Caça J-20

J-20 exibe suas armas

Enquanto a Coreia do Sul se tornou o último país a comprar e receber caças furtivos F-35, observadores militares chineses afirmaram que um caça chinês J-20 melhorará sua superioridade sobre o F-35 no futuro e que a China pode afastar todo o potencial de ameaças do que a mídia chama de “círculo amigo do F-35” dos EUA na região da Ásia-Pacífico.

A agência de notícias Yonhap informou na segunda-feira que dois F-35As serão atribuídos a unidades de combate sul-coreanas a partir de abril ou maio. A entrega é parte da aquisição pela Coreia do Sul de 40 F-35A em 2014, a um custo de mais de US$ 100 milhões cada.

A Coreia do Sul não é o único aliado dos EUA que comprou a aeronave furtiva. O Japão opera 10 F-35As, com 32 mais devido a um pedido anterior, informou a CNN em novembro de 2018.

O Japão também está se preparando para encomendar mais 100 caças F-35. Essas aeronaves incluem os F-35B que são capazes de decolagens curtas e aterrissagens verticais, que serão desdobrados nos destróires porta-helicópteros da classe “Izumo”, tornando-os essencialmente porta-aviões, informou a Nikkei em novembro de 2018.

A Austrália também recebeu dois F-35A em dezembro de 2018, informou o site de notícias local news.com.au. O país acabará recebendo 100 dos jatos, disse o site da Força Aérea Australiana.

Sob o programa Joint Strike Fighter dos EUA, o F-35 tem três versões: o F-35A para a Força Aérea, o F-35B para os Fuzileiros e o F-35C para a Marinha.

Ao vender os caças furtivos a seus aliados na região do Pacífico Oeste, os EUA estão construindo um “círculo amigo do F-35”, disse Wei Dongxu, analista militar de Pequim, ao Global Times na terça-feira.

Os EUA, Japão e Coreia do Sul podem realizar mais exercícios conjuntos perto da China usando o F-35, facilitando a coordenação, disse Wei. A capacidade stealth torna o F-35 mais difícil de detectar e terá impacto nas necessidades de defesa nacional da China, disse ele.

Equipado com um avançado sistema de armas e capaz de voos supersônicos e stealth, o F-35 é considerado um dos mais avançados jatos de combate do mundo. Mas a China não é um pato sentado em um confronto potencial com o jato de combate dos EUA.

O caça J-20 de quinta geração da China, que está em serviço sob a Força Aérea do Exército de Libertação Popular desde o início de 2018, é dotado de tecnologias de aviação e eletrônicas de ponta. Seu alcance e carga útil de armas são amplamente considerados melhores do que os F-35, permitindo-lhe alcançar sua principal missão de ganhar superioridade aérea em um campo de batalha do século XXI.

Além disso, o J-20 tem espaço para melhorias. Uma versão atualizada do J-20 terá “superioridade esmagadora” sobre o F-35 no futuro, disse Wei.

Os radares passivos da China e os radares de onda métricas também podem detectar aeronaves furtivas, e podem guiar mísseis antiaéreos, como o HQ-9 e o HQ-16, para destruí-los, observou Wei.

Enquanto isso, o F-35 tem sua parcela de problemas.

A capacidade furtiva do F-35, uma das características mais importantes que o diferenciam das gerações anteriores de caças, requer um custo de manutenção muito alto, pois o revestimento de absorção de ondas de radar desaparece e precisa ser substituído após cada voo, segundo reportagem do news.com.au disse.

Em setembro de 2018, um F-35B sob o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA caiu devido a falhas nas linhas de combustível. Os jatos F-35 fizeram no passado pousos de emergência, sofreram incidentes em voo, incluindo privação de oxigênio entre as tripulações, e sofreram com incêndios em motores e outros fracassos no solo, informou o Washington Post.

Os militares chineses não divulgaram nenhum relatório de mau funcionamento do J-20.

J-20 demonstra sua manobrabilidade no China Air Show 2018

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

180 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcelo kiyo

E ai ??? O MIG-17 era superior à tudo o que existia em sua época; nem por isso os comunistas esmagaram as forças da ONU na Guerra na Coreia.

Paulo Domingues

Ah não? Então estude bem. Aliás na Coreia não havia ONU mas apenas somente EUA. O Paralelo foi criado para separar as coreias pois os Comunistas apoiados pela União Soviética e pela China tomaram a península completamente. Estude para não cair em palermices tais como escreveu.

Victor Filipe

Faltou você estudar a parte em que os comunistas foram expulsos até a fronteira da china e os chineses tiveram que usar verdadeiras cargas de infantaria humana como os soviéticos fizeram contra os alemães na WW2 (não davam nenhum valor para a vida de suas tropas, apenas jogavam eles contra os inimigos na esperança de vencer com números esmagadores) pra fazer os americanos recuarem até o paralelo 38… fora a Superioridade aerea que os americanos e o F-86 impôs sobre o MiG-15 By the end of hostilities, F-86 pilots were credited with shooting down 792 MiGs for a loss of… Read more »

Paulo Domingues

Só lhe faltou dizer que depois dos comunistas terem sido empurrados até á fronteira da China os comunistas com o apoio da União Soviética e da China tomaram quase por completo a península da Coreia. E para lhe dizer que se houve um vencedor foram os comunistas que recuaram e aprovoram a criação do paralelo 38. Mais, o que aqui no ocidente se diz, que o sabre foi o melhor avião dessa guerra, não foi. Caíram sabres dos céus às pazadas. Se sabe ler inglês Leia o que colocou.

