Xavante ficará exposto em praça pública na cidade de Americana

A Prefeitura de Americana iniciou ontem a instalação de um exemplar do primeiro jato nacional, o AT-26 Xavante, na Praça Tiradentes. O caça de treinamento pesa 2,5 toneladas (sem motor), mede 12 metros de envergadura e 9,5 metros de comprimento e ficará em exposição permanente no local. O modelo doado pela FAB (Força Aérea Brasileira) no ano passado, e construído entre os anos de 1970 e 1981, saiu de uso em 2006, sendo substituído pelo caça bombardeiro AMX, produzido pelo Brasil em parceria com a Itália.

O avião é uma das aeronaves mais importantes para o desenvolvimento da indústria militar no país, e no total foram fabricados 182 exemplares no Brasil e outros 761 pelo mundo. Até sua instalação na praça, o AT-26 Xavante ficou armazenado no prédio do NAIA (Núcleo de Atendimento Integrado de Americana). Na época da doação, a prefeitura conseguiu que a Aeronáutica assumisse o transporte do avião, que veio do Parque Aeronáutico do Recife, em Pernambuco.

FONTE/FOTO: O Liberal

NOTA DO BLOG: o dia da aposentadoria do Xavante na FAB está perto e diversas células estarão disponíveis para museus e exibições estáticas em praças públicas.

LEIA TAMBÉM:

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

favor corrigir o título: Xanvante –> Xavante. Abraços!