Harbin Z-20

O Harbin Z-20 é um helicóptero utilitário de médio porte desenvolvido pela China, representando um marco significativo na modernização e autonomia tecnológica de sua indústria de defesa. Projetado e fabricado pela Harbin Aircraft Industry Group (HAIG), uma subsidiária da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o Z-20 é uma peça chave na estratégia de longo prazo da China para atualizar suas capacidades militares e reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras.

Entrando em serviço na década de 2010, o Z-20 é frequentemente comparado ao UH-60 Black Hawk americano, devido a suas semelhanças visuais e funcionais. No entanto, apesar dessas comparações, o Z-20 é dotado de características e capacidades que refletem as necessidades específicas das Forças Armadas Chinesas, bem como o avanço tecnológico alcançado pela indústria de defesa chinesa.

O Z-20 é projetado para uma variedade de missões, incluindo transporte de tropas, operações especiais, busca e salvamento, e guerra antissubmarino. Ele pode operar em diversos ambientes, desde regiões montanhosas de alta altitude até áreas costeiras, refletindo a ampla gama de cenários geográficos da China e os desafios associados.

Uma das características distintas do Z-20 é sua capacidade de operar em altas altitudes, uma necessidade crítica para missões no planalto tibetano e outras regiões montanhosas da China. Essa capacidade é facilitada por motores potentes e tecnologias avançadas de rotor, que permitem ao Z-20 manter o desempenho em condições onde o ar é mais rarefeito.

Além disso, o Z-20 incorpora avançados sistemas de aviônica, incluindo tecnologias de navegação e comunicação modernas, que aumentam sua eficácia operacional e segurança em uma variedade de missões. O design modular do helicóptero também permite uma rápida reconfiguração para diferentes tipos de operações, aumentando sua versatilidade e valor para as forças armadas chinesas.

O desenvolvimento e a implantação do Z-20 representa um avanço significativo na capacidade da China de desenvolver tecnologia de defesa autóctone, um objetivo estratégico de longo prazo para o país. Além disso, o Z-20 aumenta a mobilidade, a flexibilidade e a capacidade de resposta das Forças Armadas Chinesas, elementos essenciais para a moderna doutrina militar.

A capacidade de operação em altas altitudes do Z-20 é particularmente relevante para a estratégia de defesa da China, dada a importância estratégica de regiões como o Tibet e a fronteira com a Índia. Essa capacidade assegura que a China pode projetar poder e manter a presença militar nessas áreas críticas.

FOTOS:  Via @jesusfroman, no X

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

É diferente, mas é igual.

EduardoSP

É raro, mas acontece com frequência.

bruno

Os Chineses são apaixonados por armamentos americanos

Orivaldo

OFF Parece que Israel mandou alguns Generais Iranianos para o “paraíso”

Vitor

I….ala….foram ver o tal do ” Alá ” de perto kkkk

RSmith

Entrando em serviço na década de 2010, o Z-20 é frequentemente comparado ao UH-60 Black Hawk americano, devido a suas semelhanças visuais e funcionais. No entanto, apesar dessas comparações, o Z-20 é dotado de características e capacidades que refletem as necessidades específicas das Forças Armadas Chinesas, bem como o avanço tecnológico alcançado pela indústria de defesa chinesa.

Há… demorou mais caiu a fixa …. PRIMEIRO DE ABRIL né? 🙂

Carlos Crispim

Ahahahah Sim

NEMOrevoltado

O colega, táqui a cola, copia, mas não faz igual!

O colega…

Alexandre Galante

Valeu pela dica do livro, vou comprar. Abs!

Giora Epstein

Cópia do UH-60 Blackhawk, mostrando a excelência da engenharia reversa chinesa

Underground

Nem tanto. Em algum momento da história desse planeta, munidos de excesso de luz na cabeça do pessoal do Pentágono e do Congresso (os mesmos pró Rússia), foi autorizada a produção da aeronave na China, sob licença.

Leandro Costa

Acho que não foi produzida sob licensa não. Se não me engano foi compra de prateleira mesmo.

Heinz

Como faz para colocar imagem no comentário?

Heinz

obrigado!

Carlos Campos

Brek Lawk, no precinho, bom se eles usam em larga escala funciona, dependendo do preço vale mais comprar o esse

Rih

De cópia em cópia…melhorias eles estão se tornando a maior força aérea do planeta…que abram os olhos.

Rodrigo LD

É você, Black Lawk???

Marcelo Tatsch

O primo asiático do Black Hawk. Eu não subestimo, por que eles têm feito equipamentos bons ultimamente. Os navios da marinha deles, muitos que já viram, dizem que são de primeira.

Last edited 27 dias atrás by Marcelo Tatsch
Andrigo

“Black Lawk”

Carlos Crispim

Valeu x2

Abimael

Nitidamente melhoraram o desenho do UH-60, corrigindo as históricas deficiências.
Os chineses realmente não brincam.

mattos

Nada como o “copia e cola”

Ricardo Santos

Off tópico, mas nem tanto: Alguém sabe qual a posição da FAB em relação à aquisição de novos Blackhawks? Houve uma entrevista do Comandante da FAB ao jornal O Globo, que tratou de vários temas, com slides (que, inclusive, falou da possibilidade de adotar um segundo caça, mostrando o F-16), que comentou sobre a compra de novos helicópteros, mostrando o UH-60 em uma das fotos/slides! Alguém sabe algum detalhe desta entrevista sobre esse assunto?

Ricardo Santos

Obrigado! Já tinha visto a reportagem, mas não fala dos Blackhawk! Gostaria de saber mais sobre esse tópico, que não é muito falado nessa reportagem, especificamente. Mas, mesmo assim, valeu!!

Ricardo Santos

Hoje, operamos 16 S-70L em 3 esquadrões na FAB (Harpia, Pantera e Pelicano), com o Poti precisando ser recompletado! Dariam cerca de 28 S-70M (8+8+4+8)! Quem sabe?

Vitor

Imitação do Black Hack. A China não desenvolve nada, ela apenas faz cópias. Até aeronaves Russas são copiadas.