Turquia envia caças para interceptar avião de reconhecimento russo sobre o Mar Negro

12

Oito F-16 foram enviados para interceptar um Il-20 que voava paralelamente ao espaço aéreo turco

 

F-16 Turquia - foto 2 Força Aérea Turca

Segundo informações divulgadas por militares turcos no dia 4/3, o  incidente ocorreu na segunda-feira (3/3) após a crescente tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobre a estratégica península da Crimeia, no sudeste da Ucrânia. O Ministro dos Negócios da União Europeia, Mevlüt Çavuşoğlu, se reuniu com o embaixador ucraniano Sergiy Korsunsky em Ancara na terça-feira para discutir os recentes acontecimentos na Crimeia e na Ucrânia.

“A situação na Ucrânia está entre a União Europeia e a Rússia que forçam o país a escolher um dos lados. Eu acho que é injusto querer que a Ucrânia faça isso [escolher um lado]. A Ucrânia precisa do Ocidente. E todo mundo sabe que também precisa de gás e petróleo da Rússia”, disse Çavuşoğlu durante o encontro com Korsunsky, sublinhando que a Turquia quer a preservação da integridade territorial da Ucrânia.

Ilyushin_Il-20M_(2)

Korsunsky disse que a retirada das tropas da Rússia também deve incluir as tropas que estão na Crimeia.

O embaixador ucraniano na Turquia também disse que a Ucrânia está à espera de apoio político e econômico da Turquia. Korsunsky apelou à Turquia na segunda-feira para que”forneça assistência política, econômica e, se necessário, militar” para o seu país.

A Crimeia é importante para a Turquia devido à presença de tártaros da Península da Crimeia.

FONTE: Today’s Zaman (tradução e ediçaõ do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTOS: meramente ilustrativas

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
solskhaer

Partiram de que base aérea????

Guizmo

8 caças para interceptar 1 avião de reconhecimento? Estranho….

Mauricio R.

Como quem diz:

Não faça nenhuma graça, não somos a Ucrânia.

Almeida

OITO de uma vez. 2/3 de um esquadrão da FAB, 4x mais do que nosso típico alerta. E tem menos brigadeiros na Força Aérea Turca…

Observador

Hummmm…

Rússia de um lado, chefiada por um líder com intenção de expandir a influência russa.

De outro lado, Turquia Inglaterra, França, Itália (OTAN),, querendo impedir a expansão do urso russo.

Segunda Guerra da Criméia?!

Mauricio Silva

E ainda há o reforço de efetivos na base da Armênia.
É, a região está ficando “quente”…
SDS.

Ivan

O mapa do Mar Negro, é claro: http://www.blackseagrain.net/information/maps/++resource++agro.archetypes/bsgmigrate/blackseagrain.net/information/maps/foto/foto/black-sea-map-with-surrounding-countries-gif/image A península da Criméia é aquela ponta de terra pendurada sob a Ucrânia, que bloqueia a passagem do Mar de Azov para o Mar Negro. Observem que é relativamente pequeno, mas com meia dúzia de países nas suas margens, É um mar fechado, com uma estreita saída para o Mediterrâneo pelo Estreito de Bósforo, Mar de Mármara e Estreito de Dardanelos, todos controlados pela Turquia, na verdade dentro do seu território. Entento que há dois aspectos no envio de 8 (oito) caças, ou 2 (duas) esquadrilhas, para interceptar apenas um avião. Primeiro… Read more »

Ivan
Ivan
Marcos

Turquia

F-16C: 189
F-16D: 57

F-4: 50

F-5: 12
T38: 50

Kai T1: 24

KC135: 7
B737 AEW&C: 1

Millany

USA, EUA ou estados unidenses tem dificuldade na criação de motores mais potentes para os caças, por isto à a tentativa de comprá o mesmo tipo dos motores Russo e estudarem o funcionamento do mesmo.

Millany

A própria decolagem destes caças é vista pelo radar Russo!!!
À Rússia criou uma situação para ter a desculpa de deslocamento dos MIGs, muito bem pensada e mais uma vez neutralizando uma possível ação turca!!!.