Victor Filipe

No incio da guerra os Norte Coreanos invadiram e tomaram quase toda a península. depois foram empurrados até a fronteira com a china quando a china usando seres humanos como bucha de canhão empurrou as tropas aliadas de volta para o paralelo 38 (sobre pesadas baixas)

>quase por completo
>chegaram ate o paralelo 38 depois de terem sido empurrados até a fronteira com a china

Por favor, absorva sua própria ignorância

E por favor de novo, os únicos que dizem que derrubaram “600 F-86” são os soviéticos e ninguém acredita neles (nem os chineses nem os coreanos)

Antoniokings

Negativo. Quando a China entrou na guerra, ela empurrou os americanos de volta, ultrapassando o Paralelo 38 e ocupando Seul. Depois é que a situação se estabilizou nas atuais fronteiras.
É importante afirmar que os EUA, que saíram como grande potência da 2ª Guerra, não conseguiram derrotar a China que estava recém saída de uma guerra civil.

Bugs Bunny

Seul fica a 20km da fronteira, e a China perdeu a guerra, não conseguiu alcançar o objetivo que era invadir o sul, teve 400.000 mortos e a Coreia do norte ainda perdeu 4.000 km2 de território

C Miguel

Foram as mesmas forças americanas que se sentem superiores que perderam no século passado a Guerra no Vietname, foram corridas da Somália pelo Senhor da Guerra Mohamed Fará Hadid e ainda não foram capazes de pacificar o Iraque e Afeganistão, daqui concluo que o US Army não tem capacidade mental para guerras de longa duração como no passado faziam os Romanos ou hoje faz Israel americanos sao fracos

Bugs Bunny

Sim os europeus é que são fortes! Há com cada atrasado mental

marcelo kiyo

Estude você primeiro, pois a ONU foi criada em 24 de outubro de 1945.E depois que o EUA entraram na guerra, as tropas da ONU quase esmagaram os comunistas.

Jesse

ONU??? ONU não tem exército! Seria OTAN ??

Renato B.

A ONU sim, a União Soviética estava boicotando as reuniões no conselho de segurança da época e não exerceu seu poder de veto. Um erro que não cometeriam de novo.

O número de países envolvidos sob o mandato da ONU passou dos vinte. Ainda que o grosso do esforço tenha sido da Coréia do Sul e Estados Unidos contra a Coréia do Norte, China e União Soviética. Inclusive os soviéticos faziam um certo esforço para disfarçar sua participação. No caso dos chineses isso seria simplesmente impossível.

Guilherme Bomgrado

Paulo Domingues, os cumunistas, no caso URSS, tomaram a península inteiramente na segunda guerra, após a guerra foi dividida em duas, ao norte do paralelo 38° Norte ficava a área de influência da URSS e ao sul do paralelo ficava a área de influência dos EUA, a divisão seria mantida até a realização de eleições gerais, quando ocorreria a unificação, mas pequenas hostilidades entre Norte e Sul impediram a eleições, essas hostilidades culminaram na invasão da Coréia do Sul pela do Norte em 1950, os nortecoreanos ocuparam quase toda a península, mas com o apoio da ONU foi formado um… Read more »

Antonio Nery Pereira

Eles tomaram quase toda a Coreia do sul. Mas foram empurrados de volta ao paralelo 38. Não esqueça quem os americanos e aliados chegaram no rio que fazia fronteira com a China. Quem tinha o poder aéreo era os americanos. Estude mais rápido mais pouco. Kkkkkkk

Antoniokings

E quando os chineses entraram na guerra, empurraram os americanos de volta e ocuparam Seul. A situação se estabilizou um pouco acima da Capital sul-coreana, no atual Paralelo 38.

Iuri

Sim, os americanos foram chutados. A famosa cena de soldados empurrando caças e helicópteros para o mar para salvar civis americanos. Não entendo esta paixão por quem conta uma versão da história. Os americanos foram empurrados pelos chineses para fora da Coreia, por algum motivo não explicado até hoje, o exército vermelho recuou, aí sim houve uma contra ofensiva que se estabilizou no paralelo 38.

Luiz

Isso foi no Vietnã! Beiiii

Luiz

Leia melhor ou mais obras. Depois a coalizão tomou a Coréia do Norte mas politicamente voltaram à linha do rio Yalu para não arriscar um confronto direto com os chineses. Os russos nunca se envolveram diretamente em combate, apenas forneceram apoio logístico e instrutores.

Antoniokings

Em apertado resumo:
1) A Coreia do Norte invade o Sul e domina quase todo o País, restando ao Sul apenas a região de Pusan;
2) Desembarque americano em Incheon, cortando a linha de suprimentos do norte. com posterior avanço até a fronteira da China;
3) A China entra na Guerra ataca os americanos que recuam. Os chineses ocupam Seul e avançam até um pouco mais para o sul da Capital.
4) Contra-ofensiva americana retoma Seul, mas as posições ficam inalteradas durante muitos meses, em uma guerra de desgaste, próxima ao Paralelo 38.

Antoniokings

Na verdade na Coreia foram usados os MIG-15. E quando utilizados por pilotos soviéticos ou chineses fizeram estragos na USAF.
É comum ler relatos de pilotos americanos demonstrando temor em enfrentar os soviéticos.
Inclusive, existia uma área na Coreia, chamada de Mig Alley e patrulhada por soviéticos e chineses, onde os americanos não se atreviam a ir.

Victor Filipe

Os registros mostram uma Kill rate americana contra pilotos soviéticos de 3:1 então…
“…335 Soviet MiG-15s are known to have been admitted as lost by the Soviets…”

Victor Filipe

comment image

Mauro Viana

A grande maioria dos dog fight aconteceram no Mig Alley

marcelo kiyo

Errei era o MIG-15

André Mendonça

Ainda mais porque durante a Guerra da Coreia ainda não existia o Mig-17.

