Base Aérea de Santos - no Guarujá - foto 4 Nunão - Poder Aéreo

Michel Temer assina outorga do Aeroporto de Guarujá, SP. Ministro da Secretaria de Aviação Civil também participou da solenidade. Previsão é que aeroporto receba, por ano, entre 1 mil e 500 mil passageiros

ClippingNEWS-PAO vice-presidente da República, Michel Temer e o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR), Wellington Moreira Franco, assinararam nesta terça-feira (3) a outorga do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, no litoral de São Paulo. A cerimônia aconteceu na Base Aérea de Santos e contou com a participação da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, além de outras autoridades civis e militares.

O vice-presidente da Repúplica, Michel Temer chegou em Guarujá por volta das 12h30, em um avião da Força Aérea Brasileira. Ele esteve presente na cerimônia de assinatura da outorga e ressaltou a importância do aeroporto para a região. “O governo tem os olhos voltados para a Baixada Santista. O aeroporto, entre outros coisas, irá desafogar o aeroporto de Congonhas e até de Cumbica”, afirma Temer. Ainda segundo o vice-presidente, não há dúvidas de que o aeroporto sairá do papel. “Agora está assinado por todas as autoridades do Governo Federal e pela perfeita. Os trabalhos estão iniciados”, afirmou.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR), Wellington Moreira Franco também esteve presente na cerimônia. Segundo ele, o governo está fazendo a reformas 270 em aeroportos, mobiliza cerca de R$ 7 bilhões de reais. E, em Guarujá, a SAC irá apoiar todos os processos. “As obras iniciais serão feitas mas nós estaremos trabalhando ao lado da prefeita no sentido que a operação do aeroporto seja eficaz, não só para os passageiros como também para o transporte de cargas”, falou Moreira Franco.

Após receber a autorga, a cidade está autorizada a desenvolver os estudos ambientais (EIA-RIMA) necessários para a implantação do empreendimento. A prefeitura deverá, em um prazo de até 150 dias, disponibilizar à Secretaria de Aviação Civil, o modelo pretendido de concessão à iniciativa privada. Após essas duas etapas serem concluídas, já será possível iniciar o processo licitatório de concessão do aeroporto junto ao mercado. A prefeitura de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, disse que levará cerca de dois anos para iniciar todas as ações. “Diversas empresas já nos procuraram, grupos que têm interesse nesse investimento, mas era um momento de ouvir. O valor inicial era de R$ 80 milhões, há quase quatro anos, mas podemos receber um pouco mais”, falou a prefeita.

Aeroporto de Guarujá

A estimativa é que o aeroporto de Guarujá receba, por ano, entre 1 mil e 500 mil passageiros e terá cerca de 17 vôos diários. O aeroporto ficará dentro da Base Aérea de Santos, localizada em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ainda segundo a prefeita, o aeroporto na cidade irá gerar muitos empregos. “É estÍmulo para geração de empregos.Temos o curso de manutenção aeronáutica aqui na base aérea, tradicionalmente, é curso mais antigo do pais, nós queremos dar oportunidade para o jovem se fixar aqui”, afirmou ela.

O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá deverá atender o Porto de Santos, o maior da América Latina e as futuras bases administrativas e operacionais das empresas que atuarão no segmento de petróleo e gás na Bacia de Santos, em decorrência do pré-sal.

O empreendimento também é considerado fundamental no processo de desenvolvimento vivido pela Baixada Santista e pelo Brasil.

FONTE: G1 (reportagem de Mariane Rossi, do G1 Santos)

NOTA DO EDITOR: o título original é a primeira frase do subtítulo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments