Lt. Col. Beau “Strap” Wilkins, 514th Flight Test Squadron F-16 test pilot, makes a high speed pass in an Indonesian F-16C Fighting Falcon at Hill Air Force Base, Utah, on Nov. 21 during a functional check flight on the aircraft. This is the 24th F-16 to receive a complete refurbishment at the Ogden Air Logistics Complex as part of a foreign military sales contract with the Indonesian government. (U.S. Air Force photo by Alex R. Lloyd)

O tenente coronel Beau “Strap” Wilkins, piloto de testes de F-16 do 514th Flight Test Squadron, faz uma passagem em alta velocidade com um F-16C da Indonésia no dia 21 de novembro na Hill Air Force Base. Fotos: USAF

A Indonésia deve receber em breve os últimos seis aviões de combate excedentes Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon adquiridos da US Air Force (USAF), anunciou o serviço em 6 de dezembro.

Os aviões F-16C Block 25 de um único assento são os últimos 24 F-16C/D Block 25 que foram remodelados e atualizados pela USAF nos últimos cinco anos. Com o trabalho agora concluído, embarcarão em uma travessia de 5 dias pelo Pacífico antes de chegar ao país nos próximos dias.

Esta remodelação e atualização para o padrão Block 52 da antiga aeronave da USAF e Air National Guard ocorreu no Ogden Air Logistics Complex, que está sediado na Hill Air Force Base (AFB) em Utah.

Mais quatro caças F-16 reformados foram transladados dos Estados Unidos para a Indonésia em março de 2017 para entrega à Força Aérea Indonésia, no quinto lote do acordo de vendas militares estrangeiras (FMS) para 24 caças F-16 Block 25.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Drferr

Que projeto vitorioso! Tal versatilidade só pode ser observada em poucas aeronaves. Esse é o caminho para a Força Aérea Argentina (12 caças pra começar). Alguém pode informar com está a frota de F-16 da Venezuela?

HSJ

Esse padrão de camuflagem lembra muito do da FAB, me faz imaginar como seria se tivéssemos F-16 aqui no Brasil…

Alex Nogueira

F-16 lindo! Camuflagem muito bacana, um verdadeiro falcão em configuração limpa.

André Luiz.'.

HSJ 11 de dezembro de 2017 at 15:05
Possivelmente igual ao que vemos no bicudos! 🙂
Imagino que a Indonésia também tenha (ainda) boa parte de seu território com extensa cobertura florestal; então, deve ser um padrão de camuflagem que, visto de cima, confunda-se com as copas das árvores.
Pessoalmente, acho feio!, com aqueles tons de verde e cinza que parecem ‘desbotados’… Mas sabemos que a camuflagem não é pra ser ‘bonita’!
Abraços!

Gustavo

Sobre os f-16 da Venezuela, a última informação era de que 3 estavam voando apenas.

Walfrido Strobel

Eles foram doados a Indonésia na condição de serem modernizados na USAF com apoio da LM, primeiro foram oferecidos F-16A/B, mas eles recusaram e pediram C/D. Custou 750 milhões de dólares(31 Mi cada) a modernização do padrão Block 25 para block 52ID, usam esta designação ID porque não chegam a ser um block 52, usam alguns componentes do block 52 e não aceitam tanques conformais. O F-16C-52ID TS-1643 teve problema em 2015 e pegou fogo no taxi logo após o recebimento, uma comissão EUA e Indonésia está avaliando a causa e de quem é a responsabilidade para ver se haverá… Read more »

Walfrido Strobel

Foi divulgado que o valor da modernização dos ultimos F-5E/F ex-Jordânia custaria 15 milhões de dólares, a modernização dos F-16C/D-52ID custou o dobro.
Os doi precisavam de revitalização por estarem parados a anos com overhaul dos motores além da modernização.
Então não foi exorbitante o preço como alegavam na época os críticos da modernização dos F-5.

J.Silva

A Indonésia sim, diferentemente do Qatar, faz uma composição de caças com alguma lógica. F-16 e Flanker (27/30/35), um hi-low e com proteção a embargos.

Rodrigo

A FAB perdeu o bonde da historia, deveria estar a muito tempo operando o F-16, ao inves do mirage e F-5.

Carlos A Soares

Ótimo negócio e ótimo vetor, vida longa ao Viper.

Almeida

Re: Rodrigo 11 de dezembro de 2017 at 23:24

À época das aquisições do Mirage III e F-5 E/F pela FAB, até meados dos anos 90, os F-16 não estavam disponíveis para o Brasil. Então não, a FAB não perdeu bonde nenhum, esse bonde do F-16 só passou na época do programa FX.

Luiz Guilherme

Rodrigo, pelo o que eu sei no primeiro FX o F-16 não tinha chances justamente porque os EUA não queriam fazer transferência de tecnologia.

Diogo de Araujo

Seria possível utilizar o meteor em um F-16, por exemplo?

Walfrido Strobel

Diogo de Araujo, tudo é questão de pagar a integração, a Tailândia integrou o IRIS-T que tinham em quantidade para o Gripen no F-16A/B na sua MLU, ja que os usam na mesma Base Aérea.
.comment image

donitz123

F-16 “soltando pecinha”.
.
Only 4 of 6 US-granted F-16s arrive in Indonesia amid engine trouble
.
http://www.thejakartapost.com/news/2017/12/12/only-4-of-6-us-granted-f-16s-arrive-in-indonesia-amid-engine-trouble.html

Walfrido Strobel

A Indonésia anunciou que vai aumentar o número da Esq. de Caça e a LM rapidamente ja está fazendo propaganda do seu F-16V nas cores da TNI-AU.
.comment image

Walfrido Strobel

Apesar deles serem muçulmanos o Papai Noel está indo de C-17 entregar o presente de Natal do Exército.
Com o recebimento dos Mi-35 que foram fazer grande revisão na Russia, farão uma boa dupla com Mi-35 e Apache, o sonho de qualquer piloto de helicoptero de ataque, bem dentro da linha indonésia de equilibrar o equipamento para não depender de fonte única.
. https://defence.pk/pdf/attachments/25395109_157564745001636_8701130719193760526_o-jpg.442689/

Walfrido Strobel

Indonésia decidiu abrir mais 3 Esq. de F-16C/D modernizados ao padrão Viper para esperar os KF-X e está iniciando negociações com os EUA para adquirir mais 48 unidades de F-16 agora que recebeu o ultimo dos 24 F-16 encomendados. Hoje eles só tem 2 Esq de F-16, um de Su-27/30 e um de F-5 sendo reposto por Su-35. Alem de 2 de BAe Hawk 109/209 para ataque e patrulha de fronteira ao estilo dos nossos A-29 e um Esq. de A-29 e um de T-50 que deve ser convertido em FA-50 com a adição de radar e melhoria dos armamentos… Read more »

Walfrido Strobel

A Indonésia aproveitou a visita dia 23/01/18 do Secretário de Defesa dos EUA Gen. USMC James Mattis ao Min. da Defesa da Indonésia Gen. Ex. Ryamizard Ryacudu em Jakarta para falar do assunto F-16 e solicitar que os EUA tirem o Kopassus da geladeira da programação dos treinamentos conjuntos, os EUA responderam que a Indonésia de hoje é outra e serão retomados os treinamentos entre as Forças Especiais da Indonésia e as Forças Especiais dos EUA.
A Indonésia e os EUA faziam treinamentos constantes, mas sem envolver unidades acusadas de ações truculentas e tortura nas ultimas décadas.
.comment image?w=620

Ronaldo de souza gonçalves

Lembro que quando o chile comprou o f-16.O Brasil recusou pois vinha sem misseis que ficariam no controle deles lá,e nos teríamos que pedir autorização para traze-los.Ficamos é reformamos o f-5 que ficou em conta é agora vamos de grispen,não terminou mal para o Pais.Hoje com a disputa acirrada pelas vendas de caças,não existe muita politicagem,ainda existe em menor grau é o EUA baixaram um pouco a crista,pois tem caças suecos ,russos,franceses,chineses para todos os gostos é bolsos.