Acidente com helicóptero em Copacabana

9

Falha mecânica causou queda de helicóptero, segundo corpo de bombeiros

 

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Ronaldo Alcântara, afirmou que uma falha mecânica provocou o acidente com um helicóptero do Grupamento Aeromarítimo da corporação, que caiu na tarde deste sábado (29), no mar da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Segundo declarações do piloto, quando ele fazia o socorro a aeronave deu um alarme de perda de rotação. Ele, então, decidiu fazer um pouso forçado, o que permitiu que os quatro tripulantes fossem salvos. Foi uma falha mecânica, haja vista que o alarme tocou. Não deu tempo de evitar a queda, por isso ele optou por este procedimento”, disse Alcântara, destacando que o piloto é um profissional experiente e está com a habilitação em dia.

Ainda segundo o subcomandante geral, a aeronave, que foi ancorada no fundo do mar próximo ao Posto 2, será levada até o Posto 6 para que a Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) faça uma inspeção.

De acordo com o GMar, a aeronave, tripulada por quatro militares, fazia salvamentos de rotina na praia, quando aconteceu o acidente. O helicóptero afundou no mar. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, informou ao G1 que os tripulantes foram resgatados com ferimentos leves.

“É a primeira vez que isso acontece com uma aeronave da corporação, e ainda não sabemos o que provocou o acidente. Só sei que os tripulantes foram resgatados com vida, apenas com ferimentos leves”, disse Simões.

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o piloto e um dos tripulantes foram encaminhados para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul da cidade, e passam bem. Um deles foi ferido no joelho.

Eles foram transferidos junto com os outros dois militares que estavam a bordo do helicóptero para o Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP), dos bombeiros, no Rio Comprido, na Zona Norte, mas já foram liberados.

FONTE: G1

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Com o devido respeito ao editor, mas o vídeo realizado por um banhista no momento do acidente e postado no Jornal O GLOBO tem uma qualidade de som e imagem muito superior, e mais completa da dinâmica do acidente.

http://oglobo.globo.com/videos/t/todos-os-videos/v/catalogo/2319024

Clésio Luiz

Após esse acidente, seria interessante que eles começassem a equipar a frota com flutuadores. Eu lembro que já vi por aí Esquilos equipados com esse dispositivo.

Requena

Estranho, parece que perdeu força muito rápido e logo pousou.
Se estivesse numa altitude maior, dava M das grandes.

Vader

Claramente o helicóptero perdeu potência no rotor principal e o piloto fez um pouso em auto-rotação. Só que na água.

HRotor

Assistindo ao vídeo indicado pelo Ozawa, vemos o momento em que a rotação do rotor cai e o piloto decide pelo pouso na água. Em seguida, próximo da água, observamos o momento em que o piloto puxa o coletivo para suavizar o toque, causando o esperado efeito cone (flexão das pás do RP para cima, devido ao aumento do passo com baixa rotação). Após o pouso parece que a rotação se mantém, até a colisão das pás na água durante a imersão do helicóptero. Isso parece indicar uma falha parcial do governador do motor, quando ele se mantém funcionando com… Read more »

Blind Man's Bluff

Obrigado por compartilhar conosco sua observação, HRotor!

Requena

Poggio

Obrigado pela resposta.

HRotor
Pra quê me desanimar mais ainda com a FAB… 🙁
Brincadeira, explicação show de bola!