Londres – O aeroporto de Gatwick, segundo maior e mais movimentado da Inglaterra, suspendeu decolagens e aterrissagens ontem por causa da presença de drones, fato que provocou caos. Alguns voos foram retomados hoje.

Um porta-voz do aeroporto afirmou que a pista foi reaberta por volta das 6h30 local (4h30, em Brasília) e que “um limitado número de voos” irá operar hoje em Gatwick, onde a interrupção das atividades afetou mais de 100 mil passageiros em plena temporada de férias natalinas.

Militares britânicos se uniram ontem à busca da pessoa que operou os drones por controle remoto.

O aeroporto recomendou hoje aos passageiros que entrem em contato com suas companhias aéreas antes de comparecer ao terminal aéreo e advertiu que são esperados atrasos e cancelamentos de voos.

A polícia informou ontem à noite que foram observados drones até 50 vezes durante um período de 24 horas desde quarta-feira durante a noite, quando os voos foram suspensos.

O Governo britânico suspendeu ontem à noite algumas restrições noturnas de voos em alguns aeroportos britânicos para minimizar as consequências do incidente em Gatwick.

O aeroporto, situado nos arredores de Londres e pelo qual passam mais de 32 milhões de pessoas por ano, tinha programados para ontem 765 voos e eram esperados 110 mil passageiros.

O caos obrigou o aeroporto de Gatwick a desviar desde quarta-feira voos para outros aeroportos e, inclusive, a cidades como Paris e Amsterdã.

A polícia de Sussex, sul da Inglaterra, onde Gatwick está localizado, admitiu que este foi um incidente “deliberado” para alterar a atividade operacional no segundo maior aeroporto britânico.

As forças da ordem qualificaram o trabalho para localizar os responsáveis de “minucioso”, “difícil” e de “desafiador”.

FONTE: Exame/EFE

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

Isso ainda vai virar moda por aqui (mais do que já ocorre) e dara muitos prejuízos à nossa aviação

Marcelo Andrade

Aqui já tem os urubus e os balões para atrapalhar!!!

Linneker

Nesses casos o aeroporto tem permissão para abater os drones?

Leônidas Pereira

Com o quê?

Willber Rodrigues

É o que vai ser cada vez mais comum daqui em diante. Me pergunto que milagre até hoje um maluco ou terrorista não lançou um mini-drone acoplado a uma granada ou uns 2 kilos de TNT no meio de um aeroporto.

Leônidas Pereira

Quem sabe esse não era um ensaio.

LGFLima

Há sistemas para o abate / captura de drones usando redes. Talvez fosse uma opção no caso, dependendo da altura em que os drones estivessem voando.

nonato

Tem que haver radares e baterias antiaéreas

Walfrido Strobel

Como é que vc vai disparar uma bateria antiaérea em área urbana de seu próprio país, alguma casa ou prédio próximo em um raio de 2 km vai receber uma saraivada de municão 20 30 ou 35mm. Vai ser um estrago injustificavel.

Clésio Luiz

A algum tempo atrás eu vi uma “arma” que emite um forte feixe de radiofrequência, efetivamente bloqueando a comunicação do operador com o drone. Se estiver operacional, ocorrências como essa farão o fabricante receber numerosas encomendas.

Olhei agora no Youtube e já existem vários modelos diferentes.

carcara_br

Os caras não deixam nem ligar o celular, rádio amador causa pânico, imagine uma arma interferidora de sinais, só em situações muito extremas, duvido que se popularize em aeroportos civis com grande movimentação…

EduardoSP

Esses caras tinham de aprender com o Queiroz, ninguém sabe, ninguém viu.

FELIPE L

É possível usar drones para atacar outros drones?

Hermes

Eu fazia isso quando criança. Botava cerol na linha e derrubava os drones inimigos. Quando derrubavam o meu tinha que sair pelo bairro atrás do drone abatido.