos assumidos nas datas estabelecidas. Pois bom pagador terá novo crédito no futuro.

Me parece que os suecos são bons em cumprir o que prometem.
Abraço

Lucianno

Os Suecos estão aguardando o Brasil fazer o pagamento pelos caças, por isso a demora, e tem gente falando que iremos comprar 100 Gripens. Não ficaria surpreso se o Brasil reduzir a compra de 36 caças.

Flanker

Ah é? Engraçado …e o financiamento que só começa a ser pago após a entrega da última célula?

Dickson Gomes

Se trata de caças no estado da arte. Não é uma linha de montagem de um carro. São realizado testes sim, configurações etc. O tempo para entrega do primeiro não será igual para os demais. Particulamente nao vejo motivos para essa pressa, ao que vejo que o cronograma segue dentro do previsto.

Alan Lemos

Talvez eu esteja enganado mas os Gripens não iriam começar a chegar por aqui no segundo semestre deste ano?Houve algum atraso?

Bardini

2019 eles entragam a aeronave, que vai passar por trocentos testes.
.
2021 começa o IOC com eles operando na FAB… Sempre foi essa a data. Tem até contrato de suporta para 2021-2026.

Mig35

“Bardini

2019 eles entragam a aeronave, que vai passar por trocentos testes.”
.
Quais os testes, Bardini???
Será que vai passar em testes de combate real como os F-16 de Israel? Ou Vipers Americanos??
Se for esses testes eu acredito. Fora isso é só uma obturação de justificativa.

Bardini

Você é uma piada…

Mig35

E aí? Não sabe quais os testes ainda?? Sofismar sobre a qualidade dos outros caças vossa senhoria sabe. Patético.

Flanker

Testes como aqueles realizados em qualquer aeronave em desenvolvimento. Testes de integração de todos os sistemas da versão brasileira, que não é idêntica à sueca. Testes, retestes e novos testes de cada sistema, sua interação com os outros sistemas. Avaliações e resultados de comportamento em voo e em solo com as mais variadas configurações de cargas de armas, com os mais variados niveis de combustível, etc, etc…tudo isso, com participação de engenheiros e militares brasileiros. Você acha isso pouco? Você acha que o avião do seu avatar não passou por tudo isso….e não sei se não continua passando, pois vendas… Read more »

JT8D

Discordo, um piada teria graça

Marcelo

deixa o cara…pelo nivel dos comentarios deve ser um adolescente…nao estraga a paixao do cara! 🙂

renato frederico tonini

por que a necessidade de um caça que comporte dois pilotos, alguém pode me explicar??obrigado

ALEXANDRE

Treinamento

Mauro

O piloto do banco traseiro do Gripen F é um piloto aprendiz, um piloto com pouca experiência, então ele está praticando para que um dia venha a comandar um caça sozinho, antes disso, ele deve passar por essa experiência de aprendizagem, como co piloto e um piloto mais experiente no comando.
Alguns aviões mais complexos usam um segundo piloto como oficial de guerra eletrônica ou oficial de armamentos.

Rinaldo Nery

Mauro, não poste bobagem. O aluno senta no posto dianteiro. O instrutor no traseiro. Quem comanda a aeronave é o aluno. Não existe na aviação militar ¨piloto e copiloto¨.

Adriano RA

Boa pergunta a sua. Particularmente, eu acho que a FAB fez certo tendo em vista o seu próprio conceito de formação de novos pilotos de caça. Tirar um piloto do A-29 e colocar dentro de um Gripen monoposto pode ser pouco produtivo. Não por risco, afinal existe o ótimo simulador, mas por troca de experiências com pilotos mais experientes. Acho que é por isso que a FAB tem um verdadeiro “fetiche” pelo F-5F.
Além disso, a versão biplace do Gripen é plenamente operacional e a FAB deve vislumbrar opções de emprego (operacional) dessa versão que os suecos não vislumbram.

Rinaldo Nery

Não há nada de ¨pouco produtivo¨em colocar um caçador egresso do A-29 (Líder de Esquadrilha de Caça) num F-39.

Witalo

Não da para por um avião de milhões de dólares nas mãos de um piloto recém formado. Bi place para o piloto orientar o novato na operação.

Rinaldo Nery

NENHUM recém formado vai voar o F-39. Um Tenente/Capitão, ao chegar lá, já voou o suficiente. E já é qualificado Líder de Esquadrilha de Caça.

Delfim

Agora é cruzar os dedos para que a situação regional não se deteriore mais ainda.

