Home Acidente Aeronáutico Caça F-5EM da FAB colide com pássaro durante a Operação BVR

Caça F-5EM da FAB colide com pássaro durante a Operação BVR

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Circulam em redes sociais fotos de um caça F-5EM do Esquadrão Jaguar que teria colidido com um Urubu durante a Operação BVR, no dia 31 de agosto.

Nas fotos divulgadas pode-se ter uma ideia da extensão dos danos à aeronave.

Segundo informação extraoficial, o piloto teve alguns ferimentos e foi levado para Brasília.

Estamos consultando a FAB para obter mais informações sobre o ocorrido e atualizaremos este post à medida que os esclarecimentos cheguem.

ATUALIZAÇÃO – 17h48

A Força Aérea Brasileira confirma que uma de suas aeronaves de caça F-5  colidiu com um pássaro. A ocorrência se deu no dia 31 de agosto na região de Anápolis (GO).

Os fatores contribuintes para a ocorrência serão investigados.

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AndreRufinoDanielSPQRCarlos Eduardo Recent comment authors
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Leandro Costa
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Leandro Costa

E seja como for, o piloto conseguiu trazer a aeronave de volta. Espero que ele esteja bem caso os rumores de que se feriu se concretizem.

E Bruxa, volte para sua caverna, por favor.

Rodrigo M
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Rodrigo M

F-5 x Urubu mais uma vez.. Que nosso piloto guerreiro se recupere completamente.

Atirador_33
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Atirador_33

Não é possível que não tenham inventado um míssil de curtíssimo alcance para abater essa aves, ou um equipamento que detecte com antecedência essa aves antes da colisão.
Melhoras ao nosso piloto, que se recupere.

Abs

Alexandre Fontoura
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Alexandre Fontoura

Está falando sério? Mesmo que o piloto tenha um olhar de águia em que ele consiga perceber o Urubu em rota de colisão com sua aeronave, quantos segundo você acha que ele teria para: 1) identificar o urubu, 2) selecionar o “armamento”, 3) disparar o “armamento”e 4) manobrar?

Rufino
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Rufino

Missil pra derrubar Urubu foi a coisa mais estupida que eu li na minha vida 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Andre
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Andre

Troféu “Estupidez Humana do Ano”…categoria “ex-pecialista” de fórum militar. Míssil para abater a Urubu.

SPQR
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SPQR

Talvez seja mais barato e realista impedirem a instalação de lixões próximos aos aeroportos do que disparar um míssil contra uma ave, concorda?

Como opção delirante, podemos adaptar o projeto do Marlin para abater aeronaves e aves. Imagine o radar iluminando o bicho e ele lançando flares e fazendo uma manobra evasiva. Vai ser a nossa versão da batalha da Inglaterra.

Em todo caso, mesmo tratando-se de um urubu, e sou vascaíno, espero que a ave tenha sobrevivido e o piloto esteja bem.

Rui chapéu
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Rui chapéu

Que zica heim!
É Hércules que não pousa, é f-5 colidido, é navio afundando……..

Que que tá acontecendo? Sai pra lá zica!

José Fernandes Filho
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José Fernandes Filho

Podes crê, que urucubaca brava!

Eduardo von Tongel
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Eduardo von Tongel

sucateamento é o que ocorre. mas essa do urubu é azar mesmo.

Tallguiese
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Tallguiese

Vamos nos recuperar de tudo isso gente tenham fé em nosso profissionais. O importante que vcs podem verificar é que as forças não estão paradas é sim se movimentando é muito é mantendo o preparo em dias. Museu será reconstruído, o F-5 será reparado assim como o C-130 E o candidato a presidente vai melhorar é voltar mais forte igual aos fabianos que se ejetaram é também estão ficando mais fortes. Tenham fé!

Cronauer
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Cronauer

O que estava dentro do museu PERDEU-SE para sempre.

O corpo de bombeiros deu a entender que não foi acidente…

Há questões de militância política envolvida.

OSEIAS FERNANDES DA
Visitante
OSEIAS FERNANDES DA

Meu senhor,
esse final de semana só noticias preocupante.
que nosso valoroso piloto esteja bem.
chuta que é macumba

João Bosco
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João Bosco

A bruxa está voando baixo por aqui!!!!!!!

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares

Fui internado ontem às 1:30 HS da manhã.
Outro enfarte. (2)
Devo entrar no Facão.

Que ano este.

Boa recuperação ao Jaguar.

Quanto anv, que estrago heim. Vão recupera la.

Walfrido Strobel
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Walfrido Strobel

Boa sorte no procedimento.

Guizmo
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Guizmo

boa sorte, que corra tudo bem 🙏🏻

André Bueno
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André Bueno

Boa sorte!

Luiz Monteiro
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Luiz Monteiro

Prezado amigo,

Que Deus esteja contigo nesse momento. Pronta recuperação!

Ficamos aguardando seu retorno.

Abraços

Matheus
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Matheus

Boa sorte amigo. Se Deus quiser vai dar tudo certo. Um abraço.

Silvio RC
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Silvio RC

Força Carlos Alberto!
Através das nossas orações serraremos fileiras com você nesta luta. Que Deus te abençoe!

Com relação ao nosso caçador, que volte logo a toca do Jaguar!

Antonio Palhares
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Antonio Palhares

Que Deus te abençoe. E tenha toda corrente médica espiritual do teu lado para o bom andamento dos procedimentos e uma rápida recuperação.

fernandoEMB
Visitante
fernandoEMB

Vai dar tudo certo… Força aí rapaz, e tenha uma pronta recuperação.

Saldanha da Gama
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Saldanha da Gama

Boa sorte e que Deus o acompanhe em todo o procedimento. st4

Luiz Antonio
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Luiz Antonio

Bom dia Carlos
Que o Papa do Céu te proteja nesse procedimento. Vai dar certo..torcendo pelas melhoras.
Abraços

Frederico Boumann
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Shaná Tovah Carlos Alberto!! Que HaShem possa te abençoar nesse ano novo. Quem sabe essa cirurgia não seja uma nova vida que Adonai está preparando para você; os desígnios de Elohim são insondáveis.
Shalom!!

Overandout
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Overandout

Boa recuperação Carlos! Deus está contigo sempre

smichtt
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smichtt

Que os deuses te protejam.

Madmax
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Madmax

Melhoras.

Rommelqe
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Rommelqe

Prezado Carlos: certamente tera um otimo restabelecimento! Muita saude e felicidades!

Daglian
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Daglian

Boa sorte e melhoras! Que Deus o proteja.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Puxa Mestre CAS, vamos torcer para ver logo uma postagem nova sua e ver que esta tudo bem!!!

Boa Sorte Cara!!!

Delfim
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Delfim

Melhoras.

Tomcat4.0
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Tomcat4.0

Deus abençoe sua recuperação meu caro!!!!

LucianoSR71
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LucianoSR71

Carlos Alberto Soares 8 de setembro de 2018 at 18:45
Deus ilumine p/ que tudo dê certo tanto na cirurgia quanto no período pós-cirurgia. Fiz uma cirurgia há 1 mês e justamente esse período p/ mim que está sendo difícil, os médicos disseram que podem ocorrer problemas e que tenho que esperar até 6 meses p/ normalizar … que beleza!

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Vai dar tudo certo, amigo Carlos Alberto. É só mais um MLU (Mid Life Update). Carlos Alberto ¨modernizado¨.

Cronauer
Visitante
Cronauer

Desejo uma pronta recuperação, que tudo dê certo!
Deus abençoe e o guarde!

Gustavo
Visitante
Gustavo

Desejo uma excelente recuperação!

Maurício.
Visitante
Maurício.

A FAB chegou a pintar de preto a parte de trás do radome até os canhões do AMX, pra tentar amenizar esse tipo de acidente, diziam que com essa pintura os urubus avistavam a aeronave mais distante, o que poderia diminuir as colisões, bem, isso foi o que eu li a muito tempo atrás, não sei se é verdade.

Fernando EMB
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Fernando EMB

Isso não deu certo… então a FAB tentou instalar TCAS nos urubus!!!!!!

Maurício.
Visitante
Maurício.

Eu não achei a matéria, mas inclusive eles pintavam até a ponta dos tanques.
Aqui no trecho pra RED FLAG.
http://www.alide.com.br/Artigo/redflag2/imagem/redflag2-16.jpg
Mas acho que não deu certo mesmo.

Rui chapéu
Visitante
Rui chapéu

É esse o motivo da maioria dos aviões comerciais da década de 80 terem os narizes pintados de preto?
Pensei que poderia ser moda da época.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Olá Rui, isso eu já não saberia lhe dizer, já no caso do AMX, eu achei a matéria, está na RFA Ano 5, Nº 18 de 2000.

Justin Case
Visitante
Justin Case

Olá, amigos. Creio que o motivo principal de os aviões antigos terem o nariz pintado de preto é que o radome (superfície aerodinâmica que protege a antena radar, transparente à radiação eletromagnética) era feito de fibra e coberto de material emborrachado preto. Posteriormente, foram disponibilizadas outras tonalidades, como cinza e branco. Nos bordos de ataque, décadas atrás, também existia superfície inflável emborrachada (preta), que servia para fazer descolar o gelo do bordo de ataque das aeronaves que faziam voo de cruzeiro em nível de voo de maior risco de formação de gelo (turboélices que voavam entre 15 e 25 mil… Read more »

Aêdo Rocha
Visitante

Amigo, quanto aos bordos de ataque pintados de preto ainda estão em uso. Vide o ATR tão usado no Brasil. Os boots recebem ar dos motores e inflam em condições de gelo quebrando a camada que se forma no bordo de ataque. Só comentei pois não é um sistema de décadas atrás, continua em pleno uso.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Obrigado pelo esclarecimento Justin.

fernandoEMB
Visitante
fernandoEMB

O Phenom 100 também usa o sistema De-Ice com boots de borracha nos bordos de ataque, que são inflados para quebrar o gelo.

carcara_br
Visitante
carcara_br

Será que era um urubu guiado a radar ou calor? Parece q o hud foi fundamental pra desviar a ave do piloto

Marcelo
Visitante
Marcelo

se fosse no F-35 então, que não tem HUD, ia levar o urubu na cara? lá pelos states o problema deve ser águia careca…

carcara_br
Visitante
carcara_br

F-35 é tipo a geni, a gente atira pedra nele sem nem saber o porquê rsrsrs…

Gilmar
Visitante
Gilmar

Boa rsrs.

Gonçalo Jr.
Visitante
Gonçalo Jr.

Acontece, infelizmente. Graças a Deus o piloto está bem.

Guizmo
Visitante
Guizmo

Se o combate era BVR e houve a colisão, só posso concluir que se trata de um urubu stealth

Maurício.
Visitante
Maurício.

Eu falei que a capacidade do F-5 na era a BVR era limitada…hahaha
Brincadeira pessoal, acalmem seus corações.

Aecio
Visitante
Aecio

Se um urubu faz tanto estrago então devemos pensar seriamente nesta opção pata lançar como míssil ar-ar.

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

É nessa hora que a viseira de um capacete mostra seu valor.

José Luiz
Visitante
José Luiz

Pelas fotos temo que o piloto possa ter se lesionado, espero que se aconteceu seja sem gravidade.
Agora quanto aos pássaros são tão perigosos que fico imaginando se uma revoada milhares de pequenos drones planadores controlados não funcionariam como um tipo de defesa passiva contra mísseis tipo cruiser ou aeronaves furtivas para proteção de alvos críticos.

José
Visitante
José

Segundo os¨ispicialistas¨que por aqui comentam,isso não pode acontecer,e se acontecer,pior para o atropelado(a),pois a aeronave,segundo eles,sai incólume,principalmente se for com uma aeronave da força aérea de Israel.Ver o caso da aeronave F-35 da Hel HaAvir,que colidiu com um pássaro e teve que retornar.

sergio ribamar ferreira
Visitante

Sr. Carlos Alberto Soares. Estimo melhoras. Nada acontecerá . Deus o proteja . Ainda estaremos juntos até 2050. infelizmente mais um para o time dos “corações ansiosos”. Faço parte deste time. Boa sorte amigo, tudo ocorrerá bem.

Agnelo
Visitante
Agnelo

Na quinta, o Hércules…
Hj, a Fragata…
Hj, a notícia desse F-5…

Acho q vou pedir férias em caráter excepcional…. até essa zica passar!!!
kkkkkk

Mas é isso, profissão de risco.
Espero q o colega esteja bem e volte a voar logo!
Os Gripen logo chegam para anima-lo

Maurício.
Visitante
Maurício.

Olá Justin, aqui nessa minha RFA, diz que nessa época 2000, a FAB estava testando mas que os estudos ainda estavam incompletos, a FAB teria aplicado a pintura preta até nos bordos de ataque.
Nessa foto da pra ver melhor que a FAB pintou os bordos de ataque e até a deriva.
http://www.alide.com.br/Artigo/redflag2/imagem/redflag2-20.jpg

Nessa matéria(a mesma das fotos).
http://www.alide.com.br/Artigo/redflag2/redflag2.htm

“Como curiosidade, é interessante notar que muitos dos tanques extras subalares daquela época para evitar colisões com pássaros, apresentavam uma pintura negra opaca em toda a sua parte dianteira.”

Concordo com você, não creio que era algo realmente efetivo.

GUPPY
Visitante
GUPPY

Espero o comentarista Carlos Alberto Soares esteja super bem. Deus o abençoe em cada momento do tratamento.
E sobre o piloto do F-5? Alguma notícia? Espero que esteja bem.

Tadeu Mendes
Visitante

Caro Carlos Alberto Soares,

Lhe desejo sucesso em seu proscedimento cirúrgico. Aqui o esperamos para comentar durante os próximos anos.

Shalom Adonai.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Caros Amigos Foristas
agradeço de coração (rs) as palavras de apoio.
D’US sempre está conosco, abençoe vocês,
suas Famílias e entes queridos.

Reitero pronta recuperação ao Jaguar.

Shalom

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Aparentemente o deslocamento do alojamento até o hangar e feito com bicicletas!?!?

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

No meu tempo da AFA em 1985 um colega usando uma bicicleta para ir a noite do alojamento para a área operacional foi atropelado por um colega de carro e morreu, próximo ao ginásio.
Depois disso chegaram a conclusão de que alguem de macacão verde em uma bicileta azul escura era pouco visível a noite, compraram coletes laranja para os aviadores usarem nos deslocamentos de bicicleta, as bicicletas eram do Corpo de Cadetes para deslocamentos dentro da AFA.

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Obrigado pela explicação!

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Sérgio Luís, o deslocamento do piloto do alerta até a aeronave e, bicicleta não me parece tão incomum. Melhor do que andar a pé, né? Já vi foto de piloto do Armée de L’Air (Força Aérea Francesa) se deslocando até seu Mirage em bicicleta. Acredito que outras Forças Aéreas também usem o meio, apesar do infortúnio descrito pelo Strobel.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Tem um caso cômico no 2°/5° GAV, na época do AT-26, quando o Alerta foi acionado, o mesmo, de bicicleta em direção ao avião, teve a mangueira do anti G presa na roda traseira da bicicleta, ocasionando um tombo memorável e escoriações. O Alerta foi cancelado. Risos gerais.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Acho que o F-5 é ou está entre os primeiros caças a abdicar do para-brisas plano blindado, ainda na década de 50. Os últimos nos EUA foram o F-14 e o A-10. Na Europa, o Tornado e na Rússia, o MiG-31.

JR
Visitante
JR

Se você se acha tão macho, vá numa operação nos morros do Rio e veja se contém suas diarréias: a mental e a fisiológica…

Saulo de Oliveira
Visitante
Saulo de Oliveira

Existe o caso do coronel da reserva Glauco Ferrius Constantino que infelizmente ficou cego com impacto de um urubu com o seu F5-M…

Maurício.
Visitante
Maurício.

Obrigado por esclarecer as dúvidas Justin, na minha RFA diz que os estudos ainda não eram conclusivos, nessa matéria da alide sobre a red flag o autor fala sobre os tanques subalares pintados de preto pra supostamente evitar colisões com urubus.
Eu tinha postado ontem o comentário mas acho que ficou preso no antispam por conter links anexados.

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

Carlos Alberto Força!

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

O piloto também.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Caro Tadeu Mendes

Adonai Shalom

Editores e Fabianos

Notícias do Jaguar ?

Larri Gonçalves
Visitante
Larri Gonçalves

Senhor Carlos Alberto que Deus o proteja em seu procedimento Médico. Boa Sorte!

Roberto F. Santana
Membro
Famed Member
Roberto F. Santana

A tecnologia na construção do para-brisa do F-5 muito provavelmente veio dos anos cinquenta, talvez já não se enquadre em certas normas, como suportar um pássaro de duas libras de peso a 250 nós. Provavelmente não tenha duas ou três laminas de acrílico com pelo menos algo aproximado à polegada de espessura. O F-16 com o passar dos anos alterou três vezes a espessura de seu canopi, que é capaz de se moldar ao impacto e ‘deslizar’o pássaro, fazendo o infeliz escorregar pela capota afora. Esse infortúnio parece inerente ao voo, a quantidade de acidentes provocados por esses animais que… Read more »

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Por volta de 2000 na BASV na reunião anual da patrulha resolveram voltar a voar formatura que estava suspensa na patrulha desde o acidente com a queda do bandeirulha da BAFL no interior de Pernambuco onde entraram em mau tempo e dois aviões se chocaram, no acidente morreu o CMT do Esq. Não deram sorte no retorno ao voo de formatura, eram quatro bandeirulhas, um de cada Esq. e o de Salvador no instante da decolagem atingiu um pássaro que entrou na cabine atingindo o rosto do piloto que perdeu o controle do avião, voltando com violencia contra o solo… Read more »

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

O caso do 2°/7° GAV é que resolveram entrar instrumento na ala. Absurdo. Deu no que deu.

Zamzam-Pampa
Visitante
Zamzam-Pampa

Eles(os urubus) realmente fecham as asas como defesa. Em aeronaves pequenas e lentas isso é observável.Já escapei de choque com grupo de urubus usando a cabrada citada pelo Justin, no caso violenta cabrada em T-23, pois é tudo muito rápido.

Tadeu Mendes
Visitante

Cabrada seria a mesma coisa que pitch up, ou seja, aumentar o angulo de ataque (AOA), ou seria pitch down, baixar o o nariz da aeronave?

Obrigado.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Tadeu, de acordo com o Justin é subir mesmo.

” o piloto deve buscar cabrar a aeronave (subir) para evitar colisão com pássaros que sejam avistados no eixo da aeronave”.

Justin Case
Visitante
Justin Case

Olá, Tadeu.

Os termos “cabrar” e “picar” referem-se aos movimentos do manche ou à força que aplicamos a ele.
Puxa, cabra; empurra, pica (não, não é sexo com animais ou bestialidade).
Tecnicamente, move-se o profundor para aumentar (cabrar) ou diminuir (picar) o ângulo de ataque, variando a sustentação das asas.
Se estamos em voo nivelado e velocidade de cruzeiro, o efeito de cabrar é subir.
Abraço,

Justin

Justin Case
Visitante
Justin Case

Complementando,

A origem dos termos é francesa, verbos “cabrer” e “piquer”. “Cabrage” é a variação no comando de arfagem, em torno do eixo lateral (das asas).
Em inglês, se controla “elevation” com “pitch up” ou “pitch down” e também “nose up” ou “nose down”.

Justin

Juarez
Visitante
Juarez

Isto aí e pepino daqueles.Piloto teve muita sorte, saiu com poucos ferimentos.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Muitas mensagens de apoio, reitero meus sinceros agradecimentos.

Inusitado:

Cirurgião Cardiovascular não quer operar,
o da segunda opinião quer.
QPQ, vou pra faca 🔪.
Kkkkk….
Só no Brazil.

Justin Case
Visitante
Justin Case

Olá, amigos.

Impacto com outros animais também acontece. Na FAB, além de pássaros, houve colisão de F-5 com uma vaca e eu mesmo colidi com uma raposa, em pouso noturno em Fortaleza, pilotando um Xavante. O Xavante não sofreu danos, mas F-5 versus vaca teve resultado de alto custo. Não lembro se o avião inteiro foi descartado (WO ou “written off”) ou apenas a asa.
Abraço,

Justin

Flanker
Visitante
Flanker

Nem a asa foi inutilizada! Somente as superfícies aerodinâmicas do bordo de ataque foram substituídas……e a vaca? Virou churrasco no esquadrão, na noite seguinte!

Carlos Eduardo
Visitante
Carlos Eduardo

No livro do Pampa há o relato detalhado do ocorrido e fotos.
O Avião seguiu pro PAMA alguns anos depois, reparado e realocado ao Grupo de Caça.

Flanker
Visitante
Flanker

Olha, eu tenho esse livro, mas não agora aqui comigo, mas eu acho que o F-5 que foi levado para o PAMA-SP e voltou a voar anos depois, foi o que se chocou com um avião civil de pequeno porte, um Corisco, se não me engano, e aí sim, esse F-5 teve a asa bastante danificada. Volto pra casa na sexta-feira e daí vou dar uma olhada no livro.

Flanker
Visitante
Flanker

Fui conferir no livro “Já te atendo, tchê!”, onde há a narração do atropelamento da vaca, nas páginas 140 e 141. O faro ocorreu no noite de 05/09/1979 e o piloto era o então capitão, já brigadeiro na época que o livro foi escrito (2005), Gilberto Antônio Saboya Burnier. Quanto aos danos na aeronave (F-5E 4829, que foi modernizado e voa até hoje na FAB), segundo o que consta no livro, ficaram restritos ao launch rail, flap de manobra da asa esquerda e ao trem esquerdo.

Agnelo
Visitante
Agnelo

Para os FABianos.
Quanto sai de $$ (Canopi, HUD e algo q não vizualiso) um incidente como esse?
Obrigado

Daniel
Visitante
Daniel

Alguém sabe com estão os pilotos do F-5 que caiu perto da BASC em 24/5?