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Embraer vende seu caça Hawker Hunter ‘paquera’

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Hawker Hunter da Embraer
Hawker Hunter da Embraer

A Embraer se desfez do seu antigo caça Hawker Hunter T72, matrícula PP-XHH, que era usado como avião paquera ou “chase plane”.

O avião foi vendido à Hawker Hunter Aviation (HHA) por um preço não divulgado. O transporte da aeronave até o Reino Unido foi feito pela Redcliffe International (ver fotos abaixo da chegada do avião).

Os aviões paquera são usados para acompanhar o voo de teste de outras aeronaves, auxiliando e fazendo imagens para análise posterior.

O caça, usado pela Força Aérea Chilena de 1971 a 1995, foi adquirido pela Embraer no ano 2001.

O Hawker Hunter foi desenvolvido durante o final dos anos 40 e inícios de 50. Prestou serviço na Força Aérea Real e na Marinha Real Britânica, e foi o caça a jato que por mais tempo serviu nas fileiras britânicas.

Foi usado para combate aéreo, como caça-bombardeiro e em missões de reconhecimento aéreo. Com 1.972 unidades produzidas, a aeronave foi exportada para diversos países.

FOTOS: Charles Kendall Group

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Antonio M
Antonio M
1 ano atrás

Além de ter sido uma máquina eficiente, muito bonito com suas linhas harmoniosas.

Antonio M
Antonio M
1 ano atrás

Aliás, divulgaram se procuram substituto?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Antonio M
1 ano atrás

Imagino que eles irão usar, ou já estão usando, um dos Phenom, talvez algum protótipo que ficou nas mãos da empresa. Embora o Hunter seja mais veloz, os Phenom com certeza são mais baratos de operar, e podem acompanhar a maioria das aeronaves que a Embraer desenvolve.

Já com relação ao desenvolvimento do Gripen F biposto por aqui, o Hunter não tem desempenho para acompanhar e provavelmente isso cairia sobre o A-1B ou F-5FM emprestados da FAB.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Acho mais fácil arrendarmos um Gripen D. Não sei se a FAB iria querer deixar os F-5FM fora da linha. Não sei se aquele que se acidentou já foi reparado, mas eu acreditaria que ainda não foi.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Muito caro para paquera.

Antonio M
Antonio M
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Obrigado Clésio

Leandro Costa
Leandro Costa
1 ano atrás

Triste. Sempre quis ver essa aeronave em vôo…

Ribeiro
Ribeiro
1 ano atrás

Poderia ter doado para o nosso museu aeroespacial

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Ribeiro
1 ano atrás

Provavelmente vai pra um museu inglês aonde faz mais sentido.

E devem ter vendido por uma boa grana heim!

Vlamir Bueno
Vlamir Bueno
1 ano atrás

Um país que não preserva sua cultura, colocando-o num museu com um infográfico mostrando sua história e o trabalho que este fez como “paquera”, só resta vender a uma nação que o faça…

Roger
Roger
Reply to  Vlamir Bueno
1 ano atrás

Que deixem em um museu na Inglaterra onde será muito melhor aproveitado e admirado, aqui os museus estão virando cinzas, literalmente.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Vlamir Bueno
1 ano atrás

Realmente… De grande relevância histórica a atuação de um CAÇA como paquera, que nem foi operado em nossa FA… Digno de museu mesmo !!

Tallguiese
Tallguiese
1 ano atrás

Uai, resucite um xavante ai pra servir de paquera não?Não seria difícil de colocar um pra voar de novo!

Marcos10
Marcos10
Reply to  Tallguiese
1 ano atrás

Muito lento.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

A anv era da Embraer.

EVERTON OLIVEIRA FRANCISCO
1 ano atrás

Não poderia o levar voando?

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Reply to  EVERTON OLIVEIRA FRANCISCO
1 ano atrás

Muito caro. É mais fácil e mais barato mandar por container mesmo

Hawk
Hawk
1 ano atrás

Eu não sabia desse avião paquera. A pintura desse Hunter estava muito bonita.

Ozawa
Ozawa
1 ano atrás

A estética de uma geração diz muito sobre ela.

As linhas harmônicas, as formas arrojadas e as cores vibrantes refletem gerações criativas, entusiasmadas e sonhadoras, confrontando com os ângulos obtusos, as formas dissimuladas e as cores opacas das gerações prosaicas, exaustas e descrentes.

Do Mustang ao Lightning II, das “pin-ups” aos “low-vis”, se descreve aeronauticamente a decadência do estado de espírito das gerações . . .

Flanker
Flanker
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

P-51, Spitfire, Bf-109 e posterirmente o Hunter e outros voavam e combatiam em épocas que não haviam aeronaves supersônicas ou estavam ainda engarinhando nessa tecnologia. Com o adeventos dessas, as linhas passaram a ser mais arrojadas. Na época dos citados, não haviam radares, ou eram muito incipientes, os combates eram somente visuais. A evolução tecnológica levou cada vez mais ao desenvolvimento de aeronaves facetadas e angulosas até chegarmos aos 5G, onde se tornam imperiosas as formas retas, visando a furtividade ao radar inimigo. Aeronaves com linhas fluidas e harmoniosas visulamente, hoje em dia, estão fadadas à derrota. Aeronave de combate… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Respeito e conheço, em detalhes, sua antítese, Flanker, mas mantenho minha tese.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

E os navios que com o tempo perderam toda sua beleza, é triste ver um navio de hoje e comparar com um dos classicos com seus muitos e poderosos canhões.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Ozawa você está absolutamente correto. Não diria apenas que essa decadência espiritual, de criatividade e de inteligência se deu apenas com a aviação, mas na Arte de forma geral, Arquitetura, Cinema, Escultura, Pintura, Literatura, Música, Poética, nos bons costumes, nas tradições, nos valores e acentuadamente no mundo acadêmico, o qual hoje não passa de um chiqueiro ideológico a serviço de um relativismo e pós podernismo espúrio, muito diferente do ambiente acadêmico de 100 anos atrás, comorometido com a verdadeira investigação cientifica. Parabéns pela observação.

Cronauer
Cronauer

Eu não era nascido, mas acompanho o relator.

Antonio M
Antonio M
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Particularmente, com o desenvolvimento de contra-medidas e de aeronaves autônomas o stealth que demanda de linhas mais reflexivas do que bonitas também não será mais de tanta utilidade. O P51, caças alemães da IIWW já era desenvolvidos com base na aerodinâmica, até mesmo tuneis de vento então a harmonia das linhas obedeciam esses critérios e se aproveitava para fazer algo visualmente bonito talvez pela própria formação desses engenheiros e técnicos que deveria inclir a parte artística desde cedo. Certa vez vi um documentário sobre o chefe dos projetistas do primeiro trem bala japonês, e seus subordinados perguntaram como começar o… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Ozawa
1 ano atrás

Prezado Roberto, esperava, especialmente de você, essa mesma percepção estética. Exatamente. Houve a tese, após a antítese e você as reuniu habilmente, como de costume, nessa síntese.

Delfim
Delfim
1 ano atrás

Ficaria bem lá no MUSAL.

Cristiano
Cristiano
1 ano atrás

A EMBRAER esta precisando tanto de dinheiro assim? Não podiam ter doado para um museu aqui no Brasil?

Almeida
Almeida
Reply to  Cristiano
1 ano atrás

Embraer é empresa privada, não instituição de caridade sem fins lucrativos. Vai explicar uma perda de 650 mil dólares pros acionistas, sem nenhuma contrapartida. Nenhuma, porque ninguém visita museu nesse país, muito menos pra ver avião que a FAB nem operou.

eduardo
eduardo
1 ano atrás

olha talvez euesteja errado ;mas e o inicio da [ joint (venda ) venture da boing embraer ], esta NEGOCIATA de governo irrespoinsavel criminoso MEDIOCRE ,acho que uma das maiores TRAIÇAO A NAÇAO BRASILIS. Isso e so começo do Desmonte da Embraer e TD (venda e DESMONTE ) com muita descriçao . observem os acontecimentos relativos a embraer nos proximos anos.Espero estar errado mas vamos ver a Historia desta empresa se realizar nos proximos atos…..

JT8D
JT8D
Reply to  eduardo
1 ano atrás

Tava demorando …

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
Reply to  JT8D
1 ano atrás

Tava mesmo. Alhos com bugalhos…

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 ano atrás

Não com aquele nariz… Da mesma época, o F-86 me parece bem mais elegante, especialmente as últimas versões navais.

Aliás, o desenho das aeronaves britânicas do pós-guerra até 1960 era de uma estética que nunca me agradou, talvez refletindo as agruras que passava a população na época. Foi também onde, para o extremo desagrado dos súditos da rainha, onde eles perderam a liderança, primeiro para os americanos, depois para franceses e soviéticos, no desenvolvimento aeroespacial.

Já sobre o mais bonito que já existiu, só existe uma resposta correta:

comment image

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

O Victor realmente era um caso a parte. Mesmo hoje podia aparecer como aeronave em filme de ficção científica. Mas aparência é algo pessoal, cada um vê de um jeito. Eu por exemplo acho bonito tudo que é eficiente na sua função, mesmo que suas linhas não sejam graciosas, como o F-4 Phantom e o Mi-24 Hind. No caso do Northrop F-5, tenho particular apreço pela aeronave por causa da superlativa eficiência de sua engenharia. Raros são os caças que saem do chão com 2,5 vezes o peso vazio e ainda tem desempenho supersônico desproporcional à potência instalada.

Andre
Andre
1 ano atrás

por sites de vendas foi anunciada por 650mil dolares

Marcio Santana
1 ano atrás

Poxa…o avião se foi e eu nem sabia que a Embraer o tinha!!!kkkkkk Mas pra que vender? Deixa no Musal u faz troca por outra aeronave….

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Marcio Santana
1 ano atrás

Nunca foi usado pela FAB, não teria porque o ter no Musal que já não tem mais espaço para se colocar mais aviões.