Nilton L Junior

Meu Deus como tem viuva ainda chorando, gente vamos dar um tempo, quando o caça estiver voando na FAB e começar a sair os relatórios de operação vai ser possível fazer comparação pra todos os gostos.

Curioso

Concordo. Não acho que é momento para condenar, nem montar um pedestal para o Gripen. Como todas as outras aeronaves acredito que ele tenha pontos positivos e negativos. Ao meu ver os pontos que ainda podem ainda nos surpreender, são os radares (ainda sem confirmação de capacidades) de acordo com as propagandas, somados integração de dados, veem até caça steath, e a capacidade de guerra eletrônica, que também promete milagres. Isso tudo só dá para avaliar na hora do combate.

Nilton L Junior

Correto.

nonato

Me admira o comentário de bom senso, mas com um logotipo da Ursal.

Coutinho

Não podemos julgar um comentarista pelo seu avatar. 🙂

PauloOsk

Quando comecarao a ser instalados os FLIR/IRST definitivamente?

Maurício.

Paulo, IRST por enquanto só na maquete do Gripen E mesmo, na minha opinião já deveria estar nesses 39-8 e 9, tenho a mesma dúvida que você.

Bardini

Cara… IRST, Radar e IFF já voaram e foram testado no Gripen DEMO a anos. Estão usando aquele espaço para abrigar sistemas de aquisição de dados para os testes.

Maurício.

Bardini, eu falei IRST, nem toquei em radar, quando eu comentei que o IRST por enquanto só na maquete, eu sabia que alguém ia se morder, me mostra uma imagem do Gripen E voando com o IRST instalado, não me venha falar de Gripen DEMO, o Gripen da FAB é o E, não o DEMO.

Bardini

Cara… Para de gastar o dedo falando baboseira
.
O sensor já foi testado.
.
Os únicos mordidos aqui são os boca mole que não querem aceitar esse projeto ou que não querem se informar sobre ele.
.
https://www.aereo.jor.br/2014/04/04/voa-primeiro-gripen-com-irst/

Maurício.

Bardini, ainda continua mordido…o link que você postou é do Gripen DEMO, posta um link com o Gripen E, ou você acha que depois quando colocarem o IRST no Gripen E eles não vão testar novamente? Daqui alguns meses o aéreo solta uma matéria com o título: Gripen 39-xx testa o sensor IRST, vamos ser sinceros Bardini, sem mimimi típico de alguns, essa tecnologia os americanos já utilizam a mais de meio século, a minha colocação ao Paulo foi que na minha opinião esses Gripen 39-8 e 9 já deveriam estar com o IRST instalado, se você discorda e acha… Read more »

Maurício.

Bardini, lamento te informar mas o link que você postou é do Gripen DEMO, eu pedi do Gripen E, quando você tiver um link do Gripen E testando o sensor aí você tenta novamente. Pelo visto você acha que quando colocarem o IRST no Gripen E esse não vai precisar fazer mais testes com o sensor. Volto a repetir, na minha opinião os Gripen 39-8 e 9 já deveriam estar com o sensor instalado, se você não concorda o problema é seu. Espero que esse comentário não seja deletado, a política do blog anda estranha, é rígida com alguns, já… Read more »

Bardini

Vou ali pegar uma talhadeira e uma marreta, quem sabe assim vai entrar na tua cabeça que esse sensor já foi testado… . O Gripen DEMO, vulgo 39-7 nada mais é do que a PLATAFORMA DE TESTES de sensores e aviônicos que seriam embarcados no Gripen E. Foi ali que muita coisa do projeto base foi validada. Hoje tem-se o 39-7 ainda voando aviônica e sensores, 39-8 FTI e a plataforma/estrutura, 39-9 FTI e sistemas e o 39-10 estava esses dias sendo notícia com os testes de motor, sendo que o 39-10 que é último protótipo vai entregar o peso… Read more »

Maurício.

Bardini, saiu duas respostas minha pra você antes porque o primeiro comentário simplesmente tinha sumido, depois apareceu os dois comentários. Voltando ao tema, eu sei que já foi testado no DEMO, mas terá que ser testado novamente no E, e como essa tecnologia não é um bicho de sete cabeças, já deveria estar no 39-8 e 9, como você gosta de dizer, eu sou um “viúva do SH e Rafale”, na minha opinião já “poderíamos” estar voando com qualquer um desses caças, e não testando o projeto de um, você pode até achar que eu torça contra o Gripen E… Read more »

Mig35

Prezado, Maurício. É o F-5G 2.0! Galerinha Brotheragem lacradora vai a loucura!

Flanker

Poderia traduzir o que você pretensamente escreveu?

Victor Filipe

Não tem nenhuma necessidade de testar o sensor se ele já foi testado no Gripen DEMO. nenhuma.

Maurício.

Paulo, IRST por enquanto só na maquete do Gripen E, na minha opinião já deveria estar no Gripen 39-8 e 9.
Tenho a mesma dúvida que você.

Marcos

@Meio OFF

A Saab anunciou a criação de uma planta aeronáutica em Indiana, Estados Unidos.

Agora a Boeing já pode transferir a construção dos Gripens NG BR para lá

Mig35

Truste. Só esse fato já vicia o certame.

JT8D

É para produção do T-X. Por que vocês tem tanto medo dus americanu?

Tomcat4.0

A nem viu, a turma do pessimismo evoluiu pra “senhores da desinformação”. Tá osso!!! Parecem crianças guiadas pelas gravuras e tentando conversar com adultos.

Coutinho

São trolls. Quanto mais se alimenta, mais eles incomodam. E estão se multiplicando que nem coelhos.

Flanker

Gostaria que você, assim como qualquer outro que compartilhe da mesma ideia/opinião, explique, de forma embasada e convincente, como a Boeing, que adquiriu a divisão de aviões comerciais da Embraer, vai conseguir transferir para os EUA a linha de montagem de uma aeronave adquirida pela FAB e que está sob responsabilidade da SAAB e da divisão militar da Embraer, lembrando que essa divisão não fez parte das negociações com a Boeing.

Carlos Campos

O gripen da EMBRAER Defesa e Segurança e não da aviões comerciais

Curioso

Quanto ao titulo da matéria, não gosto de ser negativista. Mas fato é que o Gripen está atrasado. Não a entrega. Mas desde a ideá inicial. Pelo tempo de desenvolvimento desde o contrato fechado e valores gastos no esforço, a FAB poderia ter proposto a fabricantes como a Saab e (ou) outras interessadas, um desenvolvimento em conjunto, de um caça com diferenciais mais marcantes, de 5ª ou 6ª geração. Já que, pelo jeito não tinham tanta pressa assim, para esperar 5 anos, para receber um por ano. Se tivesse entrado em esforços como os do J-20, SU-57 ou “algum concorrente… Read more »

OSEIAS

36 caças custam o mesmo que uma Embraer.
e agora, vamos fazer o que com a transferência de tecnologia??????
vamos construir caças?
vamos fabricar mais aviões civis?????

Alguém vai reembolsar o povo brasileiro por comprar isso, dar a Embraer e agora não usar para nada?

como fica isso?????

JT8D

Pela milionésima vez: somente a parte de aviões comerciais da Embraer foi vendida, a parte de aviões militares continua brasileira

OSEIAS

colega bom dia. Todo mundo aqui sabe que a parte militar não foi vendida. Não estou me referindo a isso. O que digo é: Vai fazer o que com essa tecnologia comprada da SAAB? Vai projetar o mais novo caça do Brasil e entrar no concorrido mercado mundial cheio de lob? Vai utilizar essa tecnologia em aeronaves civis, melhorando assim a qualidade dos seus produtos? Claro que não. Então porque compramos essa transferência? Pense nisso. Quem paga essa conta?

Lucianno

Ótimo questionamento!

JT8D

A Embraer Defesa e Segurança pode sim se associar à Saab no desenvolvimento da próxima geração de caças da empresa. E a Embraer Defesa e Segurança também pode utilizar essa tecnologia em seus produtos (aviões executivos e militares).
Além disso a transferência de tecnologia foi uma decisão estratégica da FAB. Pergunte ao Coronel Nery, ele pode te explicar melhor

Celso

Ufaaaaa…que questionamento mais tacanho esse o seu. Alguma dessas tecnologias podem e serao usadas pela embraer em plataforma de jatos executivos tambem, ou voce acha q isso so se aplica aa aviacao comercial de porte ??? Ainda, quem sabe num futuro (Brasil, pais do futuro que nunca chega) rsrsrsr isso possa ser aplicado. Se alguem aqui tiver uma bola de cristal, por favor se manifeste, as opinioes ainda estao abertas e sao livres rsrsrsrsrs. Sds

