Entre novos e modernizados, 1.200 caças F-16 já saíram da belga SABCA

3

A S.A.B.C.A. (Société anonyme belge de constructions aéronautiques) informou que, na semana passada, saiu de sua linha de montagem, revisão nível parque e modernização o caça F-16 de número 1.200. O caça em questão foi um monoposto do Componente Aéreo das Forças Armadas Belgas modernizado para o padrão M5 de aviônicos.

Neste ano, 29 aeronaves do tipo fizeram seu “roll out” da linha da empresa, somando 1.200 exemplares do F-16 entre construídos novos ou que passaram por modernização e revisão desde o primeiro de produção, em 26 de janeiro de 1979. Deste total, 222 foram construídos novos para três clientes.

Já os trabalhos de revisão nível parque (Depot-level maintenance) e modernização de caças F-16 pela S.A.B.C.A. são destinados a nove diferentes operadores do F-16 ao redor do mundo, o que inclui aeronaves da USAF (Força Aérea dos EUA) que servem na Europa. A empresa tem capacidade de produção e manutenção, entre outros itens, de partes que compõem as asas do caça.

FONTE: S.A.B.C.A. via Asian Defense (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO (em caráter ilustrativo): Componente Aéreo Belga

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Para quem não sabe, a SABCA é subsidiária da Dassault desde os anos 70.

Soyuz

A SABCA faz a montagem licenciada de mais de 200 F-16 e moderniza outros 1000. A Patria (antiga Valmet) montou de forma licenciada mais de 50 F-18. O que isto tem em comum? Que ambos os contratos foram importantes por questões locais de geração de emprego e compensações comerciais. Porem a capacidade da Bélgica ou da Finlândia de projetar uma aeronave de combate, mesmo que simples, é praticamente nula, estes projetos de produção licenciada em nada alteraram esta capacidade (ou falta dela). No Brasil, confunde-se montagem de kits com capacidade técnica de projeto. Ai basta qualquer interessado em vender qualquer… Read more »