Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca

0

Em nota divulgada na segunda-feira, 29 de outubro, o Ministério da Defesa da República Tcheca informou que o país sediou a mais recente conferência do grupo de usuários do caça Gripen. O encontro, realizado entre 22 e 26 de outubro em  Olomouc, promoveu a troca de experiências de informações operacionais do uso do caça supersônico sueco SAAB 39 Gripen entre cinco países operadores:  África do Sul, Hungria, República Tcheca, Suécia e Tailândia.

Foram discutidos assuntos operacionais e de manutenção, logística e questões de segurança no uso do Gripen, gerando-se um documento final que recebeu o nome “Action List” (lista de ações), com o conjunto de conhecimentos, informação e “know-how” compartilhados.

O piloto tcheco de Gripen, major Petr Michenka, afirmou: “Usuários individuais acumulam diferentes experiências na operação desses aviões, por exemplo, devido às diferentes condições climáticas. Nós dividimos as diferentes experiências e informações durante a conferência e descobrimos que algumas delas são muito similares. Após a avaliação, nós podemos estar melhor preparados para os desafios que virão.”

Um dos assuntos mais discutidos foi o chamado “Aircraft Cross Servicing”, que significa situações em que “um piloto poderia ser capaz de se preparar e deixar um aeroporto que não tenha o apoio técnico apropriado para o Gripen”, disse o major Michenka. Um outro exemplo seria pessoal de terra tcheco ser capaz de preparar um caça húngaro para decolagem. Ainda segundo Michenka, “a cooperação também poderia resultar em equipes conjuntas que serão capazes de desdobrar pequenos contingentes para operações no estrangeiro.”

As conferrências são realizadas duas vezes por ano, “a primeira num nível de comandantes de Forças Aéreas e a segunda, como nesse caso, no nível de grupos de trabalho, onde questões técnicas e específicas são resolvidas e compartilhadas”, disse o coronel Petr Hromek, chefe do Departamento de Treinamento de Combate da Força Aérea da República Tcheca, país que entrou para o grupo de usuários do Gripen em 2007.

A nota do Ministério da Defesa também informou que continuam em andamento as conversações com os suecos, nas quais se discute as condições para prolongar o atual acordo de “leasing” dos caças Gripen tchecos para além de 2014.

FONTE/ FOTOS DE BAIXO: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO DO ALTO: Saab

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments