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Royal Air Force: melhorias no Eurofighter o tornarão o ‘caça mais capaz do mundo’

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Eurofighter Typhoon

A Royal Air Force do Reino Unido previu que 2018 será o “Ano do Typhoon”, com upgrades de armas transformando a aeronave no caça mais capaz do mundo.

A reivindicação vem depois que uma aeronave do Esquadrão 41 (R) da RAF – o Esquadrão de Teste e Avaliação baseado na RAF Coningsby, Lincolnshire – recentemente se tornou o primeiro de seu tipo a disparar com sucesso um míssil ar-superfície Storm Shadow e um míssil ar-ar BVR Meteor de próxima geração em ensaios.

O Group captain John Cunningham, que lidera o Project Centurion – o programa para melhorar as capacidades do jato para a frota do Reino Unido – disse: “até o final de 2018, nenhuma outra aeronave no mundo terá todas as capacidades do Typhoon.

“Terá o míssil Meteor de longo alcance, os mísseis Brimstone e Storm Shadow, que pode atingir alvos móveis e estruturas subterrâneas, bombas guiadas a laser Paveway IV, o pod de designação Litening III e os mísseis ar-ar de curto alcance ASRAAM. Tudo isso se reunirá em dezembro de 2018, tornando este ano o maior “game changer” no desenvolvimento desta aeronave “.

O Project Centurion assegurará uma transição perfeita da capacidade do Tornado para o Typhoon no momento em que Tornado sai de serviço em 2019. Atualmente, apenas os três esquadrões do Tornado da RAF podem empregar mísseis ar-superfície Storm Shadow e Brimstone.

As melhorias do ano farão do Typhoon a espinha dorsal da capacidade de combate aéreo da RAF.

Andy Flynn, diretor de entrega do Centurion e Eurofighter da BAE Systems, disse: “Tivemos alguns dias excelentes no escritório este ano com o início da avaliação operacional das capacidades Meteor e Storm Shadow e completando as campanhas de disparo do Brimstone. Temos um grande ano à nossa frente que exigirá que asseguremos que todos todos os dias façam diferença”.

Eurofighter Typhoon com dois mísseis Storm Shadow sob as asas
Eurofighters de cada um dos atuais operadores em voo conjunto

FONTE: BAE Systems

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MatheusDSCJean-Marc JardinoLúcio AntunesAdriano R.A. Recent comment authors
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Augusto L
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Augusto L

Será q a AS que esta modernizando seus f15 pro melhor padrão tbm vai modernizar seus tufões para esse padrão ai da Raf ??

Ivan BC
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Ivan BC

A segunda foto é inacreditavelmente LINDA! É o da itália?

Andrigo
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Andrigo

Linda foto com os EF enfileirados, cada um de uma bandeira!

smichtt
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smichtt

Ivan BC,

O segundo da segunda foto é, sim, o da Aeronautica Militare.

Abraços

smichtt
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smichtt

Em tempo: na primeira foto também vemos um exemplar italiano.

Abraços a todos

Ivan BC
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Ivan BC

smichtt 8 de Fevereiro de 2018 at 20:32
Obrigado!

Wagner
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Wagner

Lindo aparelho!

Wellington Góes
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Wellington Góes

Finalmente a RAF. resolveu (ou foi obrigada devido os constantes problemas no Lightlining 2) dar maiores capacidade aos seus Typhoon. Veio tarde, mas veio em boa hora.

Só não entendi o que isto tem de tão veloz assim.

Delfim Sobreira
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Delfim Sobreira

Estas capacidades são o Tranche 3 ou vão além ?
.
O UK, assim como o resto da Europa, está ficando ressabiado com o F-35. Typhoon é plano B de respeito.
.
Caça multimissão com DNA de superioridade aérea. Querem coisa melhor ?
.
Sai quanto a hora de voo ? Ficaria bonito em Anápolis.

Bosco
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Bosco

Essas armas todas deixam o caça bem bonitinho na foto mas as armas aéreas que fazem e farão diferença são as bombas JDAM e SDB.

Ozawa
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Ozawa

Armas eficientes são aquelas que ganham guerras … E o verdadeiro e único tira-teima dessa verborragia sobre o potencial dos arsenais russo, chinês, americano ou pan-europeu será uma guerra total entre eles … Caso isso aconteça, sábias são as palavras da pensadora militar Dilma Rousseff: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder …”

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Concordo com o Andrigo, a foto com todos os operadores ficou bem bacana. Era muito comum esse tipo de formação em fotos publicadas nos anos 80, nesse mesmo ângulo. Uma pena que saiu de moda. Já a penúltima foto mostra uma falha no projeto do Typhoon em cargas volumosas: para transportar 2 cargas acima de 1.000 libras (554kg), o Typhoon perde 2 tanques subalares. Até o Gripen E consegue reter os tanques. Isso mostra a enfase dada à missão de superioridade aérea que a RAF e a Luftwaffe priorizaram no projeto da aeronave. Os franceses estavam certos em querer a… Read more »

Nonato
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Nonato

Mais poderoso do mundo?
Se for só por causa do meteor o gripen já está certificado…

Mauricio R.
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Qual a fração de combustível interno do Typhoon, de Le Jaca e do Gripen E???? Sim, estou com preguiça de pesquisar. Talvez a resposta esteja exatamente ai, o Typhoon possa sacrificar 2 tanques extras sub-alares pois carrega mais combustível internamente que a jaca francesa e o avião sueco. Potência instalada há e de sobra, nem tanto assim no avião sueco e esse é definitivamente o ponto fraco da jaca. No mais como antes dele o “Strike Eagle” nasceu para complementar e depois substituir o F-111, o Typhoon segue no mesmo caminho para ser o substituto do “Tornado”. Na RAF, o… Read more »

Nonato
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Nonato

Na primeira foto há muitos mísseis.
Mete medo no oponente.
Essas entradas de ar não que sejam feias, pelo contrário, são bonitas.
Mas é estranho estarem uma ao lado da outra.
Poderia até ser apenas uma para os dois motores.

Paulo Sergio de Araujo
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Paulo Sergio de Araujo

Segundo a imprensa britanica especializada, a eficácia dos mísseis de Brimstone foram comprovados pela Royal Air Force no Tornado em operações no Afeganistão, na Líbia e no Iraque e continuam a provar a sua eficácia nas operações uma capacidade de precisão para satisfazer as suas demandas ar-terra. As atualizações para o Typhoon feitas sob o contrato serão conhecidas como melhorias de capacidade da Fase 3 (P3E) e deverão ser entregues no serviço RAF no final de 2018.

Guizmo
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Guizmo

Que caça lindo……
Clésio, mas a estação sob o ventre está livre, daria para incluir tanque ventral

Rui Chapéu
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Rui Chapéu

Clésio Luiz 9 de Fevereiro de 2018 at 0:26

E foi! Foi feito o Rafale que é praticamente o mesmo conceito. E ainda por cima tem versão naval!

Se os Europeus tivessem dado a $$$ pros franceses, talvez teriam todos o Rafale com custo muito mais barato.

Mas Europeus nunca se entenderam entre eles…

Top Gun Sea
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Top Gun Sea

Quanto aos Tornados, acho perfeito aquele caça de asas com geometria variável. O consórcio europeu rendeu mais de 700 caças. Poderiam modernizar as células mais novas e vende los por FMS europeu. Um esquadrão de caças bombardeiros na FAB ficaria bem.

Bosco
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Bosco

“até o final de 2018, nenhuma outra aeronave no mundo terá todas as capacidades do Typhoon” Menos né! Um caça é muito mais que as armas que estão integradas a ele e as do Typhoon não têm nada demais. Com exceção do Meteor que ainda tem que se provar o míssil BVR tradicional com maior NEZ as outras armas têm equivalentes no resto do mundo e inclusive integradas a um mesmo caça. Exemplo, o Super Hornet da USN. Eles estão integrados (ou estarão até o fim do ano) às seguintes armas: AIM-9X/2, AIM-120D, HARM, AARGM, Harpoon Block 2, SLAM-ER, JASSM,… Read more »

Bosco
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Bosco

Ah! E até 2020 deverá estar integrado ao LRASM.

Rodrigo M
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Rodrigo M

Em solo com aquele trem de pouso desengonçado.. Fica meio estranho, para não dizer feio mesmo.
Mas em voo, aonde é seu território, fica muito bonito.
Realmente não seria nada mal na FAB, mas aí vem aquela conversa de preço etc..etc.. Que a gente já cansou de ouvir.

Diogo de Araújo Carvalho
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Pra mim, o mais lindo dps do F-15

Guizmo
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Guizmo

Nonato,
Não sou especialista, mas não creio ser possível colocar 1 entrada de ar para 2 motores. Como você direciona o fluxo? Fatalmente um motor vai apagar….e sobre os inimigos verem os mísseis, só se for na televisão, pq em combate a ideia é justamente abatê-los fora do alcance visual

AL
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AL

Delfim Sobreira 8 de Fevereiro de 2018 at 22:08
Sai quanto a hora de voo ? Ficaria bonito em Anápolis.

Aqui mesmo no Aéreo já saiu a resposta:

http://www.aereo.jor.br/2017/07/06/austria-hora-de-voo-do-eurofighter-e-de-80-mil-euros/

Gustavo
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Gustavo

com certeza está entre os melhores, mas está entre os mais caros de 4 ou 4.5 geração (como quiserem) de se operar e de longe. Nem de longe é o melhor custo x beneficio. Faz qualquer Rafale, F-18E ou Su-35 ficar mais em conta de operar. E com o Gripen E nem se compara em custo… Mas claro, é um ótimo caça. Hora de voo do Eurofighter: Na Áustria chega a custa 80 mil euros (em 2017) e na Alemanha 30 mil euros (em 2012). Hora de voo do Gripen E: USS 4.700,00 (estimados pela SAAB) Hora de Voo do… Read more »

donitz123
Visitante

Pois é. O papel aceita tudo. A verdade é que irão canibalizar parte da frota para manter o resto voando, então nem tudo são flores. Maior capacidade = maior custo de operação.

Alexandre
Visitante
Alexandre

Decadas depois a quinta essencia do melhor entre os melhores do velho continente se apresenta em condicoes de fazer o que sempre prometeu realizar!!!!!

Almeida
Visitante
Almeida

Ah, o departamento de marketing, esse piadista! Kkk

Não precisa nem ir longe do Reino Unido, o Rafale possui tdas essas capacidades aí, já faz tempo…

Tico
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Desculpem minha ignorância, mas o caça mais poderoso do mundo atualmente e talvez por mais alguns bons anos não seria o F-22 ? pelo menos no sentido da palavra caça sendo relacionado a avião de combate, ainda se fosse caça-bombardeiro, aí poderia até ser considerado devido as qualidades do sistema Typhoon, mesmo equipado com seu novo radar AESA, ainda que este radar tenha grande capacidade de alcançe, em tese não teria como superar o F-22 devido esta ser uma aeronave muito furtiva e com sistema de radar já operacional é maduro, que no Typhoon ainda é considerado uma modernização, então… Read more »

Mauricio R.
Visitante

O custo de operação Typoon tem que caber no orçamento da RAF, que ele divide entre outras aeronaves com o F-35.
Parceiro incomodo esse, não????

Bosco
Visitante
Bosco

Tico,
A “técnica de forma” é responsável por 70% redução da assinatura radar do F-22 e do B-2. O resto é devido ao material RAM.
No SR-71 a técnica de forma era responsável por 90%.
No F-117 a técnica de forma era responsável por 80% e o RAM por 20%.
No F-35 é 50/50.
Ou seja, sua percepção está correta.

Arariboia
Visitante
Arariboia

Essa foi forçado! O Rafale faz isso anos atras e com mais eficiência.
Fora o fato de o Rafale ser mais avançado, principalmente em EW + LWR e MAWS IR, algo não presente no EF2000 até os dias atuais.

Na minha opinião, os 2 melhores caças de 4/4,5 geração hoje em dia são os SU-35S e Rafale.

Gustavo
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Gustavo

Arariboia 9 de Fevereiro de 2018 at 11:02

Disse tudo quanto ao Rafale. Só adicionaria o Super Hornet dentre os melhores, junto com o SU-35 e Rafale.

luiz antonio,
Visitante
luiz antonio,

O que significa ser o melhor caça? Sua capacidade de combate? Sua disponibilidade? Seu custo por hora-voo? Seu potencial para atualizações no estado da arte? Sua capacidade de operar em vários cenários? Sua eficácia relativa ao perfil das missões que irá cumprir? a vida útil esperada? Segundo informações que obtive publicamente, o pessoal da FAB elaborou um software, considerando todas as variáveis possíveis, personalizando os parâmetros conforme as características da aeronave a ser avaliada. Apenas para exemplificar, no FX-2, utilizando a mesma metodologia, o resultado demonstrou que os tres concorrentes atendiam os requisitos da FAB, sendo decidido pelo GRIPEN em… Read more »

Fellipe Barbieri
Visitante
Fellipe Barbieri

Se sua hora de voo não fosse tão absurdamente cara poderíamos talvez namorar os espanhóis, se apertar eles vendem cada um por US$ 30 milhões e em uma conta básica de padaria 24 unidades sairiam por US$ 720 mi para um caça semi-novo e altamente capaz . Mas com a hora de voo a mais de 20 mil doletas não tem chance . Temos que focar em um segundo lote de pelo menos mais 36 unidades . Alguém saberia me dizer quando o primeiro Gripen chega no Brasil ?, qual a média de entrega e qual seria a capacidade máxima… Read more »

Ten Murphy
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Ten Murphy

Se a forma é responsável pela maior parte da furtividade, porque Rússia ou China nunca tentaram copiar a forma do B-2? Motores e RAM desenvolvia depois.

