Home Academia da Força Aérea Acidente com A-29 da “Esquadrilha da Fumaça”

Acidente com A-29 da “Esquadrilha da Fumaça”

634
32

Domingo Aereo - AFA 2013 - A-29 Fumaca em voo 1

vinheta-clipping-aereoUm avião da Academia da Força Aérea (AFA) caiu na manhã desta segunda-feira (12) em uma das cabeceiras da pista em Pirassununga (SP). O piloto e o copiloto que estavam na aeronave da Esquadrilha da Fumaça, um Super Tucano A-29, morreram no local. A Força Aérea informou que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre o assunto.

No domingo (11), durante a homenagem ao Dia dos Pais na cidade, a Esquadrilha da Fumaça deixou de fazer apresentação devido à troca das aeronaves T-27 para A-29. A equipe de pilotos, mecânicos e demais membros do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) estão em fase de preparação para a transição que está prevista para terminar somente ano que vem.

FONTE: G1

NOTA DO EDITOR: lamentamos muito o ocorrido. Nossas condolências aos familiares e amigos das vítimas . Ontem pudemos assistir algumas das manobras no ar com três aeronaves A-29 da “Fumaça”. A foto acima é um exemplo do que foi visto. Em breve publicaremos outras imagens.

Subscribe
Notify of
guest
32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
solskhaer
solskhaer
7 anos atrás

Nossa mãe do céu.
Minhas condolências a família desses pilotos pós dia dos país!

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Quantos A-29 perdidos até agora?

Ozawa
Ozawa
7 anos atrás

Dor, tristeza e lamento… Minhas condolências à família, à FAB e à comunidade aeronáutica.

Joner
Joner
7 anos atrás

Uma hora muito triste, mas que esta em um paralelo com a aviação militar,
infelismente esses aviadores tornaram-se herois da forma mais cruel, minhas mais sinceras condolências aos amigos e parentes.

Será que foi pane de motor na decolagem ou stol no pouso?

Vader
7 anos atrás

Nossa, acabei de ouvir no rádio, puta notícia triste, minhas condolências às famílias dos militares envolvidos.

Hercules Araujo
Hercules Araujo
7 anos atrás

Minhas condolências as famílias e a FAB.

Baschera
Baschera
7 anos atrás

Lamentável e triste.
Nossos pêsames a familiares e amigos.

Sds.

Baschera
Baschera
7 anos atrás

Lamentável e triste.
Nossos pêsames a familiares e amigos.

Sds.

joao.filho
joao.filho
7 anos atrás

Condolências as famílias. Que terrivel, ainda no dia dos pais.

maxi47
maxi47
7 anos atrás

Condolências as Familias,toda a comunidade aeronaútica do País estar de luto.

phacsantos
phacsantos
7 anos atrás

Conheci um deles…era uma pessoa muito simpática e amigável.

Que as famílias fiquem em paz!

Baschera
Baschera
7 anos atrás

Acabei de receber um mail com o nome dos dois capitães perecidos, P e C….. mas também em respeito as famílias e a FAB resolvi não coloca-los aqui de inteiro.

Será que foi uma acidente ocorrido na hora do pouso ?

Sds.

asbueno
asbueno
7 anos atrás

Muito difícil aceitar a perda de pessoas, ainda mais deste modo. Condolências aos familiares e amigos.

A nota da FAB cita a ejeção da tripulação. Pergunta: o assento é zero-zero?

Nick
Nick
7 anos atrás

Meus pêsames aos familiares dos pilotos.

E aguardando os motivos dessa tragédia.

[]’s

mdanton
mdanton
7 anos atrás

Condolências aos familiares e amigos! Grande perda.

trackback
7 anos atrás

[…] Acidente com A-29 da “Esquadrilhda da Fumaça” […]

Alexandre Galante
7 anos atrás

Parece que o avião estava saindo de um looping na descendente. Os pilotos ejetaram, mas sem tempo ou altitude para abertura dos paraquedas.
Dizem que o Super Tucano é um avião arisco e que tem “asa suja”. Não sei se vai se adaptar bem à Fumaca.

Baschera
Baschera
7 anos atrás

Guilherme Poggio disse:
12 de agosto de 2013 às 12:35

Pois é Poggio, tenho que agradecer a informação que recebi de um colega de outro fórum, o Sniper 76, morador de Pirassununga, que também me disse que os pilotos declararam, via rádio, emergência !

Sds.

Baschera
Baschera
7 anos atrás

Alexandre Galante disse:
12 de agosto de 2013 às 13:14

Pois é Galante…..lembro-me que o Juarez, há tempos, já havia avisado sobre isto…..

Sds.

asbueno
asbueno
7 anos atrás

Se os assentos são zero-zero e a ejeção resultou em insucesso, então a atitude da aeronave não devia ser favorável, aproveitando o que o Galante citou, a recuperação e um looping.

juarezmartinez
juarezmartinez
7 anos atrás

Olha, eu tô muiiiito put com fdps que empurraram o ST goela abaixo na fumaça, TÁ ERRADO, TÁ ERRADO, ERRADO, nós avisamos aqui no PA: “Vai morrer gente”, o ST é pesadão, é ruim de sair do G forte, não dá, não, put q pariu mataram dois bons pilotos, e a gente tem que aguentar aqueles fanfarrões do Demência Brasileira argumentando bobagens, agora quero ver se vão no velório defender o uso desta aeronave no EDA.

Grande abraço

Vader
7 anos atrás

De fato, foi falado isso aqui. Uma pena, mais mortes anunciadas.

Eu tenho pra mim que aeronave de combate é aeronave de combate; aeronave de acrobacia é aeronave de acrobacia. São tipos de coisas que não se misturam.

Na verdade acho que a FAB, ainda mais na atual conjuntura, podia bem prescindir do EDA.

Soyuz
Soyuz
7 anos atrás

Cada acidente tem suas peculiaridades, então julgá-lo antes do laudo, portando não sei o que aconteceu neste acidente e o que vou dizer aqui são conjecturas minhas somente, não sobre estes acidentes e sim sobre os anteriores. O Super Tucano é uma aeronave com belos 1600 SHP, isto lhe fornece um grande torque no sentido oposto à rotação da sua hélice. Este torque por sua vez é compensado pelos seus ailerons que por sua vez tem a sua eficiência aerodinâmica proporcional a velocidade da aeronave. Muitas vezes lemos sobre um acidente com o Super Tucano e a noticia fala em… Read more »

Joner
Joner
7 anos atrás

Aos que entendem do assunto:
Se o acento era do tipo “zero-zero”, e os aviadores realizaram a ejeção sem sucesso, pode-se afirmar que a aeronave não estava nivelada? Talvez em voo invertido na ejeção?
Uma outra duvida, eu já vi imagens de pilotos após a ejeção cairem sobre as chamas dos destroços, os para quedas em questão não são direcionaveis?

E se as afirmações sobre o ST em acrobacias estão corretas, sua incorporação no EDA foi tolice! Lamentável, lamentável e lamentável um começo negro para o ST como parte do EDA.

Justin Case
Justin Case
7 anos atrás

Amigos, boa tarde. Cada avião tem suas características próprias. Voá-los com segurança e explorar suas capacidades de manobra é uma arte. Não existem aviões que não possam operar ou realizar demonstrações. Já vimos esquadrilhas que operaram Phantom F-4. Aqui, a Fumaça operou T-6, Fouga-Magister, T-25 e T-27. Mas também tivemos demonstrações com outras aeronaves, tais como T-37, Xavante e até C-95 Bandeirante em Natal. No acidente fatal anterior da Fumaça, um T-27 colidiu com o solo ao não conseguir recuperar de uma manobra vertical. Esse tipo de acidente só acontece com quem está vivo e tem por função trabalhar próximo… Read more »

F - 5
F - 5
7 anos atrás

Boa noite amigos! Não sei muito o que dizer nessas horas… Não os conhecia, mas conheço a arte de voar. Não servi à pátria como eles, mas aprendi através do meu pai (militar do Exército, a dizer “BRASIL ACIMA DE TUDO!” Não me cabe dizer se o Tucanão é melhor ou o Tucaninho. Vejo as palavras do Vader, do Soyuz,Baschera, Poggio, Galante, Justin e tanto outros, mas não fazem diferença nessa hora e nem para as famílias farão. O que fará a diferença agora é que para duas famílias seus maridos e pais não voltarão para casa deste dia em… Read more »

juarezmartinez
juarezmartinez
7 anos atrás

Desculpe F 5, mas está na hora daquelas pessoas que tomam descisões criarem vergonha na cara. O pessoal do EAV avisou sobre a deficiência do ST em fazer determinados tipos de acrobacias,mas mesmo assim foram em frente , então agora tem que vir a público bater no peito e assumir as responsabilidades.
O próximo da lista “vela preta” é o EC 725.

Grande abraço

F - 5
F - 5
7 anos atrás

juarezmartinez disse:
12 de agosto de 2013 às 19:07

Juarez:

Concordo contigo que se deve repensar o ST para o EDA, mas temos que avaliar as causas do acidente e, sinceramente, suposições, suposições e suposições não são para este momento.
Agora é a hora das famílias velarem seus entes queridos.
Abraços

MAD DOG
MAD DOG
7 anos atrás

Meus, sinceros sentimentos aos familiares desses “HERÓIS DA PÁTRIA” … À FAB pela perda desses 02 excelentes pilotos e ao Brasil, que perde mais 02 verdadeiros heróis! … Que esse infeliz ocorrido não seja de todo em vão, que seja um marco para a FAB expor a toda nação o descaso que a mesma e demais FFAA brasileiras vivem hoje pelo atual GF, que se lembre que antes das máquinas, equipamentos e tudo mais, antes, antes de tudo mesmo, as FFAAs, são feitas de homens e mulheres, verdadeiros HERÓIS, que abdicam de muita coisa na vida para defenderem o nosso… Read more »

rommelqe
rommelqe
7 anos atrás

Meus pêsames aos familiares e amigos desses que deixam o EDA de forma tão nefasta.

Realmente a nós, que acompanhamos a gloriosa Fumaça de tão longa data, só nos resta lastimar profundamente essa perda inextimável.