Tchecos se preparam para voltar a defender o Báltico com o Gripen

0

Segundo nota do Ministério da Defesa da República Tcheca divulgada nesta segunda-feira, 27 de agosto, o primeiro grupo do contingente de sua Força Aérea que realizará a missão de policiamento aéreo dos países bálticos já partiu do país. A partida da Base Aérea de Caslav deu-se em 21 de agosto, com pessoal e equipamentos embarcados num avião de transporte CASA C-295M. Novos voos levarão os demais integrantes do contingente de 64 pessoas  até 30 de agosto, incluindo a partida de quatro caças JAS-39 Gripen.

O comandante do contingente, coronel Petr Lanci, assumirá a missão em 1º de setembro na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, tomando o lugar de um destacamento da Força Aérea Polonesa. A missão tcheca deverá se estender até 4 de janeiro de 2013, quando a tarefa será passada para um contingente da Força Aérea Real Dinamarquesa. Segundo o coronel, “utilizando a experiência do primeiro desdobramento, estamos prontos para cumprir a tarefa operacional.”

A República Tcheca já cumpriu essa missão, que é realizada em rodízio por Forças Aéreas da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) entre 1º de maio e 31 de agosto de 2009, também com quatro jatos JAS-39 Gripen. Na partida do primeiro grupo, o general brigadeiro Jaroslav Kanki, do centro operacional conjunto do Ministério da Defesa da República Tcheca, afirmou: “Nós consideramos o intervalo de dois anos desde o primeiro desdobramento como um ciclo de rotação ótimo.”

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca

NOTA DO EDITOR: para saber mais sobre o rodízio de destacamentos de Forças Aéreas da OTAN no policiamento do Báltico, clique nos links a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments