Prezado AT-26 Xavante: primeiramente, o Poder Aéreo pede desculpas pelo atraso de três dias em parabenizá-lo pelo seu primeiro voo no Brasil, em 6 de setembro de 1971 (o primeiro voo oficial foi no dia seguinte, em 7 de setembro de 1971, nas celebrações da Independência do Brasil daquele ano). Também, quem mandou fazer aniversário logo numa véspera de feriado?

Mas tudo bem, assumimos que a culpa é nossa e, se serve como desculpa para o atraso, boa parte dos editores nesses últimos dias estava em campo, realizando reportagens junto a unidades da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, um outro estava em férias, e outro às voltas com intermináveis problemas de conexão na internet.

Dadas as devidas desculpas , velho Xavantão quarentão, o Poder Aéreo dá os parabéns a você e, obviamente, a todos os que trabalharam para que nas últimas quatro décadas e nos anos que precederam aquele primeiro voo de um AT-26 montado no Brasil pela Embraer, você acumulasse mais de meio milhão de horas de voo na FAB. E inaugurasse, como primeiro jato militar fabricado no Brasil, uma sucessão de outros jatos civis e militares que colecionam outras marcas pelo mundo afora.

E agora, quando suas últimas células em operação o colocam de volta ao local de nascimento e de seu primeiro voo, em São José dos Campos, desejamos que seus próximos e últimos anos operacionais na FAB sejam proveitosos, junto ao IPEV (Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo, antigo Grupo Especial de Ensaios em Voo – GEEV), formando novos pilotos de prova de asa fixa.

Nesta matéria, deixamos como homenagem algumas fotos tiradas ao longo dos últimos seis anos, mostrando aeronaves desta sua última casa. Nas fotos, estão os AT-26 4509 e 4467, que segundo Rudnei Dias da Cunha, pesquisador sobre a FAB que mantém o site História da Força Aérea Brasileira e colabora com diversas revistas especializadas, formam a dotação do IPEV junto com a célula 4516. Na falta de fotos desta última, mostramos o AT-26 4488, quando em operação na unidade. Passe o cursor sobre as fotos para ver onde e quando foram tiradas, e clique para ampliar.

Pababéns, Xavante!

 

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Ricardo Cascaldi

O desenho do Xavante parece algo saído de Star Wars, alguma nave rebelde!

Parabéns quarentão!!

Abraço!

Tadeu Mendes

Esse quarentao ja deveria estar no museu. Rsrsrsrs.

Antonio M

Se houvesse continuidade nesse programa (como deixaram de ter tantos outros) poderia cumprir cronogramas de atualização/modernização e estarmos operando-os ainda em bom número e nos moldes, ou melhor, do que os MB339.

Mauricio R.

Houve algum esforço de prototipação, ensaio em túnel de vento, no âmbito do CTA, ao redor do design do Xavante???
Ou na Embraer (estatal), de então???
Algo além da proposta AX/EMB-330, ET-AX / 008???