Sistema de defesa aérea S-300, conhecido como SA-10 Grumble pela OTAN

Sistema de defesa aérea S-300, conhecido como SA-10 Grumble pela OTAN

Sistema de defesa aérea S-300, conhecido como SA-10 Grumble pela OTAN
Sistema de defesa aérea S-300

Sérgio Santana*

Diante dos últimos acontecimentos na fronteira Brasil-Venezuela, quando até se noticiou que as Forças Armadas venezuelanas deslocaram mísseis antiaéreos de longo alcance S-300 para uma área próxima ao território brasileiro, surgiram várias dúvidas, principalmente a respeito da quantidade e tipo de mísseis disponíveis ao arsenal do presidente Nicolás Maduro.

Pois bem.

Baseado em várias fontes, inclusive em informes de agências internacionais especializadas em aquisição de material militar, escrevi um texto acerca da situação da “Aviação Militar Bolivariana”, publicado na edição de janeiro de 2013 da revista britânica “Combat Aircraft Monthly”, texto este que foi republicado com pequenas atualizações na edição 3 da revista chilena “Vortexx em Combate” em 2015.

O texto que se segue foi atualizado e expandido para incluir outros tipos de mísseis.

Mísseis Superfície-Ar

Entre 2011 e 2014, como resultado de acordos assinados em anos anteriores com a Federação Russa, o governo venezuelano recebeu diversos sistemas de armas antiaéreas: três baterias S-300VM/VMK “Antey 2500” (SA-23 “Gargoyle” para a OTAN) armados com 40 mísseis 9M82M e 150 exemplares do míssil 9M83M; 11 lançadores de mísseis S-125 “Pechora 2M” (SA-3 “Goa”), armados com 550 unidades retrofitadas do míssil V-601, pois são sistemas de “segunda mão”; 12 sistemas Buk M2 (SA-17 “Grizzly”), armados com 250 unidades do míssil 9M317 e, por fim, 200 lançadores com 4.000 unidades do míssil 9K388 Igla-S (SA-24 “Grinch”).

Estes mísseis são suplementados por 40 unidades do sistema israelense Barak-1 recebidas entre 2005 e 2006, operadas por 3 lançadores ADAMS, 200 mísseis suecos Bofors RBS-70, recebidos entre 2000 e 2001 e 100 unidades do artefato francês Matra Mistral, operacionais a partir do período 2001 e 2002.

Buk
Buk-M2

CODAI, a versão venezuelana da ZA-PVO e da RTV-PVO

É de conhecimento geral de que na antiga União Soviética a força de Defesa Aérea (designada Voyska Protivo Vozdushnoy Oborony Strany, ou abreviadamente Voyska PVO Strany) representava um ramo à parte das demais forças armadas da nação. Era uma força de proporções gigantescas, com milhares de interceptadores e mísseis superfície-ar, teoricamente prontos para repelir uma invasão por parte da OTAN ao território soviético e aos países do Pacto de Varsóvia. A “PVO” era uma força em si mesma, com sua própria organização, estando estruturada em IA-PVO (Istrebitelnaya Aviatsyia-Protivo Vozdushnoy Oborony, a Aviação de Caça da Força de Defesa Aérea); ZA-PVO (Zenitnaya Artileryia- Protivo Vozdushnoy Oborony, Artilharia Antiaérea da Força de Defesa Aérea) e a RTV-PVO (Radio Tekhnicheskie Voyska-Protivo Vozdushnoy Oborony, Tropas Radiotécnicas da Força de Defesa Aérea), responsáveis pela operação dos sistemas de comunicação e radares da PVO Strany.

Há alguns anos o governo venezuelano reuniu os seus meios de Defesa Aérea no CODAI (Comando de Defesa Aeroespacial Integral). §Está estruturado em cinco brigadas: 19ª (localização de Maracaibo), 29ª (El Sombrero), 39ª (Caracas), 49ª (Barcelona), 59ª (Bolívar) e uma brigada de apoio material.

As brigadas de defesa aérea são comandadas, quase inteiramente, por generais do exército, enquanto grupos de defesa antiaérea estão a cargo do pessoal do exército, da Marinha (Buk M-2) e da Força Aérea. O comando superior da CODAI é principalmente cabe a um oficial da Força Aérea.

Caças F-16 sobrevoam sistemas de defesa aérea venezuelanos
Caças F-16 sobrevoam sistemas de defesa aérea venezuelanos

O CODAI possui sete grupos de monitoramento e controle: Grupo de Vigilância e Controle Oeste, Grupo de Monitoramento e Controle Los Llanos, Grupo de Vigilância e Controle Central, Grupo de Vigilância e Controle Oriente, Grupo de Monitoramento e Controle da Guayana e Grupo de Vigilância Tática e Equipe de Monitoramento. Essas unidades são equipadas com sistemas de busca e detecção, como, entre outros, os radares móveis tridmensionais de longo alcance Cetec JYL-11 e JYL-1b, fabricados na China. Em abril de 2014, o fornecimento de 26 radares e onze sistemas de comando e controle de modelos não especificados foi contratado com a China.

Em abril de 2016, o Comando de Defesa Aeroespacial Integral, sob o Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Nacionais (CEOFANB – Comando Estratégico Operacional da Força Nacional), criou novas unidades e reestruturou várias unidades existentes. Isto seguiu-se a uma resolução do Ministério do Poder Popular para a Defesa (Ministério do Poder Popular para a Defesa).

O 394° Grupo de Defesa de Mísseis foi transformado no 293º Grupo de Mísseis de Defesa e transferido da 39ª Brigada de Defesa Aérea da Região Estratégica de Defesa Integral Central (Redi Central) para a 29ª Brigada de Defesa Aérea da Região Estratégica de Defesa Integral de Los Llanos (REDI Los Llanos). O 239º Grupo de Mísseis de Defesa Antiárea é uma unidade estratégica nomeada pelo então Comandante Supremo Tenente-Coronel Hugo Chávez Frías, equipada com o sistema de mísseis móveis russo S-300VM Antey-2500 de longo alcance.

JYL-1 3D
JYL-1 3D

Foi criado e ativado o 290º Grupo Técnico de Mísseis de Defesa Antiaérea, atribuído à 29ª Brigada de Defesa Aérea, estruturado em: Comando; Bateria de Controle e Serviços; Bateria da Estação de Manutenção, Verificação e Teste; Equipamento e montagem de bateria e bateria de suprimento.

As 29ª e 39ª Brigadas de Defesa Aérea também foram reorganizadas. A 29ª Brigada tem um Comando; Segundo Comando e Chefe do Estado Maior; Um Centro Tático de Comando e Controle Regional, e as seguintes unidades táticas: 290º Grupo Técnico de Mísseis de Defesa Antiaérea; 296º Grupo de Mísseis de Defesa Antiaérea; 292º Grupo de Mísseis de Defesa Antiaérea; 293º Grupo de Mísseis de Defesa Antiaérea; 296º Grupo de Artilharia de Defesa Antiaérea (com canhões rebocados ZU-23/ZOM1-4 de 23mm); 297º Grupo de Mísseis Portáteis de Defesa Aérea e 297º Grupo de Mísseis de Defesa.

A 39ª Brigada, cuja estrutura organizacional nos níveis de Comando e Estado-Maior é semelhante à 29ª Brigada, possui as seguintes unidades táticas: 390º Grupo Técnico de Mísseis de Defesa; 391º, 392º e 393º Grupos de Defesa Antimísseis; 396º Grupo de Artilharia de Defesa Antiaérea e, 397º, 398º e 399º Grupos de Mísseis de Portáteis de Defesa Aérea.

O Grupo de Apoio Logístico da CODAI foi transformado em uma Brigada Logística, formada por uma Bateria de Comando e cinco grupos de apoio logístico: Oeste, Los Llanos, Central, Oriente e Guayana. Por sua vez, cada grupo de Apoio Logístico é composto por um Comando, uma Sede do Estado- Major Plana e cinco esquadrões de Apoio, Armas, Radar, Comunicações e Suprimentos.

Cobertura dos radares JYL-1 3D

Mísseis Ar-Ar

No que concerne a mísseis ar-ar, a Força Aérea da Venezuela opera 54 Rafael Python-4 recebidos em 2004 e destinados aos caças General Dynamics (hoje Lockheed Martin) F-16A/B Fighting Falcon Block 15; 100 unidades do Vympel R-27 (AA-10 “Alamo”) e outras 150 do Vympel R-73 (AA-11 “Archer”) para as aeronaves Sukhoi Su-30MK2V “Flanker-G”. Os mísseis russos foram recebidos entre 2006 e 2008. Finalmente há também 100 unidades do míssil chinês PL-5E, que armam os treinadores Hongdu K-8W, recebidos em 2010.

A Força Aérea da Venezuela também opera uma quantidade desconhecida de mísseis BVR Vympel RVV-AE (AA-12 “Adder”).

Mísseis Ar-Superfície

Dentre os artefatos guiados Ar-Superfície operados pelas aeronaves militares estão 50 mísseis Kh-29 (AS-14 “Kedge”); 50 unidades do míssil antinavio/anti-radiação Kh-31P (AS-17 “Krypton”); e outros 50 Kh-59ME Ovod (AS-18 “Kazoo”). Todos os mísseis foram recebidos entre 2006 e 2008 e são destinados aos caças “Flanker”.

Sukhois Su-30MKV e seu armamento

Mísseis Antitanque e Superfície-Superfície

Há, ainda, no arsenal venezuelano, mísseis antitanque, na figura dos artefatos russos 9M117 Bastion (AT-10 “Stabber” ), 1000 unidades dos quais foram recebidos entre 2011 e 2013 para equipar os blindados BMP-3 e 250 mísseis chineses Red Arrow 73D, para os veículos VN-18, de mesma procedência, operacionais desde 2012.

Por fim, à disposição dos militares venezuelanos existem também mísseis superfície-superfície, a exemplo dos 14 exemplares do míssil antinavio italiano Otomat-2, recebidos em 2000 (cujo estado operacional é desconhecido) e uma quantidade desconhecida do artefato chinês YJ-83/c-802 (CSS-8 “Saccade”), recebida em 2017 e também projetada para destruir vasos de superfície.


*Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL), pesquisador do Núcleo de Estudos Sociedade, Segurança e Cidadania (NESC-UNISUL) e pós-graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Único colaborador brasileiro regular das publicações Air Forces Monthly, Combat Aircraft e Aviation News.

Subscribe
Notify of
guest

296 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maus

A URSS produzia equipamentos equipamentos militares como se estivesse em guerra total até o seu fim.

Antunes 1980

Por isso quebrou ! Se for pensar bem, até que demorou para entrar em colapso.
Enquanto sua população vivia em apartamentos coletivos de péssima qualidade, comiam em refeitórios públicos e não tinham mais do que o básico para sobreviver.
Os militares gastavam quase 90% do PIB em equipamentos que jamais seriam utilizados.
Por isso o socialismo é o pior sistema do mundo. Privilegia o poder em detrimento ao lado humano.