Se o F-22 sem RAM ainda é mais furtivo que qualquer caça atual, porque europeus não desenvolvem um caça de forma similar ou ainda melhor e deixa a RAM para depois, ou motores, etc. para ir desenvolvendo ao mesmo tempo em que o projeto já esteja em operação?

Emmanuel
Visitante
Emmanuel

O Tufão será o melhor caça???
Uhum.
Já combinaram com o F-22 isso??????

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Potência instalada é o ponto fraco do Rafale?

Esse Mister M., sempre nos provendo um pouco de humor no dia a dia 🙂

Bosco
Visitante
Bosco

Arariboia,
Não sei se entendi bem seu comentário, mas como qualquer caça moderno o Typhoon tem sistemas defensivos. Os dele são esses aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Praetorian_DASS

Augusto L
Visitante
Augusto L

Esse custo do typhoon que alguns falaram deve ser hora de vou + custo de manutenção, a hora de vou mesmo deve ser igual do rafale. So lembrando que custo de manutencao e custa de hora voada são coisas diferentes

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

Excelente link Bosco. Eu estava procurando por algo assim.
Se você fosse projetasse um caça com sensores totalmente passivos, você alteraria algo desse exemplo?
Digo, algum outro fabricante desses sistemas?

Augusto L
Visitante
Augusto L

Hora de voo* eita essa portugues meu

Bosco
Visitante
Bosco

Roberto,
Todos os caças modernos têm sistemas defensivos bem sofisticados e de acordo com as ameaças prováveis. Difícil propor algo nesse sentido.
Uma idealização seria a combinação do DAS do F-35 com os decoys/jammaers rebocados AN/ALE-55 do Super Hornet e com os IRCMs do Su-57.
Um abraço.

TIGER 777
Visitante
TIGER 777

Todos tem seu caça favorito, e este é um espaço livre para trocar opiniões, mas acredito que os pilotos/engenheiros da FAB e o Galante e Nunão, é que podem nos dar uma opinião, mas abalizada, de qual seria o melhor caça multifunção do mundo.

Arariboia
Visitante
Arariboia

Bosco,
Então… Fui incompleto no que falei.

O sistema dele não é óptico com o SU-35S/Rafale/F-22 que usam UV e IR e UV.
E no EF2000 só está confirmado instalado nos Uk e UAE.
Só esse três possuem LWR, MAWS ópticos. Sendo só o F22 e SU-35S UV e Rafale por IR.

Por sinal nos fóruns russos, saiu que o SU-30SM vai ser modernizado apartir de 2019 com troca dos MAWS Doppler por UV e colocação de LWR entre outros.

Oque é um vantagem sobre sistemas Doppler.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Ariboia os f-16 d israel tem um sistema indígeno deles com maws óptico, inclusive a modernização dos amx da Fab ia contar com esse sistema

Nonato
Visitante
Nonato

Por falar em RAM, o Brasil já tem… Então é só pintar os F5 e tucano… Bosco, quanto a essas “percentagens”, sabemos que o F22 tem assinatura baixíssima. Mas essa diferença tanto de RCS entre F-22 e F 35. Imagino que a tinta do 35 seja no mínimo mais moderna. Se reduz mais o RCS do que no F22, então significa que o formato do F 35 é muito menos eficiente do que no F 22. Parece-me que o mais importante é o formato. Porque se não fosse era só pintar qualquer avião e estava resolvido. A tinta ameniza o… Read more »

Cronauer
Visitante
Cronauer

Acabou o caô o supertrunfo chegou! O supertrunfo chegou! Acabou o caô…

Arariboia
Visitante
Arariboia

Augusto L,

Estava me referindo ao Rafale e EF2000, usando o Su-35S e F-22 com referencia de aeronaves que os possuem desde concepção. Sim os F-16 SuFas possuem assim com o F-15I, mas acho que os Barak não. Dei uma olhada rápida e não achei matérias sobre ele estar equipado.

Sobre o AMX é uma pena ele não tido aqui no brasil tudo. Sou fã desde criança dele
Alguns do C-130 da FAb possuem MAWS IR