Gripen: tchecos decepcionados com o desconto sueco

7

O governo tcheco vai começar a procurar por um novo fornecedor de caças se a Suécia não melhorar a sua oferta para estender um contrato de leasing de jatos de combate Saab Gripen informou o primeiro-ministro tcheco no último dia 25 de julho.

Os tchecos arrendaram 14 caças Gripen e o contrato termina em 2014. O país da Europa Central está sob pressão para encontrar um substituto mais barato ou uma extensão do atual contrato, na medida em que o orçamento da defesa encolhe.

Mas o primeiro-ministro Petr Necas, disse na quarta-feira que os tchecos irão preparar uma concorrência para escolher um fornecedor diferente, a menos que a Suécia melhore a sua oferta em novembro.

“Se essa atitude, para mim surpreendentemente pouco acolhedora, persistir … vamos avançar com um concorrência e ver se os caças Gripen vão ficar ou não”, disse Necas em entrevista coletiva após o gabinete discutir a mais recente proposta sueca.a

O governo não deu detalhes sobre a oferta. Mas o Diário Pravo revelou que a Suécia teria oferecido um pequeno desconto para o preço atual de cerca de 2 bilhões de coroas por ano.

Os tchecos arrendaram os Gripens em 2004 por 10 anos e cerca de 19,6 bilhões de coroas, ou US $ 927,89 milhões sob a taxa de câmbio atual.

O governo pretende estender o contrato por vários anos, enquanto se aguarda uma decisão sobre o futuro no longo prazo da sua força aérea.

FONTE: Aviationweek

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Nessa hora o negócio é pressionar mesmo. Espertos os tchecos. Mas um país que reclama do preço de leasing vai comprar avião novo?

Ah tá…

DrCockroach

O Primeiro Ministro Tcheco sempre esteve muito p*** com o leasing da SAAB porque: a) problema aquele com a BAE; b) feito pela a oposicao.

Chegou acontecer de o Comandante elogiar o Gripen e o Primeiro Ministro dizer que os mesmos nao tinham capacidade de reabastecimento no ar (???).

O cara nao quer o Gripen, e nao quer, e pronto. Eh a politica local. Portanto eh aguardar.

[]s!

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, DrCockroach.

O engraçado é que tempos depois da crítica do Prim. Ministro os tchecos foram lá na Suécia treinar… reabastecimento em voo!

http://www.aereo.jor.br/2012/03/24/la-vem-a-cesta-parte-2-video-dos-pilotos-tchecos-de-gripen-treinamento-revo/

E nesse ano ainda vão voltar ao Báltico, tendo sido convidados também para o rodízio da defesa aérea da Islândia para 2014:

http://www.aereo.jor.br/2012/04/24/gripens-da-republica-tcheca-vao-patrulhar-o-baltico-novamente-neste-ano/

Mas o problema é, como vc mesmo escreveu, o Prim. Ministro não quer. O nome deste senhor não é à toa, acho que não publicam o nome completo, que deve ser “Petr Necas de Pitibiribas”

http://www.dicionarioinformal.com.br/neca%20de%20pitibiriba/

DrCockroach

“Petr Necas de Pitibiribas”

Muito boa esta tirada! Agora jah sao 2:30 da madruga na terra do DrCockroach e ele vai dormir com um sorriso depois desta! 🙂

[]s!

ricardo_recife

Crise aperta de um lado e do outro a política da República Tcheca de outro. Ele somente vai mudar se for burro, novo caça novos custos.

Abs,

Ricardo

Gilberto Rezende

Está na CARA que não interessa a SAAB que a República Tcheca RENOVE o leasing de uma aeronave que ela está abandonando.

Os Tchecos querem moleza e avião barato e os suecos querem que os Tchecos se juntem aos suiços no “desenvolvimento” do Gripen E/F…

Quem piscar PRIMEIRO perde o DESAFIO…

Mauricio R.