Home Acidente Aeronáutico Caça F-5EM da FAB colide com pássaro durante a Operação BVR

Caça F-5EM da FAB colide com pássaro durante a Operação BVR

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Circulam em redes sociais fotos de um caça F-5EM do Esquadrão Jaguar que teria colidido com um Urubu durante a Operação BVR, no dia 31 de agosto.

Nas fotos divulgadas pode-se ter uma ideia da extensão dos danos à aeronave.

Segundo informação extraoficial, o piloto teve alguns ferimentos e foi levado para Brasília.

Estamos consultando a FAB para obter mais informações sobre o ocorrido e atualizaremos este post à medida que os esclarecimentos cheguem.

ATUALIZAÇÃO – 17h48

A Força Aérea Brasileira confirma que uma de suas aeronaves de caça F-5  colidiu com um pássaro. A ocorrência se deu no dia 31 de agosto na região de Anápolis (GO).

Os fatores contribuintes para a ocorrência serão investigados.

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Leandro Costa
Leandro Costa
1 ano atrás

E seja como for, o piloto conseguiu trazer a aeronave de volta. Espero que ele esteja bem caso os rumores de que se feriu se concretizem.

E Bruxa, volte para sua caverna, por favor.

Rodrigo M
Rodrigo M
1 ano atrás

F-5 x Urubu mais uma vez.. Que nosso piloto guerreiro se recupere completamente.

Atirador_33
Atirador_33
Reply to  Rodrigo M
1 ano atrás

Não é possível que não tenham inventado um míssil de curtíssimo alcance para abater essa aves, ou um equipamento que detecte com antecedência essa aves antes da colisão.
Melhoras ao nosso piloto, que se recupere.

Abs

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Atirador_33
1 ano atrás

Está falando sério? Mesmo que o piloto tenha um olhar de águia em que ele consiga perceber o Urubu em rota de colisão com sua aeronave, quantos segundo você acha que ele teria para: 1) identificar o urubu, 2) selecionar o “armamento”, 3) disparar o “armamento”e 4) manobrar?

Rufino
Rufino
Reply to  Alexandre Fontoura
1 ano atrás

Missil pra derrubar Urubu foi a coisa mais estupida que eu li na minha vida 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Andre
Andre
Reply to  Rufino
1 ano atrás

Troféu “Estupidez Humana do Ano”…categoria “ex-pecialista” de fórum militar. Míssil para abater a Urubu.

SPQR
SPQR
Reply to  Atirador_33
1 ano atrás

Talvez seja mais barato e realista impedirem a instalação de lixões próximos aos aeroportos do que disparar um míssil contra uma ave, concorda?

Como opção delirante, podemos adaptar o projeto do Marlin para abater aeronaves e aves. Imagine o radar iluminando o bicho e ele lançando flares e fazendo uma manobra evasiva. Vai ser a nossa versão da batalha da Inglaterra.

Em todo caso, mesmo tratando-se de um urubu, e sou vascaíno, espero que a ave tenha sobrevivido e o piloto esteja bem.

JOSE DEMONTIE VIEIRA DE SOUZA FILHO
JOSE DEMONTIE VIEIRA DE SOUZA FILHO
Reply to  Rodrigo M
3 meses atrás

=]

Rui chapéu
Rui chapéu
1 ano atrás

Que zica heim!
É Hércules que não pousa, é f-5 colidido, é navio afundando……..

Que que tá acontecendo? Sai pra lá zica!

José Fernandes Filho
José Fernandes Filho
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

Podes crê, que urucubaca brava!

Eduardo von Tongel
Eduardo von Tongel
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

sucateamento é o que ocorre. mas essa do urubu é azar mesmo.

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Alexandre Galante
1 ano atrás

Que tristeza…

Alex
Reply to  Alexandre Galante
1 ano atrás

Não acredito na recuperação de nenhum deles, nem do museu. Todos devem virar fornecedores de peças. Exceto o museu. Esse, coitado, vai ressuscitar um dia apenas como uma memorial da nossa irresponsabilidade.

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Alex
1 ano atrás

Alex,
Já teve aeronave com danos muito maiores e que voltaram a voar normalmente. Não sei o motivo da incredulidade.

Tallguiese
Tallguiese
1 ano atrás

Vamos nos recuperar de tudo isso gente tenham fé em nosso profissionais. O importante que vcs podem verificar é que as forças não estão paradas é sim se movimentando é muito é mantendo o preparo em dias. Museu será reconstruído, o F-5 será reparado assim como o C-130 E o candidato a presidente vai melhorar é voltar mais forte igual aos fabianos que se ejetaram é também estão ficando mais fortes. Tenham fé!