Mauro Viana

O Mig17 não lutou na Coréia. O aparelho que lutou na Coréia foi o Mig15

Mgtow

Sim. Os americanos levaram uma coça dos chineses na guerra da Coréia. Está tudo registrado. Só os torcedores olaveticos insistem em não aceitar os fatos. Não percam tempo discutindo com essa gente

Bugs Bunny

Era? A sério?

Mosczynski

Analista chinês falando bem de avião chinês é chover no molhado.

JAIR CUNHA

É a mesma coisa q estadunidense falando bem de avião estadunidense.

Felipe Morais

Acontece que já vimo, várias vezes, relatórios dos próprios americanos com críticas e apontamento de problemas a solucionar no F35. Você já viu isso em algum projeto chinês? É sempre o melhor da terra, sem igual no ocidente. Ridículo é compartilhar isso como se fosse verdade.

Denis

Bobões, esses americanos. Ficam espalhando os podres por aí. Elemento surpresa é essencial.

ademir jose murara

Não importa o lado pois no fim das contas todos pucham as brasas para seu lado burros somos nós que tomamos um lado para torcer

João Carlos

“Os militares chineses não divulgaram nenhum relatório de mau funcionamento do J-20”. Duvido que não tenha. Se os EUA com a experiência que tem devido ao F-22 teve problemas, imagine a China com o J-20, que é o seu primeiro avião do tipo furtivo.

Antoniokings

Avião stealth é, basicamente, aplicação de conceito científicos. Se vc estudar e pesquisar bastante, não será necessária essa etapa de tentativa e erro.

Antoniokings

Não duvide muito. Estamos chegando nessa nova era.
Glória a Deuxx.

Victor Filipe

KKKKKKKKKKK Nem os aviões mais simples eram assim. Nem na segunda guerra mundial era assim, ate os projetos de quarta geração dão problema as vezes. mas é claro, os chineses vão acertar de primeira, mesmo não tendo um motor definitivo ainda porque não sabem fazer um.

Antoniokings

Vc ficará surpreso em constatar o quanto a ciência avançou nestes últimos 70 anos.

Gabriel

Kkkkk kkk
Kkkkk kkk
Kkkkk kkk

Começou bem 2019 eim

Hauhauhauhauah
Hauhauahuahauaha
Hauahuahauhauaba

Rindo até 2020

É cada canhoto cegueta que aparece!

Kkkkkkkkkkkkkkk

Sagaz

Eu acho patologico…

Carlos Campos

Nossa após os computadores não existe mais erros de projeto, kkkkkkkk Antonio sua cota de vergonha passou dos limites. se vc me dissesse que os chineses vão para as montanhas e recebem a iluminação divina de buda para fazer o software de um caça, assim como seus hardwares e suas linhas dispersivas de ondas eletromagnéticas, eu daria mais credito ao seu comentário.

paddy mayne

Verdade. Esperar dos chineses que admitam que o projeto tem falhas e limitações seria demais. Agora, é curioso como tem gente aqui que os chineses a todo custo. Tem um até que deve estar louco para ter um filho com algum chinês…

Andrigo

“disse Wei Dongxu”….

A China tinha que dar uma resposta à compra adicional do Japão de F-35 adicionais, nada mais.

MARCELO MORAES

Claro, também não foi mencionado nada dos novos motores do J-20…

Victor Filipe

Primeiro. o J-20 tem problemas, e muitos. é inquestionável que a mídia chinesa completamente controlada pelo estado não vai sair noticiando todos, mas as vezes escapa alguns Segundo. nada impede que o F-35 seja modernizado, na verdade o projeto tem como base nisso uma plataforma que pode ser modernizada e evoluir Terceiro. é obvio que o J-20 vai ser uma aeronave com um alcance maior e maior carga bélica, ele é beem maior que um F-35 seria como um F-15 carregar menos combustível e armas que um F-16 Quarto. “observadores militares chineses afirmaram…” Mais puro cheiro de propaganda. Quinto. é… Read more »

Antoniokings

Nono. Volte para o rumo que vc está meio perdido.

Admita. Os chineses estão avançando muito, mas muito rapidamente.
Em alguns setores militares já ultrapassaram os EUA.
Simples assim.

Victor Filipe

Agora coloque um argumento na mesa, não sua suposição.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Torcida cega dele não é argumento. Se for pela torcida meramente ideológica, eu fico com o F-35 e torço para que ele derrube centenas de J-20.
Agora se for para o lado técnico, é inegável que em alguns anos os problemas apresentados pelo F-35 estarão superados, e o caça estar a muito mais evoluído.

HenriqueSpace

E como você vai comprar um celular Android ou um Notebook não-Apple depois dessas centenas de caças chineses no chão amigo?

HenriqueSpace

Não é suposição o comentário do Kings amigo, são fatos…

antonioaugusto sanchesfilho

E o F32 – F 22 + F35?…

Mosczynski

A engenharia chinesa é tão picareta que é capaz do J20 apresentar os mesmos problemas do F35 porque chinês cola exatamente igual. Quem trabalha com Telecom sabe o que estou falando, a Huawei no seu começo copiava até as linhas de comando da Cisco e faz isso até hoje…

Tiago

Acho que o título de “Copia mas não faz igual” vai pro J-31. Ele é basicamente um F-Tlinta e Cinco bipropulsor… Mas não se pode negar, essa política de copiar sem o menor escrúpulo dá resultados. Vamos pegar como exemplo a área de telefonia celular. Há 15 anos celular chinês era vendido por aqui como “MP-15”, era só dor de cabeça, feito pra pegar trouxa que não pesquisava antes de comprar. Agora Huawei, Xiaomi, One Plus e outras grandes do setor entregam qualidade muito próxima dos concorrentes ocidentais, japoneses e sul coreanos. Foi à base de roubo de propriedade intelectual… Read more »

Tiger 777

Argumentos sólidos, Vitor, parabéns. Será que estaremos diante de um especialista, como o Bosco??? Rssdd

Maicon Martins

Olha, eu não sou da área militar, sou um reles ex-piloto de Aeroboeros e Paulistinhas da vida, mas, não parece justo comparar o J-20, que tem 5 metros a mais só de comprimento, com o F-35, cujo arqui rival deveria ser o J-31, para fins de comparação “a lá Supertrunfo”. Dimensões e funções totalmente desproporcionais para uma comparação justa. Deveriam os “analistas” comparar o J-20 com seu arqui rival, o F-22. E eu adoraria saber qual a velocidade de cruzeiro do J-20, velocidade máxima, autonomia com carga máxima, teto máximo, etc., para colocar no meu Supertrunfo, vai ver os “analistas”… Read more »

Tiago

Acredito que a comparação com o F-35 se deve ao fato de ele ser o caça de geração 5 com o qual o J-20 teria mais chances de se encontrar, uma vez que Japão e Coreia do Sul operam ele.

Mas sim, em questão de tamanho e peso, ele está mais próximo do F-22

Thiago Telles

E que se inicie a pancadaria!!

Doug385

Legal. Quer dizer que esse bicho que mal tem os motores prontos vai desbancar uma indústria aeronáutica com mais de 100 anos de experiência e liderança global?
Eu pensei que ninguém superava os russos em bravatas.

Antoniokings

Quem vive de passado……
G.E. já teve hegemonia.
Ford também.
Apple idem.
IBM ibidem
O tampo passa.

Ricardo Bigliazzi

É mais ou menos por ai, depois surgem as “notas de rodapé” que a Turbina é pelo menos 35% menos eficiente que as ocidentais, que o radar que entrará em produção em 2028 será o “pica das galáxias”, etc, etc, etc.

A parte mais engraçada que achei no texto é:

“Além disso, o J-20 tem espaço para melhorias”.

Dá a entender que o “resto” da concorrência não tem mais como evoluir (avisá la o pessoal da Dassault com o seu “pacote 4”).

A Global Times no minimo menospreza a inteligencia dos seus leitores (habituais e eventuais como os do Blog).

Mgtow

China é imparável. Lide com isso.

Sérgio Ricardo Santana Cerqueira

Impressionante o fã-clube do F-35 aqui…

Victor Filipe

Eu só quero é provas concretas que mostrem uma superioridade do J-20 contra o F-35. até hoje eu nunca vi.

Sérgio Ricardo Santana Cerqueira

Victor Filipe, dizem que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então…
https://theaviationist.com/2018/12/09/usaf-confirms-the-chinese-j-20-spotted-in-georgia-is-a-mock-up-used-for-training-by-the-u-s-marine-corps/. Ninguém faz um “kit 1:1” se o objeto retratado não despertar, no mínimo, temor.

Victor Filipe

Ainda não sei no que isso mostra que o J-20 seja superior ao F-35…

Sérgio Ricardo Santana Cerqueira

Dá a pista do temor e mistério que ele desperta nos EUA. Alguém já viu foto de kit 1/1 do F-35 na China ? E outra: é fato que não se conhece muito da aviônica do J-20 (a menos que se queira adquirir literatura especializada, que também não dará tantas informações). Mas também é fato que justamente por isso mesmo não dá pra afirmar que é inferior à do F-35. Fica-se na dúvida. Mas o melhor é a quantidade de pessoas que se doem a cada vez que as qualidade do F-35 são questionadas…Me divirto muito…KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Antoniokings

Impressionante mesmo é quantidade de pessoas que dizem que o F-35 é superior ao J-20 apenas olhando as fotos nos sites.
Certamente não têm informação nenhuma sobre os dois aviões.
Eles acham e pronto.
E ainda ficam ‘injuriados’ com quem discorda.

Sérgio Ricardo Santana Cerqueira

Antonio, falando apenas por mim eu me dou ao trabalho de ir atrás de literatura especializada e mantenho contato com seus autores. Eu não fico injuriado não, apenas me divirto muito com essa defesa toda entusiasmada (KKKKK).

Pra não dizerem que “meto o pau” no F-35, aqui tem um vídeo recente dele, atacando 5 alvos, um deles móvel: https://theaviationist.com/2019/01/15/video-surfaces-of-f-35-hitting-five-precision-targets-at-once-including-moving-one/?fbclid=IwAR0PNMR5J2TM14LwPND2fWWu7mIy7GO3TH6N7afrjJ6uYblRsGdsQfwbGDM.

Só lembrando uma coisa: láááá atrás, em 1978, satélites norte-americanos detectaram um MiG-31 (a primeira aeronave da História com radar de varredura eletrônica) fazendo algo similar, embora os alvos fossem todos móveis…Fonte: http://tass.com/defense/998221.

JPC3

Em 1978 o Mig-31 atingiu alvos móveis no solo como o F-35???

Sério que está comparando o Mig-31 com a capacidade de ataque do F-35?

Tomcat4.0

Triste e ainda pior é a quantidade de gente que ainda insiste no jargão tosco do “solta pecinha”. Nós ironizamos sem conhecimento nenhum dos equipamentos , assim como idolatramos os equipamentos ocidentais e os chineses só avançam em sua tecnologia de defesa. Melhor pra eles. Mas sabido é que as garras da Águia são bem mais suaves que o bafo do Dragão o qual ao que parece está faminto!!!

Ricardo N. Barbosa

Creio que o problema seja a forma como essa qualidade é questionada. Neste caso, por exemplo, o leitor entra pensando em encontrar uma análise de fato e encontra o argumento: “o J-20 tem espaço para melhorias. Uma versão atualizada do J-20 terá “superioridade esmagadora” sobre o F-35”. Sim, o J-20 é um caça maior, na verdade outra categoria, mas o que torna o F-35 um caça capaz é sua capacidade Sistema de Sistemas aliada a uma fuselagem VLO (atributos que independem do tamanho da célula). Por fim, o F-35 e J-20 possuem objetivos bem diferentes, então em que exatamente o… Read more »

Bosco

A chamado do texto nos faz crer em algo e quando o lemos nos damos com a cara na porta. rsrssss

JPC3

Acho que eles se doem com a quantidade de conclusões sem sentido que são obrigados a ler.

