Home História da Aviação O Xavante de São Carlos

O Xavante de São Carlos

920
2

AT-26 Xavante em Sao Carlos - foto Poder Aéreo Guilherme Poggio

Desde o final do ano passado a cidade paulista de São Carlos conta com o seu “Xavante espetado”. A aeronave encontra-se exposta na rotatória da Rua Miguel Petroni com a Avenida João Dagnone (bairro Santa Felícia).

A solenidade de entrega do monumento ocorreu no dia 3 de novembro de 2013, como parte dos eventos comemorativos do 156º aniversário do município. O Xavante também homenageia o empresário e piloto Fernando de Arruda Botelho, vítima de acidente aéreo ocorrido em abril de 2012.

Uma curiosidade sobre a posição da aeronave é o fato do nariz da mesma apontar para o Campus II da Universidade de São Paulo (USP), onde é oferecido o curso de Engenharia Aeronáutica.

Deve-se lembrar que este não é o único Xavante em exposição na cidade. O Museu da TAM (localizado em São Carlos) também conta com outro exemplar, preservado em local fechado.

Após 39 anos, a Força Aérea Brasileira (FAB) retira do serviço operacional os seus caças AT-26 Xavante no final de 2010. No entanto, o AT-26 continua na ativa com o IPEV (Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo), onde é utilizado no Curso de Ensaios em Voo de asa fixa.

“Espetar o Xavante” tem sido uma atividade bastante comum nos últimos anos pelo Brasil. Você saberia dizer quantos já foram “espetados”?

AT-26 Xavante em Sao Carlos - foto 2 Poder Aéreo - Guilherme Poggio

VEJA TAMBÉM:

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Guilherme PoggioFabio Macedo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fabio Macedo
Visitante