MirageIIID_AFA05_fotoPA

Foi no dia 14 de dezembro de 2005 que ocorreu a cerimônia de encerramento das atividades operacionais do Mirage III no Brasil. O evento ocorreu na Base Aérea de Anápolis (GO).

Naquela data quatro Mirages decolaram de Anápolis, sendo que três deles eram bipostos e levavam na nacele traseira ex-pilotos do GDA. Eles sobrevoaram a capital Brasília e no retorno o FAB 4904 rompeu a barreira do som pela última vez.

Agora, sete anos depois passamos por um período semelhante onde o avião que substituiu o Mirage III, o Mirage 2000, também será desativado. Sobrou para o F-5 novamente assumir as missões de “alerta 24h” em Anápolis. A diferença é que os F-5 que cumprirão esta tarefa agora são aeronaves modernizados, ao contrários dos F-5 de 2005.

Mirage IIIE - F-103 FAB na frente do PAMA-SP - foto 6 Nunão - Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares
Iväny Junior

Sacanagem deixar os canardinhos ao relento como deixaram no sol quente.

O primeiro supersônico merecia no mínimo mais respeito.

Fernando "Nunão" De Martini

Ivany, não entendi muito bem.

Há diversos caças Mirage III da FAB que, após a desativação, foram transformados nos últimos anos em monumentos (que por serem externos, ficam obviamente ao relento, como o exemplar da foto em frente ao PAMA-SP) enquanto outros estão preservados em museus etc.

Há diversas matérias aqui mostrando esses casos.

Acredito que sejam destinos suficientemente respeitosos para boa parte dos Mirage III remanescentes.

Iväny Junior

Caro Martini Segundo próprio link aqui do site (http://www.aereo.jor.br/2010/05/20/como-estao-os-mirage-iii-da-fab/) eles estão ao relento, não apenas espetados. Vi outro link em que eles apareciam na ponta da pista da base de Anápolis. O que eu falei sobre destino mais respeitoso, é que na época da escolha do tampão (o qual teve um laudo publicado por aqui também, de um oficial da FAB) é que as células seriam aceitas como parte do pagamento do kfir, ou seja, ainda apresentavam a época um valor interessante para o mercado. Quando a gente vê que o Paquistão opera versões modernizadas do delta, bem como, que… Read more »

Iväny Junior

* Todos que ainda se encontrarem em boas condições, bem como, os 2000c operacionais.