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A Boeing acaba de revelar em St. Louis seu treinador T-X, feito em parceria com a Saab, que concorre para ser o novo treinador da USAF, no lugar do velho T-38 Talon.

A maior empresa aeroespacial do mundo enfrenta uma batalha com a Lockheed Martin, a Northrop Grumman e a Raytheon para o contrato de US$ 11 bilhões para produzir cerca de 350 jatos do programa treinador avançado T-X.

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Predator

Olha aí o Shinshin.

Marcelo

Chegou o favorito ! Deriva dupla?

Rafael Oliveira

Para quem apostava que seria um Gripen “pelado”, errou feio. Ficou bem diferente.

Carlos Alberto Soares-Israel

Cel R. Nery
Vai começar:
Será nosso Lift, para Argentina é o ideal, a Colômbia vai se interessar, o Uruguay vai querer (3), o Paraguay já está sondando …………. meu D’US !
Shalom

carvalho2008

Puxa…não tem mais fotos…?
.
Olhando assim, parece ser um peso bem leve ao estilo do proprio T-38…
.
alguem tem mais detalhes?

Fabio Aguiar

A Argentina com certeza vai avaliar, depois, não compra nada!

Roberto Bozzo

É impressão ou o trem de pouso frontal está colocado bem próximo a um alinhamento com o centro de gravidade do avião ?

JT8D

Ficou fantástico. Outro golaço da Saab

Delfim Sobreira

Tirando o F-16, todos os caças da USAF tem deriva dupla, na Navy se usa deriva dupla desde o F-14.
Barbarizou.

Tadeu Mendes

O que signica em Ingles, deriva dupla?

Help. Please.

Belissima aeronave.

Golaço da Saab? Porque?

Baschera

Parte importante da fuselagem foi remetida pela SAAB à Boeing em 13 de junho passado.

https://twitter.com/GripenNews/status/742334400415858688/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw

Sds.

JT8D

Tadeu Mendes 13 de setembro de 2016 at 13:43
Golaço da Saab porque eles provavelmente conseguirão um negócio bilionário com a maior força aérea do mundo. É pouco?

carvalho2008

Esperava mais….
.
Ficou parecido com uma versão industrial do BD-10 ou do javelin….
.
BD-10
rob.com/pix/var/albums/oops/BD10/bd10_3.jpg?m=1289693961
.
ATG javelin
comment image

Delfim Sobreira

A única coisa que me entristeceu é pensar que este LIFT pode ser o ponto de partida pra projetos de 5ª geração da Saab. Conceitualmente está à frente do J / F-39.
Enquanto na FAB pensa-se em usar o F-39 pelos próximos 40 anos e abandonaram a modernização de outros vetores, os suecos continuam aperfeiçoando o J-39C, estão a ponto de lançar o J-39E / F-39 e já pensam como deve ser o próximo caça.
Também, com o grande Urso do lado, hibernando mas com um olho aberto, não dá pra vacilar.

Rui Chapeu

Se voa bem não sei. Mas ficou feio. Achei que ficaria mais legal.
Por enquanto eu acho o da Northrop bem mais legal, seguido do da Loockheed/alenia.

carvalho2008

Sei não…ele parece bem pequeno….acho que não terá função secundaria não….parece muito leve para armamento, não estou vendo onde seriam pendurados, deve ser focado somente para terino mesmo….

Maria do Carmo Lacoste

Pintou o campeão.

Baschera

Último vídeo institucional do Boeing/Saab T-X….
Sds.

http://www.boeing.com/defense/t-x/index.page#/video-player/boeing-t-x-takes-to-the-sky

Baschera

Ficou parecendo um T-38 / F-5 modernizado…. exceto pela dupla deriva…e por ser monomotor.

Sds.

