A primeira torre de controle digital operacional do Reino Unido foi inaugurada dia 14 de dezembro pela Cranfield University em seu aeroporto de Bedfordshire, com o sistema da Saab Digital Air Traffic Solutions (SDATS).

Tecnologia de ponta no setor de aviação do Reino Unido, essa solução foi projetada e entregue pela Saab Digital Air Traffic Solutions (SDATS). Ela é de propriedade da Cranfield University, que será responsável, também, por sua operação. O sistema consiste em um conjunto integrado de câmeras de alta definição e sensores sonoros que transmite imagem e som, em tempo real, a uma sala de operações, onde uma equipe de operadores prestará o serviço de controle de tráfego aéreo.

“O Centro de Controle de Tráfego Aéreo Digital é um salto de qualidade significativo para o aeroporto de pesquisa global de Cranfield, ampliando a capacidade de pesquisa da Universidade. Combinado com nossas instalações atuais e futuras, ele irá consolidar a posição de Cranfield como principal centro de pesquisas aeroespaciais e de aviação, no coração do arco de crescimento de Cambridge-Milton Keynes-Oxford ”, disse o professor Sir Peter Gregson, vice-chanceler e Diretor Executivo da Cranfield University.

“Este é um momento histórico para o transporte aéreo do Reino Unido, indicando que o futuro do setor no país está na adoção de tecnologia de ponta, combinada à experiência operacional. A SDATS e a Cranfield University iniciaram esta jornada em outubro de 2017 e desfrutaram de uma excelente relação de trabalho, resultando no sucesso de hoje. Esperamos que mais aeroportos do Reino Unido adotem esta inovadora tecnologia. Estamos ansiosos para testemunhar os benefícios que este projeto irá proporcionar às pesquisas conduzidas pela Cranfield University”, disse Johan Klintberg, CEO da Saab Digital Air Services.

As torres de controle digitais representam um marcante avanço na gestão do tráfego aéreo, sendo realidade a partir de sua implantação pioneira na Suécia, em 2015. A digitalização dos dados, viabilizada pela tecnologia líder de mercado da SDATS, proporciona eficiência operacional significativamente maior e custos operacionais mais reduzidos, resultando em sistemas extremamente avançados de segurança e suporte à decisão. A instalação de uma torre de controle digital é consideravelmente mais econômica do que a construção ou reforma de uma torre de controle convencional. As torres de controle digitais são projetadas para serem resilientes e atenderem às melhores práticas de segurança cibernética.

O aeroporto global de pesquisa de Cranfield oferece um ambiente ímpar para pesquisas transformacionais no setor aeroespacial. Como uma das poucas universidades do mundo com seu próprio aeroporto, a Universidade encontra-se na vanguarda da tecnologia aeroespacial, trabalhando para enfrentar os desafios da aviação digital e repensar os aeroportos, as companhias aéreas, o gerenciamento do espaço aéreo e as aeronaves do futuro.

A SDATS – Saab Digital Air Traffic Solutions é uma joint-venture formada pela Saab e pela LFV (provedora de serviços de navegação aérea sueca), fundada em 2016. Ao combinar a experiência operacional exclusiva da LFV com as soluções técnicas de classe mundial da Saab, a SDATS é capaz de gerenciar todo o processo, desde o planejamento e implementação, até a administração de serviços de torres de controle remotas. A SDATS oferece aos aeroportos na Suécia e no exterior, uma alternativa digital para a provisão de serviços de controle de tráfego aéreo, criando assim condições financeiras melhores para as operações aeroportuárias.

DIVULGAÇÃO: MSLGROUP/Publicis Consultants

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Papan

Essa SAAB é só alegria! TOP demais viu, empresa de Defesa seria, claro de um país organizado e de muito exemplo para todos nós que é a Suécia.

HMS TIRELESS

Bem colocado! Creio que na esteira da escolha do Gripen o Brasil deveria estabelecer uma parceira estratégica na área militar com a Suécia assim como também seria interessante algo do mesmo tipo com Israel.

LGFLima

Essas torres remotas não seriam uma opção para pequenos aeroportos pelo Brasil? (naturalmente cujo movimento justificasse o investimento)

LGFLima

Curiosidade: esse tipo de sistema pode valer a pena até para aeroportos com movimento mais alto: https://www.nats.aero/news/london-city-airport-and-nats-to-introduce-the-uks-first-digital-air-traffic-control-tower/

Antunes 1980

SAAB é uma empresa de defesa completa, o Brasil tem que aproveitar a escolha do Gripen para ampliar significativamente parceiras com a SAAB no âmbito de controle aéreo, compartilhamento de informações, detecção e sistemas de defesa antiaérea.
O leque de opções para o Brasil em relação às operações da SAAB são uma baita sacada.

Régis Athayde

Seria possível desenvolver uma parceria Brasil-Suécia similar à parceria Índia-Rússia? Creio que ficaria muito bom para os dois países.