Cronauer
Cronauer
Reply to  Tallguiese
1 ano atrás

O que estava dentro do museu PERDEU-SE para sempre.

O corpo de bombeiros deu a entender que não foi acidente…

Há questões de militância política envolvida.

OSEIAS FERNANDES DA
OSEIAS FERNANDES DA
1 ano atrás

Meu senhor,
esse final de semana só noticias preocupante.
que nosso valoroso piloto esteja bem.
chuta que é macumba

João Bosco
João Bosco
1 ano atrás

A bruxa está voando baixo por aqui!!!!!!!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Fui internado ontem às 1:30 HS da manhã.
Outro enfarte. (2)
Devo entrar no Facão.

Que ano este.

Boa recuperação ao Jaguar.

Quanto anv, que estrago heim. Vão recupera la.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Boa sorte no procedimento.

Guizmo
Guizmo
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

boa sorte, que corra tudo bem 🙏🏻

André Bueno
André Bueno
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Boa sorte!

Luiz Monteiro
Luiz Monteiro
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Prezado amigo,

Que Deus esteja contigo nesse momento. Pronta recuperação!

Ficamos aguardando seu retorno.

Abraços

Matheus
Matheus
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Boa sorte amigo. Se Deus quiser vai dar tudo certo. Um abraço.

Silvio RC
Silvio RC
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Força Carlos Alberto!
Através das nossas orações serraremos fileiras com você nesta luta. Que Deus te abençoe!

Com relação ao nosso caçador, que volte logo a toca do Jaguar!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Que Deus te abençoe. E tenha toda corrente médica espiritual do teu lado para o bom andamento dos procedimentos e uma rápida recuperação.

fernandoEMB
fernandoEMB
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Vai dar tudo certo… Força aí rapaz, e tenha uma pronta recuperação.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  fernandoEMB
1 ano atrás

Boa sorte e que Deus o acompanhe em todo o procedimento. st4

Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Bom dia Carlos
Que o Papa do Céu te proteja nesse procedimento. Vai dar certo..torcendo pelas melhoras.
Abraços

Frederico Boumann
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Shaná Tovah Carlos Alberto!! Que HaShem possa te abençoar nesse ano novo. Quem sabe essa cirurgia não seja uma nova vida que Adonai está preparando para você; os desígnios de Elohim são insondáveis.
Shalom!!

Overandout
Overandout
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Boa recuperação Carlos! Deus está contigo sempre

smichtt
smichtt
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Que os deuses te protejam.

Madmax
Madmax
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Melhoras.

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Prezado Carlos: certamente tera um otimo restabelecimento! Muita saude e felicidades!

Daglian
Daglian
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Boa sorte e melhoras! Que Deus o proteja.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Puxa Mestre CAS, vamos torcer para ver logo uma postagem nova sua e ver que esta tudo bem!!!

Boa Sorte Cara!!!

Delfim
Delfim
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Melhoras.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Deus abençoe sua recuperação meu caro!!!!

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Carlos Alberto Soares 8 de setembro de 2018 at 18:45
Deus ilumine p/ que tudo dê certo tanto na cirurgia quanto no período pós-cirurgia. Fiz uma cirurgia há 1 mês e justamente esse período p/ mim que está sendo difícil, os médicos disseram que podem ocorrer problemas e que tenho que esperar até 6 meses p/ normalizar … que beleza!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Vai dar tudo certo, amigo Carlos Alberto. É só mais um MLU (Mid Life Update). Carlos Alberto ¨modernizado¨.

Cronauer
Cronauer
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Desejo uma pronta recuperação, que tudo dê certo!
Deus abençoe e o guarde!

Gustavo
Gustavo
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Desejo uma excelente recuperação!

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

A FAB chegou a pintar de preto a parte de trás do radome até os canhões do AMX, pra tentar amenizar esse tipo de acidente, diziam que com essa pintura os urubus avistavam a aeronave mais distante, o que poderia diminuir as colisões, bem, isso foi o que eu li a muito tempo atrás, não sei se é verdade.

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Isso não deu certo… então a FAB tentou instalar TCAS nos urubus!!!!!!

Maurício.
Maurício.
Reply to  Fernando EMB
1 ano atrás

Eu não achei a matéria, mas inclusive eles pintavam até a ponta dos tanques.
Aqui no trecho pra RED FLAG.
http://www.alide.com.br/Artigo/redflag2/imagem/redflag2-16.jpg
Mas acho que não deu certo mesmo.

