vinheta-perfil-aereoO Mikoyan MiG-35 (Микоян МиГ-35 em russo e “Fulcrum-F” na OTAN) é um amadurecimento da tecnologia do MiG-29M/M2 e MiG-29K/KUB. Classificado como um caça de geração 4.5, o MiG-35 agora é considerado como um avião de peso médio, porque o seu peso máximo de decolagem aumentou 30 por cento.
Aviônicos totalmente melhorados e novos sistemas de armamento e sensores (clicar na foto acima), nomeadamente o novo radar AESA e o Optical Locator System (OLS), aliviam a aeronave da dependência do controle de interceptação baseado em terra (GCI), e lhe permitem efetuar múltiplas missões.
A aeronave está sendo comercializada sob a designação MiG-35 (único assento) e MiG-35D (biposto) para exportação. Sua primeira apresentação internacional ocorreu durante a Aero India 2007.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Bicho bonito hein.

A FAB estaria bem servida dessas pássaros ai?

O que acham?

Bosco

É um mistério porque o Mig-35 não entrou na concorrência do F-X2. Parece que foi questão de marketing dos Russos, que não queriam colocar dois produtos em uma mesma concorrência.

Vassily Zaitsev

RL,

Se, comparado o Mig-35 OVT com o Rafale, fico com o Rafale. Acho que é um excelente caça de defesa aérea, equipado com AESA, rastreador infra-vermelho e tudo o mais, mas é uma filosofia de uso
completamente diferente da que estamos acostumados.

Bosco,

Pelo que sei, os Russos preferiram candidatar somente o Su-35 no projeto FX-2 porque acharam que ele teria “nome” para vencer o páreo. Pena que o resultado dessa concorrencia tenha um final decidido por políticos e não por quem irá usá-los, no caso os pilotos.

marcelo

acho que se a fab tivesse comprado sukoi 30 mk ja taria bom de mais…acho que seria melhor que gripe e rafalee o super hornet……………………..o mig-35 e um sonho pra fab

welington

O melhor seria o SU-35BM que já esta voando com o 2º protótipo o “902” e terá suas entregas apartir de 2011.
http://sukhoitribute.blogspot.com/

RL

Vcs viram que o PERU irá modernizar toda sua frota de MIG-29 para o Padrão SMT?

Vassily, também prefiro os RAFALE.
E pelo andar da carruagem, precisamos acelerar a vinda dos nossos, pq até o Peru vai ter uma máquina possante.

Abraços.

Manfred Von Richthofen

Parece que ninguém prestou atenção nos novos sensores do MiG-35 descritos na segunda foto acima do post.
São sistemas que estão a anos luz a frente do que temos na FAB hoje, mesmo com o F-5EM.

Paulo Costa

Com novos avionicos,o que era bom,ficou melhor ainda.
A Mig encerrou a produção do Mig-29 a bastante tempo.
Como tem ainda bastante nos estoques,pode fazer um
upgrade,dai a razão de não ter participado do FX.

Vassily Zaitsev

RL,

O Perú tem quantos Mig-29?????? Se não estou enganado, a FAP conta com 18 unidades, sendo que 5 ou 6 já seriam da versão SMT.
Acho que vão modernizar o restante na Bielorússia.
Também acho que irão modernizar os 12 Mirage 2000 que equipam um de seus esquadrões.

RL

Vassily. Abaixo o texto públicado no (O ESTADO DE SÃO PAULO) no dia 11 de Outubro de 2008 pelo jornalista Roberto Godoy. A mesma menciona a quantidade exata de Mig´s em operação atualmente na FAP, e também as quantidades iniciais que já estão em fase de início de modernização. Espero ter contribuido. Abraços. Lima revitaliza frota de aviões russos MiG-29 ROBERTO GODOY A aviação militar do Peru terá toda a sua frota de 19 supersônicos modelo MiG-29 “Fulcrum”, fabricados nos anos 80 na Rússia e na Ucrânia, revitalizada de forma a manter capacidade de combate e emprego até o ano… Read more »

Alfredo_Araujo

È um aviao feito para se igualar ao F-16 e ao F-18 como caça leve… seria legal fazer uma comparação entre o F-18E/F e o Mig-35, ja q ambos estao equipado com radar Aesa e tal…

Baschera

Este bixo é até bonitinho e barato, mas “bebe” demais e sua manutenção é cara.
Sds.

Wilson Johann

Pessoal, Pelo que já ví e li sobre este caça, ele é mais manobrável que o SU-35, e possui uma eletrônica embarcada de última geração (como descrito acima). Originalmente desenvolvido para o combate aproximado (Mig-29), próximo de suas bases, e para se opor aos F-16, que à época começam o ser operados em grande número por diversas forças européias, tinha como limitação seu curto raio de ação. O que foi plenamente corrigido nesta nova versão (Mig-35). Porém não é um caça em produção efetiva, existindo apenas versões de “demonstração do conceito”, todas baseadas em células antigas de Mig-29s que foram… Read more »

Beto

Alguem saber dizer pq o MIG-35 não participou do processo da escolha F-X2 ??

TENENTE

O MIG-35 tem versão embarcada como o MIG-29? Peso compativel com o A-12? Obrigado.

Antonio

Muito seguramente o processo de escolha FX-2 indicará o RAFALE vencedor para a FAB. O ideal seria o RAFALE naval para a marinha, pra uniformização de doutrinas, reposição de peças, redução de custos… Como isso não é possível (adoção do RAFALE pela marinha), seria uma idéia a se pensar a adoção do MIG pela marinha brasileira com aviônica ocidental (israelense), a mesma usada pelos F-5 EM.

konner

TENENTE,

A última versão naval do MiG-29 é MiG-29K, que é um derivado do MiG-29M/SMT com radar e sistemas aviónicos mais recentes.

Ele é bastante parecido com MiG-35.

Os motores são Klimov / Sarkisov RD-33 MK turbofans, o radar é o Phazotron-NIIR Corporation’s Zhuk-ME que tem um alcance de 150 km em modo de detecção e de 130 km em modo de monitoramento.

Peso vazio: 10.900 Kg
Peso máximo/descolagem: 18.550 Kg

Mais informações:

http://www.naval.com.br/blog/?p=32

Henrique Sousa

Seria esta a famosa “pulga das estepes”???

[…] F/A-18 Super Hornet, o Lockheed Martin F-16, o Dassault Rafale, o Saab Grippen sueco, o russo MiG-35 e o Eurofighter Typhoon. As propostas técnicas estão atualmente sendo avaliadas e depois todas as […]

orlando pedro

gostatia de saber se o f 35 eo mig35 qual e melhor quais sao as suas capacidade

orlando pedro

o mig 29 e compativel ao f16 que usamos aqui na nosso terra

Miguel Junior

Bem, é incrível como o NÃO-preconceito NÃO-herdado da Guerra-Fria NÃO continua a produzir falta de visão pragmática e técnica. O Antonio em 13 out, 2008 às 10:39 diz: “…Muito seguramente o processo de escolha FX-2 indicará o RAFALE vencedor para a FAB. O ideal seria o RAFALE naval para a marinha, pra uniformização de doutrinas, reposição de peças, redução de custos… CARAMBA! Como podem BEM LEMBRAR esquecer que somente os caças russos precisam de catapultas?!…o que seria o ideal para o Brasil, uma vez que o nosso NAE São Paulo está sucateado e NÃO possúi sistemas de catapulta efetivo ?…… Read more »

Miguel Junior

Caros, o migueljunior3@gmail.com estava ironizando… é só retirar as palavras NÃO, JAMAIS E BEM LAMBRAR que o texto fica c l a r o …
abraços,
Miguel Junior
migueljunior3@gmail.com

Miguel Junior

Caros aficionados, em tempo: Quero só lembrar que esse preconceito ideológico sempre tira o foco de se discutir as questões técnicas e inventiva…que é o nosso papo, certo? A chamada “imprensa especializada”, tirando a excepcional ASAS, sempre fez questão de não divulgar as primazias russas quando da criação do 1° míssil de 4ª geração (dispare e esqueça), guiado a raio infravermelho; o primeiro radar com varredura sintética que equipava o caça mais veloz do planeta, o MiG-31 Foxhound; a 1ª turbina com TVC operacional ainda inédito no Ocidente; os 1°s caças operacionais produzidos em série VTOL – VerticalTake-Off&Landing, fora sites… Read more »

Mateus_LB

Ou o Brasi investe num novo porta aviões e novos caças para a marinha oq na minha opinião é um disperdício devido ao nosso orçamento ou compra um monte de subs nucleares e comuns q são muito mais eficazes.Se nós tivessemos um orçamento maior um investimento num novo porta aviões seria bom.

trackback

[…] O caça pode receber praticamente todos os novos sistemas de auto-defesa disponíveis para o MiG-35, inclusive um radar AESA (phased […]

[…] tem recebido muitas modernizações. O MiG-29K está sendo produzido para a Marinha da Índia e o MiG-35 é sua versão mais evoluída. O Fulcrum foi usado em combate pela primeira vez na Guerra do Golfo, […]

[…] MiG-35, evolução do MiG-29, participa do FX da Índia. O caça tem boas chances, já que a Marinha […]

[…] Para quem acha que o F-16 já morreu, ele está bem vivo e disputando agressivamente o F-X da Índia. O F-16IN Super Viper é a versão moldada para atender aos requisitos do Programa Medium Multi Role Combat Aircraft (MMRCA). Além de superar as já conhecidas características de alta performance do F-16, a versão IN incorpora algumas tecnologias de 5a. geração, tornando-o um dos mais avançados caças de sua categoria. Entre as inovações, o Super Viper incorpora o radar AESA Northrop Grumman APG-80, um data-link para Guerra centrada em Redes (Net-Centric Warfare), cockpit full-color com HMD, sistema de auto-defesa de… Read more »

Luiz Bittencourt

Na verdade o MIG-35 assim como o Sukkoy-35 n entraram na concorrência do projeto de reaparelhamento da FAB devido a pressões contrárias dos EUA(temor de material bélico de ponta 5a. geração)na América Latina e que podem fazer frente as seus melhores caças. O segundo problema é comercial e é devido a Embraer. Para fechar contrato teria que ferir um acordo entre o Brasil e a mesma. Mas se eu fosse o Lula fechva com o material russo. Abertura dos códigos de segurança e fabricação aqui. Ótimo negócio para o país adquirir umas 50 aeronaves e ficar com hegemonia aérea no… Read more »

Miguel Junior

Luiz Bittencourt, meu caro amigo lúcido e sem ranços ideológicos, mandou bem… Lembra quando em 2002 o site (para mim) mais sério sobre técnica e estratégia de aviação, o Sistemas de Armas, informou que o Sukhoi-35 seria o ganhador do FX-1° ?… Pois é, lembro que havia uma notícia paralela sobre os russos quererem instalar uma fábrica de turbinas (Lyulka) e outra de mísseis (Vympel) que seriam pólos de produção e vendas que combririam desde a Africa, Oriente Médio e América Latina ?… Pena que os “tradutores” do nosso ministro, nem nossos altos escalões da FAB não “ouvem” os ecos… Read more »

Antonio Xavier

Por favor mandem mais informações sobre os Mig 33 e 35, e sukoy su-47. Obrigado
Xavier de Lichinga, Moçambique

soarez mauro

e uma evolucao de defesa sou ex legionario gostei der ver isso

Miguel Junior

Na verdade essa do nosso sempre “precipitado” ministro dizer que “haviam problemas de tradução do russo para uma linguagem mais inteligível” é de doer… 1.Realmente, a Rússia firmou PARCERIAS eficazes e inquestionáveis com países continentais: China e India…e outros. Porém nosso conceito de parcerias nos tem trazido sucatas e caixas-pretas… A China,além de nacionalizar e produzir aviões militares e mísseis de última geração nem pensados no Terceiro Mundo, elevou seu Programa Espacial e produziu foguete, cápsula, trajes e tripulação nacionais, o que nenhum “parceiro” ocidental conseguiu com os yanques. A India, além de galgar o status de Programa Espacial similar… Read more »

Люблю фильмы

Ответьте пожалуйста как тут регистрироватся чтобы оставить свою информацию с моей ссылкой на источник ?

Слушатель

Написано но как красиво однако кому оно нужно ? 😀

Здравствуйте уважаемая администрация блога.
Рады представить вашему вниманию сайт http://www.WordPressFiles.ru с темами ( шаблонами) для вашего блога, которые были собраны с сети интернет.
На данный момент в нашей базе свышее 2000 тем для WordPress.

С уважением Мистер WordPress

Библиотека

Здравствуйте уважаемая администрация блога.
Рады представить вашему вниманию сайт http://vselib.ru/ где можно найти множество книг бесплатно !

Мебель

Почему на вашем блоге нельзя зарегестрироваться ?

Тексты песен

Зачем вам блог ? Хватит сидеть за компьютером ! Меня он уже довел !!!

КЕМЕРОВО

НЕУДАЧНЫЙ ДИЗАЙН 🙂

ВОЙНА

СПАМА ТО 🙂

[…] agência RIA Novosti informou que a produção do caça MiG-35 Fulcrum-F, versão de exportação do MiG-29M OVT, não começará antes de 2013 ou […]

Don D

Meu sonho de consumo pra FAB…

RL

Bicho bonito hein.

A FAB estaria bem servida dessas pássaros ai?

O que acham?

Bosco

É um mistério porque o Mig-35 não entrou na concorrência do F-X2. Parece que foi questão de marketing dos Russos, que não queriam colocar dois produtos em uma mesma concorrência.

Vassily Zaitsev

RL,

Se, comparado o Mig-35 OVT com o Rafale, fico com o Rafale. Acho que é um excelente caça de defesa aérea, equipado com AESA, rastreador infra-vermelho e tudo o mais, mas é uma filosofia de uso
completamente diferente da que estamos acostumados.

Bosco,

Pelo que sei, os Russos preferiram candidatar somente o Su-35 no projeto FX-2 porque acharam que ele teria “nome” para vencer o páreo. Pena que o resultado dessa concorrencia tenha um final decidido por políticos e não por quem irá usá-los, no caso os pilotos.

marcelo

acho que se a fab tivesse comprado sukoi 30 mk ja taria bom de mais…acho que seria melhor que gripe e rafalee o super hornet……………………..o mig-35 e um sonho pra fab

welington

O melhor seria o SU-35BM que já esta voando com o 2º protótipo o “902” e terá suas entregas apartir de 2011.
http://sukhoitribute.blogspot.com/