Desde ontem, 3 de outubro, até o próximo dia 14, ocorre na França o Exercício de Preparação Interarmas e Interaliados – EPIAS, organizado pelo Comando das Forças Aéreas francesas. A área de operações compreende Franche-Comté e Borgonha, nesse exercício de envergadura internacional que serve como preparação de unidades aéreas e terrestres que deverão ser desdobradas no Afeganistão.

Participam militares franceses e britânicos em treinamentos de articulação em cenários de missão de apoio aéreo aproximado, que são representativos de engajamentos que ocorrem no Teatro de Operações Afegão. O destaque é o trabalho dos controladores aéreos avançados, que têm a função de designar precisamente os objetivos que serão atacados por aviões de combate, em apoio às tropas no solo. Os controladores franceses são formados na Base Aérea de Nancy, recebendo certificação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Neste exercício, participam aviões de ataque Mirage 2000 D baseados em Nancy, caças Rafale de Saint-Dizier, jatos de treinamento Alphajet de Dijon, base que também está abrigando os  jatos de treinamento britânicos Hawk, desdobrados. As forças terrestes compreendem comandos paraquedistas franceses e britânicos, assim como tropas terrestres francesas, concentradas em Doubs, no campo de Valdahon, evoluindo em Côte d’Or e em Haute-Saône. O comando do espaço aéreo se dá em Valdahon, por meio do centro de detecção e controle móvel de Metz. Para facilitar a integração dos meios envolvidos e seu posterior emprego no Afeganistão, a língua falada no exercício é o inglês.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments