Jane’s: Egito comprará 46 MiG-29

    556
    7

    MiG-29 - foto RAC MiG

    O informativo britânico Jane’s, citando matéria do jornal russo Vedomosti do dia 25 de maio, anunciou que o Egito concordou em comprar 46 caças MiG-29 numa negociação estimada em dois bilhões de dólares.

    O negócio deverá ser assinado “em breve”, segundo duas fontes russas da indústria aeroespacial ouvidas pelo jornal russo.

    A agência estatal russa de exportação de material militar, Rosoboronexport, e a fabricante do caça, a RSK MiG, não comentaram sobre o eventual acordo.

    Há rumores sobre o interesse do Egito em comprar caças MiG-29, ou mesmo a versão mais avançada, o MiG-35, desde novembro de 2013.

    Um contrato para a compra de MiG-29 viria logo após o anúncio, em fevereiro, de que o Egito comprará 24 caças Dassault Rafale.

    NOTA DO EDITOR: estaria o Egito se distanciando cada vez mais do círculo de influência dos EUA, formado desde a assinatura dos acordos de Camp David na década de 1970?

    VEJA TAMBÉM:

    7 COMMENTS

    1. F-16… Rafale…. Mig-29/35….. “ter não significa operar” !

      Um pais paupérrimo com uma força aérea deste porte….”faraônica”… imagino quanto custa adquirir e manter operacional tudo isto com um orçamento de quarto mundo !

      Sds.

      • Baschera

        No Oriente Médio nem tudo o que se vê é o que é. De onde você acha que veio o dinheiro para a compra dos Rafale? Do próprio Egito é que não foi. E na Síria? Como você acha que o Assad se sustenta no governo? Vou dar uma dica. O dinheiro vem de um lugar que começa com “I” e termina com “rã”.

    2. Egito se distanciando mais dos EUA? Os EUA depositam 2 bilhões de dólares todo ano na conta dos generais. Onde que o Putin iria arranjar grana para cobrir a oferta do Tio Sam?..rs!

    3. US$ 2 bi por 46 MiG-29?? Isso, segundo o padeiro Manuel, dão US$ 43 mi por unidade, ou seja, 7 milhões de dólares a menos do que helicópteros de uma certa ex-colônia portuguesa a sudoeste da terrinha…

    4. Sabe o que pode ser?

      O preço do rafale saindo além do posto em contrato… Já pensou?
      Quebra de contrato unilateral por parte do Egito, um processo na OMC, e substituição de rafales por Mig-29 SMT. Se for isso, próximo ano veremos a Chengdu Dassault Aviation.

    5. Olá.

      Ideologicamente falando, o Egito sempre foi do lado árabe. Os tratados de Camp David (reparar no nome; quase piada pronta…) foram costurados (e muito bem) pelo governo americano que, praticamente “comprou” o presidente Anwar Sadat e seu sucessor Hosni Mubarak. Ambos foram depostos (um assassinado e outro por golpe de estado).
      Não tenho a menor dúvida de que a massa do povo do Egito é favorável a que o país tenha uma postura militarmente mais ativa na região. A Guerra dos Seis Dias ainda deve estar “engasgada” na garganta dos militares do país. Mesmo o Guerra do Yom Kipur, não serviu para “recuperar a honra” militar do país.
      Vejo como “natural” uma possível reaproximação do Egito com o mundo árabe (onde ideologicamente ele sempre esteve).
      Ah, discordo de você, Poggio, sobre a origem do dinheiro (para praticamente tudo do mundo árabe). Ele até pode passar pelo Irã, mas a origem é a Arábia Saudita.
      SDS.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here