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

É esse o motivo da maioria dos aviões comerciais da década de 80 terem os narizes pintados de preto?
Pensei que poderia ser moda da época.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

Olá Rui, isso eu já não saberia lhe dizer, já no caso do AMX, eu achei a matéria, está na RFA Ano 5, Nº 18 de 2000.

Justin Case
Justin Case
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

Olá, amigos. Creio que o motivo principal de os aviões antigos terem o nariz pintado de preto é que o radome (superfície aerodinâmica que protege a antena radar, transparente à radiação eletromagnética) era feito de fibra e coberto de material emborrachado preto. Posteriormente, foram disponibilizadas outras tonalidades, como cinza e branco. Nos bordos de ataque, décadas atrás, também existia superfície inflável emborrachada (preta), que servia para fazer descolar o gelo do bordo de ataque das aeronaves que faziam voo de cruzeiro em nível de voo de maior risco de formação de gelo (turboélices que voavam entre 15 e 25 mil… Read more »

Aêdo Rocha
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

Amigo, quanto aos bordos de ataque pintados de preto ainda estão em uso. Vide o ATR tão usado no Brasil. Os boots recebem ar dos motores e inflam em condições de gelo quebrando a camada que se forma no bordo de ataque. Só comentei pois não é um sistema de décadas atrás, continua em pleno uso.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

Obrigado pelo esclarecimento Justin.

fernandoEMB
fernandoEMB
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

O Phenom 100 também usa o sistema De-Ice com boots de borracha nos bordos de ataque, que são inflados para quebrar o gelo.

carcara_br
carcara_br
1 ano atrás

Será que era um urubu guiado a radar ou calor? Parece q o hud foi fundamental pra desviar a ave do piloto

Marcelo
Marcelo
Reply to  carcara_br
1 ano atrás

se fosse no F-35 então, que não tem HUD, ia levar o urubu na cara? lá pelos states o problema deve ser águia careca…

carcara_br
carcara_br
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

F-35 é tipo a geni, a gente atira pedra nele sem nem saber o porquê rsrsrs…

Gilmar
Gilmar
Reply to  carcara_br
1 ano atrás

Boa rsrs.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
1 ano atrás

Acontece, infelizmente. Graças a Deus o piloto está bem.

Guizmo
Guizmo
1 ano atrás

Se o combate era BVR e houve a colisão, só posso concluir que se trata de um urubu stealth

Maurício.
Maurício.
Reply to  Guizmo
1 ano atrás

Eu falei que a capacidade do F-5 na era a BVR era limitada…hahaha
Brincadeira pessoal, acalmem seus corações.

Aecio
Aecio
1 ano atrás

Se um urubu faz tanto estrago então devemos pensar seriamente nesta opção pata lançar como míssil ar-ar.

José Luiz
José Luiz
1 ano atrás

Pelas fotos temo que o piloto possa ter se lesionado, espero que se aconteceu seja sem gravidade.
Agora quanto aos pássaros são tão perigosos que fico imaginando se uma revoada milhares de pequenos drones planadores controlados não funcionariam como um tipo de defesa passiva contra mísseis tipo cruiser ou aeronaves furtivas para proteção de alvos críticos.

José
José
1 ano atrás

Segundo os¨ispicialistas¨que por aqui comentam,isso não pode acontecer,e se acontecer,pior para o atropelado(a),pois a aeronave,segundo eles,sai incólume,principalmente se for com uma aeronave da força aérea de Israel.Ver o caso da aeronave F-35 da Hel HaAvir,que colidiu com um pássaro e teve que retornar.

sergio ribamar ferreira
1 ano atrás

Sr. Carlos Alberto Soares. Estimo melhoras. Nada acontecerá . Deus o proteja . Ainda estaremos juntos até 2050. infelizmente mais um para o time dos “corações ansiosos”. Faço parte deste time. Boa sorte amigo, tudo ocorrerá bem.

Agnelo
Agnelo
1 ano atrás

Na quinta, o Hércules…
Hj, a Fragata…
Hj, a notícia desse F-5…

Acho q vou pedir férias em caráter excepcional…. até essa zica passar!!!
kkkkkk

Mas é isso, profissão de risco.
Espero q o colega esteja bem e volte a voar logo!
Os Gripen logo chegam para anima-lo

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Olá Justin, aqui nessa minha RFA, diz que nessa época 2000, a FAB estava testando mas que os estudos ainda estavam incompletos, a FAB teria aplicado a pintura preta até nos bordos de ataque. Nessa foto da pra ver melhor que a FAB pintou os bordos de ataque e até a deriva. http://www.alide.com.br/Artigo/redflag2/imagem/redflag2-20.jpg Nessa matéria(a mesma das fotos). http://www.alide.com.br/Artigo/redflag2/redflag2.htm “Como curiosidade, é interessante notar que muitos dos tanques extras subalares daquela época para evitar colisões com pássaros, apresentavam uma pintura negra opaca em toda a sua parte dianteira.” Concordo com você, não creio que era algo realmente efetivo.

GUPPY
GUPPY
1 ano atrás

Espero o comentarista Carlos Alberto Soares esteja super bem. Deus o abençoe em cada momento do tratamento.
E sobre o piloto do F-5? Alguma notícia? Espero que esteja bem.

Tadeu Mendes
1 ano atrás

Caro Carlos Alberto Soares,

Lhe desejo sucesso em seu proscedimento cirúrgico. Aqui o esperamos para comentar durante os próximos anos.

Shalom Adonai.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Caros Amigos Foristas
agradeço de coração (rs) as palavras de apoio.
D’US sempre está conosco, abençoe vocês,
suas Famílias e entes queridos.

Reitero pronta recuperação ao Jaguar.

Shalom

Sérgio Luís
Sérgio Luís
1 ano atrás

Aparentemente o deslocamento do alojamento até o hangar e feito com bicicletas!?!?

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Sérgio Luís
1 ano atrás

No meu tempo da AFA em 1985 um colega usando uma bicicleta para ir a noite do alojamento para a área operacional foi atropelado por um colega de carro e morreu, próximo ao ginásio.
Depois disso chegaram a conclusão de que alguem de macacão verde em uma bicileta azul escura era pouco visível a noite, compraram coletes laranja para os aviadores usarem nos deslocamentos de bicicleta, as bicicletas eram do Corpo de Cadetes para deslocamentos dentro da AFA.

Sérgio Luís
Sérgio Luís
Reply to  Sérgio Luís
1 ano atrás

Obrigado pela explicação!

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Sérgio Luís
1 ano atrás

Sérgio Luís, o deslocamento do piloto do alerta até a aeronave e, bicicleta não me parece tão incomum. Melhor do que andar a pé, né? Já vi foto de piloto do Armée de L’Air (Força Aérea Francesa) se deslocando até seu Mirage em bicicleta. Acredito que outras Forças Aéreas também usem o meio, apesar do infortúnio descrito pelo Strobel.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Alexandre Fontoura
1 ano atrás

Tem um caso cômico no 2°/5° GAV, na época do AT-26, quando o Alerta foi acionado, o mesmo, de bicicleta em direção ao avião, teve a mangueira do anti G presa na roda traseira da bicicleta, ocasionando um tombo memorável e escoriações. O Alerta foi cancelado. Risos gerais.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 ano atrás

Acho que o F-5 é ou está entre os primeiros caças a abdicar do para-brisas plano blindado, ainda na década de 50. Os últimos nos EUA foram o F-14 e o A-10. Na Europa, o Tornado e na Rússia, o MiG-31.

JR
JR
1 ano atrás

Se você se acha tão macho, vá numa operação nos morros do Rio e veja se contém suas diarréias: a mental e a fisiológica…

Saulo de Oliveira
Saulo de Oliveira
1 ano atrás

Existe o caso do coronel da reserva Glauco Ferrius Constantino que infelizmente ficou cego com impacto de um urubu com o seu F5-M…

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Obrigado por esclarecer as dúvidas Justin, na minha RFA diz que os estudos ainda não eram conclusivos, nessa matéria da alide sobre a red flag o autor fala sobre os tanques subalares pintados de preto pra supostamente evitar colisões com urubus.
Eu tinha postado ontem o comentário mas acho que ficou preso no antispam por conter links anexados.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Carlos Alberto Força!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

O piloto também.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Caro Tadeu Mendes

Adonai Shalom

Editores e Fabianos

Notícias do Jaguar ?

Larri Gonçalves
Larri Gonçalves
1 ano atrás

Senhor Carlos Alberto que Deus o proteja em seu procedimento Médico. Boa Sorte!

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
1 ano atrás

Por volta de 2000 na BASV na reunião anual da patrulha resolveram voltar a voar formatura que estava suspensa na patrulha desde o acidente com a queda do bandeirulha da BAFL no interior de Pernambuco onde entraram em mau tempo e dois aviões se chocaram, no acidente morreu o CMT do Esq. Não deram sorte no retorno ao voo de formatura, eram quatro bandeirulhas, um de cada Esq. e o de Salvador no instante da decolagem atingiu um pássaro que entrou na cabine atingindo o rosto do piloto que perdeu o controle do avião, voltando com violencia contra o solo… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

O caso do 2°/7° GAV é que resolveram entrar instrumento na ala. Absurdo. Deu no que deu.

Zamzam-Pampa
Zamzam-Pampa
1 ano atrás

Eles(os urubus) realmente fecham as asas como defesa. Em aeronaves pequenas e lentas isso é observável.Já escapei de choque com grupo de urubus usando a cabrada citada pelo Justin, no caso violenta cabrada em T-23, pois é tudo muito rápido.

Tadeu Mendes
Reply to  Zamzam-Pampa
1 ano atrás

Cabrada seria a mesma coisa que pitch up, ou seja, aumentar o angulo de ataque (AOA), ou seria pitch down, baixar o o nariz da aeronave?

Obrigado.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Tadeu, de acordo com o Justin é subir mesmo.

” o piloto deve buscar cabrar a aeronave (subir) para evitar colisão com pássaros que sejam avistados no eixo da aeronave”.

Justin Case
Justin Case
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Olá, Tadeu.

Os termos “cabrar” e “picar” referem-se aos movimentos do manche ou à força que aplicamos a ele.
Puxa, cabra; empurra, pica (não, não é sexo com animais ou bestialidade).
Tecnicamente, move-se o profundor para aumentar (cabrar) ou diminuir (picar) o ângulo de ataque, variando a sustentação das asas.
Se estamos em voo nivelado e velocidade de cruzeiro, o efeito de cabrar é subir.
Abraço,

Justin

Justin Case
Justin Case
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Complementando,

A origem dos termos é francesa, verbos “cabrer” e “piquer”. “Cabrage” é a variação no comando de arfagem, em torno do eixo lateral (das asas).
Em inglês, se controla “elevation” com “pitch up” ou “pitch down” e também “nose up” ou “nose down”.

Justin

Juarez
Juarez
1 ano atrás

Isto aí e pepino daqueles.Piloto teve muita sorte, saiu com poucos ferimentos.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Muitas mensagens de apoio, reitero meus sinceros agradecimentos.

Inusitado:

Cirurgião Cardiovascular não quer operar,
o da segunda opinião quer.
QPQ, vou pra faca 🔪.
Kkkkk….
Só no Brazil.

Justin Case
Justin Case
1 ano atrás

Olá, amigos.

Impacto com outros animais também acontece. Na FAB, além de pássaros, houve colisão de F-5 com uma vaca e eu mesmo colidi com uma raposa, em pouso noturno em Fortaleza, pilotando um Xavante. O Xavante não sofreu danos, mas F-5 versus vaca teve resultado de alto custo. Não lembro se o avião inteiro foi descartado (WO ou “written off”) ou apenas a asa.
Abraço,

Justin

Flanker
Flanker
Reply to  Justin Case
1 ano atrás

Nem a asa foi inutilizada! Somente as superfícies aerodinâmicas do bordo de ataque foram substituídas……e a vaca? Virou churrasco no esquadrão, na noite seguinte!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Reply to  Justin Case
1 ano atrás

No livro do Pampa há o relato detalhado do ocorrido e fotos.
O Avião seguiu pro PAMA alguns anos depois, reparado e realocado ao Grupo de Caça.

Flanker
Flanker
1 ano atrás

Olha, eu tenho esse livro, mas não agora aqui comigo, mas eu acho que o F-5 que foi levado para o PAMA-SP e voltou a voar anos depois, foi o que se chocou com um avião civil de pequeno porte, um Corisco, se não me engano, e aí sim, esse F-5 teve a asa bastante danificada. Volto pra casa na sexta-feira e daí vou dar uma olhada no livro.

Flanker
Flanker
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Fui conferir no livro “Já te atendo, tchê!”, onde há a narração do atropelamento da vaca, nas páginas 140 e 141. O faro ocorreu no noite de 05/09/1979 e o piloto era o então capitão, já brigadeiro na época que o livro foi escrito (2005), Gilberto Antônio Saboya Burnier. Quanto aos danos na aeronave (F-5E 4829, que foi modernizado e voa até hoje na FAB), segundo o que consta no livro, ficaram restritos ao launch rail, flap de manobra da asa esquerda e ao trem esquerdo.

Agnelo
Agnelo
1 ano atrás

Para os FABianos.
Quanto sai de $$ (Canopi, HUD e algo q não vizualiso) um incidente como esse?
Obrigado

Daniel
Daniel
1 ano atrás

Alguém sabe com estão os pilotos do F-5 que caiu perto da BASC em 24/5?