MD da República Tcheca confirma contrato dos jatos L-159 para o Iraque

3

Nesta segunda-feira, 15 de outubro, o Ministério da Defesa da República Tcheca publicou nota com o anúncio oficial do acordo de venda de 28 exemplares do jato de treinamento e ataque leve L-159, fabricados pela Aero Vodochody, para a Força Aérea Iraquiana.

O ministro da Defesa da República Tcheca Alexandr Vondra, em coletiva de imprensa feita após o final das conversações com o ministro da Defesa da República do Iraque, Sadoon Al-Dulaimi, afirnou: “Estou satisfeito de poder anunciar que chegamos a um acordo sobre a entrega de 28 unidades do L-159 para a Força Aérea Iraquiana”.

No início da visita ao país, em 11 de outubro, o Primeiro Ministro da República do Iraque Nouri Al-Maliki já havia se encontrado com o Primeiro Ministro tcheco Petr Necas, confirmando na ocasião o interesse na cooperação de defesa com a República Tcheca.

A informação veiculada hoje foi dada à mídia por ambos os ministros da Defesa, imediatamente após seu retorno da empresa fabricante do L-159 ALCA (Attack Light Combat Aircraft), a Aero Vodochody. O Primeiro Ministro iraquiano também visitou a companhia e esteve presente às demonstrações estáticas e no solo.

Também foi discutido, pelos ministros, uma possível entrega de armas leves do Ceska Zbrojovka Uhersky Brod para o Iraque, assim como uma oferta tcheca para modernizar os carros de combate T-72 das Forças Armadas Iraquianas.

FONTE / FOTOS DE BAIXO: Ministério da Defesa da República Tcheca

FOTO DO ALTO: Aero Vodochody

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Tá caro heim…. Us$ 1 bilhão (fonte de outra matéria) por 28 L-159….. podiam gastar a mesma coisa, pouco a mais, por uns M-346 italianos ou até menos ainda pelos Yak-130 russos…. mas é a aquela coisa, os tchecos foram lá vender seu peixe e vão faturar mais que se a EMB tivesse vendido 100 ST para os USA…..

Vão logo…antes que o petróleo retirado do xisto faça alguns países petroleiros voltarem a criar cabras e cabritos…. nas palavras de um articulista brasileiro…. e nós investindo o rico dinheirinho chinês no Pré-Sal…. quero ver depois.

Sds.

Baschera

Nunão,

É … pro “patrão” custa mais caro….. como sabemos…

Mas Israel não fechou um pacote para 30 und. do M-346 Master por cerca de Us$ 1 bilhão ?? Então o preço é praticamente o mesmo….

http://www.aereo.jor.br/2012/01/19/forca-aerea-de-israel-recomenda-a-compra-de-jatos-de-treinamento-da-italia/

Sds.