Embraer entrega à Índia primeiro avião para vigilância

9

A Embraer entregou nesta quinta-feira ao governo da Índia o primeiro avião do modelo EMB 145 AEW&C de controle e alerta antecipado que será utilizado pela Força Aérea desse país.

Segundo a empresa, o aparelho concluiu satisfatoriamente todas as provas em terra e em voo tanto da própria Embraer como dos sistemas de defesa da Força Aérea Índia, que receberá outras aeronaves do mesmo modelo como parte de um contrato assinado em 2008.

A Embraer não revelou o número de aviões deste modelo adquiridos pelo governo indiano “por uma cláusula de confidencialidade do contrato”, disse à Agência Efe uma fonte da companhia.

O contrato inclui além das aeronaves um pacote de treinamentos, suporte técnico, peças de reposição e equipes de apoio em terra.

O EMB 145 AEW&C entregue nesta quinta-feira incorpora recursos como um sistema de reabastecimento em voo, maior capacidade elétrica e modificações estruturais que permitirão a instalação de avançados sistemas de missão desenvolvidos pelo Centro de Sistemas Aerotransportados (CABS) da Índia, segundo um comunicado da empresa.

A aeronave está equipada com um radar de varredura eletrônica projetado e desenvolvido pelo CABS, cujas antenas serão instaladas na parte superior da fuselagem.

“O sucesso deste programa é um símbolo de cooperação entre a Índia e Brasil”, disse o diretor do CABS, S. Christopher, citado no comunicado.

O EMB 145 AEW&C é um avião desenvolvido para missões de vigilância e controle do espaço aéreo cujas informações ajudam a outras aeronaves, como os caças-bombardeiros, em tarefas de controle e intercepção.

FONTE: Exame

FOTOS: Embraer

Veja, abaixo, nota original veiculada no site da Embraer:

Embraer entrega a primeira aeronave de vigilância aérea para a Índia

São Paulo, 16 de agosto de 2012 – A Embraer Defesa e Segurança entregou hoje a primeira aeronave EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning and Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) ao governo da Índia. A entrega ocorre após a conclusão de testes em solo e em voo que cumpriram as metas operacionais estabelecidas pela Embraer, pelo Centre for Airborne Systems (CABS) e Defence Research & Development Organisation (DRDO). A aeronave será entregue à Força Aérea Indiana após integração dos sistemas de missão, pelo CABS e DRDO, na Índia.

“A colaboração com o DRDO neste programa tão complexo fortalece os vínculos entre o Brasil e a Índia”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente & CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Estamos muito orgulhosos de atender às expectativas de nossos clientes fornecendo esta plataforma ao CABS e ao DRDO”.

“Este EMB 145 AEW&C incorpora recursos importantes, como sistema de reabastecimento em voo, um aumento significativo da capacidade elétrica e de refrigeração e um conjunto amplo de modificações estruturais que permitirão a instalação dos avançados sistemas de missão desenvolvidos pelo CABS na Índia em conjunto com os centros de trabalho do DRDO”, disse o Vice-Presidente de P&D (Aviônicos & Aero) do DRDO, Dr. Elangovan.

“O sucesso deste programa é símbolo da cooperação entre a Índia e o Brasil”, disse o Dr. Christopher, Diretor de Programa do AEW&C e Diretor do CABS. “O radar de varredura eletrônica ativa (Active Electronically Scanned Array – AESA), projetado e desenvolvido pelo CABS, que agora tem suas antenas instaladas no alto da fuselagem dessa aeronave Embraer modificada, é um exemplo dessa cooperação. O CABS e o DRDO integrarão todos os outros sistemas de missão na Índia e entregarão a aeronave à Força Aérea Indiana”.

As aeronaves AEW&C restantes serão entregues à Força Aérea Indiana, dentro de um contrato assinado em 2008, que inclui um pacote abrangente de treinamento, suporte técnico, peças de reposição e equipamento de apoio em solo. Quando entrarem em operação, estas aeronaves se somarão a cinco jatos Legacy 600 da Embraer atualmente operados pela Força Aérea Indiana (IAF) e pela Força de Segurança de Fronteiras (BSF) do Ministério do Interior da Índia.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FLIGHTER

Embraer entrega à Índia primeiro avião para missões de vigilância e controle 16 de agosto de 2012 • 14h12 ——————————————————————————– A Embraer entregou nesta quinta-feira ao governo da Índia o primeiro avião do modelo EMB 145 AEW&C de controle e alerta antecipado que será utilizado pela Força Aérea desse país. Segundo a empresa, o aparelho concluiu satisfatoriamente todas as provas em terra e em voo tanto da própria Embraer como dos sistemas de defesa da Força Aérea Índia, que receberá outras aeronaves do mesmo modelo como parte de um contrato assinado em 2008. A Embraer não revelou o número de… Read more »

mmls10

Ow alguem saberia dizer qual ops esta sendo realizada na BAST. Hercules pra la e pra cá e outro transporte que nao conheço o motor (Casa ???)

Sepol Olecram

Baschera

Ostra… , quer dizer, Sepol…meu velho… não faço a menor ideia do que está rolando ai em Santos !

No entanto, os E-99 e R-99 da FAB, além de outros vetores VIP do GTE vão passar por manutenção programada no Galeão. Lá se vão Us$ 130 milhões…..

Sds.

Clésio Luiz

Seria interessante a FAB fazer um retrofit nos R-99 para implementar aquela sonda de reabastecimento. Eu lembro que na época do recebimento das aeronaves ela não estava disponível (provavelmente por falta de $$) e algum cliente estrangeiro deve ter pago o desenvolvimento.

juarezmartinez

Caro Clesio! Na época não foram contratados os ensaios e modificações na célula para instalação da sonda, o que deve ter sido custeado em parte pelos Indianos.
Quantoa as células de E 99 e R99 da FAB é muito dificil fazer esta instalação, pois naquela parte do fuselagem passam vairos cabeamentos, não é impossívelm as é complicado.

Grande abraço

jacubao

Já repararam que as versões de aeronaves da FAB são sempre peladas????

mmls10

tks Basque, hoje ja escutei um gordo e um bandeirante …

Estranhei, mas ninguem do aviaozinhum falou nada ….

Fernando "Nunão" De Martini

Sepol,

É treinamento da aviação de patrulha aí em Santos. Tem matéria hoje (replicando da FAB divulgada na quarta) entrando no ar a respeito.

Mauricio R.

Mas não se esqueçam de que o radar é hindú!!!