OSEIAS

Vocês estão se esquecendo de algo muito importante. São 4Bi de dólares para desenvolver jatos executivos? Isso foi o valore da Embraer inteira. E mais, quando foi acertado o negocio de transferência para o desenvolvimento futuro da Embraer, não havia nenhuma negociação entre Boeing e Embraer, isso ocorreu depois de fechar com a SAAB e até os mesmos foram pegos de surpresa. A intenção era repetir a receita AMX, uma indústria completa, e não uma fatia e migalhas qualquer. Eu sempre fui a favor do negocio com a SAAB e a transferência. Mas agora nesse formato. Me desculpem mas está… Read more »

Marcos

OSEIAS,

Bem pensado kkkkkk

Daqui a 30 ou 40 anos os caças vão estar soltando pecinha e obsoletos e a Embraer, agora Boeing, vai estar lucrando muitas verdinhas com a modernização dos Gripen NG da FAB

Bosco

Nossa! Que legal!

Bosco

O paciente tá em fase terminal, respirando por aparelhos e chega a boa notícia que a cura já está em fase de testes e com o cronograma bem adiantado. Maravilha!!!

Luiz Floriano Alves

Mais testes do Gripen! Parece que querem nos botar na cabeça de que o projeto está pronto e entregaram alguma coisa. E a Força Aérea da Suécia pedindo para a SAAB um projeito de caça mais moderno. Putz…..

Marcos

O paciente já morreu, o problema é que não querem enterrar achando que ele vai ressuscitar

PACRF

Diante de tudo o que foi comentado, só resta uma pergunta: por que o Comando da Aeronáutica escolheu o Gripen duas vezes, uma no governo FHC e outra no governo Dilma?

Tomcat4.0

Ainda veremos a FAB com seus 108 Gripen’s a defender e guardar os céus do Brasil. A melhor escolha com certeza e ainda,creio eu, entraremos de sola no projeto SAAB JS-2020 o Gripen stealth ! 😉

Mig35

F-5G 2.0! O renascimento da fênix!

Mig35

Ah? Oi?!

Bosco

NO sentido de ajudar, a atividade de ECM pode ser defensiva ou ofensiva. Em sendo ofensiva é denominada de “ataque eletrônico”. Em geral a ECM é utilizada para “interferir” em radares (de vigilância ou de controle de tiro) e em sistemas de comunicação. Um exemplo de ECM defensivo é quando um caça é atacado por um míssil guiado por radar e este lança chaffs para desviar o míssil. A ECM defensiva pode se dar através de: lançamento de chaffs, interferidores ativos de autoproteção, decoys rebocados, decoys ejetáveis, etc. Um exemplo de ECM ofensivo é quando um caça como o EA-18G… Read more »

Bosco

DSC,
Se entregarem tudo que promete parece que será muito efetivo tendo em vista combinar o que há em sistemas em estado da arte no tocante à ECM ativa (DRFM, tecnologia AESA em GaN), no chamado sistema Arexis.
E há também o decoy ativo ejetável baseado em tecnologia DRFM, o Britecloud.
Vamos confiar que nossos Gripens venham mesmo com todos esses recursos.

Bosco

O Arexis parece combinar as funções de ECM defensivo e ofensivo. Geralmente a ECM ofensiva é feita por aviões de ataque eletrônicos dedicados como o EA-18G.
O pod de ECM israelense utilizado pela FAB tem capacidade de ECM ofensivo, mas o Gripen NG parece que o terá como padrão incorporando à célula.

Caravaggio

Ué, mas a entrega não começava em 2019?

Coutinho

Ainda estamos em Maio. Até 31 de Dezembro ainda será 2019. Alem do mais a primeira aeronave vai ficar na Suécia e só virá para o Brasil depois que o ultimo avião do lote for entregue.

https://www.aereo.jor.br/2019/02/08/primeiro-caca-saab-gripen-e-do-brasil-entra-na-segunda-etapa-da-montagem-final/

https://www.aereo.jor.br/2019/02/12/mais-uma-foto-do-primeiro-caca-gripen-e-brasileiro-em-montagem-final/

Antunes 1980

Acredito que se o Gripen E/F não conseguir emplacar nenhuma venda para Áustria, Bulgária,Canadá,Colômbia,Croácia,Filipinas,Finlândia ou Suíça.
Infelizmente ficará evidente que há limitações técnicas e de custo, em relação aos seus concorrentes.

Tomcat4.0

Nada a ver !!! Cada um com sua visão estratégica, sua demanda e forma de operar fora, é claro, loby e preferencias . Muitas variáveis numa escolha .