MiG-29 - foto RAC MiG

A Rússia reforçou a sua base aérea na Armênia com um lote de caças MiG-29 modernizado, informou uma fonte militar na terça-feira (4/3).

A 3624º Base Aérea da Rússia no aeroporto Erebuni em Yerevan anteriormente era a sede de pelo menos 16 caças MiG-29 Fulcrum que operavam no âmbito de acordos de defesa aérea celebrados entre os membros da Comunidade de Estados Independentes.

“Um lote de caças de quarta geração MiG-29 foi colocado em serviço na base aérea russa em Eerebuni após uma extensa revisão”, informou o porta-voz do Distrito Militar do Sul, o coronel Igor Gorbul, sem especificar o número de aeronaves.

A base aérea Erebuni faz parte da 102º Base Militar da Rússia em Gyumri, perto da fronteira com a Armênia e a Turquia.

Os militares russos disse em janeiro que além dos caças, a base de Erebuni em breve sediará um esquadrão do helicóptero armado com pelo menos 18 helicópteros de ataque e de transporte militar.

FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTO: meramente ilustrativa

NOTA DO EDITOR: algumas fontes dão conta de que a base  é sede do 426 Istrebitel’naya Aviatsionnaya Eskadril’ya (426º Esquadrão de caça). A unidade foi transferida para a Armênia após um acordo deste país com a Rússia, firmado em 2006. A base dista cerca de 21 km da fronteira com a Turquia.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jairo boppre sobrinho

Srs
O Urso mostra as garras!
Abs

Baschera

Muitos países da Europa oriental devem rever seus orçamentos militares…. e a Rússia possivelmente vai incrementar seus investimentos na área…. ainda mais do que já fez nos últimos anos.

Exemplo:

http://www.defensenews.com/article/20140227/DEFREG01/302270028/Poland-Signs-280M-Deal-Eight-M-346-Jet-Trainers?odyssey=mod|newswell|text|FRONTPAGE|p

Sds.

Mauricio R.

Só 21Km…
Uma bateria de 155mm, desde que previamente posicionada, torna essa base inútil mais rápido que um ataque aéreo.

solskhaer

Gosto desse jogo de os tigres mostrarem as garras, mas civilmente falando, será uma covardia para ambos os lados!
O material bélico é pesado!

joao.filho

“Uma bateria de 155mm, desde que previamente posicionada, torna essa base inútil mais rápido que um ataque aéreo.”

E um Mig-29 basta, para transformar uma bateria inteira de 155mm em carvão…

Almeida

joao.filho, não cara, um Mig-29M não tem como neutralizar uma bateria de artilharia em uma única missão. Mesmo que esta não esteja protegida por um guarda chuva de AAA e seus próprios caças.

Reveja seus conceitos.

Almeida

E continua esquentando…

Rafael M. F.

Nada demais. Apenas marombados exibindo seus músculos na academia…

joao.filho

Ok,ok. Manda meia duzia, entao…

Mauricio Silva

A 102ª Base Militar de Gyumri tem cerca de 3.000 militares, além de peças de artilharia e tanques. Não é uma “basezinha qualquer”.
Se houver a transferência de helicópteros de ataque (Mi-24, Mi-28 ou Ka-52), além dos caças, a Georgia que se cuide…
SDS.

Joner

É disso que eu estou falando, a OTAN sabe que seus caças não vão encontrar MIG 21 ou SU 25. São caças tão capazes, senão mais capazes que os seus, e sem duvida alguma, EM UM NÚMERO MUITO MAIOR. Não são mercenários pilotando sucatas, são russos pilotando as máquinas separadas para defesa, e não para o treinamento diário. Estão em maior número, conhecem a topografia da região (estão em casa), e não são armamentos comprados, eles os desenvolveram… Os EUA e a OTAN sabem, as perdas seriam incalculaveis para ambos os lados da “trincheira”. No final, a Russia vai fazer… Read more »

Leonardo

Isso não vai dar em nada nem a Rússia e muito menos os EUA e a OTAN vão fazer alguma coisa!!!!! Não foi feito nada pela Síria e o Bashar al Assad continua com seu genocídio até hoje!!!! Daqui a pouco os ânimos se esfriam e tudo volta ao normal, pois a Ucrânia quer fazer parte da UE, mas sua economia pífia, logo vai ficar Grécia ou pior e para piorar ainda mais, depende do gás Russo. Será que realmente vai ser tão bom fazer parte da UE para os ucranianos? Tenho minhas dúvidas, pois os ingleses que mais de… Read more »

Leonardo

quis dizer ficar como a Grécia ou pior

Ivan

http://blogsdelagente.com/blogfiles/guiaarmeniamenc/MAPA.jpg

O mapa acima postado apresenta uma visão da Turquia, seus vizinhos, inclusive Armência e Rússia, bem como um emaranhado de gasodutos.

O deslocamento de caças e tropas russas para a 102º Base Militar da Rússia em Gyumri é um movimento militar e político para ameaçar o flanco oriental (leste) da Turquia. Sem dúvida uma resposta ao discurso turco e mensagens aladas (8 F-16s sobre o Mar Negro).

O mapa, sempre o mapa, pode dar uma visão do movimentos das peças sobre o tabuleiro da região.

Abç.,
Ivan.

Ivan

https://www.joaoleitao.com/viagens/wp-content/uploads/2008/10/mapa-da-armenia.jpg

A propósito, este outro mapa, agora detalhando a Arménia, pode ser útil para entender onde fica Yerevan e sua proximidade com a fronteira da Turquia.

Curiosamente Ararat fica bem pertinho, mas esta é outra história, do tempo do dilúvio… só para os mais antigos.

Sds.,
Ivan, não pisei na lama não… ka ka ka.

Lyw

Mapa bastante elucidativo meu caro Ivan.

Uma perguntinha: tu és geógrafo?

Baschera

Uma suposta base de mísseis ucraniana em Sebastopol acaba de ser invadida e tomada por “homens armados” que estavam há bordo de um caminhão sem identificação “aparente”.

Sds.

Almeida

Lyw, o Ivan é geógrafo e frentista! 😛