Delfim Sobreira

Ao ver as fotos frontais, percebe-se que as derivas estão inclinadas pra fora, ao estilo stealth. A Saab já está brincando com projetos de 5ª geração.
Enquanto que aqui gastou-se uma grana pelo ToT do F-39… aliás, depois desta comecei a perder o tesão por esta aeronave… já vai chegar aqui ultrapassada… snif…

Fabio Nunes

Pelo jeito a Loockheed vai levar mais um contrato bilionário…

Matheus

Curuuuiz, mas o bicho é feio hein? rsrs

Rodrigo Maçolla

Na minha modesta opinião e só avaliando por estas fotos também esperava mais, …..apesar que gostei da deriva dupla tipo “F-15 dos pobre” . Uma coisa me parece clara é mesmo somente um treinador… sem função secundária nenhuma.

Mais é cedo ainda pra dizer que o é “fraco” perante os concorrentes é preciso avaliar a performance de todos…Mais esse contrato cm certeza é briga de cachorro grande. ,

Clésio Luiz

Pelas fotos na horizontal não da para ver, mas no link dizponibilizado pelo Baschera tem uma CG onde mostra o perfil das superfícies aerodinâmicas dele. Ficou foi parecido com o F-18F.
.
Eu devo desculpas ao Nunão, por ter duvidado dele sobre a colaboração da Saab com a Boeing resultar numa aeronave totalmente diferente do Gripen.
.
Então, dos 3 concorrentes usando a F404, dois escolheram usar o motor da GE com pós-combustão. Vamos ver até onde isso vai ajudar ou prejudicar a Northrop com o N-400.

Marcelo

Delfim Sobreira 13 de setembro de 2016 at 13:52
Delfim,
A FAB e a Força Aérea Sueca vão usar o mesmo caça monoposto, com pequenas diferenças, o Gripen E, e no caso da FAB também o biposto F, “nos próximos 40 anos”. Então não entendi o motivo da tristeza, se a comparação que você quer fazer é com os suecos.
Abraços

Bardini

Do assento do copiloto pra frente ele lembra muito um L-159.
.
Esse trem de pouso é muito semelhante ao do F-16… Parece até o mesmo…

Madmax

Fotos ruins, deu pra ver nada direito.

Baschera

Vídeo (7 min) com os testes do protótipo do Boeing / Saab T-X.

Sds.

https://www.youtube.com/watch?v=MthE1wVqu40

Augusto

350 jatos por 11 Blhões de dólares? Estamos pagando 4,6 por 32 jatos! Tem algo muito errado nessa compra do Gripen!

Baschera

Na VERDADE o video acima é de um T-38 Talon de última versão, onde foram testados alguns conceitos do T-X….

Sds.

Bardini

Hein?

Bardini

Algusto, 11 bilhões por 350 treinadores da ~31 milhões por aeronave… Tá no preço, e esse nao tem nada a ver com o do Gripen E e seu pacote.

Jorge Alberto

Tem la um “Q”, de F-14……

Saudades?

Clésio Luiz

Bardini, disseram que o trem é o mesmo do F-16 (provavelmente o “A”) e alguns componentes internos são os mesmos do Gripen. Acho que tanto ele quanto o N-400 reaproveitam muitos componentes de outras aeronaves para baixar os custos.

Mauricio R.

N38ITX, fala sério não se provoca dessa maneira o fabricante do próximo bombardeiro estratégico americano, vai que eles lá respondem fazendo uma “bombing run” sobre Everett ou Renton… Lindo!!!! Lembra um pouco o Javelin, o Scorpion, e o SH, mas tem aqueles malditos dentes na asa, o troço velho isso!!!! E ainda pode render uma versão armada, que segundo se diz a USAF não tem tanto interesse assim, para se vender para aqueles países para os quais o F-35 é demais da conta. “…seguido do da Loockheed/alenia.” A parceria da Lockheed-Martin é com a sul coreana KAI e o T-50A.… Read more »

Baschera

Augusto 13 de setembro de 2016 at 15:52

Augusto,

O T-X é um treinador primário, assim como o são os seus competidores… e todos estão mais ou menos nesta faixa de preço. O Gripen E?F é uma aeronave no estado da arte, um multirole fighter provido com inúmeros “acessórios” à mais como suite de combate, sistema de armas radar,,sistemas de defesa etc…etc. Naturalmente é muito mais caro. De outra classe distinta de um simples treinador à jato.