Nilton Reis

Alguém se esqueceu da palavra GUERRA na expressão “guerra fria”. Meldels

Hélio

Meu amigo, não sei se sabe, mas é exatamente isso que acontece nos EUA, por lá se nega a dar assistência médica a população enquanto gastas-se trilhões de dólares em armamento. O orçamento de defesa já fez os EUA contrair dividas equivalentes a 120% do PIB, isso sem fornecer praticamente serviço público algum. Essa política de corrida armamentista faz o governo acabar com o padrão ouro, o que desestabilizou o dólar, obrigando o governo americano a imprimir dólares para sustentar seu orçamento de defesa. A URSS não caiu por causa do orçamento militar, ela caiu por causa da sua ineficiência… Read more »

Mansuêtho

Caro Hélio, faltou um argumento no seu texto…a corrupção aocialista quebrou o país, além de outros fatores…estude mais. Obrigado

Hélio

Faltou argumento no seu, além de criar uma realidade fantasiosa para dizer que você está do lado dos bonzinhos e os outros são malvados. Não existe corrupção socialista, existe corrupção, o sistema que você defende não é limpinho e cheiroso, existe corrupção por que o homem é corrupto, os países ditos “ocidentais”, principalmente os EUA, tem governos extremamente corruptos, a diferença é que lá eles nem pensam em combater a corrupção da mesma maneira que nos fazemos, eles preferem “preservar as instituições” para manter o status quo do que enfrentar esses problemas, já percebeu como sempre as mesmas oligárquicas governam… Read more »

francisco

Nos USA a corrupção é legalizada e chama-se Lobby, aqui no Brasil o Mouro está defendendo copiar o modelo americano.
O lobby não passa de um meio de se corromper políticos.

jose luiz esposito

MORO , meu amigo ! Pra ti então , o representante de Laboratório , pratica Corrupção !

Jonas

E qual a diferença? Priorizou a corrida armamentista deixando de lado a economia, portanto, dá no mesmo.

D.Soares

Helio, A politica americana de beneficios sociais, sob o nosso ponto de vista, escassos, nao tem relacao direta com o gasto em armamentos. Outros paises que investem percentuais bem menores do PIB em defesa adotam politicas semelhantes. Isto é direcionamento politico-social. O que desestabilizou o dolar, dentre inumeros outros fatores, foi a surgimento de polos regionais de poder, que transferiram parte do fluxo mundial de investimentos e influencia, alem de aspectos comerciais, como volatilidade de commodities (em boa parte devido a instabilidade crescente no oriente medio e a ascenção chinesa) e as recorrentes crises economicas globais (como a crise da… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Eu tenho quase 44 anos e escuto os comunas brasileiros falando que os EUA estão quebrados, falidos e decadentes a pelos menos 30.

Quem sabe um dia vocês acertarão

Floresteiro

Sendo que nesse período já quebramos pelo menos umas 3 vezes rs.

francisco

Quem tem um déficit público de 1 trilhão de dolares não está bom das pernas. A crise é tão grande que desde o governo Obama o pais vive de aumento na emissão de moeda porque senão para. Nesse ano a máquina pública dos USA parou porque não havia dinheiro nem para pagar os salários dos funcionários públicos. Só voltou a funcionar quando o congresso autorizou a emissão de moedas para cobrir o rombo de caixa. O que está segurando os USA é o fato de que o dólar ainda é a moeda utilizada nas trocas comerciais do mundo. Pouco a… Read more »

mcremp

1 – Realmente Obama foi um péssimo presidente.
2 – A máquina parou por quê executivo e legislativo não chegaram a um acordo sobre o orçamento. Não ter dinheiro é diferente de não estar autorizado a gastar.
Fico na dúvida se vc não entende a diferença ou entende mas prefere “mentir pela causa”.

jose luiz esposito

Não quebraram pela queda do Padrão Ouro , aceito pelos Vassalos do Ocidente , notadamente europeus , depois tentaram o Euro , mas quebraram a cara , outros países idiotas os financiam , Japão , Brasil , mundo Árabe , China etc , mas o caminho esta sendo construído para isto e o fim esta muito próximo, para nós será uma grande oportunidade !

Flavio Lucio Fonseca

Hélio o que vc falou dos Estados unidos não tem fundamentos pois tenho irmã e irmão que moram lá 30 anos só falam bem e estão em condições econômica 1000 vezes melhor do que eu serviço de saúde lá e 100%melhor do que o nosso.

francisco

Flávio me desculpe, mas sou obrigado a afirmar que o seu irmão está mentindo. O relatório de 2014 da fundação Commonwealth Fund desmente o que seu irmão lhe afirmou.
O diretor norte-americano Michael Moore lançou um documentário sobre a saúde nos EUA, o filme você encontra na internet chama-se SICKO. Assista e verá o quanto o seu irmão lhe enganou.

mcremp

Então o irmão do Flávio está mentindo para ele, mas o que o Michael Moore diz é incontestável?
Gostei da pegadinha “o diretor norte-americano”. Michael Moore não nasceu nos EUA.

Juarez Ferreira costa

Caiu por causa do orçamento militar sim!

Matheus Santiago

Não, a URSS não caiu por conta do orçamento militar. Segundo analistas ocidentais, a União Soviética gastava algo em torno de 15% a 20% do PIB absoluto, porém a diferença era que esses analistas pegavam o quanto custava o equipamento equivalente ocidental e precificavam os equipamentos soviéticos baseado nisso, isso era um engodo já que a moeda usada era o rublo, não em dólar, e por conta dessa distorção, pensavam que a URSS gastava quase 1/4 do PIB em orçamento militar, mas que isso não é verdade. Há uma matéria do NY Times de 1989, na qual um dos assessores… Read more »

Antonio Carlos Bezerra

Se na Venezuela não houvesse petróleo voces acham que os americanos estavam preocupados com o regime político da Venezuela ?

Chris

Sim… Se preocuparam até com Cuba…. Mas la o povo não estava passando fome e saindo do país a nado…

jose luiz esposito

A queda Padrão Ouro fez os EUA inundarem o Mundo com papéis pintados de verde , na altura somente De Gaulle pôs a boca no mundo, e disse o que aconteceria ao mundo , os cordeirinhos do ocidente calaram-se ,então as desgraças continuarão , porque países Vassalos aceitam e colocam suas Reservas em Dolar , em contrário haveria uma infração que explodiria a economia dos EUA . Toda vez que algum país começa tirar suas reservas monetárias do dolar ,eles criam uma situação para o agredirem, como exemplo , Iraque de Saddan Houssein . A queda do Dolar como Reserva… Read more »

Chris

Helio… Nos EUA nem direitos trabalhistas vc tem…

Mas eu nao vejo ninguém reclamando… Pelo contrário, todo mundo quer ir pra la…

Simples… É o sistema que funciona !

doni moreno

discordo Helio, falar que nos estados unidos nao tem atendimento medico gratuito e disconhecer a realidade, la sempre teve, so nao e nos moldes dos SUS daqui, e todo mundo la pode passar de graça no medico, e nao vai cair os estados unidos e o que muito comuna sonha, ja falam isso a anos, e o trump entrou e deu uma prolongada na data que falam que os estados unidos vai cair e ser passado inclusive pela china, deram na epoca de obama o ano de 2030, mas o trump deu uma frustrada na turma e ja remarcaram pra… Read more »

Hélio

Pura conversa fiada, nos EUA tem atendimento médico de graça para mendigos e só, lá todo mundo tem que pagar, nem que tenha que vender sua casa, conheço vários exemplos de pessoas que foram para lá e se depararam com o total abandono do estado aos seus cidadãos. Sobre o trump, o que os economistas dizem é justamente o contrário, no médio prazo o efeito será igual ao que aconteceu no Brasil, desenvolvementismo tem perna curta, ele serve para situações específicas, não como política econômica.

Bosco

Hélio, Um Estado que provê condições dignas ao povo não necessariamente é obrigado a prover saúde de graça pra ninguém. Isso é coisa de socialista que enfiou na nossa cabeça que tem que ser assim , mas aposto que você tem seguro de saúde e não depende do SUS, né? Se a resposta for sim, então você concorda que aqui no Brasil pobre também não tem direito à saúde né? Então, comparar Brasil com EUA e dizer que aqui tem saúde público é no mínimo, hipocrisia. Agora, claro, num país com 80 milhões de desvalidos como no Brasil, onde lhes… Read more »

Hélio

Quem provê condições dignas ao povo? O governo americano é que não é, ou você acha que todo mundo mora numa casa com cerquinhas brancas? Não, não, a maioria dos americanos são pobres, trabalham 12 horas por dia só para comer, não julgue a qualidade de vida nos EUA pelos filmes ou pelo que vê em Nova Iorque, os EUA, principalmente seu interior, é sim pobre e a população vive mal, não é diferente do que vemos no Brasil, a diferença é que a arquitetura vitoriana deixa tudo mais bonito.

Bosco

Hélio, Quando o teor do texto não vai ao encontro de suas convicções você parece ter dificuldade em interpretá-lo. Eu não citei os EUA como exemplo quando disse que “Um Estado que provê condições dignas ao povo não necessariamente é obrigado a prover saúde de graça pra ninguém”. Eu disse “em tese”. Dar saúde não é função básica do Estado. As funções básicas são: defesa externa, segurança interna, jurisdição e legiferação. Essas funções devem estar voltadas a prover à população os direitos de primeira dimensão. Os direitos de segunda dimensão, que obrigam o Estado a nos servir de forma direta,… Read more »

paddy mayne

“A maioria dos americanos são pobres”. Essa foi de chorar.

Antonio Carlos Bezerra

um pobre americano é dez vezes mais rico que um pobre brasileiro .pobre no Brasil pra ter um carro popular usado paga carne a perder de vista , la carros seminovos de qualidade é igual cueca , não usa quem não quer . comparar a maior potência econômica e militar do mundo com um país latino americano é como comparar Ouro com medra kkkkkkkkk

Chris

O muro que o Trump quer construir é para os americanos não fugirem… E não para as pessoas não entrarem… heheh

José

Não julgue os USA pelo seu preconceito!De onde vc tirou essa (des)informação que o interior do país é pobre igual ao Brasil?Informação obtida e privilegiada das cartilhas do pt e quejandos? Você não sabe,mas vou lhe dizer:por que 30.000 chinesas vão aos USA,a cada ano,ter filho?Por que se formam correntes de milhares de centro americanos que querem forçar a sua entrada nos USA?Por que milhares de cubanos arriscam a vida e fogem para os USA?Por que milhares de brasileiros,e cada vez mais querem morar nos USA?Por que se os USA abrirem as portas e permitirem a livre entrada, metade do… Read more »

francisco

Provê condições dignas? 12 milhões de desempregados (confirme em pesquisa na internet). 15% da população ( 45 milhões de pessoas) vivem abaixo da linha da pobreza.
Enquanto isso tem pessoas aqui, que nunca foram lá e quando vão não passa da Disneilandia afirmano o que não conhecem.

Antonio Carlos Bezerra

um desempregado nos Estados Unidos é fez vezes mais rico que um desempregado no Brasil .As desgraças deles são sempre bem menos maléfica que a nossa .

Rafael_PP

Quem se informa por Michael Moore não pode criticar quem visita a Disneylândia. Os últimos, ao menos, se valem de uma fonte primária de informação…

Hélio

E mais, não dá retorno algum para o cidadão, porém massacra o povo com uma carga tributária de 40% do PIB, maior que a brasileira, para onde vai esse dinheiro? Para o povo americano é que não vai. Engraçado, os americanos tem uma visão muito diferente do que se prega aqui no Brasil.

Bosco

Quanto ao “E mais, não dá retorno algum para o cidadão, porém massacra o povo com uma carga tributária de 40% do PIB, maior que a brasileira, para onde vai esse dinheiro? Para o povo americano é que não vai.”, aí você tem que pergunta aos americanos ou aos brasileiros que moram lá.
Eu não saberia dizer nada a respeito e não aceito como verdade a sua afirmação.

Wagner

Tenho muitos amigos que vivem nos EUA. Lá não é o paraíso, claro, mas nenhum deles quer voltar para o Brasil (onde tem SUS), muito menos migrar para Cuba (uai, não é em Cuba que o governo “provê tudo para a população”?). Percebo que seu discurso, além de uma visão estreita, não condiz com a realidade: a taxa de impostos em relação ao PIB lá gira em torno de 26,40%, enquanto aqui gira perto de 33% (aqui o link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/03/1871078-onde-os-impostos-sao-maiores-brasil-ou-eua-veja-graficos-sobre-tributacao.shtml). Posso estar errado, basta publicar suas fontes… Ademais, a economia lá anda crescendo, a taxa de desemprego caindo e não… Read more »

José

Pelo visto e dito vc é um franco atirador nas informações, quando afirma que a carga tributaria dos USA é maior que a do Brasil,sucede o contrário.
A carga tributaria do Brasil é de 32% do PIB,é o 14º da lista que mais tributam.Já os USA é de 26% do PIB.
No Brasil quem ganha um pouco mais de R$ 1.900,00 mensal paga imposto de renda,nos USA o casal não paga imposto de renda cuja renda seja $ 55.000,00 anual.
Isso é o que acontece quando o indivíduo passa a ser consumidor de ideologias nefastas.

kennedy

É sério que vocês estão comparando um império com uma colônia?
Vamos fazer uma comparação do Brasil com o México, duas colônias.
Obs: O México elegeu o primeiro presidente de esquerda, agora não tem como vocês jogarem a culpa no socialismo!

Conan

Você não conhece é nada dos EUA. Morei 10 anos lá e já fui atendido de graça em hospital quando foi necessário, o Social Security prevê isso e os estados independentemente do governo federal possuem fundos emergenciais pagos pelo contribuinte em geral para casos como esse. Absolutamente ninguém deixa de ser atendido nos EUA em caso de acidente ou doença por causa de dinheiro e qualquer que seja o atendimento medico oferecido mesmo nas cidades mais humildes sempre foi e sera muito superior do que qualquer atendimento aqui no Brasil!!!

Victor F.

Hélio, se um sistema universalista e gratuito (estatal) fosse assim tão bom, no ano de 2016, 63.000 canadenses não teriam cruzado a fronteira para buscar tratamento médico nos EUA. Tenho, inclusive, um parente próximo que aproveitava as férias no Brasil para poder se consultar em médicos particulares, porque a medicina privada é proibida e a espera no serviço de saúde é interminável.

https://www.ctvnews.ca/health/63-000-canadians-left-the-country-for-medical-treatment-last-year-fraser-institute-1.3486635

jose luiz esposito

Emergencial , depois Rua !

francisco

Se lá existe saude de graça para os pobres o Obama não teria tentado lançar o OBAMACARE e que fracassou porque os planos de saude não deixaram.

mcremp

Obama lançou o Obamacare para tentar impor socialismo na marra. E o Obamacare fracassou por quê o socialismo sempre fracassa (embora às vezes demore bem mais).

Waldomiro Pereira da Silva

Pra quem teve a I e II guerra em seu territorio, nao vejo nada de errado. Duro é ver um pais entregar suas riquezas de graça e as FFAAs nada fazerem. O capitalismo é otimo sobrevivendo do espólio e exploração.

francisco

Não foi bem por ai. A URSS implodiu porque o Mikhail Gorbachev acreditou que acabando com o pacto de Varsóvia a OTAN também seria extinta, assim empurrou na marra a tal da Perestroika Recentemente ele pronunciou-se afirmando que fora traído pelo ocidente.

Ricardo

A vida na URSS era ruim se comparada com a dos EUA ou Europa ocidental. Se comparada com a da América latina, África e Ásia a vida lá era muito melhor do que a desses lugares.

Eduardo

Parabéns pela matéria e para os participantes deste grupo com comentários de alto nível.

francisco

Um pais , se quiser ter forças armadas poderosos, tem que sair debaixo das asas dos USA. Os norte-americanos impedem que seus aliados se fortifiquem, eles não querem concorrentes, querem ser poderosos sozinhos.

Maus

Então por que não impediram a França e a Inglaterra de ter armas nucleares? Por investiram tanto na Alemanha e Japão para se tornarem grandes potências? Por que oferecem seus melhores equipamentos para a Índia? Eles não querem outra potência ameaçando varrer eles do mapa, como Irã e Rússia fazem anúncios públicos diários sobre isso.

Antonio Carlos Bezerra

A França e a Inglaterra são amigos historicos dos Estados Unidos .A nossa pobreza e corrupção são problemas culturais.me aponta um nome de um país colonizado por portugueses ou espanhóis que é desenvolvido .cultura anglo saxão é mais rica que a medra da cultura Latina kkkkk.

Maus

O problema dos países latinos não tem nada a ver com cultura, mas sim como a constituição deles equilibra o poder de seus líderes. Nos USA, Canadá e Austrália o presidente ou primeiro ministro cuida das relações exteriores do país enquanto os governadores cuidam dos problema dos estados que eles governam.

Quando os países latinos foram fazer suas constituições deram o poder de resolver todos os problemas para o presidente, isso resulta quase sempre em tiranos de esquerda ou de direita e instabilidade econômica.

Thiago

Alemanha e Japão foram e são ocupados pelos EUA, por longo tempo sofreram uma alteração da própria soberania e percepção de nação, boa parte do serviço de inteligência e até das forças armadas alemã foram,e são, influenciados e infiltrados pelos EUA. A direção prioritária foi sempre manter a Alemanha na OTAN. A política alemã nunca teve segurança e defesa como temática prioritária, foi sempre a dimensão econômica a guiar o país exatamente por esse motivo. Não fosse suficiente a ocupação, a segunda Gerra mundial , o nazismo, a guerra fria , a influência americana, gerou um trauma ou melhor um… Read more »

Maus

Vassalos? Quem é mais rico hoje: Alemanha ou Ucrânia? Essa é a diferença entre um aliado e um escravo.

Thiago

Colegas Maus, com ou sem os Estados Unidos, a Alemanha foi sempre uma nação de primeira ordem e grandeza. Obviamente hoje eles ocupam e persiguem apenas a dimensão econômica por motivos evidentes, isso não quer dizer eles não tenham conveniência em ficar nessa situação, muito pelo contrário, desde quando foram ocupados souberam tirar proveito da situação sem se preocupar ou por atenção na própria defesa, pois em condição de ” pseudo -aliado ” na prática um protetorado, pode se dar o luxo de investir cifras irrisórias no setor de defesa e desfrutar da cobertura americana e usufruir econômicamente do mercado… Read more »

Maus

As FA alemãs estavam muito mais efetivas e bem equipadas na guerra fria do que atualmente. A maior causa dessa despreocupação com a defesa é que a Alemanha não faz mais fronteira com o inimigo do ocidente, o país que agora ocupa sua antiga posição nada agradável é a Ucrânia.

Thiago

“A maior causa dessa despreocupação com a defesa é que a Alemanha não faz mais fronteira ” Discordo Maus, o que propiciou essa situação de é resultado da Pax Augusti estadunidense, a OTAN, na prática os Estados os Unidos, debaixo dos quais estavam quase todos os países da Europa, de fato a Alemanha não era mais uma ameaça , a criação da união européia sob o escudo americano e por fim a dissolução da URSS. Ou seja esse equilíbrio depende da América o Dominus que garante essa situação, quando eles faltarem ou quando vier menos essa garantia de proteção e… Read more »

Chris

Pq sao democracias consolidadas e confiaveis.

Os EUA venderam F-16 para a Venezuela no passado… E hoje poderiam ser usados contra eles.

Esse é o eterno temor…

Thiago

Eles não podem impedir , no máximo boicotar e tentar travar esse processo. França e o Reino Unido sempre tiveram preocupação de manter e preservar a própria autonomia e soberania. O que a França deve para os EUA , os EUA devem a França ou até muito mais.

Maus

Se a França sempre conseguiu manter sua soberania por que o USA teve que desembarcar lá e expulsar os nazistas ?

Thiago

Eu disse que sempre tentou preservar sua independência e autonomia, não que ela nunca sofreu derrotas . Porque os EUA desembarcaram lá? Obviamente por oportunidade e interesse geopolítico, do mesmo jeito que a França foi fundamental para independência dos EUA. Recíproco.

Maus

A ajuda francesa é insignificante comparada a americana, nenhum francês morreu pela liberdade dos americanos.

Thiago

Maus , a França não somente participou ativamente lutando ao lado deles, mas chegou a comprometer sua dívida pública para financiar a guerra contra o Reino unido e cobrir os gastos dos americanos com generosos empréstimos. A independência dos americanos presenteou a França uma recessão econômica resultante dos gastos neste conflito que ampliou o descontentamento da população com a monarquia francesa, contribuindo e atiçando o fogo da mais famosa Revolução (1789-1799) da História que aniquilou o ancien régime. Pouco dpois os americanos estipularam o tratado de Jay com o Reino Unido , virando as costas para aquela que foi o… Read more »

art

Qual é o principal produto de Exportação da Russia? Armas, Petroleo e Gás natural, Ou seja é claro que sempre vai produzir armas.

Maus

Depender de apenas petróleo para se sustentar é muito arriscado, qualquer baixa no preço e você não tem mais dinheiro para fazer uma ponte ou pagar os professores. É muito melhor focar no modo de economia terciário, como o Japão e a Alemanha fizeram, mas se o povo russo for rico não precisará mais de salvador da pátria, e por isso Putin continua gastando o lucro do petróleo em armamentos.

Alfredo RCS

Ooobaaa!!! Poderemos vir a testar a eficácia dos MAR-1 !!!!

FighterBR

Que MAR-1? Não se iluda

Eu aqui

Missil Anti Radiação.

Antoniokings

Ao que parece, o espetáculo esperado pela oposição foi um fracasso.
Espero que os EUA desistam dessa estratégia de pressionar a Venezuela, visto que isto não dará resultado.

BILL27

Se for para ter dias iguais os de hoje ,eu concordo com vc .

PauloSollo

O espetáculo ainda está em andamento com cada vez mais pessoas aderindo e militares desertando. O fim desta narcoditadura é irrevogável, não tem volta. Maduro e seus quadrilheiros são como vermes envenenados tendo as últimas convulsões antes de sucumbirem. Será menos um déspota de estimação para você venerar Xings.

Rodrigo M

Sabe o que eu acho? Eu acho que nem vc mesmo acredita em vc, mas continua escrevendo essas M@3%* só para ser o diferentão e chamar a atenção. Ou seja é só um trouxa com acesso a internet.

BILL27

È comigo q vc ta falando ?

Sidney

Com certeza não é com você, é com o Kings que tá insuportável. Mas se pensar igual a ele e a carapuça serviu, lamento.

BILL27

Não serviu não ..mas por aqui parece que tudo é discutido com base em ideologia,sempre com polarização nas ideais .mesmo que eu não concorde com o king em 98 por cento do que ele escreve ,se ele escrever algo em que eu acho coerente ,eu não tenho problema nenhum em concordar com ele .

denys

ideologia BILL27?? você é mais que usa argumento ideológico aqui, pior é você usa sofisma.

BILL27

Vc deve ta me confundindo …
Eu não tenho apreço nem pela esqerda ,e nem pela direita ,nem por linha ideologia nenhuma .Meus argumentos são puramente tecnicos .Não fui doutrinado nem na escola ,nem na internet .Eu sou pelo lado do bem e do correto .Se isso vier da esqerda ,da direita ou do centro ,pra mim tanto faz , que importa é o resultado para o bem das pessoas.

Felipe S

Os EUA vai derrubar aquele ditador psicopata em breve. Vai ser a força mesmo. Depois quero ver o seu choro aqui.

BILL27

Será ? Eu tenho duvidas

Antonio Carlos Bezerra

poder pra fazer a Venezuela virar pó eu não dúvidas que eles tem .mas no caminho tem a Pátria submissa , passiva e safada chamada de Brasil .a salvação de Nicolas maduro é o Brasil com a política do sim senhor e do deixa disso kkkkk.

Hélio

Igual derrubou na Síria? Ops…

Junior

A Síria é um caso diferente, o Assad tem muitos apoiadores, coisa que o Maduro não tem mais, até mesmo antigos apoiadores chavistas detestam ele, as pessoas se enganam pensando que a oposição da Venezuela é só de direita, mas tem de tudo ali dentro, tem desde esquerda, passando por pessoas de centro e terminando em pessoas de direita, por isso ela é tão desunida, isso acabou ajudando o Maduro a se manter no poder. Outro ponto importante, é que a Rússia tem uma base na Síria, coisa que não tem na Venezuela, não se engane o Maduro vai cair,… Read more »

Hélio

Ué, mas não juram de pés juntos que o Maduro é apoiado pela China e pela Rússia? E mais, diziam exatamente o mesmo do Assad, que ele era odiado pelo povo, que não tinha apoio algum, que seus opositores eram virtuosos, todos vimos qual é a posição do povo sírio. Em pleno 2019 tem gente que ainda acredita nessas lorotas que contam para justificar intervenções estrangeiras?

BILL27

Os caras acham q derrubar um presidente e´facil assim .

Bosco

Hélio,
Nem todo mundo tem a sua sapiência e consegue ver a verdadeira intenção por traz do ser humano. Só você e o Sombra.comment image

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Helio, por intervenção você fala dos milhares de agentes e oficiais do exército Cubano, armados, que estão na Venezuela, neste momento apontando armas para a cabeça dos Venezuelanos. Os agentes Cubanos, armados, na Venezuela podem intervir, mas os EUA não podem??

Felipe S

Inteligente. Olha a distância da Rússia para a Venezuela. A toda poderosa Rússia tem apenas 1 porta-aviões, que ainda está parado em revisão. Os EUA são aqui do lado e tem uns 12 porta-avioes ou mais até. Então me poupe, comparar Venezuela com Síria. E o mais nojento é ver pessoas que lambem Síria e Venezuela , ditadores que atacam o próprio povo. Esquerdismo é doença. Parem com este anti americanismo doentio.

Hélio

Criança, você não tem a menor noção do que fala, o que a distância tem a ver com isso? Você nem sabe o que está falando, e mesmo assim, não estamos nos tempos das carroagens, essa distância é coberta em muito pouco tempo. No mais, os EUA podem ter 30 porta-aviões, eles não vão fazer uma intervenção por terra, eles nunca se arriscam assim, eles vão usar venezuelanos como bucha de canhão. Já você, que é um legítimo esquerdista, claro, de sinal trocado, não sabe do que fala. Quem ataca o próprio povo? O ISIS é o próprio povo? Por… Read more »

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Deixa eu entender. Os Cubanos armados, que estão dentro da Venezuela podem intervir na Venezuela, porque são socialistas, mas os EUA não podem??? A intervenção socialista dos Cubanos está liberada? Por quê???

Bosco

Os EUA tem 21 porta-aviões.

BILL27

A pergunta é .Como ele vai fazer isso ?

Felipe S

Simples. Em 3 dias eles derrubam todo o sistema de defesa aérea e as bases venezuelana são incapacitadas. Trump não precisa de autorização do congresso para isso. Só para entrar por terra ele precisaria. Ele faz um bombardeio maciço nos alvos militares, e os próprios militares venezuelanos irão depor maduro. São feitas eleições 30 dias depois e uma missão de diversos países via ONU acompanhará tudo, como uma missão de paz. Simples.

BILL27

Se acontecer tudo isso aí que vc escreveu eu saio pelado na Paulista.Não viaja brother !

Bosco

Eu sou tentando a acreditar nisso.

Bosco

Nossa!
Reescrevendo meu comentário dirigido ao Felipe S: Eu estou tentado a acreditar nisso.

Marcello Magnelli

Só se for com a força do pensamento positivo pois guerra, sem o aval do congresso americano, ele não pode declarar.

BILL27

Na minha visão ou vai ou racha …Ficar nessa igual hoje ,criar tumulto e mortes a troco de nada ,não resolve.Que entrem com o pé na porta logo ou deixem eles se virar sozinhos .Ficar nesse meio termo nas fronteiras não dá .muitos civis podem morrer e o bigode continuar no poder

Felipe S

Estão dando a chance dos militares venezuelanos voltarem a razão. Eles mesmos. Se não fizerem o número de mortes será grande. Mas a Venezuela cai em 3 dias de conflito, não passa disso.

Hélio

Se o grande general Felipe S está dizendo, quem vai discordar? Isso me lembrou do Bush discursando sob àquela famosa faixa, claro, se é que você já tenha nascido nessa época.

Chris

A Venezuela caminha pra ser uma Coreia do Norte… Obrigaria até o Brasil a se armar até os dentes…

E tem gente que ainda defende !

luiz antonio

As dúvidas: Tudo isso esta operacional? Todos os comandantes desse sistema estão apoiando esse doido? A essa altura dos acontecimentos, cada componente desse sistema virou alvo e não creio que todos os sistemas estão operando adequadamente e plenos em suas capacidades. O mais importante: A população dramaticamente esta desnutrida e ja esqueceu o que é uma vida normal. Muitos criticam o Governo Brasileiro, mas na minha opinião estão agindo corretamente, porém os limites estão sendo atingidos com a tensão aumentando. Esse maluco é mais um fanfarrão se cagando de medo, depois de tantas palhaçadas e exploração do povo venezuelano e… Read more »

Bardini

Já passou dá hora de ligar pros israeli… http://www.iai.co.il/Sip_Storage//FILES/5/41655.pdf

Saldanha da Gama

Onde assino?

Vinicius

Maduro também precisa encomendar uns KYB UAV’s!

_RR_

Concordo…

Esse tipo de dispositivo tem potencial para ser a grande “praga” para as defesas antiaéreas mundo afora… e não é nada essencialmente caro, quer seja o dispositivo em si, quer seja a estrutura para dar-lhe suporte.

Wellington Góes

Parabéns pelo trabalho, meu amigo Sérgio Santana!!!
😉

PauloSollo

Sem dúvidas uma quantidade considerável de sistemas e mísseis variados para as dimensões do país. Para quem não tem os meios necessários para eliminar estas ameaças é como querer esmurrar um porco espinho com as mãos nuas. Isto fornece um parâmetro da proporção do que precisamos para cobrir e defender o enorme território brasileiro e o quanto estamos tremendamente distantes até mesmo do mínimo aceitável para suprir a defesa aérea e antiaérea de nosso país.

Maus

Estamos desenvolvendo o IFF antes de comprar baterias antiaéreas ou desenvolver uma própria.

Jadson Cabral

Dá uma tremenda inveja de ver a Venezuela, que mesmo antes ca crise tinha um PIB umas 5x menor que o nosso, possuir uma cobertura tão boa a ponto de fazer o Brasil temer e pensar muito bem antes de tentar qualquer incursão…
Ao que me parece, defesas anti-áreas bem pensadas são uma maneira muito eficiente de manter o inimigo longe do seu território. Uma maneira até mais barata.

Bosco

O R77 pode não ter sido confirmado, mas saiu na foto.

BILL27

Tem varias imagens com o R-77 nos pilones do Su30 MKV

Sérgio Santana

Pois é, mas sem dados disponíveis de quantidade e ano de entrega…

BILL27

Conseguir dados de compras feita pela Venezuela não debve ser muito facil rs

Sérgio Santana

Depende, BILL27, depende…

BILL27

Vc pegou estes dados no Sipri ?

Sérgio Santana

Não, embora não costume revelar fontes. O SIPRI não menciona o R-77 por exemplo…

BILL27

Exatamente .Por isso que eu perguntei se vc pegou estes dados de lá .Abs

FighterBR

R77 o Peru tbm tem para os MiG-29

BILL27

A FAP a primeira força aerea a ter um missil BVR na America Latina

Davi

O Brasil vencerá essa guerra facilmente! Além dos seus armamentos próprios, bastaria o Brasil instalar astros 2020 em nossas fragatas e no nosso porta helicóptero, fabricar vários AV-TM 300 pra fazer frente aos S-300, e, no céu, já temos mais que o bastante se os R-99 acompanhasse nossos imponentes F-5M!

Fred

?!?

Hélio

Lá vai os engenheiros dos teclados querendo colocar o ASTROS em navio mais uma vez.
E o Brasil não vai entrar em guerra com ninguém, pode tirar o cavalinho da chuva, se quiser, pode ir para a Venezuela e lutar como voluntário.

Davi

Esses presidente bolsonario estão muito devagar. deve envadir a venezuela o mais rapido posivel

francisco

Acorda. Deixa de sonhar. Não interessa ao Brasil esta guerra. Só os USA lucrariam.

Bosco

Explica pra gente como os EUA vão lucrar com uma guerra contra a Venezuela.
Quer dizer que vai ter guerra de qualquer forma, mesmo que o Maduro caia de podre amanhã? De acordo com você os americanos com sangue nos olhos e a faca nos dentes querem guerra?
Explica aí , gênio?

Wellington Góes

Mais uma vez, só evidencia a ineficiência das decisões dos comandos anteriores da FAB, que resolveu cancelar o projeto de míssil MAR-01, bem como a postergação e diminuição no número de aeronaves A-1 a serem modernizadas. Agora a água bateu na bunda e a FAB não tem nada que possa se contrapor a uma situação desta, claro, se isto escalar para algo muito mais sério, ou seja, conflito armado. De novo o país se vê fragilizado por causa de decisões medíocres e lenientes (esperando sempre a ajuda de fora). Ainda bem que temos um EB, com forças especiais e artilharia… Read more »

Felipe S

O MAR-1 não foi cancelado, até porque a compra de 100 mísseis pelo Paquistão não foi cancelada. Foi atrasada por falta de recursos, já tinham conseguido fazer parte dos testes com sucesso. O MAR-1 deve equipar o Gripen no futuro ainda.

Felipe S

Dinheiro não nasce em árvore, tivemos dois anos de recessão graças a Dilmanta, e dois anos de estagnação crescendo só 1% do PIB.

