quarta-feira, outubro 20, 2021

Gripen para o Brasil

Hawk da RAF e Alphajet do Armée de l’air no exercício EPIAS

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Bela imagem de dois treinadores europeus já clássicos voando lado a lado, um Hawk da RAF (Força Aérea Real Britânica) e um Alphajet do Armée de l’air (Força Aérea Francesa). Os dois tipos de treinadores a jato participam do exercício conjunto EPIAS, na França, que tem como objetivo treinar tripulações aéreas e forças terrestres (com destaque para controladores aéreos avançados) para operações no Afeganistão.

Apesar das missões no Teatro de Operações Afegão envolverem geralmente aeronaves de alta performance, além do fato de caças Mirage 2000 D de Nancy e Rafale de Saint-Dizier participarem do exercício, há espaço no EPIAS para treinadores a jato. Assim, cinco aeronaves Hawk britânicas, do 100º esquadrão da RAF, operam em conjunto com os Alphajets do Esquadrão de Treinamento 2/2 “Côte d’Or”, a partir da Base Aérea 102, de Dijon.

Clique na foto para ampliar e reparar em algumas semelhanças e, principalmente, nas muitas diferenças de configuração entre esses dois treinadores europeus. E clique aqui para saber mais sobre o exercício.

FOTO: RAF via Armée de l’air (Força Aérea Francesa).

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

ADEX 2021: SAAB propõe o GlobalEye para o requisito AEW-2 da Força Aérea da República da Coreia

O sistema de vigilância aerotransportada multifuncional GlobalEye da Saab está sendo proposto pela empresa sueca para atender ao requisito...
- Advertisement -
- Advertisement -