Caças Mirage F1CR franceses, em alerta no Báltico, interceptam avião russo

3

Mirage F1 CR francês intercepta avião russo Ilyushin IL-20 Coot-A no Báltico - foto Força Aérea Francesa

Aeronave Ilyushin Il-20 russa foi em seguida escoltada pelos jatos franceses, rendidos depois na missão por dois caças Jas-39 suecos

Em 3 de junho, uma patrulha de dois Mirage F1CR do destacamento francês na operação “Baltic 2013” interceptou e identificou uma aeronave russa. Trata-se da primeira interceptação do Mirage F1CR na missão.

A decolagem dos dois caças, a partir da base lituana de Šiauliai, deu-se menos de dez minutos após ser acionada a sirene de alerta. Vetorados pelo CRP (Control and Reporting Post – posto de controle e iformação) situado na Base de Amarï, na Estônia, os dois caças dirigiram-se ao Mar Báltico, interceptando rapidamente a aeronave, identificada como um Ilyushin Il 20 “Coot-A” russo.

Após as verificações costumeiras, os jatos escoltaram o avião russo por algumas dezenas de milhas náuticas, até que dois caças suecos  Jas-39 Gripen assumiram a escolta.

FONTE / FOTO: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: não é a primeira vez que caças Mirage franceses interceptam e escoltam uma aeronave russa que, em seguida, é escoltada por caças Gripen suecos, numa missão do destacamento francês na Lituânia que faz parte do revezamento de forças aéreas de países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para defender o espaço aéreo deste e de outros dois países bálticos, a Estônia e a Letônia. A diferença é que, da vez anterior, eram caças Mirage 2000 ao invés dos Mirage F1. Para saber mais sobre a interceptação anterior, clique no primeiro link da lista a seguir. E veja os demais links para outras matérias relacionadas.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Deu pra notar que o piloto do Ilyushin resolveu tirar uma onda com os Mirages. Olha o ângulo de ataque do russo e do francês…

Wagner

Esse avião russo é para reconhecimento, não é ??

creio que a VVS está testando mais uma vez a OTAN, e pentelhando um pouquinho…