Brasil entrega hoje dois H-1H para a Bolívia

15

Governo vai entregar 2 helicópteros à Bolívia para combate ao narcotráfico

 

O ministro da Defesa Celso Amorim entregará à Bolívia nesta quarta-feira os dois primeiros helicópteros H-1H, de um total de quatro, doados para ajudar no combate ao narcotráfico e aos crimes na fronteira entre os dois países, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

Amorim visitará o aeroporto militar da cidade boliviana de Santa Cruz para entregar, ao meio-dia, as aeronaves em um ato com a presença do presidente boliviano, Evo Morales, informou a embaixada do Brasil em La Paz por meio de um comunicado.

Morales pediu os helicópteros, em dezembro de 2008, ao então presidente Lula, uma medida que foi aprovada pelo Congresso em junho deste ano e ratificada pela presidente Dilma Rousseff.

A entrega de helicópteros “evidencia o compromisso dos dois países em estreitar os laços de cooperação na área da defesa, com especial atenção para a vigilância do espaço aéreo e para o combate aos crimes nas fronteiras e ao narcotráfico”, afirmou a missão brasileira em La Paz.

O chanceler analisará com seu colega boliviano, Ruben Saavedra, “a abertura de novas áreas de cooperação bilateral em defesa” e fará anúncios sobre a “revitalização de veículos blindados bolivianos e o treino de pilotos de helicópteros”, acrescentou.

Os governos de ambos os países também fizeram acordos para realizar os primeiros voos de um Veículo Aéreo não-tripulado (VANT) do Brasil para a vigilância das fronteiras diante das ações criminosas, uma operação ainda sem data de início.

No último mês de julho as forças aéreas dos dois países realizaram operações conjuntas na fronteira também com a finalidade de coordenar ações contra os crimes na região.

Uma das principais preocupações do Brasil é que 60% da cocaína vendida no mercado interno tem sua origem na Bolívia, cujo governo garante, por sua parte, que um percentual similar da droga que circula em território boliviano vem do Peru.

FONTE: Portal Terra, via Notimp

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Cada vez mais me enojam mais essas doações, prioncipalmente para o índio cocalero, que não é nosso amigo nem aliado.

Os helis seriam muito melhor aproveitado se fossem repassados para a PF ou mesmo, para algum museu.

mabil

Vão usar para despejar tropas em outra multinacional brasileira e nacionalizar pagando merreca, ou para invadir os estados de Rondonia ou Acre atrás de desafetos politicos como já o fizeram anteriormente; ou para intimidar e expulsar os agricultores brasileiros que residem e tornaram produtiva a faixa de fronteira. Essa politica é nojenta e hipócrita, o PT não tem uma politica internacional, esta levando porrada de todos os lados na América do Sul e distribui beijinhos e abraços achando que isso vai tornar o Brasil um país líder localmente (BALELA), manda quem pode e obedece quem tem juizo, esses governos sulamericanos… Read more »

Marcos

Não lembro duzamericanú e dusbritanico doarem nada para ninguém.
Vai ver por que por lá tem um contribuinte que paga.
Aqui, o dinheiro, deve dar em ovo choco.

Edgar

Agora o [i]Morales vai se sentir confiante pra invadir o Chile e “devolver” ao seu povo o acesso ao mar que está em sua constituição Castro-Chaviana.

Acho que a FACh já deveria se render, pois com os dois novíssimos H-1H os Bolivianos-Bolivarianos certamente tomarão todo o espaço aéreo chileno, uma vez que os F-16 nunca serão páreos para os sapões.

glaison

Fico pensando, o que sera que o Brasil esta ganhando com isso? Porque não faria sentido essas doações. Tem que ter algum beneficio que não consigo ver.

Mauricio R.

Essa doação parece aquelea musica da Madona:

Vogue!!!

Os governos do Brasil juntamente c/ o da Bolívia, fazendo pose qnto ao combate ao tráfico de drogas.

“Strike a pose, Vogue!!!”

danra2

Não é irônico um ex plantador de coca dizer que vai combater o tráfico? Será q dá para acreditar? E o mais importante: é só pedir? Por que a gente não pede alguns Rafales, Hornets ou Gripen de graça? Afinal, se está fácil . . .

Marcos

danra2

É que aqui o dinheiro dá em ovo choco.

Giordani

Isso É o brazil putênfia do Imperador Galáctico “LULApatine”…

Vader

V E R G O N H A !!! Só isso. Essas aeronaves poderiam ter MILHÕES de aplicações no Brasil. Tanto civis como militares. Na pior das hipóteses poderiam ser vendidas, ainda que para civis, retirados os armamentos. Conheço pessoalmente meia dúzia de caras que pagariam O QUE FOSSE PRECISO para ter uma aeronave dessas apenas para passear. Mas como somos magnânimos com esse país-lixo que é a Bolívia não? Os caras estatizam nossas refinarias, legalizam os carros roubados no Brasil, exportam a maior parte da cocaína que faz a desgraça de nossas grandes cidades e… o PT ainda dá… Read more »

Adriano Bucholz

Mais uma forma de transporte para o Cacique cocaleiro trazer suas “quimicas” pra nós!!!!!!

Marcos

“No total, o Brasil doará quatro helicópteros H-1H Iroquois, sendo os outros dois entregues em novembro a fim de combater o narcotráfico. Os modelos entregues foram fabricados há mais de 30 anos – tempo que, segundo a embaixada, não são condizentes com os usos da FAB.” (CH)

Tá! Helicóptero com trinta anos não é condizente com as operações da FAB, mas caça com quarenta anos (e indo para mais) é.

Ivan

O “Caveirão do Ar” da Polícia do Rio de Janeiro parece ser um bom exemplo do que pode ser feito com os Sapões da FAB. http://oglobo.globo.com/fotos/2008/12/01/ No FORTE há uma série de matérias interssantes sobre o Huey II, um Sapão reformado, reforçado e blindado que pode ser muito útil para as polícias estaduais, notadamente do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, que tem que lidar com bandidagem melhor armada e/ou fronteiras mais quentes. http://www.forte.jor.br/tag/huey-ii/ Imagino que uma dezena de UH-1H desativados pela FAB e doados para os Estados, com um upgrade comum seria uma opção muito… Read more »

Giordani

“É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que foram engandas…”
(Mark Twain)

HRotor

Todos os helicopteros do 2/10 GAv, baseado em Campo Grande-MS, sao tipo nao-condizente H-1H.
Ja o 1/8 GAv, baseado em Belem-PA, alem da frota nao-condizente de H-1H, ganhou um EC 725 do Lula ha 2 anos…
Doando helicopteros que ainda fazem parte da dotacao operacional da Forca, para um pais que inunda nossa sociedade de cocaina, por orientacao do MD e aprovacao do Congresso Nacional.
Brasil, pais de tolos.