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Força Aérea Sueca envia jato de ELINT à Síria

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S102B Korpen da Força Aérea Sueca
S102B Korpen da Força Aérea Sueca

Um avião S102B Korpen da Força Aérea Sueca parece estar bisbilhotando a Síria – e pode estar tentando ganhar vantagem sobre a Rússia no Báltico

O site The Aviationist noticiou que em 1 de maio de 2018, uma aeronave S102B Korpen da Força Aérea Sueca começou a operar no leste do Mediterrâneo.

A aeronave é uma das duas aeronaves S102B Korpen suecas, jatos executivos Gulfstream IVSP fortemente modificados usados ​​para realizar missões ELINT (Electronics Intelligence). Estas aeronaves estão em serviço com a Força Aérea Sueca desde 1992, quando substituíram os dois TP85 (aviões Caravelle modificados anteriormente pertencentes à companhia aérea SAS), operados por 20 anos desde 1972.

Eles são equipados com sensores operados pelo pessoal de ELINT do FRA (Radio Establishment of the Defense), capaz de espionar, coletar e analisar emissões eletrônicas inimigas. Os jatos Korpen realizam rotineiramente missões de vigilância sobre o Mar Báltico, voando alto e rápido no espaço aéreo internacional ao largo da área de interesse. O “alvo” mais frequente do S102B é o Kaliningrad Oblast e as suas instalações russas. Por este motivo, os aviões suecos de ELINT são também frequentemente interceptados pelos Su-27 Flankers russos, a partir das bases aéreas do enclave de Kaliningrado.

De qualquer forma, parece que o avião sueco já apontou seus sensores para os sinais russos na Síria, desdobrado em Larnaca, Chipre: o exemplar 102003/”023″, usando o indicativo “SVF647”, foi rastreado, por meio de seu ADS-B/Mode-S, duas vezes em 1 de maio, voando na Síria, Líbano, Israel e Egito, mais ou menos da mesma forma que muitas outras aeronaves (P-8 da Marinha dos EUA, RQ-4 e RC-135 da Força Aérea dos EUA) têm feito por algumas semanas.

Considerada a área bastante incomum de operações, pode-se perguntar por que o sueco S102B está operando próximo ao teatro sírio, tão longe de casa. Pode-se apenas especular, mas o palpite mais provável é que a aeronave está coletando ELINT ao largo da Síria para adquirir novos dados de referência para os ativos que são desdobrados lá e que podem ser desdobrados atualmente ou iminentemente em Kaliningrado. Possivelmente vasos de superfície também, o que pode aumentar a Ordem de Batalha Eletrônica do Báltico.

“Eu acho que eles estão adquirindo ELINT, que é único na Síria e pode ter aplicações no Báltico”, disse uma fonte da comunidade US Rivet Joint, que prefere permanecer anônima.

Com certeza, com todo o “hardware” russo implantado na Síria, muitas vezes chamado de “testbed” para os novos equipamentos de Moscou, há muitos dados a serem coletados na região que já se transformou em uma espécie de “paraíso dos sinais” para as equipes de inteligência de todo o mundo.

15 COMMENTS

  1. A EMBRAER perdeu, ainda durante a gestão Maurício Botelho, quando tentou agenciar a participação da Dassault e Airbus, uma otima oportunidade de se consolidar com a fornecedora de plataformas para aeronaves de inteligência à SAAB, quanto à própria Flygvapnet. Fez eles caírem no colo da Gulfstream e da Bombardier. Hoje, o atual CEO, quer vender a empresa à Boeing.

    Quanto mais estes tipos de CEOs tentam vender a empresa, mais espaço ela perde no mercado militar. A sorte é que o governo (leia-se FFAA), ainda tem muito interesse de mantê-la viva. Pelo menos a parte militar. Senão já teria desaparecido a muito tempo.

    E não duvidem se, daqui a uns 10 anos, nós teramos que começar tudo de novo, ter que fazer ressurgir uma nova industria de aviões comerciais, pois é só questão de tempo, com a Boeing constituindo uma nova empresa, nos EUA, com os ativos tecnológicos e de engenheira da EMBRAER, o que tiver aqui, em pouco tempo, desaparecerá. Não é questão de se, mas de quando.

    • Pessoal,

      Até entendo que a celeuma da negociação entre Boeing e Embraer “contamine” matérias que não falem disso mas que tratem de assuntos relacionados à Embraer (praticamente qualquer matéria sobre entrega de aeronaves) ou à Boeing (idem, ou o caso recente de uma aquisição de outra empresa).

      Mas colocar o assunto até nessa aqui, que trata de um avião da Força Aérea Sueca em serviço por lá desde 1992 (detalhe: época em que Embraer ainda era estatal) e que foi voar missões de inteligência na Síria? Colocar o assunto da negociação Embraer – Boeing aqui já é demais, e dificilmente vai acrescentar algo se novo, que já não tenha sido debatido centenas de vezes sobre a negociação. Assim vai continuar tirando o foco das discussões e ninguém aguenta mais ler os mesmos argumentos pró e contra a negociação Embraer – Boeing em tudo que é matéria.

      Por favor, foquem nos assuntos, senão essa vira uma pauta única. Ou aguardem mais notícias diretamente relacionadas ao negócio Embraer-Boeing pra tratar do tema. Virem o disco, que isso está ficando insuportável.

      • Tá certo, desculpe pelo deslize. Mas a ideia é mostra que, se a ganância não fosse maior do que a capacidade de raciocínio para sobrevivência no médio e longo prazo, oportunidades de se consolidar no mercado como um player global com luz própria, é o que não falta.

  2. Perfeitamente natural . Os Russos estão usando a Síria para testar seus novos equipamentos militares. Exatamente por serem novos não há informações disponíveis sobre eles, e a Suécia tendo a Rússia como adversário histórico, é mais que obrigação colher dados operacionais destes equipamentos. Nada de mais nisso.

  3. Tomara que os suecos encham suas bibliotecas eletrônicas de dados e que já mandem os sistemas de defesa dos Gripens recheados rsrs.

  4. Sim, mas a rota de voo dos suecos mostra interesse em informações de outros países também, como Egito, Israel e Líbano.

    • O interesse reside unicamente nos sistemas russos instalados na Síria, que são os mesmos que ameaçam os suecos no norte. Não há como colocar israelenses, egípcios e libaneses como ameaça aos suecos.

      • O fato de não ser ameaça não significa que não vão tentar dar uma olhada e pegar o que puderem de dados de Israel, Egito, USA, etc. Todo mundo espiona todo mundo e ninguém confia em ninguém, meu caro!

  5. Essa é uma das formas eles conseguirem uma biblioteca de guerra eletrônica. Quando os países não tem acesso a um local de conflito fica como? OSINT (Inteligência de Fontes Abertas) e suposições, já que as leis da física são iguais em todos os lugares?

  6. Qualquer conflito é por excelência um ótimo campo de teste para a verificação de produtos de defesa próprios e alheios .Nada melhor que a avaliação prática de performances in loco.

  7. Com a aviação russa voando com tudo ligado naquelas bandas, nada mais natural em ter um bisbilhoteiro electrónico para aumentar sua biblioteca de sinais.

  8. Uma forma de fazer isso veladamente seria planejar um exercício conjunto com a Grécia que opera o R-99.
    E fica ali no Mediterrâneo perto de tudo.

  9. Meu pensamento é o seguinte e que venha os projeteis de metralhadora: Fica cutucando a Rússia que na primeira oportunidade ela vai arranjar um incidente e dar cabo nesse avião parecendo um acidente.

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