Empresas chinesas como XPeng e EHang estão liderando no desenvolvimento e comercialização de carros voadores, tirando proveito do avanço da China em tecnologias de veículos elétricos, relata a Nikkei Asia. A XPeng AeroHT planeja lançar um veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) que também pode ser dirigido em estradas. A empresa começará a aceitar pré-encomendas ainda este ano, com produção em massa prevista para iniciar no próximo ano. O preço inicial está estimado em cerca de 1 milhão de yuan.

EHang já começou a vender seu modelo EH216-S, que pode voar por 25 minutos com uma carga, e também recebeu autorização para produção em massa. O mercado de eVTOL está crescendo na China, que possui 50% dos modelos globais, graças ao desenvolvimento de tecnologias avançadas em baterias e fabricação de veículos leves.

Apesar do entusiasmo, existem desafios significativos, como a falta de infraestrutura adequada para decolagem e aterrissagem e a necessidade de regulamentações específicas. Além disso, as empresas enfrentam dificuldades financeiras, como demonstrado pelo prejuízo líquido da EHang. Contudo, o setor é visto como promissor, com um potencial de crescimento global significativo até 2030.

EHang EH216-S

Xpeng AeroHT eVTOL

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bispo

Complicado… carros voadores demandam de uma logística operacional complexa.

O EVE da Embraer está consolidado N parcerias para desenvolver software visando o operacional do mesmo.

Não é somente “parafusar” hélices e decolar.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

O EVE da Embraer e integrado a um sistema de controle de voo, que eles estão desenvolvendo, só que esse sistema assim como os demais não são exclusivos da Embraer, qualquer EVE do mundo, até esse chinês, vai poder usar A diferença e que o Eve da Embraer e tipo uma integração de Uber com helicóptero, você pega um Uber ate um prédio, sobe no heliporto, pega o EVE e desce ou num outro heliporto de destino final ou pegar outro Uber e continua a viagem Esse carro chinês, não vai decolar da estrada em movimento, mas você pode decolar… Read more »

Renato B.

Eu só imagino os apressadinhos sendo esquartejados no EHang EH216-S. Como se entra nele sem passar pelas hélices?

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Acho que só se entra ou daí quando as hélices estiverem recolhidas, o mínimo seria colocar uma trava desde tipo, até porquê a proposta do projeto e o veículo sair de um ponto a outro e depois continuar a viagem no modo terrestre.

Renato B.

Eu fiquei pensando naqueles passageiros apressados que andam em volta de helicóptero antes da hélice traseira parar. O que já matou algumas pessoas. Afinal, a ideia é que esses veículos sejam usados por pessoas comuns e sem treinamento.

Fernando Vieira

Já imagino o engarrafamento, o cara do carro voador aciona o modo ar para passar por cima e no processo decepa uns 15 motoqueiros.

Tallguiese

Isso não é pra minha geração! Deixar isso pro meus netos, prefiro continuar andando de UNO kkkkk

Emmanuel

O Uno é o exemplo maior de quando os deuses descem a Terra para forjar algo.

RenanZ

Creio que nem a Fiat sabe ao certo como eles conseguiram criar o Uno

Mauro Cambuquira

Se colocar uma escada em cima então… É um BMT

Bispo

Uno é para o automobilismo o que o besouro é para a aerodinâmica do voo..rs

Guacamole

Se Uno com escada no teto já anda mais que Ferrari, imagina um Uno com ventilador no teto.

Deve voar mais que F-22.

Marcos

Você está expondo segredos militares importantes. Cuidado.!!! kkkkkkkkk

Jaguar

O uno é tipo um Hércules C-130, antigo,multi versões e duro na queda.

Paulo Sollo

Sensacional. Muito em breve a China e outros países ricos terão seus céus abarrotados destas coisas. E o Brasil não ficará muito atrás nisto. Se considerarmos que SP tem a maior frota de helicópteros do mundo dentre as metrópoles e um EVTOL vai custar muito mais barato de adquirir e manter que um helicóptero, é inevitável que a frota destes aparelhos vá crescer rapidamente Brasil. E este carro voador com um preço estimado de us$138 mil é incrivelmente acessível para algo do gênero. E como é de praxe quando surge alguma nova tecnologia disruptiva, há uma parcela de incrédulos que… Read more »

Bosco

Na década de 70 quando eu era criança achávamos que no ano 2000 existiriam essas coisas:
Carro voador
Carro autônomo
Carro elétrico
Trem bala magnético
Avião supersônico de passageiros
Avião aeroespacial
Aeronaves VTOL de todos os tipos
Videofone
Pistola laser
Robô humanoide
IA
Estação orbital rotatória
Naves orbitais reutilizáveis
Colônia lunar
Base marciana
Propulsão espacial por plasma
Fusão nuclear controlada
Droga da juventude
Transplantes exógenos (de órgãos de animais para humanos)
Regeneração de partes do corpo
Controle do clima em escala mundial

Franz A. Neeracher

E eu na mesma época escutava e acreditava:

No longíquo ano de 2000:

1. Graças a Carajás o Brasil vai ser 1° mundo…vamos ser ricos e felizes….sem pobreza e outras desgraças.
2. Teremos 2 Esquadras com uns 2 porta-aviões, 10 SSN, 20 escoltas e etc…assim como uma moderna FAB e um poderoso exército.
3. A corrupção será erradicada.
4. Um monte de outras coisas que já esquecí.

Wagner

Esqueceu do grafeno, que iria fazer o Brasil trilhardario.😂

Vitor

Ouvi muito na escola…o bolo tem que crescer para dividir…o país do futuro.

Antonio Palhares

Aumentou o bolo e o dividiu com poucos.

IvanF

Engraçado que tudo que você falou, teoricamente, é mais fácil de acontecer do que algumas coisas que o Bosco listou, mas acho que a lista dele vai completar primeiro que a sua… 🙁

Franz A. Neeracher

Tb acho 🙂

Antonio Palhares

Não se falava que o DNA de nossos politicos inviabilizaria todas essas possibilidades.

Dexter

Nós que escolhemos eles…

Marcelo Andrade

esqueceu do teletransporte; “Enterprise, 3 para subir!”

SteelWing

pelo menos o “videofone” surgiu, com as chamadas de vídeo via celular. Avião supersônico de passageiros teve também e talvez poderia voltar a ter, se conseguissem cortar os custos, como o Concorde e o Tu-144. Naves orbitais reutilizáveis com tripulação talvez também possa vir com a Space X e transplantes exógenos também. Uma coisa que eu realmente queira que houvesse cura, seriam as lesões na coluna vertebral.

Marcelo Andrade

uma duvida: Aqui será o Detran ou a ANAC quem vai fiscalizar?

Underground

Vão criar um novo órgão!

Gilson Elano

Vão ter de regulamentar!

IvanF

Os dois, quando tiver no chão é o Detran, quando tiver voando a ANAC 😀

Felipe Augusto Batista

Então quem fiscalizaria um Hovercraft, que não encosta no chão mas também não voa?

IvanF

Essa seria fácil nessas duas hipóteses: Como ele se arrasta pelo chão, então é Detran!

Mas e quando ele tá por cima da água? A Marinha?

Underground

Eu quero o meu na versão V8 Diesel!

Angelo

Olá a todos, hoje um helicóptero 🚁 é pilotado por profissionais certificados e na maioria das vezes pousa em locais mais seguros e com profissionais no entorno ” aeroportos, heliporto, etc, ” uma minoria expressiva pousa em fazendas , quintais de casa de rico , etc , acho que os aparelhos de EVTOL tendem a demandar mas pousos caseiros que o helicóptero. E nesse ponto acho que a Embraer acertou colocando as hélices em uma posição bem alta pois em casa ou no quintal não vai ter um profissional orientando como nos aeroportos ex: não passe pela parte traseira do… Read more »

Pedro

O maior problema dos “carros voadores” não é a tecnologia envolvida nos carros em si… Mesmo que seja inventada e adotada alguma “tecnologia antigravitacional” que elimine o uso das hélices simplifique a pilotagem, como seria o “tráfego” simultâneo de algumas dezenas ou centenas de milhares de veículos? Certamente teria que haver um sistema centralizado e unificado para controlar todo o tráfego, o que inviabiliza o uso individual desses veículos, todos teriam que ser “pilotados” de forma autônoma, controlados por um sistema centralizado automático (IA?)… E aí vira um sistema de transporte “coletivo”, eliminando todo o prazer de dirigir ou pilotar… Read more »

IvanF

É isso mesmo, esses trecos vão ter que ser todos autônomos, dentro de aerovias pré-determinadas, fiscalizadas, etc…
Pra se divertir, talvez criem áreas próprias pra isso, similar aos autódromos… seriam aerotódromos?

De qualquer forma, a última coisa que sinto quando tô no trânsito da cidade é que estou me divertindo 🙁

Transporte coletivo de qualidade resolveria muitos problemas, e nem precisa ser voador!

Pedro

“…De qualquer forma, a última coisa que sinto quando tô no trânsito da cidade é que estou me divertindo…”

Compre uma moto…rsrs…

IvanF

Motoqueiros pilotando motos voadoras… o futuro vai ser tenso demais!!!

Renato B.

Solução mesmo é transporte coletivo. Imagino a porcaria que vai ser em grandes cidades com a poluição sonora e visual.

Comenteiro

Pior mesmo é o cidadão assistindo seu jogo de futebol na TV, em sua sala de estar no décimo andar e de repente, um carro voador entra pela janela pois o condutor estava com a caveirinha cheia de álcool.

Fernando Vieira

Pode acontecer também desse cidadão estar no quarto desse apartamento no décimo andar no meio de suas intimidades com a pessoa de escolha do cidadão e um carro voador parar na janela e apreciar o espetáculo.

MMerlin

Não, obrigado.
Como dizem, tem situações que são igual copo de vidro. Só quebram uma vez.

Super Tucano

Eu ainda acho bem melhor aquele Delorean do De Volta para o Futuro.

Scudafax

A China vai dominar o mercado. Ela começou isto com um incrível esforço educacional, para quem já frequentou cursos ao nível de PhD no exterior sabe a quantidade e qualidade da educação chinesa.

https://asiasociety.org/global-cities-education-network/shanghai-worlds-best-school-system

Sensato

Interessante e até empolgante assistir o desenvolvimento da tecnologia. Só não contem comigo pra ser beta tester.

mattos

Vai chover carro do céu