Embraer E190-E2

Por Valter Andrade

O jato Embraer E190-E2, ostentando a pintura de tubarão na fuselagem, passou por Recife (PE) na sexta-feira, dia 1 de fevereiro, onde foi fotografado por spotters amigos do Poder Aéreo.

O E190-E2 é o primeiro de três novos E-Jets E2s que a Embraer está desenvolvendo para suceder seus E-Jets da primeira geração. Comparado com a primeira geração do E190, o E190-E2 oferece uma redução de 17,3% em termos de consumo de combustível e quase 10% menos que o concorrente direto. Isso a torna a aeronave mais eficiente de corredor único no mercado. O E190-E2 traz mais flexibilidade com alcance máximo de até 5.300 km, ou cerca de 1.000 km a mais do que o E190 de primeira geração.

O E190-E2 também oferece economias significativas para as companhias aéreas em termos de custos de manutenção, com uma redução de até 25%. A aeronave possui os maiores intervalos de manutenção, com 10.000 horas de voo para verificações básicas e sem limite de calendário na utilização típica de E-Jets. Isso significa 15 dias adicionais de utilização de aeronaves em um período de dez anos.

Os pilotos da primeira geração de E-Jets precisam de apenas 2,5 dias de treinamento e sem a necessidade de um simulador de voo completo para pilotar o E2, o que diminui a carga de treinamento e economiza tempo e dinheiro para as companhias aéreas. O cockpit do E2 apresenta avançada aviônica integrada Honeywell Primus Epic 2. Juntamente com os controles fly-by-wire, os sistemas trabalham juntos para melhorar o desempenho da aeronave, diminuir a carga de trabalho do piloto e reforçar a segurança de voo.

Do ponto de vista do passageiro, a cabine do E2 apresenta um confortável leiaute de dois assentos de cada lado do corredor. A ausência de um assento no meio permite que os passageiros tenham uma experiência de voo agradável, com mais espaço para as pernas e para armazenamento de bagagem.

FOTOS: Leonardo Oliveira das Neves / Emerson Victor dos Santos Farias

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Maurício Vaz

Hahaha, Que pintura maneira cara xd

calvario

Ex Embraer. O Brasil não fabricará mais aviões comerciais de médio porte.

Cabeça Fraca

Vamos ficar a ver aviões assim como ficamos a ver navios…o BNDES investiu quase 30 bilhões na Embraer e a venda de parte dela é feita por 3 bilhões….A Embraer esta entregando 90% do faturamento a boing…a china e os eua estão comprando o braziu…eu com sinceridade estou cansado desse caos absoluto do braziu…me sinto indignado e cada vez mais descrente….. “NÃO EXISTE PAÍSES AMIGOS, EXISTEM PAÍSES INTERESSEIROS” Dr. Enéas Neoliberalismo para os Subdesenvolvidos: https://www.youtube.com/watch?v=yVa5wTXtfNM Economia de cemitério ocorrerá quando o Brasil privatizar tudo : https://www.youtube.com/watch?v=PJeCSbzfQG0 Privatização Selvagem : https://www.youtube.com/watch?v=6Gt0HhpbI2Q Todos os dias eu me pego pensando…”Como seria o Brasil… Read more »

Denis

É isso aí, amigo. Não gasto mais um miligrama da minha escassa endorfina torcendo pelo sucesso da Embraer.

Marcos

Toda vez que eu olho para esse avião só me vem a cabeça uma única coisa A.W.A.C

Tomcat4.0

Eu penso em uma versão nacional do P-8 Poseidon.

Walfrido Strobel

Para que? Fabricar 10 unidades e encerrar a produção….

Matheus

Claro que não. Existe um mercado pra isso, tanto é que a Airbus pensa em lançar um A320Neo pra esse fim.

Walfrido Strobel

E a Boeing lançaria um E2 MP para concorrer com o P-8?

Matheus

Não, não vai lançar. Talvez a Embraer lançaria mas agora já era. Se FAB quiser vai ter que operar o 737 em suas versões militares.

Rui chapéu

10 vc está tendo muita esperança.
Seria 5 e olhe lá.

E a Boeing jamais vai fazer um avião concorrente dela mesma e ainda com pior performance. Um 737 é muito melhor plataforma pra essas 2 tarefas.

Adriano Madureira

Awac para mim vem a cabeça um Lineage 1000 com sua bela autonomia…

Rodrigo M

Nunca vi um tubarão voando. Fosse uma águia, falcão ou mesmo um pardal combinaria mais..
Agora uma dúvida em se falando de AWACS, porque será que a Embraer não faz logo toda a linha 190 com a autonomia do lineage 1000?

João Adaime

Prezado Rodrigo
Sou leigo mas vou procurar explicar de forma bem simples. O Lineage 1000 tem esta autonomia praticamente o dobro do 190 comercial porque ele voa “vazio”. Leva apenas 19 passageiros. A versão comercial leva em torno de 110 passageiros e suas bagagens, fora as cargas que também vão nos seus porões.
Gostaria que os especialistas pudessem explicar melhor.
Abraço

Sérgio Luís

Pena que foi vendida!

Amauri Soares

Esse avião e um dos mais lindos , e essa pintura nele ele ficou lindão ???, a galera da Embraer está de parabéns ???

luiz antonio

Linda Aeronave. Apesar de saber ser um excelente equipamento, temo pela seu sucesso contra ao A220, ja “engolido pela Airbus e “pilhado” comercialmente. Tenho a impressão que a EMBRAER ficou em um vácuo com essa aeronave, inclusive com a homologação para voos extendidos, onde o A220 já possui.
Mas vamos em frente.
Vendida ou não a EMBRAER esta de parabéns por essa aeronave.

Edimur

Não vejo a hora de voar em um desse pela Azul, aviões da Embraer top em conforto e tecnologia.

Walfrido Strobel

Se bem que depois de comprar o E2 o dono da Azul comprou 120 A220, 60 para cada uma de suas outras empresas.

Matheus

Com exagerados descontos quem não compraria?

Mauro

A TAM comprou Airbus quando começou a operar aviões maiores no mesmo esquema ilegal e desonesto. Mestre antigo na prática de dumping.

Walfrido Strobel

Ninguem compraria se o A220 e o E2 não estivessem no mesmo nível, o David Neelema comprou porque sabe que o A220 é bom.

Rinaldo Nery

Comprou porque os preços foram mais vantajosos. Só isso.

Mauro

Dumping.
Em tese um Carrefour ou Extra pode quebrar qualquer concorrência de pequenos mercados ou mercearias que fiquem nas proximidades, não o faz porque sabe que é crime e será denunciado.
A Airbus nasceu vendendo centenas, talvez milhares de aviões para os governos europeus, aviões que não existiam, e que jamais foram fabricados.
A Boeing luta contra essa prática criminosa da Airbus desde sempre, mas quase sem efeitos práticos na OMC.

João

Kkkkk que coincidência, uma pintura de tubarão no Recife

Marckelee Dourado

Na minha humilde opinião, de mero espectador . A Embraer foi obrigada pelo lobby da Airbus. Há se entregar a Boeing na esperança de ter um futuro. Vejo o E2 como uma obra prima, que demostra nossa capacidade nacional de desenvolvimento de tecnologia própria na projeção e contrução. Qualquer coisa. Por outro lado temos o exemplo da Vale, que mostra nossa omissão, em prol de interesses externo em extrair o que temos de melhor. Não sei o melhor caminho nem a solução para tudo isso, apenas que temos que procurar uma solução para desenvolver nosso setor aeroespacial.

Kommander

Muito melhor que a camuflagem da FAB.

kevinbuenuu

Sim, é uma aeronave comercial, mas vc imaginaria essa pintura nos aviões da fab?

Rui chapéu

Se fosse o pintinho amarelinho ou o rosa chock da Mary Kay TB ficariam melhor que as camuflagens da FAB.
Se arrancasse a tinta e deixasse só o alumínio ficaria melhor que a camuflagem da FAB.

Se usassem o resto de tinta de qualquer obra que tem por aí ficaria melhor que a camuflagem da FAB.

Qualquer coisa é melhor que aquela camuflagem.

Mauro

Foi cancelado, era só papo, teve gente que caiu.

Toni Cavalcante

Acho de péssimo gosto essa cara de tubarão, independente da simbologia.