Empresas do Reino Unido e dos EUA excluídas dos 13 bilhões de euros do Fundo Europeu de Defesa

69

A União Europeia apresentou na quarta-feira (13/6) seu novo fundo de defesa (European Defence Fund – EDF) de 13 bilhões de euros, mas as condições para participar vão excluir “países terceiros”, incluindo o Reino Unido pós-Brexit e os Estados Unidos, disseram autoridades à agência AFP.

O Fundo Europeu de Defesa é um dos principais pilares da estratégia do bloco para aumentar sua capacidade de garantir sua própria segurança, uma vez que se preocupa com a ameaça da aparente ambivalência da Rússia e dos Estados Unidos com o presidente Donald Trump.

O dinheiro que ele oferece para pesquisa e desenvolvimento, quando começar em 2021, só estará disponível para os estados membros – e não para o Reino Unido, que terá deixado a União Europeia até lá, e os EUA.

Para se qualificar para o financiamento do EDF, “as empresas terão que estar sediadas na União Europeia, ter sua infraestrutura na União Europeia e, acima de tudo, a tomada de decisões não pode ser controlada por uma entidade fora da União Europeia” disseram à AFP, falando sob condição de anonimato.

Isto significa que uma subsidiária europeia de um fabricante de defesa dos EUA, por exemplo, não poderia receber financiamento do EDF.

Essas condições também serão aplicadas ao Reino Unido, que está deixando o bloco em março do próximo ano, confirmou outro funcionário à AFP – a menos que Londres negocie um acordo especial de cooperação em defesa.

Isto apesar do Reino Unido dizer que quer cooperação de segurança com a UE para ser uma parte fundamental do relacionamento futuro dos dois lados.

“Países que não são membros da UE e o EEE (Espaço Econômico Europeu) não serão associados ao Fundo, a menos que um acordo específico seja celebrado com esse objetivo”, segundo funcionário.

“O programa foi concebido para ser aplicado a partir de 1 de janeiro de 2021 e, portanto, para uma União de 27 Estados-Membros.”

“Tornando-se um problema”
A UE formalmente estabeleceu o acordo de cooperação permanente estruturada de 25 membros sobre segurança e defesa (PESCO) em dezembro. O PESCO foi introduzido pelo Tratado de Lisboa e permite que os Estados participantes do quadro conjunto desenvolvam capacidades conjuntas de defesa, invistam em projetos compartilhados e melhorem a prontidão operacional e a contribuição de suas forças armadas.

O acordo provocou preocupações dos EUA de que se tornaria um veículo protecionista usado para proteger empresas de defesa europeias como a francesa Dassault da competição americana.

Mas Bruxelas insiste que não há injustiça, com um funcionário dizendo: “É normal que o dinheiro europeu vá para empresas europeias”.

“Essas condições não são discriminatórias. Isso é sobre reciprocidade. Para se beneficiar dos fundos dos EUA, as empresas precisam estar sediadas nos Estados Unidos, empregar exclusivamente funcionários americanos e nenhuma informação pode voltar para a empresa-mãe se não estiver sediada nos Estados Unidos ”, disse o funcionário à AFP.

Autoridades europeias dizem que o EDF ajudará a libertar o bloco da dependência dos Estados Unidos e aumentará sua “autonomia estratégica”.

A UE concedeu ao EDF um orçamento de 13 bilhões de euros para o período 2021-2027, incluindo 4,1 bilhões de euros para pesquisa e 8,9 bilhões de euros para o desenvolvimento de capacidades militares.

A França espera obter financiamento para um projeto de drone militar em que está trabalhando com a Alemanha, Itália e Espanha, disse a ministra da Defesa da França, Florence Parly, à AFP.

Parte da razão de ser do EDF e da cooperação europeia no domínio da defesa é fazer os países da UE gastarem de forma mais eficiente e eficaz.

“Atualmente, 80% da pesquisa e desenvolvimento na União Europeia são feitos em bases nacionais. O resultado é 173 sistemas de armas que não são interoperáveis. Não podemos deixar as coisas continuarem assim ”, disse um dos dos oficiais da UE.

Trump ajudou a levar a sério o conceito há muito adiado de uma “Europa da defesa” com seus repetidos ataques verbais contra aliados e sugerindo que os EUA não podem mais estar dispostos a garantir sua segurança como tem feito desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Mas Washington está começando a se preocupar com as ambições europeias e está pressionando cada vez mais abertamente a comprar dos americanos enquanto tentam atingir seu compromisso com a OTAN de gastar 2% do PIB em defesa até 2024.

“A pressão aplicada pelos Estados Unidos para comprar equipamento americano está se tornando um problema”, disse uma importante fonte diplomática da Otan.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Moraes

Se eles não brigarem entre eles para dividirem este dinheiro está de bom tamanho…

Filipe Prestes

Acho correta a decisão. Já que é um fundo da UE e extra-Otan, nada mais coerente do que manter essses recursos dentro da própria União Européia e fomentar a indústria de de defesa dos países do bloco.
Agora fica a questão extra-UE que é a defesa continental da Europa nos âmbitos da Otan, o papel que os britânicos desempenharão e como fica a capacidade nuclear na Europa, se continua num casamento anglo-francês ou se terá separação de bens. Em termos geopolíticos, já está claro que o Reino Unido passará a zelar mais pelas políticas americanas que propriamente ditas européias.

Antonio

Ao que parece, estamos presenciando um certo ‘estranhamento’ entre Europa e EUA. Primeiro foi o fiasco do G7. Agora temos essa.
Se Trump esticar muito a corda, ela vai se romper e teremos três blocos. EUA, Europa e China.
E parece que os EUA estão se isolando. O jogo está ficando bom.

Filipe Prestes

Caro Antonio, De fato há mesmo um distanciamento entre EUA e UE mas nada que vá muito mais longe do que ora já vemos. Isolacionismo não é a resposta, pra nenhum dos dois lados. Ambos terão muito a perder no caso de uma “litigiosa separação total de bens”. Trump é meio doido e mal-educado mas tem juízo. Ele já quebrou a cota dele de louça diplomática e geopolítica. E a Europa finge rosnar alto mas tem os pés no chão e sabe que depende dos EUA em alguns (cruciais!) aspectos. Portanto, não vejo como EUA e UE romperem de forma… Read more »

HMS TIRELESS

Caro “cidadão bem informado”, descontado esse papinho “deceístico” de “Grã-Bretanha vassala dos EUA” tão popular naquelas plenárias regadas a aguardente barata e calabresa frita, o fato é que os britânicos provavelmente se livraram de muita briga e desorganização, especialmente pelo fato dos franceses acharem que tem o direito divino de liderar todo e qualquer programa.

Outrossim é bom lembrar que a BAe Systems possue unidades nos EUA que entre outros itens produz o obuseiro M-777, que ainda por cima é exportado via FMS. Quer coisa melhor?

Rui chapéu

Hahahahah
Essa união européia é uma piada.
Primeiro não gastam o que são obrigados pela Otan a gastar, e depois agora querem criar um fundo europeu como se fosse resolver anos e anos de brigas entre os próprios membros.
E depois falam que a culpa é do Trump novamente. Eita povinho…
Vou colocar um link de uma matéria que explica bem como a união européia é um poço de mentira feito pra deixar os políticos e estabilishment Europeu sem concorrência.

HMS TIRELESS

Concordo plenamente! Junto com o tal caça franco-germânico essa é mais uma iniciativa destinada ao fracasso afinal europeus são muito bons em brigar entre si.

E as brigas invariavelmente começam quando os franceses invocam seu direito divino e inalienável de liderar todo e qualquer programa. E os alemães, os donos da grana, se insurgem.

Ivan BC

Exatamente, Rui!

Petardo

Se os caras não gastam é ruim. Se resolvem gastar é ruim também.

Rui chapéu

Aqui segue a matéria e o link que explica:

“No final, Trump expôs a hipocrisia dos líderes da União Europeia em relação ao livre comércio”

https://mises.org.br/Article.aspx?id=2904

Resumindo: a mentalidade da Europa é atrasada.

Petardo

Quem iniciou o movimento protecionista? Esse raciocínio não encontra lastro na cronologia dos fatos. Alguém consegue um contrato nos EUA sem estar baseado lá e fabricando lá com uma empresa local liderando o consórcio?

HMS TIRELESS

Se você tiver uma filial em solo norte-americano, produzindo lá, você não precisa se associar à uma empresa norte-americana. Vide a BAe Systems, cuja filial norte americana produz (e exporta via FMS) obuseiro rebocado M-777 e o obuseiro AP M-109. Também tem a Leonardo, com uma fábrica na Filadélfia, que fornece helicópteros para a US Coast Guard, e também a Airbus, que produz localmente o Lakota para o US Army.

Tudo isso dá uma real mestra de como as regras desse fundo europeu são bisonhas.

Mauricio R.

A Airbus fabrica o A-320 no Alabama.

Thiago

Exatamente, apenas principio de reciprocidade, a UE tem muito bem condições de andar sozinha com as próprias pernas e até que enfim acordou e percebe que nem tudo que é bom para os EUA é igualmentera útil e proveito ela. O problema é a dissidência interna ao bloco. Pois os membros mais recentes como Polônia e outros do leste , só querem receber dinheiro vantagens do mercado livre comunitário sem dar nada em troca eestao mais alinhados aos USA devido ao medo rancor atavico contra os russos. Enquanto países como Itália e Alemanha desejam uma linha mais distensiva e colaborativa… Read more »

HMS TIRELESS

Thiago, sem querer você acabou de justificar o porquê da UE simplesmente não conseguir andar sozinha ou seja, a atávica desunião do bloco senão vejamos: França: Com toda a sua empáfia que acha que tem o direito divino de liderar toda e qualquer iniciativa européia e, quando não conseguem, agem unilateralmente não raras vezes prejudicando o bloco como um todo. O exemplo da Líbia é inequívoco, onde Sarkozy oportunísticamente foi atrás de David Cameron para derrubar Kadafi. E ainda nesse episódio, como também na intervenção francesa no Mali, também ficou claro a dependência dos países europeus em questões de defesa… Read more »

Thiago

Concordo em tudo, número, gênero e grau, sobre a falimentar empreitada na Líbia encabeçada por Sarkozy& co. que prejudicou a estratégia energética e interesses econômicos da Itália, favoreceu a destabilizacao da região e consequente aumento da imigração entre outros fatores de riscos, até às extremas posições dos países do leste que concedem espaco demais e favorecem a ingerência USA no continente, resultando em uma escalada de tensão em uma região que deveria ter um corredor e consentir uma política de win-win entre a Russia e a Europa. Eu penso que nos próximos anos a Europa vai se fortalecer , a… Read more »

Antonio

Thiago. Existe muito lero-lero quando esse assunto vem à tona, mas o fato é que o que pesa mais é a questão econômica. E nesse caso, tanto Alemanha como Itália, Turquia e muitos outros países estão se integrando em uma gigantesca malha econômica, conhecida como ‘One Belt, One Road’, a qual os Estados Unidos não foram convidados e nunca serão. Já era. Os EUA perderam o passo e Trump é um sintoma tardio disso.

Segue reportagem com a rota completa que passa por Ásia, Europa e África.

https://www.publico.pt/2017/05/14/mundo/noticia/na-nova-rota-da-seda-todos-os-caminhos-vao-dar-a-pequim-1771958

JT8D

Mas o que é que os ingleses esperavam? Isso se chama Brexit, façam bom proveito

Ivan BC

Fundo Europeu de Defesa kkkkk a maioria dos membros da OTAN sequer gastam os 2% do PIB em defesa. Reino Unido investindo em 2 porta-aviões, construindo fragatas, planejando submarinos nucleares, comprando caças F-35, navios de apoio logístico etc… EUA investindo forte, agora com o Trump o orçamento aumentou e os gastos com bobagens foram cortados. Certamente quem precisa de “”””iniciativa””” são os países europeus, especialmente a Alemanha que anda sucateada (conforme matéria do próprio forte há umas semanas). Tirando a Itália que parece investir nas forças armadas, o resto não consegue nem manter os typhoon voando, estão muito aquém do… Read more »

Tadeu Mendes

Ivan BC,

Exelente comentario. Absolutamente correto. Parabens.

Jr

Concordo em muita coisa que você disse, mas quanto a excluir a Grã Bretanha, eles estão certo, o dinheiro e do contribuinte europeu, não faz sentido gastar dinheiro europeu com empresas britânicas, gerando empregos na Grã Bretanha. a votação pelo Brexit deve ser respeitada, mas as pessoas tem que saber que para cada ato praticados por elas, sempre vai existir uma reação. Não tem lógica votar pelo Brexit e achar que vai continuar mamando na teta do contribuinte europeu

Rui

Grande parte do seu comentário não tem qualquer base real. Vejamos, a Apple paga menos de 1% de imposto pelas vendas feitas em toda a Europa, junto do governo Irlandês: https://www.publico.pt/2018/06/21/economia/noticia/estudo-destapa-potencial-novo-esquema-fiscal-da-apple-1835301 Estão a roubar os USA? Está a brincar comigo? http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/tecneira/2016/09/01/multa-bilionaria-a-apple-na-irlanda-marca-investida-da-ue-contra-benesses-fiscais/ Achar que a França é quem manda na UE….. não conhece concerteza a alcunha de Angela Merkl na Europa inteira….. a Tia Merkl, não UE nada é feito contra a Alemanha, nenhum país está ao nível da Alemanha, ponto! O Reino Unido sai da UE e o resto da Europa devia dar dinheiro a ganhar a empresas britãnicas, como!?… Read more »

Wellington Góes

Nada mais do que justo!

fabio jeffer

Brexit!
Existe USxit?

Antonio

Sim existe.
Na verdade, já estão fora. Só que perceberam tarde demais

Antonio Oliveira

O mundo mudando mais uma vez. Natural coisas estranhas acontecerem quando políticos estranhos estão no poder. Muito bonito para render matéria e até para estimular alguns setores da economia essa intempestividade do Trump travestida de um neonacionalismo. Isolar significa perder. Quem quer ganhar precisa enfrentar de peito aberto, aceitar as deficiências e trabalhar para superá-las.

Delfim

DeGaulle dizia que a Europa só aceitaria o UK quando este parasse de vender a alma para os EUA.
.
Theresa May deve estar arrependida até a alma. Devia esperar que a Europa rastejasse pelo UK e se deu mal. Fora o desprezo do Trump.
.
A arrogância de Trump o está cegando para o risco da cisão da OTAN.

Augusto L

Mas o pq os EUA é que tem q carregar o fardo ? Pq os europeus n podem gastar 2%. Nas relações das maiores democracias ocidentais desda 2GM, os EUA sempre queimaram muito dinheiro e capital político pela Europa, inclusive cedendo de varias práticas justas de comércio para não machucar os europeus, mas o mundo mudou, a UE está em igualdade com os EUA, deveria arcar com o custo de forma igual e até ceder quando o outro lado estiver errado para tentar manter a união estável, assim como os EUA sempre fizeram. Queria ver como os europeus se virariam… Read more »

Jr

Putin deve estar dando altas risadas no Kremlin nos momentos de intervalos da copa vendo toda essa confusão, ele sabia que o melhor dos mundos era o Trump ganhar, aliás nada me tira da cabeça que ele sabe de todos os podres do Trump e o Trump sabe disso. Por isso essa benevolência toda do Trump com ele. Ele só assinou aquelas sanções porque o congresso americano quase empurrou elas goela abaixo do Trump

Augusto L

O fundo até tem sentido mas deixar subsidiárias de paises não pertencentes à UE é burrice, até os EUA deixam as subsidiárias europeias concorrerem a projetos do DoD, desde que é claro seja produzido em território americano e as tecnologias desenvolvidas sejam resgardadas, mas as europeias não são excluídas, aliás de nenhum aliado proximo americano. Outra questão é como ficara a MBDA, que tem a BAE como sua maior acionista junto com a Airbus e a Leonardo que apesar de ser italiana tem os maiores projetos baseados na matriz do RU, sem contar que a BAE é a maior fornecedora… Read more »

Thiago

A Brexit e depois o Trump foram e serão os melhores incentivos para que a Europa consiga se despertar e continuar se fortalecendo. Sem o contínuo empecilho e jogadas ambíguas do Reino unido e as as contínuas intromissões dos EUA será mais fácil traçar uma estratégia unitária. Agradeço é necessário por fim a contínua expansão do bloco , precisa parar de utilizar a UE como extensão políticas e econômica da Otan . Adquirir visão própria dos seus interesses que não necessariamente coincidem com a Otan.

Johnny Walker

Concordo com você quanto aos EUA e Reino Unido, principalmente o último que sempre levou em considerações suas próprias ambições em detrimento do bloco europeu e sempre pesando a balança para os EUA. Espero que com a saída do Reino Unido haja uma renovação da UE e que muitas coisas que eram bloqueadas pelo Reino Unido possa vir a ser um objetivo comum. Espero francamente que a UE se transforme economicamente e se livre da esfera dos EUA que considero nefasta aos interesses europeus, caso contrário não crescerão economicamente se nãos desvincularem um pouco os interesses europeus dos americanos.

HMS TIRELESS

Nada mais equivocado….. Essa história de que o Reino Unido sempre atrapalhou o bloco europeu defendendo os seus interesses e o dos EUA não se sustenta quando analisamos os fatos e esses são absolutamente inequívocos em mostrar que a desunião entre os próprios membros continentais do bloco sempre foi o maior problema da UE, assim como a relação vertical entre seus membros maiores como França e Alemanha e os países mais pobres como a Grécia. Basta ver que a empáfia francesa sempre fez de tudo para secundar os interesses alemães no bloco a despeito desses últimos serem os donos do… Read more »

Thiago

Ao longa de todo percurso da construção da comunidade europeia o Reino Unido procurou sempre travar o processo, desde do tratado de Roma, quando queria pôr em pé uma organização rival ( EFTA- European free trade association) com intenção de fazer fracassar o projeto unitário. Continuou com um pé dentro e outro fora , sempre pedindo exceções devido as suas peculiaridades, mas realidade é que estava e permaneceu alii por puro oportunismo econômico, e porque era a melhor maneira de influenciar os mecanismos decisórios da união. Não confunda a França com o Reino Unido . A França é Européia, se… Read more »

MGNVS

Nada de anormal na noticia
A Europa so esta usando o direito de reciprocidade.
Outrossim, a atual politica externa de Trump ja esta dando resultado inverso aos proprios interesses americanos.
Por outro lado ao se concretizar o advento de uma Europa unida e forte entao teremos um mundo mais multipolarizado entre EUA, Europa, Russia/Eurasia e China.

HMS TIRELESS

Amigo,o problema dessa “multipolaridade” que você desenhou, e é totalmente plausível, é a posição dos países periféricos como o nosso amado bananão. Havia, e ainda há,quem acredite no tal “duzbriqui” que na verdade era uma sigla inventada por um banqueiro para orientar o fluxo de capital especulativo e que até já saiu de moda pelo conjunto da obra de incompetência dos seus integrantes. Contudo a nossa posição nesse bloco conforme ele se desenhou sempre foi caudatária ou seja, serviríamos como o “fazendão” de Rússia e China e massa de manobra quando esses países se contrapusessem aos EUA e aliados no… Read more »

MGNVS

HMS TIRELESS 19 de junho de 2018 at 9:25 Tireless seu raciocinio é perfeitamente logico no que diz respeito a dependencia que a Europa ainda teria dos EUA mesmo que o bloco se torne mais forte e coeso. O que a Europa esta tentando fazer é exercer o direito de reciprocidade. Nao so a Europa, mas nós aqui no Brasil e ate Russia e China tbm sentem o peso das tarifas americanas. Em relacao ao BRICS ele teria tudo para dar certo se o interesse dos proprios participantes nao fossem tao contraditorios e levassem em conta a globalizacao no lugar… Read more »

filipe

EUA + UK sempre defendendo os mesmos valores, contra tudo e contra todos, ele dominam o mundo a quase 400 anos, contra tudo e contra todos, o que são 13 bilhões para eles , não é nada, os EUA tem um orçamento de 700 Bilhões e o UK tem um orçamento de 50 Bilhões, juntos tem um orçamento de 750 Bilhões, eles não precisão desse fundo Europeu, a BAE e LM são as maiores empresas de Defesa do planeta…

Nilton L Junior

Resultados de G6-1 … afinal os Ingleses e os americanos agora estão conhecendo a retaliação na versão U.E. mas depois volta a normalidade se é que vai dar tempo.

HMS TIRELESS

No primeiro conflito, na primeira intervenção militar francesa em alguma ex-colônia africana, no próximo atentado terrorista em solo europeu, na próxima demonstração de força do déspota do Kremlim os europeus voltam rapidinho para os braços dos EUA

Ivan BC

Jesus, cada comentário! É inegável o tanto de comentário raivoso (querendo ver o pior, apesar disso nunca acontecer), ficam falando de Trump, Trump, Trump e esquecem de analisar a situação. Os 2 países que foram decisivos para resgatar a Europa do Nazismo, fascismo e comunismo, agora são vistos como “UK vassalo de americanos”, “UK e USA preocupados apenas com seus próprios interesses”, “UK e USA dominam o mundo há 400 anos”. Parece que estou no UOL e G1. As políticas de Trump estão surtindo os efeitos desejados, tão verdade que o tema da matéria é sinal forte de resistência daqueles… Read more »

ednardo curisco

Normal.

A Europa deve gastar uns 250 bilhões de dólares por ano com defesa, isso sem o Reino Unido.

Qualquer país ou entidade do mundo tem fundos só para os sócios.

E se tem uma coisa que os EUA nem Reino Unido não estão ajudando é em abrir mercados.

E todos sabiam no que daria o Brexit.

E Europeu é unido até o feijão faltar. ou batata.

HMS TIRELESS

Ednardo, as empresas européias de defesa como a Thales, a Leonardo, a MBDA e a Airbus participam ativamente do mercado de defesa norte-americano inclusive com subsidiárias locais. Que mercado os EUA não ajudam a abrir?

Ivan BC

Ednardo, o mercado americano é o mais aberto do mundo, até a nossa Embraer tem grande mercado lá, inclusive fábrica, isso que estou falando de um nicho e de um setor tratado aqui no Brasil como “estratégico”. O mercado americano é usufruído por todos, estamos falando de um mercado muito rico, com PIB maior que o da UE. A UK idem, é um país muito aberto, é o mais atrativo dentro da Europa, o país mais interessante para investimentos, justamente por isso muitas companhias tem sede em Londres (Ferrari, por exemplo) e outras cidades do Reino Unido. O Brexit não… Read more »

Régis Athayde

Atenção pessoal, é o meu primeiro comentário aqui e acabo de ler a notícia: Senado americano bloqueia a transferência de jatos F-35A para a Turquia. Decisão pode custar até 10 bilhões de dólares para a Lockeed Martin.

HMS TIRELESS

Tem que passar pela câmara dos representantes e por fim precisa que Trump sancione. Ainda há um longo caminho a percorrer.

HMS TIRELESS

Depois que alguém disse que “Se a terra fosse quadrada a poluição ia ficar só lá…” e além de aplaudido foi tratado como gênio o entendimento de geopolítica aqui no nosso amado bananão só piorou. A verdade é que esse tal “fundo europeu de defesa” tem menos a ver com Trump e suas trumpolices e muito mais com corporativismo do governo europeu com suas empresas ou conglomerados de defesa e isso se deu como uma forma de criar uma forma de financiamento para as referidas empresas sem que necessária conste ou impacte nos orçamentos de defesa nacionais e portanto não… Read more »

Ivan BC

“”A verdade é que esse tal “fundo europeu de defesa” tem menos a ver com Trump e suas trumpolices e muito mais com corporativismo do governo europeu com suas empresas ou conglomerados de defesa””.
Foi a primeira coisa que eu pensei quando eu li o título da matéria…nem entrei nesse assunto, mas foi bom você ter pontuado.
Abraço!

Gustavo

ótimo!
efeito trump, vai fazer, mas vai tomar. Se bobearem, UE se alinha com quem tem dinheiro e quer ser igual aos EUA… Trump só está acelerando o inevitável.

André

Acho que será o próximo passo da China. Ela “ajudará” a Europa com $$$ se achar necessário para chegar a Hegemonia.

Gustavo

Já está fazendo isso. A construção da estrada entre a china e a Europa é o sinal verde. As empresas chinesas estão indo para a Europa e jogando o jogo capitalista na Europa, agora com qualidade “ocidental”. Trump acha que pode dar as cartas, quando na verdade está abrindo o jogo para a China e até mesmo a UE.

André

Obrigado pela “info”…não sabia dessa rodovia.

sub-urbano

O Ocidente precisa ser divido e desmantelado pelo bem da humanidade.

Ivan BC

Jênio. Vamos começar desmantelando a sua cidade.

HMS TIRELESS

Pelo bem da humanidade ou do consórcio autocrático/ totalitário sino-russo? No mais é aquela velha coisa: é muito fácil defender regimes que suprimem direitos individuais básicos do cidadão como a liberdade de expressão, tal como a exercida aqui na internet, estando confortavelmente instalado em uma democracia ocidental não é mesmo!?

ODST

Estão acordando para a realidade. Já estava na hora…..

Alessandro

A Rússia está adorando, quero ver quem vai pedir arrego primeiro, Reino Unido ou união europeia? façam suas apostas. O histórico mostra que os britânicos sempre recorre aos americanos e dão a volta por cima, já os eurobambis liderados pelos francos-germânicos, adoram fazer mer…. e arrastar os outros juntos pra depois pedir pinico. Só sei que o ursão pimpão tá ali do ladinho fungando no cangote rsrs..

Alessandro

sub-urbano 19 de junho de 2018 at 13:02 “O Ocidente precisa ser divido e desmantelado pelo bem da humanidade.” Quero que prestem bastante atenção na frase acima, pq esse é o pensamento da esquerda sobre a democracia ocidental e nossos costumes, estão como formiguinhas diariamente implodindo a grande maioria dos países ocidentais, e não vão medir as consequências para conseguir atingir seus objetivos. Tão vendo pq não dá pra negociar com esse tipo de gente, quem em sã consciência dialoga com quem quer te matar ? Esse é o único ponto negativo da democracia ocidental que eu questiono, damos muito… Read more »

Matheus Vinicius

Nossa que plano satânico desse comunas malvados, como se os EUA não tivessem feito isso durante toda a guerra fria e provavelmente continuam fazendo, só é errado quando o outro lado faz né? Não ficaria bem um pouco surpreso de toda essa crise institucional que vivêssemos tivesse ganho um empurrãozinho da CIA, mas se essa informação viesse a tona não geraria indignação alguma procês né? O “Ocidente” (EUA/Europa) dividido nada mais é que a consequência da estágio do capitalismo que vivemos, no caso o financeiro, a busca cega pelos lucros e riqueza que só existe no computador baseada em um… Read more »

HMS TIRELESS

Ainda esse discurso? Olha, eu ouvi muito o mesmo durante os meus anos de universidade naquelas intermináveis plenárias do DCE, depois de algumas rodadas de aguardente barata e calabresa frita. Contudo a verdade é que nenhum sistema sistema de produção produz mais riquezas e distribui do que o capitalismo visto que o socialismo, como bem definiu Margareth Thatcher, apenas funciona enquanto não acaba com o dinheiro dos outros. O “socialismo do século XXI” na Venezuela está aí para provar. Ah! não custa lembrar que a China apenas conseguiu progredir a partir do momento em que abraçou o capitalismo. Continuasse adepta… Read more »

Bosco

Matheus, Não é questão de “errado ou certo quando o outro faz”, é questão de que agora é com a gente e se os outros não fizeram nada quando os EUA tentou, é problema “dos outros”. Agora, o problema é nosso e nós é que deveríamos resistir a essa ação e não ficarmos a favor. E você acha realmente que essa revolução é para a favor dos oprimidos? Faz-me rir!!!! Tenha dó! É simplesmente a velha luta pelo poder, que só atende à cúpula e usa o discurso de defesa do oprimido como meio e não como fim. Se hoje… Read more »

Alessandro

HMS TIRELESS e Bosco, deixa pra lá, não vale a pena discutir com esse tipo de pessoa, obrigado por responderem no meu lugar, a melhor coisa que podemos fazer para melhorar a nossa sociedade, é desmascarando as ideias autoritárias disfarçadas de “boa ação” dessa gente para os desinformados, como já dizia minha avó, ” de boas intenções o inferno já está cheio”

Matheus Vinicius

Eu tenho minhas dúvidas se a comédia pode ser levada a realidade, a UE parece estar consideravelmente sólida para dar um novo passo a frente, Não sei se conseguiram dividir o suficiente.
Aliás o UK conseguiu se dividir, com o Brexit, caso haja uma eleição para a secessão na Escócia vai ser uma derrota humilhante para a Inglaterra, que é responsável por 10% do PIB e as reservas de petróleo.

HMS TIRELESS

Rapaz, essa obsessão anglofóbica de vocês leva a incríveis erros de julgamento! Antes que haja uma “eleição” para a secessão da Escócia os britânicos simplesmente vão barganhar mais e oferecer mais aos escoceses. Isso claro se não fizerem como os espanhóis fizeram com os separatistas da Catalunha.

sub-urbano

hehe, esse é o espírito

Matheus Vinicius

Engraçado que os ingleses votaram para saírem da UE mas não querem que a Escócia saia do Reino, estão tentando de todas as maneiras possíveis impedir a separação escocesa e isso num país considerado o segundo bastião da liberdade e democracia (depois dos EUA, obviamente). As contradições e consequências do BREXIT vão se tornando cada vez maiores, e ainda tem o lado econômico do BREXIT, o UK exporta pouco e importa demais para manter o padrão de vida de sua sociedade, com um déficit incrível o UK fica vulnerável a boa vontade da UE em aceitar a Libra impressa pelo… Read more »

HMS TIRELESS

França e Alemanha dando golpe de misericórdia na Grã-Bretanha? Cada coisa que a gente vê por aqui…

Mercenário

Esse Matheus é brincadeira… A França e a Alemanha querem tirar proveito do controle sobre os demais países da europa continental. E agora, na saída do RU da UE, querem barganhar com ameaças contra empresas sediadas em solo britânico. Os dois lados estão “usando suas armas na negociação”, nada mais natural. A UE não vai progredir enquanto a França mantiver suas ideias de liderança sem ter a força necessária para tanto. É um país extremamente protecionista e que busca sempre levar vantagem sobre os parceiros, inclusive em programas militares, nos quais exige uma grande parcela de fabricação francesa sem contribuir… Read more »