Sds.

ivammc

Bela aeronave. E também, sendo da Boeing deve ter muita tecnologia embarcada. Será promissor com certeza.

Delfim Sobreira

Marcelo.
Se os suecos tem um projeto de treinador neste nível, com características de 5ª geração, é porque já devem ter algo na prancheta pra substituir o J-39. Quem projetaria um treinador conceitualmente mais avançado que seus vetores de combate, a não ser que já tenha algo pra substituí-los também. ?
Também explica porque os suecos não desenvolveram uma versão biposta do NG. ou a tela widescreen. Já estão pensando à frente. Nós é que vamos gastar $$$ com estas coisas.
Mas como escrevi antes, quem tem a Rússia como vizinha indigesta não pode se acomodar.
Acomodados somos nós.

Baschera

Segundo a Saab… o IOC (Initial Operating Capability) do T-X está previsto só para…. 2024 !!

http://www.prnewswire.com/news-releases/boeing-and-saab-reveal-first-two-aircraft-for-air-force-t-x-competition-300327217.html

Sds.

Delfim Sobreira

Lembrando que quando compramos nossos Mirage e F-5, os suecos usavam J-35, depois J-37 e J-39. E nós com os mesmos F-5 e Mirage.
Eles não dormem no ponto.

Reinaldo Deprera

Conceitualmente o T-X já venceu. O melhor airframe para quem irá mandar seus pilotos para F-35 e F-22; Pequeno e simples. Sem provisionamentos para o cumprimento de CAS e COIN. — Para o Brasil a melhor opção é aquela que a FAB já parece ter definido. Fazer o treinamento avançado no A-29 e mandar os caçadores para esquadrões operacionais de A-29. Ou seja, não usar uma aeronave dedicada e a reação, porém, alongar a experiência do piloto naquela aeronave em situação operacional. Para o Brasil, é perfeito. Se o conservadorismo vencer na FAB, então fico com o l 39 NG… Read more »

Baschera

Foto do T-X em um ângulo mais favorável para se ver minimamente a parte de trás.

Sds.

http://breakingdefense.com/wp-content/uploads/sites/3/2016/09/IMG_5441-768×418.jpg

Maria do Carmo Lacoste

Reinaldo Deprera 13 de setembro de 2016 at 16:25
Prefiro um bem bolado com o Aermacchi M-346 em troca do KC-390.

Bueno
Carlos Alberto Soares-Israel

“Mauricio R. 13 de setembro de 2016 at 16:04”
Eae Colega ?
É por ai, boas suas correções.
Esse mercado de Lift ou AT vai acabar saturado de fornecedores, mas a concorrência faz bem.
A questão é quem vai tocar sem o contrato dos Amis ?
Este já tem pedigree:
A parceria da Alenia é com a Raytheon e o T-100, versão do M-346 Master.
http://www.raytheon.com/capabilities/products/t100/
É meu preferido e a Hilary sabe disso. (rs).

Marcelo

Delfim, acho que você está sobrevalorizando a contribuição da Saab nesta aeronave. Essa aeronave é da Boeing, projetada sob sua liderança e procurando cumprir com requisitos da USAF, não é um projeto sueco…

Carlos Alberto Soares-Israel

Pronto, confirmado …. é o preferido da Hilary também (rs).
Simplesmente o melhor, quanto ao 390 …..
Caso a Donna Hrinak estivesse nessa, mas está com a outra ….. Boeing !
Shalom

Baschera

Segundo o gerente do programa T-X na Saab…. eles teriam usado um novo sistema de construção e montagem de aeronaves pré qualificadas e projetadas em técnicas 3D (exatamente como a Embraer já utiliza) Segundo ele, Ted Torgerson,, a montagem de um cockpit de uma aeronave deste tipo leva até seis semanas. Com as novas técnicas eles conseguiram montar as peças e partes e instalar o cockpit na fuselagem em menos de oito dias.. Nesta mesma entrevista, Darryl Davis da Boeing, cita que a aeronave foi projetada e pode ser posteriormente modificada para receber até DOIS pontos duros em cada asa,… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel