segunda-feira, julho 4, 2022

Gripen para o Brasil

Northrop propõe UAV lançado por casulo para atualização do E/A-18G

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

EA-18G Growler

A Northrop Grumman em parceria com o fabricante de materiais compósitos VX Aerospace está propondo um veículo aereo não tripulado lançado por canister que poderia ser lançado do Boeing E/A-18G Growler atualizado da Marinha dos EUA.

O Office of Naval Research (ONR) financiou um teste de voo em outubro que demonstrou que o Dash X, de 3,66 m (12 pés) de envergadura, poderia coletar e compartilhar informações de guerra eletrônica em voo com uma aeronave tripulada.

A Northrop modificou para o teste um Bombardier Dash 8 com um conjunto de sensores, que dirigiu o UAV para mudar de missões e locais em tempo real durante o experimento. O primeiro experimento da Northrop marcou um teste baseado em terra e no próximo abordará a separação da aeronave.

Durante uma turnê em seus sistemas de missão perto de Baltimore, Maryland, esta semana, o diretor de campanha de aviação naval de Mission Systems da Northrop mostrou o UAV expandido e em sua forma compacta dentro de um canister de munição cluster. O Dash X pode ser lançado de qualquer aeronave, seja um Growler ou Boeing B-52H, e usa dispositivos de escuta localizados em sua barriga para conversar com a plataforma lançadora.

“Nós fizemos uma demonstração em que os UAV avançaram, procuraram um alvo emissor de RF (radiofrequência) oculto, eles saíram e encontraram esse veículo, ouviram as emissões e enviaram de volta para a aeronave de teste. Eles foram capazes de detectar, identificar e geolocalizar”, disse o diretor.

A Northrop está trabalhando no Dash X através da ONR, bem como do Gabinete do Secretário de Defesa e da PMA-265 da Naval Air Systems, que lida com as frotas de F-A-18E/F Super Hornet e E/A-18G do serviço. A Marinha dos EUA parece estar interessada no Dash X como parte de um esforço de aeronaves tripuladas e não tripuladas em seus Growlers Block II, disse Thompson.

UAV Dash X dentro do canister

FONTE: FlightGlobal

- Advertisement -

4 Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Esses diabinhos são o futuro da guerra aérea.

Mahan

Da terrestre e naval também.

Tiger 777

Esperando o Bosco trazer novidades sobre estes uavs…

Gilberto Rezende

Parece ser um conceito similar ao UAV Kamicase turco Alpagu…

Últimas Notícias

FAB intercepta aeronave carregada com 500 kg de drogas

Atuação da Força Aérea tem como objetivo defender o espaço aéreo e proteger as fronteiras do país A Força Aérea...
- Advertisement -
- Advertisement -