Beijing, 14 dez (Xinhua) – Um porta-voz da defesa chinesa reiterou a firme oposição da China à corrida armamentista no espaço sideral em uma entrevista coletiva na quinta-feira.

Ao responder a uma pergunta da mídia, Zhang Xiaogang, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, disse que a China tem defendido consistentemente o uso pacífico do espaço sideral, promovendo ativamente a cooperação internacional no espaço sideral e se opondo firmemente ao armamento e ao armamento. corrida no espaço sideral.

A adoção do projeto de resolução sobre “Nenhuma primeira colocação de armas no espaço exterior”, co-patrocinado pela China, Rússia e outros países com elevado apoio de votos na 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, demonstra plenamente a atitude clara da comunidade internacional de apoiar a negociação de instrumentos jurídicos internacionais sobre controle de armas no espaço sideral, disse Zhang.

No entanto, certas grandes potências estão movendo-se contra a maré e avançando continuamente na transformação do espaço em armas, transformando-o num campo de batalha. Esse tipo de movimento tende a desencadear uma corrida armamentista espacial, ameaçando seriamente a segurança espacial e minando a estabilidade estratégica global, disse Zhang.

“Pedimos aos países relevantes que corrijam os seus erros, apoiem e participem construtivamente nas negociações de instrumentos jurídicos sobre o controle de armas espaciais e tomem medidas práticas para defender a ordem internacional com base no direito internacional”, disse o porta-voz.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

Meio tarde para isso, duvido muito que o X-37 não seja uma arma de algum tipo ou que não esteja fazendo testes e pesquisas sobre armas lançados do espaço.

H.Saito

“China se opõe firmemente à corrida armamentista no espaço sideral, diz porta-voz da defesa”

Entendam que ele quis dizer:

“Ninguém além da China deve possuir armas no espaço”

lucena

O poder aeroespacial de uma força armada… é um fator Sine qua non para projeção de poder global do futuro …. os porta-aviões já aos poucos … estarão superados.
.
Quem controlar o espaço sideral… controlará as comunicações do mundo… e negar as comunicações trava qualquer tipo de meios de defesa do oponente… os deixa às escuras.

Patta

Simm, quem controla o espaço controla a internet. E acaba controlando a globalização do planeta

André

SÓ para constar. Acredite ou não, a maior parte dos dados é transmitida por meio de cabos subma.

lucena

Será que as informações sensíveis e estratégicas são feitas por cabos de fibra óticas?…. onde a Rússia tem mapas por onde passa muitos esses cabos marítimos de fibra ótica no mundo, em especial no Atlântico … será que as informações que transitam pela “espinha dorsal” da força armada dos EUA, Rússia, China são feitas por cabos de fibra ótica ? …. basta verificar o nível de sensibilidade e o grau de investimento que se faz em satélites pelas principais forças armadas do mundo.

lucena

Rússia espia cabos submarinos dos EUA e UE.
Portugal está no mapa, responsável da NATO defende que a Rússia está a fazer um levantamento dos cabos submarinos norte-americanos e europeus para perturbar vida no Ocidente. Atos de espionagem passam por Portugal..
(*) https://www.dinheirovivo.pt/empresas/telecomunicacoes/russia-espia-cabos-submarinos-dos-eua-e-ue-portugal-esta-no-mapa-16293027.html

ODST

A China diz isso apenas por não estar preparada para essa corrida. Simples assim.

JotaF

Como ainda duvidar das capacidades da China em fazer qualquer coisa que ela queira em termos de indústria/tecnologia?

ODST

Eles acabaram de se expor com essa declaração deles. Não sou eu que estou duvidando, são eles mesmos.

HILA mota

Nunca fizeram nada, apenas copiaram, mas agora que não têm o que copiar são contra, o acha mesmo que o tio Sam ia mandar o projeto de anos de pesquisa pra eles, embrulhado em papel de presente….EUA eu apoio.

JotaF

O que os EUA fazem que os chineses não conseguem fazer hoje?
Ao contrário, os mísseis hipersonicos não balísticos estão aí pra te mostrar nem sempre os EUA estão à frente.

Vendéen

Olá Brasil, Parece-me que já tinha sido feita uma proposta de tratado pela Rússia e pela China para criar uma nova cooperação no espaço (2OO8 ou 2010?) mas os EUA, tal como a França, não deram seguimento (Não namorado haha) Dito isto, apesar da aparente boa vontade (no modo chinês haha) na realidade é tarde demais! A militarização do espaço é de fato uma questão militar/geoestratégica…….para a China também haha. Esta intenção chinesa é paradoxal porque não há muito tempo a China afirmava que poderia rapidamente ter a capacidade de destruir todos os satélites, qualquer que fosse a sua órbita… Read more »

Vendéen

No que diz respeito ao espaço e às intenções chinesas, o conteúdo deste relatório demonstra a preocupação (justificada ou não) dos EUA.
https://www.dni.gov/files/ODNI/documents/assessments/ATA-2021-Unclassified-Report.pdf

Vitor

Se a China está reclamando é pq ela ainda não tem. Pq se tivesse seria outra coisa. A exemplo das ilhas artificiais que segundo eles era pacífica e hoje já abriga mísseis e outro artefatos de guerra. Chine é mentirosa e não deve ser levada a sério.

JapaJantador SP

Agora que os EUA e europeus vao meter o pé no acelerador e colocar mais armas. 😂😂 Chora China 😭 se ficar bulinando seus vizinhos um dia um raio desintegrador pode vir do céu

Bispo

ledo engano…

“O mais elevado dom da arte militar de enganar o inimigo é esconder
suas intenções. Assim, mesmo os espiões mais penetrantes do
inimigo não poderão espionar e, nem sequer o homem mais sábio
poderá conspirar contra você”. – Sun Tzu

Bispo

A China até da para acreditar …já a Rússia, rs… colocou antes. , colocou durante, coloca agora…rs

Super Tucano

Se a China afirma que se opõe é porque já está trabalhando nisto.

Marcos

enquanto não domina esta área, é contra, quanto atingir o nível dos adversários, fará pior. Os gafanhotos não poupam ninguém, vide a disputa do mar territorial que a china diz pertencer a ela e a mais nenhum país vizinho……