Suécia envia Gripen para área próxima de treinamento de unidades russas

19

caças Gripen - foto N Ehlén - Combat Camera - Forças Armadas da Suécia

As Forças Armadas da Suécia enviaram defesa aérea extra para a ilha de Gotland na terça-feira (4/3), em resposta a um exercício de treinamento russo de grande escala que está sendo realizado no Mar Báltico.

” Devido ao aumento das operações aéreas na área, e, especialmente, como resultado do exercício de treinamento russo, nós decidimos basear parte de nossa equipe regular de resposta a incidentes em Gotland” informou Göran Mårtensson das Forças Armadas ( Försvarsmaktens ) em um comunicado .

“Ao fazer isso, estamos aumentando a nossa capacidade de monitorar os céus, o que é completamente normal durante exercícios de treinamento de larga escala”.

A agência de notícias russa Itar- Tass informou nesta segunda-feira (3/3) que 3.500 militares da Frota do Báltico da Rússia estavam engajados em uma operação na área marítima de Kaliningrado, um porto russo no mar Báltico situado em um enclave isolado desde o colapso da União Soviética.

Especialistas em defesa sueca disseram na época que não havia “nada de novo” no anúncio.

Quando pressionada pela agência de notícias TT, o porta-voz das Forças Armadas, Philip Simon, disse que o nível de ameaça representada pela Rússia contra a Suécia manteve-se inalterado. Embora ele tenha ficado de boca fechada sobre o tipo de força militar que foi enviada para Gotland, Simon disse apenas que havia “uma série de jatos Gripen”.
O estrategista militar Stefan Anel disse que era natural para as Forças Armadas enviar aviões para a ilha, que se localiza a cerca de 250 quilômetros ao sul de Estocolmo.

“Esta não é a primeira vez que jatos foram enviados para Gotland e esta é uma das bases militares que os suécos têm à sua disposição para a preparação militar”, disse à TT. “Considerando o que está acontecendo na Ucrânia , eu diria que isso beira o abandono do dever se os aviões não estiverem lá agora”.

O porta-voz das Forças Armadas, Göran Mårtensson, acrescentou que eles estão acompanhando atentamente a situação na Ucrânia, onde as tropas militares russas cercaram bases militares da Ucrânia na região sul da Crimeia.

FONTE: The Local (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTO: arquivo (meramente ilustrativa)

 

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Pra mim aquele “susto” foi tão inesperado quanto o do avião sequestrado que pousou na Suíça…

Clésio Luiz

… ou o 9/11 americano.

André Sávio Craveiro Bueno

Apesar de não haver estado de beligerância, uma situação em que um país realiza exercícios nos limites de outro possui potencial para que a coisa esquente de vez e rapidamente, bastando um erro de um dos lados. É uma situação em que a defesa sueca atua em “situação real” de combate. Então os Gripen são testados em combate.

Exagerei?

jairo boppre sobrinho

Srs
Em caso de algum incidente – como vcs acham que o gripen se sairia? (contra os caças russos).
Abs

jairo boppre sobrinho

Srs
Em tempo, não que creia que irá acontecer, apenas hipotéticamente.
Abs

Almeida

Dada a altíssima tecnologia embarcada nos Gripen C/D, a doutrina sueca e o tamanho das aeronaves, os suecos se sairiam MUITO melhor que os russos, tanto no combate BVR quanto WVR. Mas eventualmente o tamanho da Força Aérea Russa faria a diferença num conflito mais longo.

Joner

Srs, gosto muito do Gripen, inclusive sempre fui a fovor deste para o FX2, mas neste cenário a coisa é bem diferente. Com certeza os Gripens estão armados com o que a Suécia tem de melhor, pois é da Russia que estamos falando. Não se trata de algum outro país usando equipamentos russos, mas da Russia operando seus equipamentos. Não acredito que um Gripen se saia tão melhor que um outro caça russo, pois nesse cenário não haverá MIG 21, no minimo os Gripens vão ter SU 27,SU 33, MIG 25 e MIG 29 em seus radares, e se estiverem… Read more »

Vader

No “mano-a-mano” ou em pequenas frações sou muito mais o Gripen C/D que qualquer caça russo.

Mas números não mentem. No final a Ursa se sobresairia.

Observador

André Sávio Craveiro Bueno
6 de março de 2014 at 8:47 #

É bom que não aconteça nada sério.

Se houver uma alteração nas relações entre a Suécia e a Rússia, com a instalação de um estado de beligerância entre estas nações, a FAB pode dar adeus aos Gripens C/D como caças-tampão.

Mas não creio que haja motivos para preocupação. As relações entre estes países continuarão como sempre: gélidas.

André Sávio Craveiro Bueno

Seria exagero dizer que as interceptações e patrulhas realizadas pelos suecos são “menos situação de combate” do que voar com superioridade aérea sobre, por exemplo, a Líbia?

André Sávio Craveiro Bueno

Observador
6 de março de 2014 at 13:03

É verdade, na hipótese de conflito o empréstimo seria congelado!

Joner

Em uma hipotética batalha entre um SU-30/35 e um Gripen, eu me sentiria melhor em um Sukhoy…

André Sávio Craveiro Bueno

Sukhoi 30…

São 22m de comprimento e 15m de envergadura
Talvez o Su enxergue mais longe mas isso o leva a ser muito bem visto tb dado que seu radar não é AESA. Se os Gripen tiverem cobertura AWACS levariam algum vantagem nesse ponto? E ainda temos os mísseis…

Marcos

É pouco provável que os russos estejam dispostos a entrar em uma guerra. Há gigantescos custos operacionais, além de que haveria um embarco geral.

Fernando "Nunão" De Martini

“André Sávio Craveiro Bueno 6 de março de 2014 at 15:12 Seria exagero dizer que as interceptações e patrulhas realizadas pelos suecos são “menos situação de combate” do que voar com superioridade aérea sobre, por exemplo, a Líbia?” Por enquanto, seria exagero sim, na minha opinião. Isso porque situações de conflito em que se tem que disputar a superioridade aérea foram raras nos últimos tempos. São relativamente poucos os caças que podem ser considerados “provados em combate” nesse sentido e, se levarmos em conta os mais recentes (Typhoon, Gripen, Rafale, Super Hornet), nenhum. As interceptações e patrulhas suecas (e de… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Fernando “Nunão” De Martini
6 de março de 2014 at 19:24

Obrigado pelo ótimo e elucidativo texto.

Carlos Alberto Soares

F 16 e F 15 estes sim muito provados em inúmeras situações.