HA-1 Esquilo do EB no portões abertos do DCTA - foto Rodrigo Durighello - Poder Aéreo

A FAB pretende doar um lote de helicópteros para forças policiais do Brasil. Dentre os helicópteros a serem doados estão aeronaves do tipo Esquilo e UH-1H Iroquois, informou o site piloto-policial. No momento elas estão estocadas no PAMA-AF, no Rio de Janeiro.

O site informa também que o lote é composto por dois helicópteros H-1H e quatro H-55 Esquilo. Eles estariam sendo preparados para a Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ). As aeronaves a serem doadas apresentam as matrículas H-1H FAB-8695, FAB-8688 e H-55 FAB-8811, FAB-8816, FAB-8818 FAB-8819.

Em maio passada a PCERJ perdeu o Esquilo matrícula PPEIH 01 em um acidente na zona portuária do Rio de Janeiro e no final do ano passado um Esquilo operado pelos bombeiros caiu próximo à praia de Copacabana.

A FAB encontra-se em processo de renovação de suas asas rotativas. Muitos dos H-1H estão sendo substituídos pelos Black Hawk e alguns Esquilos foram substituídos pelos AH-2 Sabre no Esquadrão Poti.

No passado recente o Brasil doou helicópteros Esquilo-Bi e H-1H para países amigos. Nada mais justo do que doar parte destas aeronaves para as forças policiais do Brasil.

FOTO:  R. Durighello

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Darkman

Uma atitude correta, melhor do que modernizar esses helis pelas FFAA, Seria doa-los aos Estados e a modernização caberia aos Governadores.
Melhor do que sair doando aos Países como Bolívia e outros.

Daglian

Pelo menos serão brasileiros os beneficiados, não bolivianos. Finalmente, um uso racional para estes helicópteros.

JapaMan

Falta só o ESTADO não se esquecer que o Brasil é composto por outros estados federativos, não existe só o Rio de Janeiro.

Carcará 01

Finalmente alguem pensou como brasileiro e nao como bolivariano… Esses pássaros irão nos ser muito mais úteis nos ajudando nas nossas cidades do que servindo pra fazer politica barata com governinhos de esquerda…

Fora que os sapões darão uma ótima capacidade de transporte e resgate que os bravos esquilinhos não conseguem… E falando neles, será que serão atualizados e equipados que nem o Huey II que já faz parte da PC carioca??

Diegolatm

Agora sim, uma doação racional dos helis!

birut@

Aff, até quem em fim.
Países amigos, que absurdo, interesses isso sim!
Tiram do país para dar a outro e nós ficamos descobertos.
Tem estado brasileiro que mal tem viatura sobre rodas.

Antes tarde do que nunca, fazer o que.

eduardo pereira

JapaMan;
Of Topic, seu chegadao gringo nao falou mais nada sobre o andamento das conversas do Tio Sam com o Brasilsilsil nao hein?? O negocio esta parado??

Mayuan

Japaman. Concordo com você mas em face dos atuais eventos programados para acontecer no RJ a doação parece natural. Penso que outras coisas também precisam ser consideradas. Não adianta doar helicópteros, máquinas complexas e caras pra quem não sabe ou não pode operá-los por falta de verbas. Acabariam como centenas, talvez milhares de ambulâncias Brasil afora: sucateadas e encostadas em algum pátio pra enferrujarem até ficarem inutilizadas. O segundo ponto é que, se houver planejamento, esses mesmos estados podem formar pessoal, doutrina e separar orçamento pra operar os helicópteros que eventualmente serão baixados da FAB e da MB quando estas… Read more »

juarezmartinez

Avisem para a Pm Carioca fugir destes esquilos bi,isto aí é um poço de vazamentos e problemas de potência.
Não é a toa o apelido”Gono” está sempre vazando alguma coisa.

Grande abraço