A FAB não tem culpa, não teve os recursos necessários. O Gripen NG já estará pronto em 2021, avião de papel?? Me poupe.

Se tivesse tido os recursos que precisava já era para termos 43 caças AMX modernizados , a meta inicial era esta. Culpar a força por isso é ridículo.

Felipe S

Não precisa apagar meu comentário. A FAB não tem culpa pelas restrições de recursos que tivemos com 2 anos de recessão e 2 anos de estagnação. Já eramos para ter 43 AMX modernizados, que era a meta inicial. Reduziram para 14 e só temos 6. Os culpados sabemos quem são. Os mesmos que financiaram a ditadura da Venezuela.

_RR_

Felipe S, Embora eu mesmo acredite que o ‘Gripen NG’ seja a melhor escolha teórica ( e certamente o é no campo da cooperação tecnológica ), os argumentos do Wellington são válidos. Antes de mais nada, há a defasagem tecnológica perigosa na qual nos encontramos, e que somente será sanada com a entrada em serviço da nova aeronave de caça, cujo IOC somente se dará – com sorte – em 2021. E isso é péssimo… Tudo o que a FAB poderia fazer de momento, seria agir por meio de táticas que busquem atrair o adversário para um combate a curta… Read more »

Marcelo Machado

Algo parecido com o que os Mig 17 e Mig 19 fizeram com os F4 na guerra do vietnã, até de modo bem sucedido.

Jefferson Ferreira

Um país que gasta o percentual que o Brasil gasta do PIB em defesa, falar que não tem orçamento é piada… Tem orçamento o problema que é mal gasto, leia-se com pessoal! E não sobra nada pra investir ou muito pouco porque a folha de pagamento de ativos e reserva é enorme! Visto que países com orçamento infinitamente menor (leia-se Venezuela) tiveram investimentos muitos maiores que o nosso! Ou gasta-se com pessoal ou investe…

_RR_

Jefferson, Antes de se avaliar gasto, deve-se avaliar o que são as forças armadas; quais funções ela desempenha. Daí que não é segredo que as FAs brasileiras executam tarefas que extrapolam em muito os deveres de forças armadas convencionais, adquirindo uma função social que não é desempenhada por nenhuma outra força armada no planeta, sendo responsáveis pela execução de programas sociais, quando não construindo infraestruturas vitais. A integração do País é uma meta perseguida com afinco pelas três forças, que assumem a responsabilidade de ligar as metrópoles as regiões remotas e levar a serviços essenciais, lei e ordem. E isso… Read more »

diego

Tem que cancelar a pensão das filhas dos militares que ainda não morreram.
Esse papo de acabou em 2000 não é verdade não

Flanker

6 A-1M? Sei dos A-1M 5506, 5520, 5525 e 5652….quais as matrículas dos outros 2??

Chevalier

Eita… os caras tem 5 Brigadas de Defesa Anti-Aerea com Buk, S-300, etc, para cobrir uma aerea do tamanho do Mato Grosso. E nós temos o que? 3 Brigadas AAe com Igla e Bofors pro Brasil inteiro? Ééé Casagrande…

Sidney

Mas como o Antunes disse, eles gastaram muito para ter isso e o povo passa fome. Você levaria sua esposa (se for casado) para ter um filho ou filha na Venezuela? Ou preferia realizar o parto na Colômbia ou Brasil? O Antunes acima disse tudo, o povo é capacho dos poderosos. E a louca aqui e o louco aqui do PR, Gleisi e Requião, também não para de falar m a favor de Maduro.

Marcello Magnelli

Pois, é. Pena que o Maduro fechou a fronteira com os dois deste lado.

JackTheRipper

No Brasil o povo tambem passa fome

Pafuncio

Eles são um país muito rico. Mas cometeram um erro básico. Apostaram tudo no petróleo. Ninguém pode depender de um produto só. Se eles estivessem um agronegócio estavam firmes até hoje. No passado ele tinham, mas a seita socialista socializou tudo.

Bosco

Até o programa de miss universo deles foi por água abaixo.

francisco

Deixa de escrever sobre o que não sabes. Hugo Chaves era tão socialista quanto você. Ele era um cara nacionalista que tentou tornar a Venezuela um pais independente dos USA.

Bosco

Francisco, Ele queria levar a Venezuela para a Lua? Não sabia disso. Quer dizer que ele lascou um belo e rico país e condenou o seu povo à miséria só por conta da sua birra com os EUA e ele não era socialista? Ah! Tá então! Quer dizer que pra ficar “independente” dos EUA vale tudo, até matar a própria população, né? E engraçado é que ele nunca deixou de vender petróleo para os EUA e nem deixou de depositar em seus bancos. Atitudes muito estranhas para alguém tão nacionalista que prefere a morte (dos outros) à ser submisso aos… Read more »

mcremp

Tornar um país independente acabando com a sua indústria e sua agricultura é uma estratégia que eu não conhecia.
80% dos alimentos da Venezuela são importados (pelo governo) e distribuídos (pelo governo) a quem diz que ama o governo e promete votar no governo. Beleza de nacionalismo e independência.

Bosco

Não deixa de ser uma estratégia eficaz. O país se torna tão miserável que ninguém vai mais querer.

Felipe S

Nós temos uma Brigada de Artilharia Antiaérea apenas no EB, formada por 6 grupos no caso do exército. Está planejado a ativação da segunda brigada, a partir da criação de mais 3 grupos, no MS, PR e MG, o que totalizaria 9 grupos no futuro. A FAB tem 3 grupos AA, voltados para defesa de suas bases. Os fuzileiros navais possuem 1 grupo para cobertura de suas operações. O exército ainda tem 2 grupos autopropulsados antiaéreos com o Guepardo 1A2 , voltado para cobertura dos nossos carros de combate. Todas essas unidades em caso de conflito podem atuar em conjunto… Read more »

FighterBR

São bem mais que 120 Iglas.

Felipe S

O número de lançadores é mais ou menos 120 mesmo. O EB tinha 56 Igla9k38 , posteriormente adquiriu um lote do Igla-S, mais moderno. Antes dele a FAB já havia adquirido 3 lotes para três grupos, cada grupo tem em média 12-16 lançadores.

Chevalier

Ok, obrigado Felipe, eu tinha esquecido dos Guepard e RBS-70 e confundi os grupos da Fab com a Bda do EB. De qualquer modo, é só defesa de ponto.

Jadson Cabral

Tá, e mísseis portáteis e canhões valem de que contra aviões de caças voando a 30km de altura a mach 2?

mcremp

Se os caças estão a Mach 2 sobre um monte de floresta, não faz muita diferença.

Rinaldo Nery

Os Grupos da FAB foram subordinados à uma Brigada, com sede no Gama, DF (ex QG da III FAE), comandada pelo Brig Inf Maiworm, da minha turma.

Felipe S

O projeto do ASTROS antiaéreo existe e ha inclusive imagens conceituais no site da Avibras. Como também deve interessar a Arábia Saudita, Malásia e etc, países que operam o Astros , pode sair do papel mesmo com a limitação de recursos. Só o EB garantir a aquisição inicial de 18 sistemas , assim como houve com o projeto do ASTROS 2020 que falta pouco para ser concluído.

Aí vem a pergunta: talvez valha a pena esperar mais para ter um sistema nacional de médio e longo alcance e altitude em vez de dependermos de fornecedores ocidentais , israelenses ou russos?

João Adaime

Vale

Mauricio R.

De jeito e maneira, não vale mesmo.
Se a BID não tem condições de prover as necessidade, imediatas ou não, das ffaa, temos mais é que comprar de prateleira de quem tenha pra vender.
Não são as ffaa que tem que correr atrás da BID, para terem suas necessidades atendidas, mas o contrário.
Chega de reserva de mercado!!!!

João Adaime

Maurício Entendo e apoio tua cruzada em nome do livre mercado. Porém faço algumas considerações. A Avibrás e a Embraer são as últimas empresas sobreviventes da era de ouro da nossa indústria de defesa. Se alguém souber de mais alguma, por favor, informe. O discurso em defesa do livre mercado é muito bonito, mas em se tratando de empresas de alta tecnologia, este discurso serve mais à concorrência do que a nós. Principalmente na Europa estaleiros e indústrias aeronáuticas estão na mão dos governos. Mesmo a poderosa Bombardier, na sua divisão aeronáutica, não larga a mão do governo canadense. A… Read more »

Bosco

Felipão, ASTROS significa literalmente “sistema de artilharia de foguetes de saturação”. O dia que fizerem um sistema antiaéreo baseado no caminhão e no lançador do ASTROS, ele muda de nome. O que pode ser aproveitado do Astros para um sistema de mísseis sup-ar de médio alcance é o chassi, o lançador tipo caixa modular (modificado) e o posto de controle (modificado). Ou seja, apesar desse termo ter ficado popular em blogues de defesa, não há o que se falar em “Astros antiaéreo”. O simples fato de se usar um chassi igual ao do Astros não faz dele um Astros antiaéreo.… Read more »

Farroupilha

Perfeito Bosco, muita gente desconhece esse lance de ASTROS ser não um nome, mas uma sigla. E que um futuro sistema AA da Avibras terá uma outra denominação.

Marcelo Machado

Para fins comerciais, vale manter o nome astros que já é conhecido. Mesmo em contradição ´à sigla.

Salim

Legal

BILL27

Ha relatos que o mansup não teve um desempenho satisfatorio nos ultimos testes

Bosco

Bill,
“Ha relatos que o mansup não teve um desempenho satisfatorio nos ultimos testes”
Talvez numa versão antiaérea ele se saia bem. rsrsss

BILL27

Claro kkkk

João Adaime

BILL27
Pra isso servem os testes.

BILL27

sim ..isso quer dizer q ele vai demorar mais tempo para ficar pronto que o imaginado

João Adaime

Mestre Bosco
Obrigado pela aula.

Bosco

Felipe,
O projeto do “ASTROS” antiaéreo é baseado no míssil CAMM britânico. É um excelente sistema mas não é nacional.
A menos que haja transferência de tecnologia e licença de fabricação, colocarmos o míssil CAMM num chassi do ASTROS não refresca nada.

francisco

O Brasil não tem porque os militares brasileiros nunca aceitaram a compra de equipamentos russos. Até o Pantsir que a Dilma iria comprar foi boicotado.

Bosco

Só por conta de contar uma esquerdice sem fundamento vai levar um belo de um dislike.

art

Da onde você tirou 3 brigadas? Tem duas uma na FAB e outra no EB.

SmokingSnake ?

O Brasil só precisaria comprar uma única coisa para derrotar com facilidade a Venezuela. Eles só são fortes em defesa anti aérea então a solução seria avançar com tudo por terra, mas só falta algo para evitar os ataques aéreos, que seria essa belezinha: SLAMRAAM montado em um Humvee

comment image

FighterBR

Eles não só são fortes em defesa aérea. Mas em mísseis de saturação também. Até a marinha deles é bem equipada, tirando os submarinos obviamente

Felipe S

A marinha deles é um lixo quase nulo. Não deu tempo de equipar a mesma. Entraram em crise e acabou a fonte. A não ser que você saiba mais que o analista militar Roberto Godoy.

Carlos Gallani

Ate onde sei a marinha deles está bem precária!

francisco

Enquanto a nossa está no estado da arte.

Augusto

O problema é dos venezuelanos. Eles que o criaram, agora que se resolvam. Por outro lado, é nesse momento que fica evidente o quanto sucessivos governos do Brasil foram irresponsáveis com a estruturação das Forças Armadas. Não estou falando somente de equipamentos. Deixaram de reestruturar as carreiras militares, de torná-las efetivamente profissionais, enchutas e eficientes. Agora, está aí o resultado do pensamento infantil do “não temos inimigos externo”. Eu já dizia: e se as Forças Armadas forem chamadas daqui a 1 mês, o que vamos fazer com encomenda de caças e submarinos para daqui a 10 anos? Como tudo no… Read more »

Carlos Gallani

Sempre vai aparecer um pra dizer:
“Espera mais um pouco pra comprar zero, não precisa gastar dinheiro com tapa buraco” ou “nós temos que investir em tecnologia nacional, não em compras de oportunidade”!
Defesa é coisa para o presente, ninguém marca um guerra pra daqui a 10 anos!

Agilizador

Ahh mais um dizendo que o problema é dos Venezuelanos… Comece a pensar, por exemplo, que os governos do PT que financiaram, em grande parte, essa situação que temos na Venezuela. Todos somos responsáveis por isso, quem não se sente? Nunca votei no PT, mas me sinto culpado e muito envergonhado também.

francisco

Digam-me uma coisa, quem aqui aceitaria que o vizinho chegasse em sua cas dando pitaco e querendo ditar como vooê deve viver?

mcremp

Se o Vizinho fosse cubano, ou russo, ou um bolivariano qualquer, um bocado de gente, começando por você….
O Chávez, se vc não lembra, se meteu em todas as eleições da América Latina enquanto estava vivo.

Bosco

Se você estiver agredindo sua mulher ou seus filhos qualquer um pode meter o pé na sua porta e entrar. É isso que o Maduro da fazendo.

Jadson Cabral

Eu não diria que a culpa foi só dos governantes não. As próprias FFAA parecem não ter muita visão de futuro, adoram desperdiçar dinheiro publico… É só ver se enquanto a Venezuela fazia adquiria tudo aquilo um sistema de artilharia anti-aérea já foi prioridade nossa alguma vez. É só ver a quantidade de dinheiro que a MB já desperdiçou com o São Paulo, com a modernização dos A-4, com o projeto de uma corveta pra no final escolher um projeto pronto… Nós temos o 10º maior orçamento militar do mundo e sabemos para onde vai todo esse dinheiro. Agora vê… Read more »

Carlos

A questão é se está confirmado o posicionamento do sistema anti-aéreo S-300 a 11km da Fronteira com o Brasil?

FighterBR

Não há nenhuma confirmação oficial

Thiago Telles

Nao vejo nenhum sentido colocarem as baterias 11km da fronteira. Suscetíveis a incursão de forças especiais ou mesmo artilharia convencional. E esse tema já foi desmintido me parece.

Jadson Cabral

O motivo seria intimidação. Afinal, no nosso caso, haveria pouco a se fazer.

Aldarion

Bem, um país que não tem capacidade tecnológica de confirmar a presença de um sistema de defesa aérea de médio alcance bem ao lado de sua fronteira, não pode se dar ao luxo de entrar em guerra. Lamentável, o poder aeroespacial deveria ser prioridade, lançar um satélite por meios próprios é o mínimo que se espera de uma nação independente.

Cleber

Já passou da hora de o Brasil começar a se impor mais , como líder da América do Sul ! Já virou ” palhaçada ” .

Felipe S

Melhor esperar mais um tempo, e termos um sistema nacional, temos condições de desenvolver, ainda mais agora que o Projeto ASTROS 2020 está quase concluído. Já temos conceitos e pré-projeto. Creio que será o novo foco da Avibras. “RESUMO Este estudo visa pontuar as vantagens do investimento governamental com o foco voltado para o atendimento à necessidade de desenvolvimento de tecnologia autóctone, capaz de contribuir para o fomento da indústria nacional de equipamento de defesa, em especial, do Sistema ASTROS, da Avibras. Trata-se de um estudo de caso que lança luzes sobre um novo projeto, denominado Sistema de Defesa Antiaérea… Read more »

Felipe S

Astros Antiaéreo “Sabe-se que a Artilharia Antiaérea é de fundamental importância para a manutenção da liberdade de ação no cenário de recentes guerras onde o vetor aéreo foi largamente empregado em ataques do tipo cirúrgico executados por aeronaves que fazem uso de seus armamentos a distâncias e altitudes que extrapolam a baixa altura, ficando, em sua maioria, na faixa de média altura. Surge, então, a possibilidade de o emprego do sistema de armas ASTROS emprestar sua credibilidade, adquirida com o passar dos anos na Artilharia de Campanha. Ele possui a capacidade de ser adaptado para o disparo de mísseis antiaéreos… Read more »

BILL27

A USAF deu uma bisbilhotada hj a tarde na região

https://twitter.com/AircraftSpots/status/1099448241668517890

paddy mayne

Rivet Joint dando uma “conferida” na situação…

BILL27

Teve varios voos ao largo da costa da venezuela no dia de hj

Rodrigues

Srs, nao sou especialista, sou apenas um entusiasta das nossas FA. Acredito que estamos muito proximos de ver o bicho pegar pra valer. Pois Maduro esta jogando alto e se continuar no poder depois disso, saira muito mais fortalecido. Tenho absoluta conviccao que se for necessario esforco belico, sairemos vitoriosos ao lado da colombia e com apoio dos EUA, mas a conta vai ser cara. Caso contrario que sirva de licao e que acelere as aquisicoes dos equipamentos adequados para nossa defesa e nosso ataque. Ainda, pergunto o que fariamos se a Venezuela resolver so dar uma “avuada” no nosso… Read more »

rdx

A Venezuela possui um dos melhores sistemas de defesa anti-aérea do mundo. Fato indiscutível.

rdx

Desde a década de 60, os antigos sistemas SAM de origem soviética (SA-2, SA-3, SA-5 e SA-6) já abateram ou danificaram centenas de aeronaves norte-americanas e israelenses. O último foi um F-16I atingido na Síria em 2018. Os sistemas SAM comprados pelos venezuelanos são imensamente superiores aos supracitados sistemas. Para reflexão.

Andre

Talvez por isso Israel deve ter ganho 4 guerras contra todos os árabes juntos…

Além de ter destruído o reator nuclear iraquiano.

De quebra, não se esqueça do cacete que o f14 deu nos migs iraquianos

Bosco

RDX, Ouso dizer que do Vietnã pra cá muita água passou por debaixo da ponte e os sistemas de ataque evoluíram mais que os sistemas AA. Tecnologia stealth, ECM avançada, mísseis despistadores, mísseis antirradar, drones suicidas, armas stand off, etc. Na época do Vietnã a imensa maioria das aeronaves derrubadas não tinham sequer RWR, e as que tinham, era de péssima qualidade. A única arma stand off eram os primitivos mísseis antirradiação Shrike. O resto era na base das bombas burras, onde os bombardeiros e caças tinham que atirar à queima roupa e se tornavam alvos fáceis. Tecnologia “avançada” só… Read more »

Flávio Henrique

O Iraque(1991) também pensava assim…

DENYS

Israel manda um abraço e beijos, volta para Brasil 247.

Comte

Pessoal, perdoem-me distanciar um pouco do assunto do tópico. A permanência de Maduro no Poder a partir de agora representa uma grande ameaça para o Brasil? No sentido de que, aumentado o tom bélico, a Maduro poderá iniciar uma corrida “armamentista”, implicando na aquisição de mais sistemas militares de aliados e de certo modo causar uma instabilidade gigante para os vizinhos? Principalmente Brasil, Colômbia e EUA por estarem na linha de frente disso tudo? Tenho pensado nisso faz algum tempo e eu pessoalmente acho que ainda rola muita água de baixo dessa ponte, e que isso tudo está longe do… Read more »

João Adaime

Prezado Comte O Brasil não tem inimigos na América do Sul. Aliás, nem no mundo todo. O que temos é um ditador que quer se manter no poder a todo custo. Ele ficando lá, com certeza vai obrigar a que pelo menos os vizinhos se reforcem. Se ele cair e dependendo de quem assumir, a paz volta à região. E a corrida armamentista cederá lugar à modernização, quer dizer, a troca de equipamentos defasados por outros mais modernos. Mas sem atropelos. Agora vejamos por outro lado. Se principalmente Brasil e Colômbia se armarem, isto obrigará o Maduro (digo Maduro e… Read more »

Willber Rodrigues

Se ele cair e dependendo de quem assumir, a paz volta à região. ´´ Com todo respeito, mas neste ponto eu discordo. Acho que. independente de quem vença´´, a possibilidade de uma guerra civil na Venezuela é MUITO alta., muito alta mesmo. Mesmo se o Maduro cair nesse instante, nada muda o fato de que suas FA´S estão dominadas pela corrupção e pelo narcotráfico até a medula. Tem milhares de milicianos, muitos deles fanáticos, armados. A economia está em frangalhos. Vai demorar décadas pra limpar a máquina estatal do chavismo e corrupção. Imagine uma guerra civil estourando ao lado de… Read more »

João Adaime

Concordo. Este risco existe.

Vitor

Vamos enviar nossas forças especiais de traficantes para lá e eles resolvem em 15 minutos.

Antoniokings

Junto com os milicianos. Estes estão na moda.

Saldanha da Gama

Ambos estão! Meu caro, e por falar nisto, onde estão os direitos humanos tão presente aqui para irem à ONU reclamarem a favor dos índios e pessoas assassinadas e feridas pelo regime? abraços st4

SmokingSnake ?

Os milicianos vermelhos covardes da Venezuela só estão acostumados a atirar a queima roupa em gente desarmada, mulheres, estudantes e índios. Quero ver quando começar a aparecer gente de fuzil.

Marcio Boneti

Olá. Creio que a maioria que leu esse artigo é leiga como eu. Foram descritos os modelos de armamentos, mas de forma muito técnica. Comunicação não é apenas descrever algo, mas esclarecer o mais importante: “o que esse algo faz”. Por favor, qual o poder de destruição e o alcance desses mísseis? Isso basta. Quando você compra um produto queremos saber o que ele faz e não somente o que ele é. Me dizer que a Venezuela tem o Missel modelo Maduro PT13 171 não me esclarece nada. Quero saber o que essa merda faz se apertarem o botão lá.… Read more »

Munhoz

A principal deficiência é os mísseis Kh dependerem dos Su 30 para o lançamento!

Se eles tivessem optado por um sistema parecido com lançamento terrestre seria melhor para a dispersão e sobrevivência!

Eles pensaram neste arsenal exatamente para resistir a uma invasão dos EUA ??!

Não temos na AL meios de enfrentar isto!

A não ser com a ajuda dos EUA ??, ou lançado tudo o que temos numa guerra suicida e com varias baixas!

Felipe S

Apenas 10 a 13 SU-30 podem voar. A única defesa relevante são os S-300. Por terra e mar estão ferrados. Não vos guerrear com eles, mas não seríamos derrotados numa guerra total, e ponto.

Munhoz

Eles tem uma grande quantidade de misseis portáteis, e a nível básico tem um poder de fogo de artilharia semelhante ao nosso, para enfrentar um negocio deste teríamos que enviar uma força considerável que sofreria um grande numero de baixas, principalmente se tentar furar as defesas antiaéreas deles, vc prestou atenção ao numero de Igla-S etc

è isso que eu quis dizer ao falar de uma guerra suicida !

eu não quis dizer que seriamos derrotados !

Celso

Munhoz, tter e uma coisa, fazer bom uso e outra. A quais baixas voce se refere ? nao estamos mais diante de uma ofensiva iguais as da primeira gde guerra onde morriam mais de 40 mil soldados somente em um dia. Voce acredita que se aqui do nosso lado fossemos obrigados a entrar num conflito com a venefavela alguem em sa consciencia nas FAs enviaria de sopetao trocentos mil soldados pra confrontar tais milicias e soldados na venefavela :?? Furar defesas anti aereas em que sentido ?? Hoje em dia utiliza-se poucos meios e municoes de precisao que dispensam enxames… Read more »

Munhoz

Entenda o que eu quis dizer.

Podemos ter uma pequena escaramuça !

Uma guerra aérea !

Um bloqueio de nossa base aérea na região com os S 300 !

Ou até uma guerra generalizada !

Entenda o conceito da situação, para dizer que derrotamos eles etc precisaríamos enviar um grande contingente alem do que os seus sistemas são superiores em diversas áreas, ou seja para o Brasil ou Colômbia sozinhos ou juntos que seja, não seria uma guerra fácil, teríamos baixas, vcs fazem algumas comparações como se estivéssemos enfrentando o Paraguai !

Munhoz

Eles não tem o sistema Tor também?

Munhoz

Segundo pesquisei eles também contam com 13 sistemas Tor M1

https://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Tor_missile_system&prev=search

Eles estão operacionais ?

Sérgio Santana

Munhoz, essa informação não procede. Assisti aos desfiles venezuelanos nos últimos anos e não foi exibido nenhum Tor, mas Buk…

ScudB

Sao 12 unidades: 4 nas FAs e 8 nas brigadas AA. Tudo entregue antes de 2012 conforme contrato de 2006.Foram encomendados mais 26 (8 e 18 correspondentemente) unidades mas não foram entregues ainda..

Sérgio Santana

Reafirmo: vi os desfiles mais recentes e neles não apareceu nenhum Tor…O acordo pode ter sido cancelado. A relação dos mísseis do CODAI aqui confere com o que escrevi no texto:

https://www.fav-club.com/tag/codai/

Munhoz

Acho que anunciaram a compra e depois mudaram para outros sistema provavelmente.

Eduardo de Castro

O que não pude deixar de notar e que depois que a situação na Venezuela desandou, as críticas a venda da Embraer para a Boeing aumentaram exponencialmente. Deve ser Deus escrevendo certo por linhas tortas, certamente.

Farroupilha

Muito bom Eduardo de Castro. Ainda há tempo para não errar historicamente de forma imperdoável.

Eduardo de Castro

Em tempo: quero registrar minha admiração pela qualidade da matéria. Não ficou bom, Sergio Santana…ficou excelente.

Felipe S

Estadão: “Segundo agências de inteligência da Defesa dos EUA, o inventário do arsenal não vai bem. Tanques T-72 e blindados sobre rodas, fornecidos pela Rússia há pouco tempo, precisam de manutenção pesada. Os dois submarinos leves classe Sabalo, de 1.300 toneladas, estão em péssimo estado, recolhidos em diques secos. Das seis fragatas Lupo da esquadra, apenas duas manteriam o poder de ataque. Na estratégica aviação de combate a situação é grave. Os caças de múltiplo emprego Su-30 Mk2V, comprados da Rússia em 2006 pelo então presidente Hugo Chávez, enfrentam sérias dificuldades para sair do chão – de acordo com a… Read more »

Pafuncio

Quantos dias vai levar para uma bateria de Astro 2020 chegar a Roraima? Se a BR que liga Porto Velho a Manaus estivesse toda asfaltada! Mas ….

francisco

O Brasil não deve acreditar piamente no que dizem os USA. Eles são mentirosos contumazes.

Rodrigo Martins Ferreira

A possibilidade do Brasil entrar em guerra com a Venezuela é muito baixa, praticamente nula.. Obviamente o lado de cá está de olho bem aberto e atento a qualquer ação mais contundente dentro do território nacional, não se iludam com as palavras pacifistas do nosso Governo, esta é a função dele. O que se tem hoje em dia de material técnico e humando é mais que suficiente para vencer a Venezuela, mas não para intimidar. O que precisa ser chamado atenção é que em um momento como este que armas de ponta precisam estar em prontidão em quantidades que desencoragem… Read more »

Sérgio Luís

Se essa bateria S-300 estiver à 11km da fronteira não será difícil para a artilharia de 155mm do E B elimina-la! Colocar tão próximo assim da fronteira tem sua vantagem à disuasoria a princípio mas se houver confronto os Astros 2020 resolve!

Antunes 1980

Excelente matéria! Mas segundo varios foristas, aqueles pachecos cegados pelo ufanismo. Acham que podemos entrar lá e tomar tudo tranquilamente. Fica claro que somente os Estados Unidos conseguem invadir a república democrática bolivariana sem sofrer perdas consideráveis.
Não adianta sonhar, temos capacidade mediana, e somente para mantermos nosso caráter defensivo. Algo além disso seria loucura. Nossos generais sabem muito bem disso.

Felipe S

A única coisa que a Venezuela se destaca é na artilharia antiaérea. O resto amigo é só pra desfile. Não tem dinheiro, não tem peças, não tem manutenção. Não vamos guerrear com ninguém. Mas ficar lambendo um exército que está longe de ser o que aparenta, nos poupe. Se o confronto for para guerrilha aí sim seria um problema. No máximo teríamos outras FARC só que na Venezuela, com os EUA vencendo em 3 dias ou menos. O Brasil tem o maior poder militar latino e pronto.

Antunes 1980

Não se trata de lamber A ou B. Se trata em ter uma força de ataque que jamais foi testada em um combate moderno, e não tem equipamentos necessários para invadir um país razoavelmente bem defendido.
Claro que gostaria que o Brasil tivesse plena capacidade de resolver esta questão de forma forte e cirúrgica. Porém não é nossa realidade atual.
O mais sensato é aguardar a ação dos Estados Unidos. E depois ver onde podemos apoiar.

francisco

Como é que tu sabes disso? pesquisando na internet? cai na real.

mcremp

Ninguém quer “entrar lá”, nem o Brasil, nem a Colômbia, nem os EUA, nem a China, nem a Rússia.
Só os viciados em super trunfo e videogame acham que vai ter combate.
O que vai ter é muita briga dentro da Venezuela, gente dado tiro, gente jogando pedra e coquetel Molotov, e gente morrendo, infelizmente.
E os outros países fazendo o que puderem para que tudo se resolva o mais rápido possível.

Ferreras

No caso específico da Venezuela praticamente 100% dos equipamentos seriam destruídos nas primeiras horas pelos EUA. A questão é o que fazer depois?
Enquanto a ideológica não estiver vencida a física vai, na melhor das hipóteses, adiar o problema.

Heitor

Incrível como tem gente torcendo por uma guerra aqui… Esses são exatamente os que não vão pegar em armas…

Wagner

São os guerreiros de videogame, obesos e/ou moles, que não aguentariam uma marcha forçada de 30 km com 20 kg de equipo nas costas. Sujarão as cuecas ao sentir o primeiro disparo de artilharia caindo perto e vão chorar pedindo a mãe. Quem deseja guerra ou é burro ou é psicopata ou ganha muito dinheiro com isso. Ou uma mistura disso tudo.

francisco

E que nunca passaram uma noite na mata. Eles lembra aquele programa “Largados e Pelados” que os “especialistas” vão para a mata passar 21 dias e chegando lá no segundo dia tudo o que querem é desistir, pois estão com fome, sede e comidos pelos mosquitos.
A nossa garotada está pensando que guerra é como nos filmes que tudo dá certo e só quem morre é o inimigo.

Eufrazio

Creio que os EUA deveriam destruir já essa aviação da Venezuela e também os S300 . Daí os generais venezuelanos vão se dar conta do perigo que correm.

rdx

Muitos comentaristas acham que guerras são vencidas com ufanismo barato.

rdx

É fato indiscutível que o Brasil está despreparado para encarar uma guerra moderna. Resultado de décadas de descaso…de políticos e militares.

rdx

Que essa crise com a Venezuela sirva de ensinamento. Precisamos com urgência de helis de ataque, blindados com canhão 120 mm, capacidade SEAD (anti-radar), ATGM, porta-aviões, escoltas modernas, SAM de longo alcance, mísseis (SSM) táticos e pelo menos 100 Gripen armados com Meteor e outras armas estado da arte.

mcremp

Vamos pagar com cheque pré-datado ou vale-refeição?

Lost

Não sei porque os adm dos sites de defesa apagam nosso comentário. Não podemos falar a verdade mais ???? Os oficiais Brasileiros antigos devem ser investigados e presos !!! Exército,Marinha,Aeronáutica todos eles deixaram o Brasil ficar desarmado e viram nosso vizinhos ultrapassando agente. Olha o caso dos submarinos nucleares fizeram o projeto na década de 90 gastaram bilhões e desistiram do projeto. Agora estão gastando mais Bilhões e Bilhões para um projeto que vai ficar pronto em 2040 Um absurdo !!!! Agora o pior é as fragatas Niterói que vai consumir 5 bi por apenas ( 4 ) unidades. Tem… Read more »

Rinaldo Nery

Não sabia que a Casa da Moeda era subordinada ao Ministério da Defesa. ..

Ivanmc

Fortes declarações.

DENYS

Estão todos em operações?

Farroupilha

Nota 10 pelo artigo Sérgio Santana. – – E, sobre os comentários querendo ações brasileiras militares em relação a crise social venezuelana. É importante frisar que tem parcela dos venezuelanos que estão numa boa e querem que Maduro permaneça. – Mais… 1- Os EUA se meteriam a invadir um país para (objetivamente) se protegerem de algum tipo de ameaça (atômica, drogas, química, terrorista etc)(Kadafi,Noriega,Saddam,Bin Laden). No que a Venezuela com Maduro ameaça os EUA territorialmente? Em nada. Idem para o Brasil. (quanto aos refugiados venezuelanos que entram no Brasil, isso é algo que aceitamos desde sempre e não deveria ser… Read more »

Jadson Cabral

É nomal alguém achar um radar bonito? Porque, olha… que radar lindo!

Billy

Os “brazucas” são tão engraçadinhos! Só vão tirar as aspas dos… misseis do maduro… quando ele abater um vôo comercial da Azul ou da Gol em Boa Vista, dizendo que foi acidente. Aí será mais uma comoção na montanha russa emocional brazileira. Quero ver quais autoridades serão responsabilizadas por asassinato doloso ou culposo ou prevaricação . Será que vão alegar em defesa a tão conhecida….””tradição diplomática do brazil e itamaraty”” ?

mcremp

E o Maduro vai ganhar o quê com isso ?

Rinaldo Nery

O meu não! Vou pra BV mês que vem.

jagderband#44

Gleisi Hoffman e Requião tem razão.
Estamos ferrados!
Hasta la Victoria!

Arariboia

Pra estragar os sonhos… de alguns brasileiros mais empolgados. O brasil sozinho levaria um tremendo sufoco pra lidar militarmente com a Venezuela. Não importa só treinamento se o equipamento não acompanha… com também não vale o equipamento sem doutrina e manutenção. WO. O Astros é muito bom, mas para alguns ele faz até um café . Os F-5EM não possuem condição nenhuma contra os SU-30MKV , e teria dificuldade em lidar com F-16A em combate próximo fora a defesa anti aérea venezuelana. Nem o R-99 resolve suas limitações, ja que ele atira em distancias bem mais curtas em comparação ao… Read more »

BILL27

Vc acha que um combate aereo é igual super trunfo ?
Como vc vem dizer que o F-5 não tem condição nenhuma contra o Su 30 ,se na pratica , não tem como saber em quais condições se dara este embate ?

Arariboia

Super trunfo é oque a maioria desse blog ta jogando… Não é meu caso. E eufemismo também não.
Em qualquer cenário o F-5 vai estar em desvantagem… Mesmo usando as manobras conhecidas de emprego de misseis BVR em conjunto com os R-99, ele vai se expor aos R-27 de Exportação *e R-77 dos SU-30. Curto alcance também estará em uma posição bem inferior em relação os SU-30 e até F-16.

* Isso se eles não tiverem a versão ER

Rodrigo Martins Ferreira

Se expôe se vier pela frente gênio..

BILL27

No momento em que vc fala que F-5 em combate não tem nenhuamchance contra o SU 30 ,vc esta jogando super Trunfo .
Desvantagem técnica é uma coisa , caça totalmente obsoleto é outra …e esse não é o caso .Curta distancia ???? Aí a coisa fica ruim para o Su 30 .Leia alguns relatorios sobre dogfigts de F-5 na USAF e vc vai ver os resultados .

João Borges Queiroz Júnior

Bill, independente das “condições do embate”, só o fato de possuirmos equipamentos tecnicamente inferiores, já nos coloca em desvantagem…

BILL27

Desvantagem é uma coisa .Nenhuma chance é outra .E foi justamente o que o colega acima falou .Então o piloto do Su30 vai e decola para interceptar um F-5 ,na cabeça dele, o F-5 não tem nenhum chance de levar o embate …é o pior erro que um piloto pode cometer .Jamais se pode falar que um avião X não tem nenhum chance contra avião Y,ainda mais se ambos tiverem capacidade BVR.

Rodrigo Martins Ferreira

Só um detalhe..

Eles não tem AEW… o Brasil tem…

Nunca um F5 vai entrar frente a frente com o Flanker..

Bem provável vir por baixo, diminuindo a chance de ser visto pelo GCI da Venezuela, se ainda estiver operando, com o radar desligado vetorado pelo E99, entrar na vertical dele e pegar por trás com o Python.

Não vai receber nem o aviso do RWR

Prof Ricardo

O problema não é a Venezuela, mas o zoo político de Wash.DC que não obedece leis internacionais ou contratos de espécie alguma. E, são eles que ameaçam canibalizar nosso mercado de 200 milhões para viabilizar a economia minúscula de nossos vizinhos mal intencionados. E, ainda, se dão ao luxo de derrubar ministros do governo,
convocando a molecada maconheira descompensada. É melhor “jair” se acostumando…

Euller

Não sou especialista em armamentos… Más em conversa com um amigo (aposentado da FAB), eu entendi em uma conversa à anos atrás, que estratégia é tudo, e que um simples sobre-voô de um agrupamento de A29, voando abaixo da linha dos radares (por favor, estou apenas comentando em um possível, novamente digo, um possível “e não iminente” confronto entre nossas nações…), poderia efetuar uma limpeza técnica, abrindo espaço para ataques aéreos e por terra…

Contudo, eu creio que não teremos confronto algum se nossa soberania não for atacada, ficaremos apenas tentando enviar ajuda humanitária…

_RR_

Euller, Isso é viável se imaginarmos uma inteligência bem acurada, que forneça dados precisos acerca da disposição das forças oponentes, de modo a se elaborar os passos para um ataque. Um exemplo interessante de uma ação como essa, seria o ataque dos helicópteros Apache as instalações de Ma’nya, no Iraque; o primeiro ataque da Desert Storm, no qual esses vetores destruíram a estação de radar local, abrindo uma brecha por onde adentraram as primeiras vagas de atacantes. Houvesse a disposição do ST um míssil ar-sup guiado por GPS/óptico, e seria possível realizar tal ataque com relativa segurança, de razoável distância…… Read more »

mcremp

Uma coisa que sinceramente ainda não entendi: o que tem de gente analisando as chances da FAB contra os SU do Maduro. Afinal, nós temos que enfrentar os Su por quê?
A Venezuela vai nos invadir de Sukkoi?
Os Sukkoi vão bombardear Brasília?
Os Sukkoi vão transportar a infantaria venezuelana, que nem os táxis de Paris na batalha do Marne?
Afinal, se o Brasil NÃO VAI atacar a Venezuela, temos que ter medo dos Sukkoi por quê?

Lost

Porque nosso exército está em colapso,obsoleto
Se precisarmos dar uma resposta militar estamos ferrados entendeu ?
O Brasil é o 4 país mais populoso do mundo.
Já pensou Maduro mandar atacar a fronteira vamos fazer o que ?
Nada !
Os S-300 estão a poucos quilômetros da ala 7
Levantar voo com F-5 dos anos 70 ?
Levantar voo com super tucano kkkk
Piada….
Estamos ferrados e Maduro sabe disso.
Afinal no governo Lula e Dilma ele tinha livre acesso ao Planalto.
Ele deve saber de todos os detalhes das nossas forças desarmadas.

mcremp

Mas é isso que estou perguntando: Decolar F-5 pra quê?

Maduro “atacar a fronteira” é o quê? A fronteira entre Brasil e Venezuela só tem mato. O exército venezuelano vai invadir Roraima e chegar em Boa Vista? E depois marchar até Manaus ? E depois cruzar o rio Amazonas a nado? Seria um problema, mas não vejo o quê Su-30 x F5 tem a ver com isso.

BILL27

A Venezuela não vai atacar ninguem ..Eles q estao com medo de serem atacados

SmokingSnake ?

Não vai atacar assim como o paraguai e a Alemanha, sempre pegos de calças curtas…

Farroupilha

Pior…
Sentado na privada, entretido, lendo gibi da Mônica ou fazendo palavras cruzadas.
rsrsrsrs!!!

colombelli

tudo na faixa de 10 ou 15 anos pra cima deve ser considerado de duvidosa operação

Grozelha Vitaminada Milani

PROMOÇÃO de Hoje: Comprou 10 Grozelhas leva Super Trunfo Aviões de Combate!

Rinaldo Nery

A cobertura dos radares deles é formidável, tirando vantagem do território pequeno (comparando com o Brasil). O sistema anti aéreo deles é quase impenetrável. Lembrei da Desert Storm, quando os EUA empregaram os Apache para neutralizar os radares iraquianos próximos à fronteira com a Arábia Saudita. Poderíamos empregar nossos AH-2 Sabre, com mísseis Ataka, em missão semelhante. Os alvos são as antenas. Junto com o sistema Astros, seriam as duas únicas soluções com probabilidade de sucesso. Há que saber se nossa OBE (Ordem de Batalha Eletrônica) está atualizada. Acredito que sim.

Vitor

e o MAR-1 não poderia ser uma boa ferramenta?

Rinaldo Nery

Se estiver fora do alcance dos mísseis… O que acho difícil.

Sérgio Santana

Vitor, creio que o MAR-1 está morto…

romp

A Venezuela parece mais um ex integrante da união Soviética , pais quebrado, população passando fome enquanto o governo torra dinheiro com armamentos. Acho que neste caso só uma guerra civil mesmo… Renunciar ninguém vai. Intervenção militar externa muito pouco provável que aconteça e mesmo que aconteça existe uma grande parcela da população civil que ainda apoia o maduro… Então só sobra a guerra civil mesmo.

romp

de uma nota 0 a 10, qual a nota vocês dão pro sistema de defesa da Venezuela.

rdx

Os SAM são nota 10. Um sistema formidável….e de cobertura plena: Igla e canhões 23 mm (baixa altitude/ curto alcance), BUK e Pechora (médio alcance) e S300 (longo alcance). Basta dizer que é superior ao sistema sírio (agora que os sírios receberam o S300). Só não sabemos dizer se também existem conselheiros e técnicos russos trabalhando com os venezuelanos. Arrisco a dizer que sim. Antes que comece a histeria, não sou defensor dos bolivarianos e do Putin, muito pelo contrário. Estou dizendo isso, porque mais cedo fui comentar que os sistemas SAM russos são extremamente eficientes (o que é público… Read more »

Rinaldo Nery

Localizar temos sim. Qualquer sistema MAGE capta e localiza a transmissão de qualquer radar. Fiz muito isso com E/R-99. E nossos P-3, P-95 e R-35 podem fazer também.

rdx

E se estiver desligado? Já li que alguns exércitos empregam uma engenhosa tática de ligar e desligar radares (sempre móveis). Infelizmente não temos satélites de inteligência para monitorar sistematicamente os lançadores e radares móveis. Salvo engano, também não temos capacidade SEAD.

rdx

Recentemente, os israelenses destruíram dois sistemas Pantsir sírios. Os vídeos revelados pela propaganda israelense sugerem que ambos estavam com os radares desligados. Não sabemos se os israelenses teriam o mesmo sucesso contra sistemas ativos. Acho difícil. Aliás, jamais saberemos quantos ataques israelenses contra os sistemas SAM sírios fracassaram. Como eles localizaram os Pantsir? Provavelmente através de IMINT (Inteligência de Imagens) produzida por satélites ou drones.

Bosco

“Aliás, jamais saberemos quantos ataques israelenses contra os sistemas SAM sírios fracassaram”
Não entendi! É só perguntar para os sírios ou para os russos, que estão monitorando tudo por lá.
Quantos ataques foram frustados de acordo com os russos?

rdx

Na guerra a primeira vítima é sempre a verdade.

art

A tática israelense usada na guerra dos seis dias e repetida na Síria é vai um UAV na frente como ”cobaia” ele é interceptado pelo Radar inimigo que se liga e o capta o UAV. o UAV é destruido e fornece via data link sua localização para os F-16 que atiram seus misseis stand off. Precisa de experiencia e sangue frio para não ligar o Radar ao menor contato de aeronaves.

Bosco

R, Se me permite e com a permissão do Rinaldo, a FAB tem os R99 dotados de radares SAR e os AMX têm pods de reconhecimento Reccelite, com capacidade de gerar imagens capturadas lateralmente à linha de voo. Também os próprios pods de designação de alvos Litening têm alguma capacidade de reconhecimento. Satélites de reconhecimento por imagem são interessantes e mesmo primordiais em algumas situações mas não são tão flexíveis quanto as aeronaves e também não podem acompanhar em tempo real a mudança de posição de sistemas móveis. Quanto à capacidade SEAD, a temos na forma de pods de interferência… Read more »

diego

E aí, A FAB, EB e MB têm condições de encarar ?

Rinaldo Nery

Leia todos os comentários acima e vai descobrir.