Ordem do Dia – 22 de abril de 2013 – Dia da Aviação de Caça

8

P-47 da FAB na Base Aérea de Santa Cruz - foto Nunão - Forças de Defesa

Palavras do Comantante-Geral de Operações Aéreas

Campo Nero Moura, 22 de abril de 2013.

Nesta data, a Força Aérea Brasileira tem o privilégio de comemorar o dia em que o 1º Grupo de Aviação de Caça, treinado e forjado para a guerra, lançou-se aos ares e cumpriu o maior número de missões, em um único dia, durante a campanha da Itália, na Segunda Guerra Mundial. Esse dia especial, marcado pelo emprego de nossas aeronaves e pelas equipagens de combate, pilotos e homens que apoiaram a atividade aérea, ficou registrado na história da Aviação Brasileira como o Dia da Aviação de Caça.

A luta de nossos veteranos, contra as forças do eixo, deixou um exemplo perene de dedicação e honra que as novas gerações de pilotos de Caça cultuam. Liderados pelo patrono da Aviação de Caça, o Brigadeiro Nero Moura, nossos heróis escreveram as páginas gloriosas da história de nossa aviação de combate.

Quando voltaram para casa, deixando para trás as mazelas da guerra, a experiência adquirida pela nova doutrina de emprego foi a base para a implantação da nossa Aviação de Caça.

A inspiração pelo exemplo e os ensinamentos transmitidos pelos nossos veteranos traçou o caminho sólido que nos trás até os dias atuais. Gerações de pilotos e de pessoal de manutenção foram forjadas dentro de um mesmo espírito, dentro de uma mesma doutrina.

PAMA-SP 2012 - 22set - A-29 Super Tucano FAB -  foto Nunão - Poder Aéreo

Hoje, vemos nossas unidades lutando diuturnamente com o firme propósito de elevar os níveis operacionais, mantendo suas aeronaves em condições de pronto emprego e preparando as armas que, se necessário, serão as primeiras a defender a integridade do nosso País.

A Aviação de Caça evoluiu em seus equipamentos, táticas e técnicas. Aplicações operacionais apenas sonhadas no passado, hoje são uma realidade, tornando nossas equipagens mais eficientes e letais. O treinamento de nossas Unidades, baseado em um estrito controle da eficiência, visa assegurar as nossas capacidades de emprego, com vistas à defesa da pátria.

No entanto, levando-se em conta a estatura do nosso País e a inquestionável e prioritária importância do poder aéreo para dissuadir eventuais agressões, é fundamental a existência de meios materiais e bélicos que mantenham nossa capacidade de pronta-resposta, esta proporcional à magnitude e à importância de nossa Nação.

Treinamento conjunto F-5EM e F-2000 em Santa Cruz - foto Nunão

Assim, há a necessidade de investimentos que garantam a confiabilidade e a atualização da nossa frota de aeronaves. Este é um fator fundamental para que a Aviação de Combate possa estar à altura para bem cumprir a missão atribuída, qual seja, “manter a integridade do espaço aéreo com vistas à defesa da Pátria”.

Hoje, ao observarmos o profissionalismo de nossas Unidades de Caça, temos a certeza que os ensinamentos e os exemplos do passado estão presentes em cada um de nossos combatentes, homens e mulheres que voam e que fazem voar.

Nossas equipagens de combate têm, na atuação heróica do passado, um balizador para as conquistas do futuro, norteados pelo nosso lema: “Voar, Combater e Vencer”.

A-1 FAB - Esquadrão Adelphi  - foto 3 Nunão Poder Aéreo

Neste dia especial, que reverenciamos nossos heróis do passado, cabe lembrar as palavras do Patrono da Aviação de Caça, o Brigadeiro Nero Moura:

“… a Aviação de Caça Brasileira se chamada a defender o Brasil, está pronta para entrar em combate, e tenho certeza de que o fará com o mesmo patriotismo de seus irmãos Jambocks, os velhos, os que comigo combateram na Itália.”

Senta a Púa! Brasil!

Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato

Comandante-Geral de Operações Aéreas

MUSAL pintura P-47 Thunderbolt aviao FAB

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
maxi47

A aviação de caça é motivo de orgulho para todos os Brasileiros,mas inelizmente se tornou reféns da politica de direita e de esquerda de Brasilia. As palavras mais que sabias do omantante-Geral de Operações Aéreas Campo Nero Moura onde diz que …” é fundamental a existência de meios materiais e bélicos que mantenham nossa capacidade de pronta-resposta, esta proporcional à magnitude e à importância de nossa Nação.”

Fica a dica Brasilia.

Baschera

Parabéns a todos os “Jambocks” da aviação de caça da FAB.

“Si vis pacem para bellum” !

Sds.

Nick

Parabéns aos Caçadores da FAB. 🙂

Agora, alguém sabe quando a Dilma vai visitar o Obama???

[]’s

juarezmartinez

Parabéns a todos os caçadores de ontem, de hoje e aos de amanha que estrão vido para as fileiras, e lendo nas entrelinhas do discurso do Brigadeiro Rossato, a hora da decisão é já.

Grande abraço

Wagner

Parabéns a FAB !! De ontem e de hoje !

aldoghisolfi

Mesmo só com o que temos, SENTA A PUA!

solskhaer

Parabéns, mesmo sucateada, ainda nos orgulha a mim e a meu filho!
E tome-lhes mais vidraças quebradas para comemorar!

Santana Denis

PARABÉNS, afinal se tem algo que sempre nos orgulhou na nossa FA são vocês pilotos, e aqueles outros que sujam o macacão de graxa diuturnamente, fazendo nossas aeronaves “Anciãs” ainda servirem para alguma coisa, PARABÉNS por risistirem tanto tempo com esse peso enorme apoiado sobre suas costas. PARABÉNS por essa persistente esperança por dias melhores, esperamos que esse dia chegue, mesmo que seja para nossos netos se até la essa terra ainda se chamar BRASIL.