O problema não é o F-35, o problema é o festival de bobagens que se segue a cada notícia.

Darth mig

Não precisa de mock up eles roubaram os 3d mesmo..

Flanker

Não vejo como temor. Todo país que se preze procura conhecer tudo que puder sobre o seu inimigo. Tudo que puder ser investigado, estudado e simulado sobre os equipamentos do inimigo é mais que importante para conhecê-lo. Em outro tópico estavam estranhando o motivo dos a,ericsnos terem pintado um F-15 com as cores do Su-57. Eu estranharia se eles não pintassem. E quem pode afirmar que russos e chineses não fazem o mesmo em relação aos equipamentos dos EUA? Os chineses vão além…rackeiam na cara dura…. Quanto às comparações entre F-35 e J-20 nada mais são do que elocubrações. Uma… Read more »

Victor Filipe

Até MiG-29 os americanos compraram mesmo tendo derrubado ele.

Sérgio Ricardo Santana Cerqueira

Pois é, pra saber mais do bicho…Da mesma forma que sabe-se que pilotos soviéticos/russos voaram no F-14…Que até o surgimento do MiG-31 a URSS não tinha nada parecido…

Rui chapéu

O mockup de f-117 que os chinas tem é para estudo.
O americano ter mockup do j-20 é medo!

Aham, senta lá Cláudia.

Sérgio Ricardo Santana Cerqueira

Tem uma diferença ai…Eles fizeram o mock up pra aperfeiçoar a tecnologia stealth. Já os EUA fizeram o do J-20 com a tecnologia stealth madura já…

JPC3

Os russos tem dezenas de mockups de mísseis e aeronaves americanos para testes sobre a furtividade.

Dezenas.

Chineses provavelmente devem ter também.

Alessandro

mas qual o problema em se adquirir uma unidade do adversário para estuda-lo, e adquirir conhecimento de seus pontos fortes e fracos ? Se isso é “medo” então hackear é oq no conceito de vcs, Desespero ?

JPC3

Você conhece as maquetes que existem na China e na Rússia?

Sabe o que eles tem nos laboratórios deles?

Ricardo Bigliazzi

Não é questão de Fã-Clube, é apenas uma questão de critica a uma matéria que é um pouco (sic) tendenciosa.

carcara_br

Acho que os EUA não esperavam o J-20. O mundo em no qual o F-35 foi pensado mudou, a hegemonia americana é cada vez mais contestada. É visível a diferença entre um projeto, onde havia um competidor a altura, no caso, o F-22, para enfrentar a URSS e o F-35 pensado na auge do declínio russo e de uma china tímida.

JPC3

Não sei se concordo amigo, não existe caça mais adequado para enfrentar as defesas aéreas russas e Chinesas. O Su-35, por melhor que seja, Tem assinatura térmica e RCS enormes e depende muito do radar de banda X, o Su-57 nunca será fabricado em quantidades suficiente para fazer frente ao F-35.

Quanto aos chineses, concordo, realmente os americanos subestimaram eles.

Antoniokings

O problema (para os EUA e aliados) não é só a qualidade, mas a esmagadora quantidade em que será produzido.

Thiago Telles

Fato. Tmb acredito q o receio na realidade é a capacidade de produção em massa. Se bem q eua em caso de uma necessidade já provou por mais de uma vez q seus esforços de guerra sao imbatíveis. E qtd de aeronaves estocadas q podem ser colocadas no ar e relativamente rápido é muito grande. Na realidade hj em dia faltaria piloto p voar oq conseguiriam deixar a disposição em caso de conflito em grande escala.

Antoniokings

E isso!
Acho que o pessoal ainda não caiu na realidade do que seria um País com quase 1,5 bilhão de habitantes altamente educados e motivados e, ainda, com a maior capacidade industrial do planeta mobilizado para guerra.
E com relação ao que vc disse, li reportagem de que a China vai fazer cursos intensivos para pilotos de aviões baseados em porta-aviões, tendo em vista a grande expansão dessa força.

Coutinho

Você está considerando toda a população da China nesta analise (incluindo crianças e idosos). E os milhares que provavelmente vivem nos campos em condições mais humildes?

Mgtow

Esforço de guerra são imbatíveis, quando enfrentam galinhas mortas. Ou quando entram 2 anos após o começo da guerra. Num hipotético conflito com China ou Rússia terão que lidar com a possibilidade de ter seu território varrido da face da terra

Fernando Turatti

Analista chinês dizendo que avião chinês PODE vir a ser melhor. Nem ele tem coragem de dizer que é?

Luiz Henrique

O J-20 não tem o mesmo nível de furtividade do F-35, além disso quem aí tem os detalhes sobre os sistemas presentes no J-20? Pra ser superior ao F-35 no quesito eletrônica ele precisa ser muito bom.
Agora realmente o J-20 “voa melhor” e parece ter grande autonomia,quando o motor definitivo dele estiver pronto será interessante observar o desempenho.

EBS75

que especialistas? Da Sputinik ??? kkkk

Alex Nogueira

Não tenho torcida nem por um (F-35) nem por outro (J-20), mas não da para levar a sério esses “analistas”… com as informações públicas que temos sobre os aviões, qualquer especulação passa perto do Super Trunfo. Muito, se não tudo, sobre o J-20, foi feito com base nos estudos roubados sobre o F-35 e de outros projetos dos EUA, logo, não creio que os chineses possam ter evoluido tanto a ponto de o J-20 ser “emagadoramente melhor” do que o F-35. Só vamos qual o melhor se colocarem os 2 aviões em combate 1×1 com o melhor piloto de cada… Read more »

Alessandro

“Eu sou melhor que você segundo os especialistas que me conhecem” – assinado, Eu

Ah fala sério vai, tudo tem limite nessas propagandas de auto afirmação.

Ricardo Bigliazzi

Global Times, da China?! Alguém esperava um matéria diferente? E depois me criticam por citar o lado “vermelho” e o lado “azul” das torcidas que habitam o blog.

Diego

Texto muito mal escrito. É claro que o J-20 não tem relatórios de problema, está sendo desenvolvido por uma ditadura e é claro que os chefes militares chineses vão dizer que ele é melhor que o F-35, ou dizem ou são presos. Enquanto que o F-35 tem seus relatórios de defeitos publicados pelo Pentágono toda semana. A análise foi baseada no que disse um analista chinês num dos países mais politicamente fechados do mundo.

Tomcat4.0

Pra mim este belo avião e o Su-57 com bocais da turbina como os do F-22 ficariam top. Já o F-35 já é todo meio roliço e ficaria estranho com estes bocais e está bacana da forma que já é .

Roberto

ahhhhhhta! até parece verdade, mas ching ling não solta pecinha??? agora comecei a ficar com medo……kkkkkkkkkk a retro engenharia que deu certo!

Maurício.

Esse tipo de matéria só serve para deixar os fãs do F-35 enlouquecidos, assim como deixa os fãs do J-20 maravilhados kkk.
Da maneira que alguns defendem o F-35 ou o J-20, até dá a entender que esse é o caça que a FAB adquiriu no F-X2.

Foxtrot

Cadê os especialistas, sátiros e super estratégistas Brasileiros de plantão para menosprezar um país que possui mais de 5 mil anos de cultura?
Lutou em guerras ao tempo em que nossa sociedade andava nua na floresta, os portugas morriam de medo na Europa e os Africanos brigavam em guerras tribais.
Contribuíram com inúmeros inventos para humanidade e mesmo hoje não fizemos um terço do que eles fizeram no passado.
Agora quero ver as piadinhas sobre equipamentos orientais !

Jorge Augusto

kkkkk. Essa dai veio da agência de notícias chinesa.

Marcos Bicalho Leão

A grande vantagem dos aviões dos EUA, mesmo os mais defasados tecnologicamente são a habilidade dos pilotos.

Antunes 1989

Segundo analistas chineses!? parei de ler na parte, em que fica evidente o achismo do tamanho da muralha da China…

Luís Henrique

Senhores, é óbvio que está análise é superficial e caracterizada em aspectos CONHECIDOS de ambos os caças. O tal analista não sabe o alcance máximo dos radares, nem as RCS dos dois caças. Essas informações são altamente sigilosas O que ele sabe e é aí que imagina uma vantagem futura é que o caça chinês é maior e isto implica sim algumas vantagens, ainda que não sejam determinantes em um confronto. O F-35 pode ser mais furtivo e possuir eletronicos mais avançados e vencer uma luta vcs. Mas as vantagens do J-20 Que são conhecidas são as seguintes: Mais rápido… Read more »

Foxtrot

Lendo os depoimentos aqui, só reafirma o que eu escrevi. Nunca lutamos em uma guerra , exceto o massacre da guerra do Paraguai e uma participação na WWII. Nosso exército enfrentou tanta dificuldade e tanto amadorismo que foram a guerra sem um esquadrão de sepultamentos, segundo relato de um ex oficial da época. Fomos usados como massa de manobra em Monte cassino na Itália. A maio contribuição mesmo foi da FAB, que fez inúmeras missões de valor. Mas mesmo assim desmerecendo as capacidades aleias. Provavelmente nunca lerá Sun Tzu com sua a arte da guerra Que na verdade não é… Read more »

Rinaldo Nery

Acho que a FEB não lutou em Monte Cassino. Não seria Monte Castelo?

JOSE DE PADUA VIEIRA

Lutou nas duas batalhas.
Bao te ver por aqui

LucianoSR71

Colega, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) chegou na Itália em 16/06/1944, a Batalha de Monte Cassino terminou em 18/05/1944. A FEB não podia ter participado dessa batalha.

Foxtrot

Interessante informarem então que tomamos monte castelo e tivemos relevância na tomada de monte cassino!
Mais uma vez passaram desinformação para o povo brasileiro.
A história é contada pelo lado vencedor e nunca pelo lado perdedor.

LucianoSR71

Nunca vi nenhuma publicação oficial ou imprensa respeitável falando de envolvimento da FEB c/ Monte Cassino, sempre Monte Castelo, na verdade nunca vi nada sobre isso, a não ser algumas pessoas que se confundem c/ os nomes.

paddy mayne

Parei no “Monte Cassino”. Mas deveria ter parado no “massacre da guerra do Paraguai”. Mais um que foi enganado pelo professor de colegial e ainda não foi conferir a história. Mais um que acha Solano López “um herói”.

José

Hilariante!
A China não tem tradição,não é a sua praia,nem mesmo roubando tecnologia dos países ocidentais.Eles,os chineses,não conseguiram copiar um motor russo para aeronaves militar,como vão fazer algo muito mais difícil?A ciência da construção aeronáutica como toda ciência demanda tempo,pesquisa,tradição,vocação específica,investimentos,não é uma receita de bolo.
Pelo viés ideológico e por outros motivos muitos crerão,afinal se alguns creram que podiam pegar carona em um cometa,por que não crer nas ditas façanhas chinesas!
Acreditem se quiserem ou se puderam!

Antoniokings

Quem tem tradição é baiana de Escola de Samba.
Em ciência e tecnologia tem pesquisa e investimento.
E os chineses estão jogando muito pesado nisso.

JPC3

“””Quem tem tradição é baiana de Escola de Samba.”””

Experiência em combate e décadas de conhecimento acumulado não contam nada na hora de fazer aeronaves e sistemas eletrônicos militares……..

Tá bom.

Antoniokings

Devemos, e muito, aprender com os chineses.
Em todos os ciclos de estudo, do Jardim de Infância à Universidade, seus alunos são, em média, os melhores do Mundo.
E olha que são centenas de milhões deles.

Foxtrot

Os caras colocaram uma sonda no lado escuro da lua, constroem há anos trens de levitação magnética, desenvolveram um elevador com o mesmo princípio, desenvolveram radares quânticos, primeiro satélite de comunicações quânticas etc.
Nem vou falar na área de mísseis e foguetes.
Mas bom mesmo deve ser o Brasil né?

Lewandowski

Deve-se corrigir o título, que ao meu ver é tendencioso, para “Segundo analistas chineses, J-20…
.
Sabe, segundo analistas CHINESES, J20 ATUALIZADO DEVERÁ… só aí já não vale o mérito…
.
Sds

Jeff

Só acredito em qual é o melhor quando (e se) houver confronto. Enquanto for textinho de internet e dados picas dos fabricantes não digo nada.

Renato

Já disse Napoleão Bonaparte que quando eles acordassem o mundo tremeria. Olha só para eles!! Beidou, lua, sua própria estação espacial, caças de quinta geração, mais de 100 navios em 10 anos, a maior população e o país que mais registra novas patentes em todas as áreas de conhecimento. Mas um bando de ZÉS da república das bananas diz que isso não é nada. Fazer o quê?? Pior cego é mesmo quem não quer ver…

Antoniokings

Esqueceu que ela tem a maior a economia, é disparada a maior potência industrial e maior exportadora e caminha para ser a maior importadora de produtos.

Celso

Incrivel, como voce consegue distorcer tudo qque le . E obvio que tem tudo para ser a maior economia de mercado e de consumo, com 1,2 bi de individuos o que voce esperaaria ?? outra coisa, o problema maior e gerar uma producao numa escala que torne toda essa populacao consumidora nos niveis do ocidente e isso ainda e impossivel. Tao obvio tambem que gere uma mao de obra absurda e praticamente escrava para produzir quinquilharias e exposta-las, alias, diga-se de passagem produtos de pessima qualidade e altos indices de contaminacao. Enfim, va encher linguica em outro lugar, aqui ja… Read more »

Antoniokings

Fique tranquilo que os chineses não estão pensando em construir uma Disney. Ok?

RicardoNB

O J-20 vai esmagar o F-35 pq ele tem espaço para melhorias. (FIM DA ANÁLISE DO ANALISTA). Como assim ? O F-35 não tem espaço para melhorias ? Se não me falha a memória o novo DAS tem alcance duas vezes maior e o novo EOTS acrescentou banda SWIR. Esses ANALISTAS.

Munhoz

Na verdade o que esta analise tenta definir é que o tamanho do J 20 seria vantajoso quando os chinas conseguirem a equivalência diante da tecnologia dos F 35 (isso daqui a uns 10 ou 15 anos), sendo que $$ para isso não vai faltar, no entanto provavelmente vai faltar capacidade técnica, porem não devemos subestimar pois os EUA estão vendendo o F 35 para meio mundo e é provável que os chinas acabem conseguindo mais acesso ao F 35 alem do que já conseguiram hackeando os sistemas do Pentágono. Mas devemos considerar no (meu ponto de vista) que um… Read more »

Ricardo N. Barbosa

F-35 não precisa de tanques auxiliares, seu raio de ação é de 1.100km em missões ar-solo e de 1.400km em missões ar-ar. O motor de ciclo adaptativo em desenvolvimento promete ampliar em até 30% esse raio de ação. (Lógico que o ANALISTA não se deu ao trabalho de fazer esse tipo de pesquisa).

Sérgio Luís

Pouco provável!

Hans

E só os EUA voltar a produzir o F22..
Aí acaba a farra.

_RR_

Prezados, É claro que muita coisa acerca de ambas as aves é especulação, haja visto muito das características serem secretas. Contudo, certos detalhes tornam claro os propósitos de ambos. Começando pelo F-35, fica claro tratar-se de uma aeronave pensada para ataque ( muito embora tenha os elementos necessários para engajar qualquer caça atual com razoável margem de segurança ). Seu perfil, mais rechonchudo, deixa lógico que o caça americano prioriza levar combustível, para ter o máximo raio operacional possível sem levar tanques extras. Foi feito para substituir o componente low da USAF, complementando o F-22, sendo esta última sim a… Read more »

Rafael

O J-20 é apenas um bebê se comparado aos caças F-35 a China é iniciante na produção de aeronaves da 5° geração. Enquanto isso os EUA estão buscando a 6°geração que deverá surgir em 2030. Já estão desenvolvendo e testando canhões a laser em navio, até lá irão miniaturizar e colocar nos caças que substituirão os até hoje imbatíveis F-22 Raptor’s

Rodrigo Alves Correia

A imprensa chinesa afirma que segundo o “especialista” Wei Dongxu, o J-20 terá “superioridade esmagadora”. Então tá….

Bispo

Acredito ter infiltrados da “Sputinik” nos comentários… ??

JPC3

Com toda a história da aviação americana e toda a experiência que eles adquiriram em diversas guerras “as pessoas” ainda não entendem porque se confia mais na tecnologia americana????

Muita torcida e pouco bom senso.

Cavalo-do-Cão

“‘Antoniokings O problema (para os EUA e aliados) não é só a qualidade, mas a esmagadora quantidade em que será produzido.” Não resta duvidas que os armamentos dos eua são de qualidade superior ao dos concorrentes…MAS SÃO CAROS E PARA POUCOS…a maior parte das nações do mundo não tem condições de bancar… a Luftwafe na segunda guerra mundial tinha o único jato de caça que poderia colocar todo os eua e reino do opio unido de joelhos…colocaram?…Não!..porque não tinham a quantidade suficiente…o Tiger era temido por qualquer um que tivesse em um tanque aliado seja o Sherman ou um T-34… Read more »

JPC3

Quanto custará o Su-57 e o J-20?

São feitos em países com mão de obra muito mais barata e com moedas de menor valor. A comparação dos custos é limitada, muito provavelmente um Su-57(com 5 radares) custará para os russos bem mais que o F-35 custa para os americanos.

Se fosse produzido nos EUA o J-20 também teria um custo absurdo.

Gilson Elano
Antoniokings

Cavalo-do-Cão.
Discordo parcialmente. Em alguns setores, particularmente na área de mísseis, os chineses já estão à frente. Isto admitido em sites americanos. Outras áreas que estão equiparados são a de algumas classes de navios e etc.
Leia este interessante artigo da inglesa BBC.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43101604

Ricardo

Se o original é tão ruim imagina a cópia chinesa.

batalha dos nerds

Ah tá..a China atualiza o J20 e os USA ficam parados….

Andre

Quem pousou na lua recentemente, depois mais de 40 anos ? Duvidem da capacidade dos chineses.

EFV

Como uma cópia roubada pode ser superior?

Gustavo

adoro ler a turma do “solta pecinha”… é tanta informação que vem do “além” que chega a ser cômico. Tiraram defeitos do J-20 que a China nunca declarou e negam os relatórios oficiais do governo americano sobre os problemas e custos do F-35.
Mentir é feio… ou melhor, o pior cego é aquele que não quer ver.

Victor Filipe

Tu perdeu moral pra falar qualquer coisa na matéria em que disse que a fusão de dados de um Rafale é igual a de um F-35

Gustavo

Moral com quem? Vc? Se esconde em uma fotinho? meu caro…. hahahaha

Victor Filipe

Moral pra qualquer argumentação seria mesmo. pode ser a foto do Deus. não vai impedir de falar besteira igual você já fez. (e foi muita besteira)

Victor Filipe

até agora tu não conseguiu provar que Rafale é igual F-35 então ficamos por essas

Gundam

E o Brasil??? Vcs zombam dos chinas e eles tentando fabricar armas de ponta e investindo pesado na pesquisa e educação. E o Brasil comprando sucatas porta aviões de outros países? A China comprou uma sucata e em 5 anos fez um novo e estará no terceiro. Fora os que estão construindo dois destroier type 55 por ano! Não vou nem comentar e sobre trem bala, carros e celulares que estão fazendo… E vcs o que fizeram??
Olhem no próprio umbigo senhores!

Celso

Putzzz……voce nao entende nada, somente pequenas fracoes do pais China e de sua populacao estao inseridas nessa maravilha de tecnologias e ao acesso da melhor educacao, somente as castas e voce nem cita isso. Pare de comprar propagandas montadas que so enaltecem o pais que as patrocina. A maior parte da populacao chinesa esta presa nos campos e e semi analfabeta (algo como uns 800 milhoes). Essa dita China esta francamente buscando o confronto e abertamente numa corrida expansionista para conquista de novos territorios, por bem ou por mal. A sua propaganda esta toda ela na conquista de mentes fracas… Read more »

Antoniokings

A reportagem dizendo que o sistema de ensino chinês é o melhor do Mundo saiu na Rede Globo. Acho que os donos dela de comunistas não têm nada, né?!?!?!

Gundam

Vá visitar o pais e converse em chines com pessoas ordinárias e verá que a vida deles mudou muito de 1980 para hj. Encontrei 2 américanos que visitaram a China naquela época pq trabalhavam na embaixada. Eles voltaram recentemente e se espantaram com o rápido desenvolvimento. Vivi 3 anos no Japão e vejo que o país não cresce pela xenofobia deles. Tudo qye vinha de fora era recebido com desconfiança. Só os americanos prestavam. E de risada mesmo.. Da mesma forma quando collor abriu o mercado de carros para os estrangeiros os brasileiros puderam ver o atraso nosso. E lembre… Read more »

Yuri

Eu pensei “pô, deve ser algo interessante” ai quando abro a notícia vem logo na cara “observadores militares chineses” ai não dá né. Lógico que os analistas chineses vão falar que o J-20 será melhor que o F-35, não era nem pra ser levado à sério uma coisa dessas.

Cavalo-do-Cão

O J-20 é de uma categoria superior ao do f-35…pois trata-se de uma caça pesado bimotor que carrega mais armas e tem mais desempenho…sem contar com maior alcance e autonomia…não pode haver comparação entre ambos…

Willian

Ahhh esse j20 deve ser da jac motors fábrica chinesa de carros, o acabamento desse bichim é feio viu , chinês né vamos ver o que vai dar superior ao f35 duvido, deve ser o mesmo motor do jac j 2 1.4 kkkkkk

Frederico Euzebio

Impressionante como tem nego jurando de pé junto que o j20 cao detonar o f35 sendo que ninguem sabe nada do aparelho…. enquanto isso o f35 ta sendo desemvolvido a anos e ja teve ate estreia em combate. Lembrando que f35 nao precisa bater o j20 num dog fight ele so precisa atirar primeiro e os radares dos americanos sempre foram os melhores…

MarceloBP

“…observadores militares chineses afirmaram…”

Aqui podemos ver o ponto de vista isento/imparcial sobre o assunto.

“Os militares chineses não divulgaram nenhum relatório de mau funcionamento do J-20.”

E aqui podemos constatar o grau de transparência envolvido no programa.

Narrativa com credibilidade total… de 0%.
Sds.