Sukhoi-Su-57

Sukhoi-Su-57

KOMSOMOLSK-ON-AMUR, Rússia — O Ministério da Defesa da Rússia planeja assinar um contrato para um lote de pré-produção de aviões de combate de quinta geração Sukhoi Su-57, disse o vice-ministro da Defesa russo, Yuri Borisov, nesta quinta-feira.

“Estamos comprando jatos Su-57 para o uso de testes de combate. Os ensaios estatais da primeira fase acabaram”, disse ele a jornalistas. “Este ano, assinaremos um contrato para o primeiro lote de 12 aviões de combate Su-57 para as Forças Armadas”.

De acordo com Borisov, os dois primeiros aviões deste lote podem entrar em serviço em 2019. Ele disse que dez dos 12 jatos fabricados anteriormente estão passando por testes de voo.

Quando perguntado sobre o desempenho do novo motor para o Su-57, ele respondeu: “Até agora, é difícil dizer porque houve apenas um voo. Tudo parece estar indo bem. Mas você sabe, é uma série de ensaios. Muitos voos devem ser realizados. Como regra geral, tais testes levam de dois ou três anos “, disse ele.

O Su-57 (PAK FA) realizou seu primeiro voo em 2010. No dia 5 de dezembro, fez o primeiro voo com um novo motor. Atualmente, o avião está equipado com o chamado mecanismo de fase 117C. O novo motor não recebeu nenhum nome até agora e é convencionalmente referido como “motor do estágio dois”.

Foi relatado em agosto de 2017 que o avião de combate da quinta geração PAK FA da Rússia recebeu designação Su-57. O trabalho de projeto experimental no avião de combate mais avançado deve ser concluído em 2019 e suas entregas aos militares devem começar naquele momento.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Washington Menezes

Pois é o avião sem motor vai voar, li tantas criticas nos blogs dizendo que se o F35 estava tendo problemas, imagina o SU 57 e um monte de bobagens sem nem um embasamento em fatos. Talvez se fossem fabricados no estágio inicial as centenas seria considerado uma aeronave boa.

BMIKE

Brasil e Suécia poderiam começar conversações para o FS2020. Um caça demora anos para ser desenvolvido, os dois países não tem tanto dinheiro quanto os EUA então o quanto antes começarem a dar alguns passos nessa direção melhor, o Brasil não pode ficar tão para trás e sabemos que a LM entrega o F35 chipado para todo mundo, mandando dados da missão executada direto para uma central nos EUA exatamente no fim dela, Noruega que o diga….

Daglian

BMIKE 8 de Fevereiro de 2018 at 19:41
“Sabemos” que o F35 é chipado mesmo? O senhor possui informações privilegiadas sobre o F35 nesse nível? O incidente com a Noruega é real, mas daí presumir que TODOS os F35 são chipados desta forma é meio precoce, concorda?

No mais, a FAB mal sabe se conseguirá adquirir lotes adicionais além dos 36 Gripens, como pretende que se comecem diálogos para uma participação brasileira no FS2020? Por mais interessante que possa ser, isso é completamente aquém da realidade.

Wagner

A Russia está quebrada, pessoal.

hammadjr

Os estaduniense tem interesses econômicos fora das sua fronteiras a Russia tem seus interesses na Europa, os estaduniense precisam projetar sua hegemonia em declínio nas sua zonas de influência, os Russos procuram fazer a mesma coisa mas na escala periférica, talvez isso leva eles a se preocupar em desenvolver sistema de defesa em detrimento do caça de 5 geração.

Bruno wecelau

Wagner não tão quebrada como nós , fechou 2017 com um crescimento próximo de 1,6% do PIB ,depois de atingir 1,8% em junho do mesmo ano , mesmo sancionada.. E lá ela depende de investimentos na defesa ,pois isso e o que gera emprego por aquelas bandas.. Não esqueça que George Soros diz anos atrás que a Rússia não chegaria ao final de 2017 sem colapsar ,mas no inicio deste ano voltou atrás e disse que a Rússia e modelo rsrsrs..Sinceramente dizer que um Pais de área superior a 17 milhões de km2 ,cujo território tem reservas de minerais e… Read more »

ADRIANO M.

Com certeza a Rússia está quebrada ! Tanto que continua comprando ouro…Parece a história da previdência do Brasil…

Marcos

Os russos fazem seus aviões, seus motores, seus equipamentos eletrônicos embarcados, suas armas. Ponto para eles!

ADRIANO M.

Bruno wecelau 8 de Fevereiro de 2018 at 21:33 “Sinceramente dizer que um Pais de área superior a 17 milhões de km2 ,cujo território tem reservas de minerais e hidrocarbonetos inimagináveis e com um povo competente e falta de conhecimento”. E levando em conta de que dos 17.100.000 km²,a Sibéria ocupa 13 100 000 km2. 77% do território russo. O Extremo Oriente russo(1/3 do território russo) se estende do leste da Sibéria ao Oceano Pacífico,e embora a região ocupe 36% do território da Rússia, tem uma população de pouco mais de seis milhões e é uma das áreas menos povoadas… Read more »

Nilton Reis

Os atrasos só se tornam problema ao compararmos a Rússia com o ocidente. Como já dito acima, as doutrinas são tão diferentes que tal comparação é absurda. No fundo , acredito que o T50 é uma ponta de lança para manter uma distância tecnológica segura do ocidente (atrasado,mas nem tanto). ACHO também que ,se tivesse escolha , a VVS dispensaria esse caça, porque ACHO que o stealth é gasto desnecessário para uma doutrina historicamente defensiva. ACHO.

Delfim Sobreira

Pelo menos os russos estão sendo comedidos, ao contrário dos quase 200 F-35 de teste cuja atualização não é economicamente viável.
.
O RCS pode ainda estar alto para um caça de 5ª ger, mas eles devem melhorá-lo.
.
Esta estorinha do chip me lembra da Maria Lacoste, que afirmava que o F-35 teria um chip de desativação.

RL

Avião meio estranho com estas pinturas.

Parece uma Mariposa …..

Arariboia

Esse papo de Russia quebrada é engraçado! Possuem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, possuem uma das maiores reservas de ouro do mundo, reservas de dinheiro, uma das menores dívidas do mundo. Mesmo com sanções está crescendo mais que outros países sem os problemas geo políticos que ela Possui . É um celeiro de novas tecnologia… civil e militar. Algumas das maiores empresas de tecnologia de informática são russas. Queria o Brasil quebrado assim! E Galante, o SU-57 tem muita pouca coisa do SU-35S… atualmente só os motoresp . Até os sistemas de defesa são diferentes. Terá um… Read more »

carcara_br

Pelo menos sejamos coerentes se a referência é a Russia então o RCS dos caças ocidentais também cresce por um fator de 100 na maioria das publicações deles assim o F-22 Teria uns 0,01-0,05 e o F-35 0,1-0,5 se não me engano…
Mas sim, eu concordo, o Su-57 carece de muitos refinamentos que vemos em caças americanos e chineses até…

donitz123

KKKK. “Rússia quebrada”. Faz-me rir esses comentários. Está tão quebrada que anunciou a compra de mais 114 Ka-52.
.
No mais é uma decisão acertadíssima. Espera-se o motor definitivo enquanto vai tirando os “bugs” que ele possa apresentar nos outros sistemas durante o dia-a-dia de operação. Senão fica como um certo caça por aí que só dá dor de cabeça.

Jacinto

Mas é curioso ver os russos cometendo, embora em menor escala, os mesmos erros dos EUA com o F-35 – leia-se, comprar e produzir unidades antes de seu desenvolvimento estar pronto. Os russos não têm urgência com o Su-57; se o seu desenvolvimento vai levar apenas mais dois ou três anos, eles poderiam muito bem acabar todo seu desenvolvimento, incluindo a questão da motorização e só depois disso encomendar mais lotes.

XFF

Esse negócio que a Rússia está quebrada é uma grande mentira que existe. O Sonho dos EUA é ver uma Rússia quebrada pra poder controlar. A Rússia está tão quebrada que tem centenas de projetos militares em andamento…

Emmanuel

Acho engraçado isso. São vendidos 12 caças e já é um sucesso de vendas e líder em tecnologia.
O outro, “chipado”, “bugado”, ‘orquinha’, que já vendeu beeem mais do que isso, é tratado como um fracasso.
Vai se entender.
As vezes acho que isso é só complexo de inferioridade mesmo. Típico de brasileiro.
Abraço.

Gustavo

Wagner 8 de Fevereiro de 2018 at 21:02 A Russia está quebrada, pessoal. A Rússia está oscilando entre 6° e 7° economia do mundo, em recessão neste momento e com projeção de forte alta em um período mais curto que do Brasil, cresce pouco mais de 1% ao ano na atual crise. O “quebrado” de um país desenvolvido é diferente de um “quebrado” de emergente. Emergentes em crise tem “crescimento negativo” , gíria tosca utilizada, mas que nada mais é do que a retração do PIB. Enfim, dinheiro e sabedoria existe por lá, diferente daqui. Quebrado está o Brasil, a… Read more »

André

ADRIANO M. 8 de Fevereiro de 2018 at 21:37
Com certeza a Rússia está quebrada ! Tanto que continua comprando ouro…

Arariboia 8 de Fevereiro de 2018 at 23:19
Esse papo de Russia quebrada é engraçado!
Possuem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, possuem uma das maiores reservas de ouro do mundo

Os fanboys precisam decidir se ela está comprando ouro ou se tem uma das maiores reservas de ouro…

Daqui a pouco vão ter que classificar isso ai como geração 4,99, afinal, é quase stealth…RCS de gripen?

Bosco

De economia eu não entendo mas o Brasil tá quebrado e tá cheio de ouro e petróleo.

Mauricio R.

De duzia em duzia vai demora pacas pra chegar perto, dos 2663 F-35 que os americanos pretendem comprar.

Arariboia

Emmanuel tem uma diferença… Um já está atingindo a operacionalidade inicial, e o outro está comprando 12 pre série para teste operacionais e criação de doutrinas de operações. O F-35 passou a pré-série e continua dar bug…. oque pra mim não é o fim do mundo… é estranho pelo dinheiro envestido, parece que ele foi apressado alguns anos. Carcara-br, sobre falta de refinamento do SU-57 isso ainda é relativo… principalmente perante ao J-20 e a dependência chinesa a tecnologias derivados da época da URSS e Russia. No meu ponto de vista a concepção de um radar EASA de seis antenas… Read more »

André

Bosco 9 de Fevereiro de 2018 at 10:33
De economia eu não entendo mas o Brasil tá quebrado e tá cheio de ouro e petróleo.

pois é….ter não é saber operar…

Arariboia

Bosco 9 de Fevereiro de 2018 at 10:33 De economia eu não entendo mas o Brasil tá quebrado e tá cheio de ouro e petróleo. pois é….ter não é saber operar… ?????? Essa é um dos pontos positivos de Putin… A ministra da área econômica da Russia tem total suporte pra fazer o trabalho! Tem várias matérias sobre ela. E o outro foi o fato de que a Rússia tem uma dívida Pública muito pequena, oque colabora para evitar especulações sobre a capacidade deles de pagarem seus compromissos e atrai investimentos. Agora início do ano entrou em operação a maior… Read more »

Arariboia

Fora que muitas áreas de tecnologia e outras cresceram…. Tá crescendo além de produtos ligados ao a área militar, petróleo e agrícola!

Bruno wecelau

Só fico triste pelo Brasil tao rico ,e com um povo pobre e irresponsável ..
O Brasil parece aqueles play boy que herdam uma furtuna dos pais e mete o pau em tudo só farra ,Funk, carnaval,churrasco, futebol etc…
Ai meu Brasil quando o teu povo vai crescer e ser grande ,não no tamanho ,mas na visão do futuro ,no patriotismo ,na vontade de crescer etc..

Emmanuel

Arariboia 9 de Fevereiro de 2018 at 10:38 (…) Eu até entendo isso, mas existe uma abismo abissal entre os dois projetos. Na verdade entre qualquer caça dito como de 5º geração e o F-35. O projeto em si é complexo demais e a LM quis fazer tudo de uma vez só como se fosse só mais um projeto de 4ª geração. Deu no que deu. Deveriam ter feito em partes como tanto outros projetos anteriores. E ir atualizando. Não conseguiram terminar e ainda estão tendo que corrigir os defeitos no meio do caminho. É uma dor de cabeça sem… Read more »

ADRIANO M.

André 9 de Fevereiro de 2018 at 10:13
ADRIANO M. 8 de Fevereiro de 2018 at 21:37
Com certeza a Rússia está quebrada ! Tanto que continua comprando ouro…

Arariboia 8 de Fevereiro de 2018 at 23:19

“Os fanboys precisam decidir se ela está comprando ouro ou se tem uma das maiores reservas de ouro”…

Então quer dizer que um país por ter reservas de ouro não pode comprar barras de ouro no mercado André?

Arariboia

Emmanuel então foi apressado… Entregou um projeto não maduro o suficiente. Muitos não gostam mas. Os russos criaram esse conceito no final da URSS com o YAk-141, e com as devidas diferenças da tecnologia da época , ele só não foi a frente pelo estado que foi a Russia nos anos 90. Não custa lembra que ainda nenhuma aeronave é de aerodinâmica tão avançado como o SU-57. E eles partiram para um configuração de 6 radares com funções especificas incluindo EW e Dircm. Então isso vai requerer uma fusão de dodos incrível. Antes de falarem do bocal russo não ser… Read more »

Arariboia

* Corrigindo década de 90

Arariboia

ADRIANO M. O Banco Central russo continua aumentando suas reservas de ouro para cumprir o objetivo fixado pelo presidente da Rússia Vladimir Putin: fazer com que o país não sofra com as sanções externas e não seja vulnerável à conjuntura geopolítica. Segundo o World Gold Council, organização internacional de empresas do setor do ouro, em setembro de 2017 a Rússia possuía 1.778,9 toneladas de ouro. O país ocupa o sexto lugar na lista dos Estados com maiores reservas deste metal precioso, uma lista encabeçada pelos EUA, Alemanha, Itália, França e China. A proporção de ouro nas reservas russas tem aumentado… Read more »

Bosco

Tá explicado o porquê do F-35B ser uma porcaria. Os americanos compraram o projeto do YAK-141.

Ricardo

Bom, desde 1996 eu vejo comentários e textos descrevendo a Rússia como falida, derrotada e acabada! De fato a década de 90 foi um desastre e isso explica porque Putin é tão adorado atualmente. os russos mão tem ilusão, sabem que o governo está cheio de corruptos (como aqui), mas também sabem que Putin é um nacionalista fervoroso, capaz de se matar pelo seu país. Se fosse um homem obcecado por dinheiro, como algumas publicações sugerem já teria vendido as riquezas nacionais para multinacionais! Estudos sugerem que a Rússia tem até 25% de todos os recursos naturais do planeta. Existe… Read more »

TIGER 777

Pessoal, este caça foi desenvolvido num acordo Rússia/Índia, ok.
Isto significa que ele não vai ser vendido a China. A pergunta é: Os Chineses vem fazendo engenharia reversa nos produtos adquiridos da Rússia, como ela fará agora, sem ter o SU-57??? Os Chineses , já desenvolveram expertise em motores e radares, sem assistência externa???
Grato pela atenção.

Arariboia

Tá explicado porque ele então porque ele voa! A parte de concepcao do motores funciona e aerodinâmica funciona. Pütz se fosse todo americanos… rapaz aí estar consumindo mais dinheiro!

Hahahaha… ??✌??
Torcedores que vestem calcinhas do tio sam putos em 3,2,1…????

Cronauer

André 9 de Fevereiro de 2018 at 11:04

Bosco 9 de Fevereiro de 2018 at 10:33
De economia eu não entendo mas o Brasil tá quebrado e tá cheio de ouro e petróleo.

pois é….ter não é saber operar…

—x—
Shooooooowwwww! hahahaha
.
Só no camarote…

Arariboia

Tô brincando antes que apareça um revoltado!

Arariboia

Em parte*

Bosco

Ararinha,
Onde exatamente você acha que o F-35B teve influência direta do YAK-141?
https://4.bp.blogspot.com/-Yiws3SIaS3M/TfjKxQAQSXI/AAAAAAAAB-g/eiLYCdMYixU/s400/yakovlev-yak-141-2.jpg

Jacinto

TIGER 777 9 de Fevereiro de 2018 at 15:04 A China já produz motores e radares próprios. Pode não ser uma “Brastemp”, mas eles já existem e estão evoluindo rapidamente.É bom lembrar que a China já tem – segundo eles dizem – um caça de 5ª geração no Chengdu J-20. O curioso é que os chineses não estão copiando só os russos não. Os seus J-11 (versão local do Su-27) e o J-15 (versão local do Su-33) usam motores WS-10, que têm origem no CFM56 (motor de algumas versões do Boeing 737 e do A320) que por sua vez tem… Read more »

Jacinto

A questão sobre a economia da Rússia não é de crescimento, mas a distância que a separa dos EUA. Os PIB dos EUA é de 18,5 trilhões de dólares e cresce a 1,5% ou 2% ao ano (as vezes mais as vezes menos). A Rússia tem um PIB de 1,2 trilhões de dólares e cresce também mais ou menos a 1,5% a 2,0% ao ano (as vezes mais as vezes menos). Isso significa que, comparativamente com seu (suposto) principal adversário, a Rússia está sempre empobrecendo. Mesmo que crescesse mais (3%, 4%) ainda assim a distância econômica que separa a Rússia… Read more »

Arariboia

Concepção do projeto caro Bosco… principalmente motor. Os russos tiveram essa ideia nos anos 80/90

Não ia querer um clone… Pra isso temos a China

Bosco

Arariboia,
Mas se você prestar atenção a concepção do sistema propulsor é bem diferente tendo o YAK-141 três motores enquanto o F-35B tem apenas um.
Há outras semelhanças entre as duas aeronaves mas nada é absolutamente original da aeronave russa tendo as soluções dela sido propostas anteriormente por outros projetos.
Mas não duvido que tenha havido algum nível de aproveitamento do projeto do YAK-141 pela Lockheed, mas num nível muito menor do que o que alguns querem nos fazer crer.
Um abraço.

XFF

Ricardo 9 de Fevereiro de 2018 at 15:02 >>>>>

Uma análise muito boa, Ricardo!. Parabéns!.

EduardoSP

A Russia, embora seja considerado um país industrializado, tem boa parte de sua economia baseada na exploração de commodities. Petróleo, minerais, gás e produtos agrícolas são importantes itens na economia russa. Isso implica também em uma significativa dependência do preço internacional desses produtos.
Além do mais a população russa deverá diminuir e envelhecer nas próximas décadas, o que é preocupante para um país com a sua dimensão territorial e economia com forte base em commodities.

Robsonmkt

Alguns detalhes que não devemos nos esquecer: 1) os americanos investem em tecnologia stealth a muito tempo: B-2, F-117, F-22 e F-35 2) todos os demais países fabricantes chegaram muito atrasados. Alguns nem tentaram produzir está tecnologia, preferindo se associar O projeto F-35 3) a Rússia não faz caças apenas para se proteger. Ela também vende, e muito. 4) se a preferência dos países hoje é por caças stealth, até por uma questão de sobrevivência mercadológica, ela tem de ter o seu e oferecer no mercado de caças. Ou seja, o RCS do SU-57 não precisa ser superior ao do… Read more »