MD convoca sociedade para contribuir com a Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa

33

Brasília (DF), 06/03/2024 –  O Ministério da Defesa lançou um convite aberto à sociedade brasileira para participar da atualização da Política Nacional de Defesa (PND) e da Estratégia Nacional de Defesa (END), documentos que representam os pilares da segurança nacional. A partir desta quarta-feira (6), os cidadãos podem acessar o conteúdo completo desses documentos no site oficial do Ministério da Defesa e enviar suas contribuições até o dia 3 de maio, por meio do e-mail cgped@defesa.gov.br.

A PND e a END são os documentos mais importantes do país em questões de defesa, seguindo os princípios constitucionais e alinhados aos Objetivos Nacionais Fundamentais do Estado brasileiro. A atualização desses documentos ocorre a cada quatro anos e é submetida à apreciação do Congresso Nacional, conforme as diretrizes da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999.

O processo de atualização prevê que esses documentos sejam submetidos, primeiramente, ao Grupo de Trabalho do Setor de Defesa e, posteriormente, ao Grupo de Trabalho Interministerial para, então, serem disponibilizados à sociedade. A contribuição do cidadão brasileiro, além de proporcionar à comunidade a oportunidade de expressar suas opiniões, de conhecer mais sobre os temas que estão em debate no âmbito da Defesa e de propor importantes sugestões, auxiliará o Ministério para a revisão dessa edição.

Participe você também! Acesse os documentos e contribua para a construção de uma política de defesa alinhada com os interesses da sociedade brasileira.

Clique aqui para acessar a Política Nacional de Defesa e aqui para acessar a Estratégia Nacional de Defesa.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Hahahahahaha

Bomba em potencial!

Renato

O velho bizu furado..
Minha contribuição (como se servisse de alguma coisa kk) resumo em apenas uma palavra: nuke.
O resto é besteira pra inglês ver como sempre.

Leonardo M.

Se todo mundo pedir para reduzir o tamanho de FP que marinha tem para o tanto de navios que tem. Eles vão cortar os 81mil de pessoal para 30mil?
Duvido

Alexandre Galante

Não custa nada tentar. Leia os documentos e envie suas sugestões de alterações e inclusões para o MD.

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Galante
Leandro Costa

O problema é: Como cortar.

Precisa ser feito? SIM! O problema é que ir diminuindo aos poucos, e está acontecendo, só vai gerar resultado daqui a mais de década para frente.

Rafael Oliveira

Bloqueia novas entradas, principalmente de Oficiais, e vai readequando o quadro com a quantidade de pessoas que vai sobrando ano a ano. Infelizmente tem que ter um choque para que não fiquemos discutindo isso por décadas.

Leandro Costa

Aí depois aparece um bando de marmanjo dizendo ‘não sei por que fizeram isso ou aquilo’ ou ‘o que estavam pensando quando fizeram X ou Y.’ Está tudo descrito nesses documentos. São para que o público possa ver o que se pretende no âmbito da Defesa (não necessariamente militar). Se faltassem esse documento, com certeza teria gente reclamando também. A falta de transparência nas FFAA, não sabemos exatamente como funciona a caserna, etc. Sempre vai ter alguém para reclamar. A maioria acha que congressos, conferências, encontros, estudos, palestras, documentos como esses, são perda de tempo e dinheiro. Fazer o quê…tem… Read more »

Leandro Costa

Acho que no seu caso seria mais para Uga Buga ao invés de Blá blá blá, hein? 😉 Aí, da próxima vez que algum presidente virar para o comandante da MB e falar ‘então, vamos ter um porta-aviões,’ o comandante não vai poder nem retrucar com ‘mas isso não está nos planos já previamente acordados’ e por aí vai. É um respaldo à mais que se pode usar no caso de megalomanias. Se vai funcionar ou não, aí é outro papo, mas vai existir um documento que pode dar mais respaldo à um conceito que precisamos nos ater que se… Read more »

Renato B.

De fato, a vida é chata é complicada. Especialmente quando envolve bilhões de orçamento, um país continental e algo na casa do meio milhão de funcionários ativos. Eu estaria assustado é se os generais ou políticos achassem que é simples.

Rafael

A nossa questão é ter vizinhos muito menores em território e população, com economia fraca e que saem de uma crise para entrar em outra. Além de uma diplomacia que tem a fama de não ser firme.
A paz da nossa região deve ser preservada, mas não dá para ignorar que é um fator de inibição para investimentos em defesa.

Last edited 1 mês atrás by Rafael
Nativo

Prezado, mais do que os nossos vizinhos, as ameaças e o desrespeito vem de mares distantes, e já são suficientes, para termos meios adequado em número e qualidade para defesa.

Guizmo

Eu achei interessante essa abertura. Independente de darem atenção ou não, é a chance de compilar anos de palpites aqui, rsrsrs

Vitor Botafogo

Vamos sugerir que gastem menos em outros ministérios e repassem mais verba de aquisição, investimento e manutenção de meios para as FA? Se cortar um pouco de privilegio do judiciario e a torneira da cultura da até pra ter porta aviões.
Ou vamos precisar passar pelo crivo de uma associação ou sindicato que provavelmente vai ignorar nossas sugestões em interesse própio ou político?

José de Souza

Gastar menos em Saúde e Educação pra dar grana pra milico perdulário comprar inutilidades? Prefiro transformar as FFAA em guarda nacional e acabar com essa mamata.

Diego Tarses Cardoso

Aí você vai querer usar a guarda nacional para bater em opositores do governo, certo ?

José de Souza

Isso o EB já faz desde a sua criação…

adriano Madureira

nossa, com a grana da cultura, metade dos problemas da defesa serão resolvidos…

Para mim a solução são os Royalties ! Simples : Petróleo, gás e minério para a MB, já um percentual dos royalties da exploração em terra, ficaria para o EB e FAB…

Dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o pagamento de royalties pela indústria de extração de petróleo e gás no país totalizou R$ 53,6 bilhões em 2023.



Leandro Costa

A FAB poderia ficar com um percentual que já é pago pelas empresas aéreas em operações aeroportuárias. E estou falando isso em total ignorância, porque eu realmente não sei se a FAB já recebe alguma coisa por isso.

De qualquer maneira seria interessante dar uma olhada acerca dos montantes recebidos nessas operações, para onde eles vão e como são usados pela União.

Mas eu concordo que a questão dos royalties foi uma rasteira política em cima da MB, que originalmente deveria receber um belo montante desses royalties, mas posteriormente foi mudado pelo congresso, salvo engano. Bem lembrado.

Rinaldo Nery

Nem as Tarifas de Navegação Aérea estão sendo pagas pelas companhias… A dívida com o DECEA é enorme.

Leandro Costa

Não fazia idéia que estava nesse nível. Tem alguma noção de a quanto tempo isso vem ocorrendo?

Rinaldo Nery

Anos.

Frederick

Pronto, confrades, a oportunidade de ouro e tão esperada para dar serventia àquela tonelada de comentários que postam por aqui.

Às canetas.

Rafael

Se eu tivesse o poder de decidir alguma coisa, e que fosse a mais urgente, seria um investimento forte em defesa antiaérea.
Especialmente em áreas próximas da Venezuela.
É inexplicável a fragilidade do Brasil nesse ponto. E os venezuelanos devem saber bem disso…
Espero que essa tensão entre Venezuela e Guiana tenha servido de alerta para quem decide.

Last edited 1 mês atrás by Rafael
adriano Madureira

Não esqueça da costa, afinal não são nossos vizinhos que deveriam nós preocupar, e sim os “mocinhos” do outro lado do atlântico com suas demandas e pautas políticas…

fewoz

Interessante. Sou brasileiro, mas moro em Portugal há cinco anos e aqui eles estão enrolando há décadas para construir um novo aeroporto. Comissões e mais comissões, grupos de estudo, etc…, mas pouca ação. Todo a novela que conhecemos bem (Será uma herança cultural? Não sei…). Pois bem, também criaram um site para receber sugestões/opiniões da população. Muito parecido com essa iniciativa do MD. Me pergunto o porquê de criarem iniciativas do tipo. Será simplesmente porque querem demonstrar ouvir mais a população (a já repetida frase “participação da sociedade civil”) ou porque não há gente capacitada o suficiente para tomar boas… Read more »

adriano Madureira

Se depender dos “suíços” daqui, não vai dar muito certo não…

Mas não deixa de ser uma boa ideia, de uma forma ou de outra mobilizar a sociedade para tal tema é importante, basta o MD e as três forças trabalharem bem sobre o assunto e como mostrar a importância de uma defesa forte.

Acho que mostrar e usar oque está acontecendo entre e Guiana e Venezuela como um exemplo de uma defesa fraca, ou a quase inexistência dela como no caso da Guiana, seria um bom começo.

Sem esquecer a nossa atuação que foi rápida.

fulcrum

Proponho a privatização do das FAs e miliciarização civil. Quem quiser abre cursos, treina, comercializa equipamentos, compra o equipamento que quiser.

José de Souza

Meritocracia neoliberal aplicada.

Rinaldo Nery

Não entendi…

BK117

*Um belo dia, um funcionário do MD abre o email e lê os assuntos:*

KC com bomba trocano;
Osório turbinado;
Xavante com IRST;
E-190 Patrulha/AWACS/ISR (ah não, esse fui eu, desconsidere rsrsrs)

Brincadeiras à parte, acho bacana eles buscarem essa integração com a sociedade. Vou ler com cuidado os documentos, se eu puder contribuir com alguma coisa vou ficar bem contente!

Nilton L Junior

Muito bom.

Marcos

No pais com a maior quantidade de impostos do planeta, se os politicos e os comandantes utilizassem as verbas corretamente, nossas FA certamente estariam entre as mais bem equipadas. A população em geral, já ajuda demais, está na hora desses sanguesuga ajudar a nação.

Bigliazzi

Muito mi mi mi para pouca ação. Acho que os ultimos 2 anos foram uma verdadeira escola sobre como um força de combate deve ser montada. Abordando meios moveis, artilharias, misseis taticos/estrategicos, sistemas de artilharia/misseis e sistemas de defesa aerea/misseis, marinha, aviação, drones, logistica, suporte operacional comando e controle. Não é barato mas dessa forma que as forças armandas devem entender os possiveis cenários de conflito em nossa região, podendo prover a força necessária para garantir a nossa soberania. Acho que já tem muita grana na mesa, basta revisar uma serie de itens e focar nos itens mais necessários. Acho… Read more »